There is a challenge in making sure that higher-level non-spellcasters have a good variety of unique, and compelling options available to them (if the wizard can fly, teleport, and travel the planes, what does the rogue do?), but that's something we solve by making available those creative options; again, parity of compelling options, not symmetry of mechanics. I think we see some great examples of compelling mechanics for non-spellcasters at higher levels in 4E, especially in epic destinies. Take the Thief of Legend's ability to steal intangible things, or to basically be so good of a thief that he can steal something and have it appear in a place of his choosing.
Esta parte me deixou mais animado e em fez acreditar que pelo menos eles viram o problema.
Se as mecânicas que eles criarem para os não conjuradores forem boas e apresentarem opções interessantes, vai ser um grande ponto para o D&DN.
Espero que eles atentem para o escopo de utilidade dessas opções. Voar não é só sair do chão, tem dezenas de aplicações, desde viajar mais rápido até invadir uma torre que só janelas a 10m do chão ou ficar fora do alcance dos monstros durante o combate. Já roubar um item etéreo, o exemplo que eles deram para o ladino, apesar de ser legal é muito restrito.
Vamos aguardar e ver qual caminho eles tomarão, mas já me deixou mais animado.
Uhum, o problema é que a gente ainda não sabe como será implementado e até onde vão essas habilidades. Meu medo é que eles acreditem que uma habilidade legal compensa uma pilha de magias. Na 3e já era assim, várias prestiges davam habilidades divertidas. Mas não importa quão divertida fosse uma habilidade de uma prestige não-spellcaster, ela nunca tornava o personagem tão multi-função quando os casters (certo, talvez tivesse uma ou outra, mas não era a regra geral).
Eles dão o exemplo do ladino que pode roubar coisas conceituais. A idéia é ótima e divertida. O problema é por mais interessante que ela seja, se o cara do lado é capaz de criar bolsões dimensionais, invocar criaturas, acelerar o tempo, se teleportar, dominar uma massa de adversários, etc. e etc., as coisas ainda não estão equilibradas.
Ter uma habilidade legal enquanto o cara do lado tem uma dúzia, não é uma forma de equilibrar o jogo. Se os dois tem a possibilidade de adquirir uma dúzia de habilidades legais, seja qual for o nome dado pra elas (truques/wtv pro ladrão, spells pro mago), aí a coisa funciona. Nem precisa ser a mesma mecânica, podem ser até diferentes para atender o pessoal que quer isso. Mas todo mundo tem que ter a opção de fazer coisas legais e diferentes.