Mesmo que ele fosse facimente o mestre em todas as armas ainda não seria solução. Há obstáculos inerentes a própria natureza/lógica do guerreiro... Ele ainda precisa sacar uma arma para usá-la(falo de todo o processo envolvido). Não é como se ele pudesse atacar com lança nesse turno, arco no próximo, depois espada, machado e então chicote.
O que o Nibe disse é totalmente pertinente. O lance não é d&d ter de ser ou não realista... é sobre expectativas. Nós sabemos que armas não são a coisa mais leve por aí, que alguém não poderia carregar 15 armas médias e grandes sem o jogo parecer uma piada; Nós sabemos até onde o corpo vai mesmo nas mais absurdas manobras que pudermos fantasiar(basta olhar filmes, principalmente wushia). Há um parâmetro de comparação, e por mais que alguém queira negar a comparação com a realidade é inevitável. A magia por sua vez está livre de tudo isso.
As comparações são inevitáveis,ao ponto que ultrapassar essa barreira faz com que a maioria dos jogadores pense 'ah, então esse guerreiro também é mago?' ou 'então é um monge/ninja'... Só olhar reações aquele tome of battle, que um monte de gente injustamente começou a chamar de 'animé', 'wushia', etc.
Quer queira ou não D&D é um jogo sobre arquétipos. E esses derivam da história e toda mitologia humana(inclusive moderna, filmes, etc). Jogar por terra os parâmetros que moldam um desses arquétipos parece fora de cogitação. Eles obviamente poderiam fazê-lo, e sabem que a solução assim seria simples, mas qual seria o preço? Quanto de mercado eles desagradariam? Não é como se rpg fosse um mercado de público tão vasto saca?
Gosta do seu sistema mainstream cheio de arte bacana e popular? Então aceite as condições sem frescura. D&D não é um jogo obscuro com má arte e difícil acesso justamente por se preocupar em atender tantos nichos.
Achar que eles podem seguir um estilo/nicho e manter o padrão é um tanto inocente. Pessoal tem que começar a cair na real. Descartar classes com algum pé no chão está fora de cogitação A wizards conhece o público dela(americano) muito bem... ela faz muita burrada sim, mas critique onde é devido. De mercado eles são os melhores se ainda não percebeu.
[E por favor, não venha interpretar isso como defesa a magos quadráticos. Só estou falando que não é tão simples como 'ignore toda a lógica com guerreiros tb']não sei, essa filosofia de querer agradar gregos e troianos (ou grognards e novatos, no caso) soa pra mim como uma meta de design pobre. Ou melhor: soa como uma meta de design baseada puramente no aspecto comercial da coisa (vamos agradar todo mundo pq assim todo mundo compra).
Silva(e Sidney e aposto que outros), critique se quiser mas não chame de 'design' pobre. Seria design pobre não adequar ao público, e não sei se reparou o público de d&d é vasto.
Sinceramente, é a primeira vez que vejo a wizards 'tentando'(provavelmente fingindo, mas só teremos certeza mais para frente) fazer algo tão acertado.
Desculpem se parecer radical, mas para mim todo rpg deveria tentar 'agradar gregos e troianos'. É óbvio que não falo de extremos, afinal o jogo depende de um estilo e feeling para funcionar. Mas regras?
Sério que vocês preferem a filosofia 'incomodados que se mudem'? RPG depende de
grupos, é um
mercado pequeno onde meramente reunir grupos é difícil, quanto mais ter a sorte de montar um grupo totalmente afim. Já vi gente dizendo que nunca teve a felicidade de estar num grupo onde todos estavam na mesma página.
Tá certo, vamos dividir ainda mais. Você com as idéias retrógradas? Vai caçar um grupo 'oldschool'. Não gosta do meu roleplay, quer rolar os dados? Eu avisei que estaríamos jogando x, problema seu. Olha fulano, esse jogo é muito complexo e não aconselho para iniciantes... pode entrar, talvez não te intimide, talvez os jogadores te ajudem.
Impossível? Quem são vocês para dizer? Tentaram?? Comparação meio piegas, mas também era impossível dar a volta a terra até alguém tentar. Gostaram de qualquer(qualquer) seriado nos últimos 10 anos?
Advinhe, eles se esforçam em agradar gregos e troianos. E conseguem. É tudo uma questão de tato e equilíbrio, mas é possível abrir o leque de opções, abraçar um maior público alvo e suceder, só ter consciência de que não é fácil, depende de muita tentativa e erro e não tentar abraçar o mundo inteiro como público.
Parece também que o pessoal esqueceu de gurps e M&M com 'PL'. Nada impede o jogo de ser realista e totalmente overpower no mesmo sistema.
Critiquem a coisa certa. A forma como estão fazendo. Magos quadráticos, ou whatever. A ilusão deles de que agradar todos os lados pode ser feito reciclando regras anteriores é onde está a grande burrada.