Minha ideia para "solucionar" o problema do gerenciamento de recursos seria foca-lo totalmente nos encontros, e o descanso teria opções modulares, principalmente no tocante a recuperação de pontos de vida.
Os personagens teriam manobras/ataques/magias infinitas e por encontro e uma quantidade de pontos de vida, sem os infames pulsos de cura, que permitisse um risco controlado de eles morrerem ou ficarem incapacitados em todos os encontros, exceto nos que o mestre definisse como fáceis.
A cura no combate, seja mágica ou por outra forma, seria bem limitada, para manter o risco de morte. Fora do combate, o sistema apresentaria algumas opções a serem escolhidas pelo grupo, desde um descanso de 5 minutos que recupera tudo, até a cura de apenas 1 PV por dia e as magias de cura apenas acelerando este processo.
As magias fora do combate ainda seriam um problema...
Infelizmente não tenho nenhuma esperança que algo assim fosse adotado, já que teriam de abandonar o sistema vânciano, algo que não farão, mas com certeza me deixaria muito satisfeito.