Porque tem muita gente que não quer só uma nova edição. Eles querem uma nova edição que seja algo que retorne a sua versão preferida, para mostrar que eles estavam 'certos' e que 'venceram'.
Eu não sei se eu resumiria todo o "problema" como uma simples briga de ego de jogadores, acho isso meio reducionista, embora eu concorde com a premissa. De fato tem gente assim.
TEM gente que se diverte com isso, é isso que eu tou afirmando.
Lumine, cara, se a pessoa se diverte sendo "o mané", ela não precisa de uma edição desequilibrada, tudo que ele precisa é fazer escolhas "ruins" para o personagem, seja "em nome do roleplay" como muitos alegam, seja por pura babaquice mesmo. Um Guerreiro de Força 12 e Carisma 18 é, mecanicamente, um mau negócio em qualquer edição de D&D, você não precisa de desequilíbrio para isso. Resumindo. Tem gente que se diverte sendo "o mané" do grupo? Tem, eu já vi gente fazendo um personagem mais fraco que os demais só porque acha divertido. Acontece que isso não é o quadro geral de quem é old schooler. Eu vejo muita gente que gosta das edições antigas porque gostava de ser mago, mas nunca porque gostava de ser guerreiro, por exemplo.
O cara que começou jogando na 2e / 3e não quer ter um npc mago fodão - ele quer quer que o mago do grupo - seja ele ou outro jogador - também seja fodão. A questão não é matemática, e sim gosto.
Nesse caso é verdade. Se o cara acha que mago tem que ser o fodão porque a magia é mais forte, não há como jogar sem um sistema desequilibrado, mas eu gostaria de dissociar também o fato de começar com 2e/3e ser o que ocasionou esse "enraizamento" desse tipo de conceito.
O problema maior é com a pessoa em si que não gosta de mudanças, eles assimilam um conceito que tenham gostado e acham que isso não deve mudar (o que me volta à questão de que porra eles querem com uma NOVA edição). Mas aí, nós também jogamos edições antigas de D&D e nem por isso somos assim. Somos algum tipo de "mentes superiores" por acaso? A vontade de zoar até me inclinaria a dizer que sim (
), mas na realidade é que temos pessoas que não gostam de mudanças, não encaram isso como uma boa coisa.
É literalmente o clássico: "O Mago é Merlin, o Guerreiro é um soldado generico de linha de frente do exercito do Rei Arthur, e não o Rei Arthur."
Tá aí uma boa frase para escancarar para todos o quê de "eu não quero que nada mude" da pessoa. Não tem como argumentar que isso é certo, clássico, ou mesmo divertido. Você está lá no jogo pra ser o "herói". E se você quer ser o mané, você pode simplesmente escolher opções mecanicamente ruins para seu personagem (é interessante, porque pode servir de alívio cômico para a história, ou simplesmente o jogador não consegue tolerar ser um guerreiro sem carisma 16, etc..). Agora o SISTEMA não tem nada que ser assim. Não é divertido forçar quem não quer desequilíbrio conviver com isso quando um sistema equilibrado permite muito bem você fazer escolhas ruins na construção do personagem para adquirir esse "desequilíbrio". E se você só é feliz sendo o fodão que ri da cara de todos os outros companheiros por não fazerem NADA melhor que você, então, meu amigo, você entrou pro hobby errado. Simples assim.