Quanto pessimismo e raiva contra o senhorzinho cozinheiro. O Monte pode ainda gostar de recompensar jogadores por dominio das regras, mas ele ja admitiu que isso foi falho no D&D. Não acho que eles irão voltar com isso. Eu também nao gosto de SoD, e na enquete inclusive marquei a opção "NO.", mas não é porque o Cook ou o Mearls sugeriu que quer dizer que a ideia é ruim. Na verdade é até interessante, desde que deem um jeito de não tornar o jogo nisso que o Kimble ta sugerindo.
O problema de vocês é que estão pensando no SoD só como algo instantaneo, que se o alvo não está elegível o conjurador (supondo quase certamente que somente conjuradores terão acesso a SoD's) perde automaticamente a magia, quando não há necessidade de ser somente assim.
Uma forma de contornar isso de forma simples é fazer com que a magia cause efeitos diferentes dependendo do alvo estar acima ou abaixo do threshold: está bloodied, a magia vira um SoD; ainda não está bloodied, a magia causa um baita efeito desmoralizante, ou quantidade alta de dano, com direito a save para evitar o efeito. Pronto, agora ninguem precisa ficar contando dano e supondo nivel do inimigo pra saber a hora certa de usar a magia: Deixa o guerreiro das umas porradas no alvo e então conjura a magia; se o cara estava bloodied (i.e. abaixo do threshold) toca o save ou morre, e profit pro mago; mas se estava acima daquele valor de corte, causa tanto dano quanto uma magia equivalente do mesmo nivel, e profit pro mago de qualquer jeito.
Outra forma de contornar essa falha apontada pelo Kimble seria incorporar o SoD em magias de longa duração. Exemplo: "Megaenvenenamento: toma 1d6 de dano por turno (pode fazer um teste de Con todo turno para evitar este dano), até o fim da duração da magia; A primeira vez que o alvo for fazer este teste que ele tiver menos que 20 HP, ao invés de receber o dano, ele automaticamente cai a 0 HP."
Para monstros, como o bodack: Ao invés de ser "A primeira vez que olhar pro bixo tem que fazer um save ou morre" pode ser "Se o jogador encara o bodack e tem menos que 30 HP, SoD. Senão, nada acontece até ele ter 30 ou menos de HP, quando terá que fazer o SoD (desde que ainda esteja encarando o bixão)." Se bem que nesses casos em que o SoD é de Will (não lembro, mas acho que olhar aliens é teste de will, nao?) o threshold ser um valor de HP não faz muito sentido. Ou faz, se o cara abstrair ainda mais os HPs e colocar uma "fadiga psicológica" junto...
@Kimble: Eu acho o máximo que todos os pensamentos dos caras se baseiam em "But in my experience...".
mas de novo eu acho que houve uma certa paranóia aí. Quem disse que tornar pedra em carne é facil? O cara disse que é tão dificil quanto, nao disse qual é o nivel de dificuldade, e em uma primeira leitura eu interpretei que reverter Turn to Stone é que era dificil, não que reviver era fácil.