Lendo o tópico todo, vi que deveria ter participado antes. Eberron é um cenário fantástico que dá uma série de novos conceitos para idéias antigas. Eu acredito que a versão dos gnomos de Eberron é a mais interessante de todas. Define muito mais a raça com um diferencial novo do que os outros gnomos.
Uma coisa que o cenário realmente inovou foi nas seitas druidicas. Normalmente, os druidas em todos os cenários são simplesmente "os caras da natureza". Em Eberron, você tem tanto o druida clássico seguidor de um deus, com seitas criadas com filosofias naturais.
A primeira foram os Guardiões dos Portais (Gatekeepers), surgiram através da interferência de um dragão negro que ao prever a invasão Daelkyr, migrou para Khorvaire e ensinou as primeiras práticas primais aos povos, principalmente aos orcs. São os principais militantes da causa e criaram as Pedras Planares, que impedem que Xoriat se aproxime de Eberron.
A segunda facção são os Protetores da Natureza (Wardens of the Wood), surgiram, se não me engano, devido aos ensinamentos de Olikan, o pinheiro druida que foi desperto por um Guardião. São os mais numerosos, e pregam um equilíbrio entre o mundo civilizado e a natureza, ou seja, toda essa questão de sustentabilidade. Fazem parte, se não me engano, do governo dos Ermos de Eldeen (Eldeen Reaches). Eu acredito que eles sejam bem diferentes do druida padrão, participando ativamente das comunidades, ensinando as pessoas, em vez de ficar no meio da floresta.
Em contrapartida, tempos os Ungidos nas Cinzas (Ashbound), que são contra qualquer manifestação de progresso científico, civilização, magia arcana, etc. Para eles, as cidades deturpam as leis naturais, onde os fracos sobrevivem as custas dos fortes, as leis naturais são torcidas pela magia arcana e a natureza é destruida em nome do progresso. Em resumo, seriam bons ecoterroristas, tanto que frequentemente, os Protetores e os Ungidos lutam entre sí em Eldeen, e Ungidos são capazes de caçar grandes magos nas cidades, para impedir o crescimento da magia arcana.
A ovelha negra da família seria os Filhos do Inverno (Children of the Winter). Assim como a natureza possúi um lado cruél e letal, da búsca da sobreviência do mais forte, das doenças, destruição e morte, os druidas dessa seita abraçam essa visão. São seres que abraçam o conceito de morte, conhecem profundamente as doenças, os venenos, a forma com que os vermes reciclam a natureza, etc. Afinal, a morte é parte do ciclo de restauração da natureza, e não há estação que melhor representa esse ciclo que o Inverno.
E por último, existem os enigmáticos Cantores Verdes (Greensingers). Eles abraçam o último aspecto não mencionado até agora, o lado primal puro, o poder das fadas, a moralidade laranja e azul (Isso é um trope, to sem o link aqui), o hedonismo e todas as insanidades que o mundo das fadas representa. Como sabemos, os seres feéricos são forças primais e brutas da natureza, capazes de comportamentos imprevisiveis, e assim são os Cantores.
Bem, esse foi um resuminho dos druidas de Eberron, um dos meus assuntos preferidos. Eu particularmente gosto bastante do plot Druidas x Aberrações, que é bem trabalhado no cenário.