Leisses, essa citação é de onde?
Rain, sério, não precisa ficar com esse antagonismo contra quem não tem o mesmo gosto, e chamar de "jogador ruim" quem não procura o mesmo que tu. Especialmente porque, com as mudanças na 5e não se alinhando com o que tu gosta, seguindo esses padrões daqui a alguns meses quem seria taxado de "jogador ruim" e "preso ao passado" é tu.
Eu sei que essa visão de "opinião diferente = meu inimigo" é a retórica padrão da internet, mas podemos fazer melhor que isso, não?
Não, pra mim é jogador ruim sim!
Se o sistema tenta evoluir CLARAMENTE em design, é o cara vem com esta de não é mais D&D, ele é um péssimo jogador! Não tenho duvidas disso
Não é questão de gosto, é questão de lógica
O sistema de níveis, por exemplo, é sim um sistema muito falho, tenho certeza, que isto não importaria em nada (retirar o sistema de níveis) para o estilo de jogo/narrativas propostas em D&D (não é impossível imaginar todo o universo de D&D com um sistema semelhante ao M&M ou qualquer outro sistema de construção de personagens), Mas para Grognards e jogadores deste tipo, retirara níveis é o mesmo que dizer “- Isto não é d&d é MMORG de mesa de Point Buy” ou “Isto é não é d&d é jogo de super heróis medievais” (mesmo que d&d já abandou seu caráter de simulação medieval a séculos), utilizar um sistema de mana no D&D para este tipo de jogador e transformar o jogo em Final Fantasy, mesmo que isto não faça o menor sentido
Idéias como:
Onde esta a magia do teatro narrativo shakespiriana na mesa de jogo?
Onde estão as regras da física quando jogo? Não tem sentido ficar se regenarndo com pulsos de cura
Não é possível que ataque normal/ marcial seja mais poderosos que magia? Magia é magia!...
São sim idéias imbecis e são sim de péssimos jogadores
Eltor, entenda você é uma exceção da regra, (leu analisou e não gostou, por mais que ache 70% dos seus pontos apenas questão pessoal sua) a grande maioria, nunca nem chegou perto e só não joga o novo jogo, por que acredita que os personagens se curam (Pulsos de cura), são imortais ou outras besteiras de nível semelhante.
A Frase: A 4e é um video game é não D&D e no mínimo ridícula
As campanhas de D&D não mudaram em porcaria nenhuma entre as edições, as mecânicas apenas facilitam E MUITO a vida do mestre, elas ressaltam o trabalho em equipe (e isto é infinitamente melhor para todos), não ver que isto é sim um evolução é babaquice.
Em termos de jogo, de narrativa o jogo, repito, tudo flui DO MESMO jeitinho de sempre, é isso que eles (e você em menor grau) precisa entender.
Rain
Porra, eu me antipatizo com a 5e, mas não aja dessa forma. "Deslocar + Mais de Um Ataque" é trivial para Marciais na 4e (Olá Ranger e Guerreiro), além de ser o sonho molhado de qualquer Striker e eu não me lembro de ninguém chorando por isso (ao contrário, Otimizadores amam isso).
Concordo, mais sinto que deslocamento + ataques múltiplos ira criar turnos maiores/jogadas demais todo santo turno, as mecânicas de poderes já englobam ataques múltiplos muito bem (pelo menos em minha opinião)
Ex: Não vai ser todo turno que eu vou deslocar e dar vários ataques, até na 3e dar ataque total todo turno é/seria um saco (Mais aqui reconheço que é questão de gosto pessoal, já que repetindo prefiro a mecânica de poderes aos ataques múltiplos do AD&D)
EDIT: Bem eu estou disposto sim a jogar a 5e, me divertia com Ad&d, me divertia com a 3ª, me divirto com a 4ª, por que não irei me divertir com a 5ª? O sistema é o de menos! Por incrível que pareça, eu não sou tão ligado a questões mecânicas na hora do jogo, mais na hora de mestrar o sistema faz sim muita diferença, e neste caso quanto mais elegante e moderno o sistema for, melhor.
È isto que me leva a não pretender comprar a 5e (pelo menos por enquanto, se o sistema for bom, eu migro sim, mais pelos posts dos caras, acho difícil de acontecer!) A 4e têm mais ferramentas de design que são eficiêntes pra resolver situação X.