Autor Tópico: [D&D] A quinta edição desponta no horizonte...  (Lida 201790 vezes)

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #150 Online: Janeiro 31, 2012, 02:53:27 pm »
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Tambem nao gostei muito da ideia de retrocesso no equilíbrio entre classes. Mas acho que o pessoal esta exagerando na reação, porque nada do que foi falado ate agora deu a entender que haverá invasão de nichos por parte dos conjuradores (nem ao menos tivemos ideia de como serão os nichos nesta edição, se baseados em papeis de combate ou alguma pseudo-classificação como era na 3.x).

Cara, é de se esperar que eles criem nichos específicos, vide o fato de papéis de combate serem só uma oficialização do basicão Guerreiro/Clérigo/Ladrão/Mago, além de servir de guia para as outras classes e evitar os monges e bardos que queriam fazer tudo e não faziam nada direito. O negócio é que não é divertido você ser ruim o tempo todo e brilhar em alguns momentos, como é justamente a temática do mago oldschool (não estou discutindo se funcionou ou não, muita gente diz que funciona nos níveis baixos e eu sou um dos defensores do fato de que  nem nos níveis baixos funciona, vide magia sleep, por exemplo que bota um grupo de monstros nível 1 pra dormir e o mago sozinho poderia sair na maior distribuindo ataques de misericórdia, eu sempre andava com uma lança nos níveis baixo por causa disso xD).

Eu tiro da 4e também. Uma vez eu fiz um clérigo devoto 100% voltado para buff e cura (primeira vez que eu joguei de líder na vida). Cara, o máximo de dano que eu conseguia fazer num combate era 1d8+4. Era, tipo, bem eficiente. Pessoal tava com no mínimo +2 pra atacar todo turno, se curava muito, entravam sempre com o poder diário sem medo de ser feliz, essas coisas, mas o combate se tornou simplesmente boring pra mim, porque eu não fazia nada além de dar bônus. Se eu precisasse causar dano, eu não fazia. Claro que isso não é culpa do sistema, foi culpa minha, que exagerei em buff/cura pensando no grupo e esqueci da minha própria diversão. xD

Mas enfim, a conclusão é que, desenvolver um sistema que o personagem vai ser ruim durante boa parte do jogo e ser MUITO MELHOR em poucos momentos é simplesmente ruim.

Offline VA

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #151 Online: Janeiro 31, 2012, 03:58:32 pm »
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VA, acontece que o fato de existirem poderes para ações muito simples acaba inibindo alguns jogadores de tentar realizar aquelas ações apenas porque eles não possuem esse ou aquele poder.
Mas isso é uma questão de abordagens. É mais fácil explorar regras como um conjunto de efeitos, e fazer com que os jogadores comprem ranks nesses efeitos.

M&M funciona exatamente dessa forma: poderes são conjuntos de efeitos, mas nada impede um efeito ocorrer de forma independente da compra. Dano, por exemplo, é um efeito por si só.




E voltei a broxar com a 5E. O ciclo fechou, virei um grognard da 4E.

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #152 Online: Janeiro 31, 2012, 04:20:18 pm »
Não sei se eu que sou muito empolgado com novas edições, mas para mim vocês broxam muito fácil  :evil: :evil: :evil:
An Edition to rule them all???

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #153 Online: Janeiro 31, 2012, 04:45:17 pm »
Quando anunciaram que estavam fazendo a 4e e como ela funcionaria eu fiquei contente, estavam fazendo (e fizeram) alterações em tudo que eu achava deficiente na 3e.

Eu tive alguns problemas com a 4e (especialmente a ideia de fazer os Essentials, que o Elfo tirou um pouco do meu preconceito contra, mas também pelo volume de alterações nas regras básicas), mas no geral creio que é um sistema superior a 5e.

Agora, do jeito que estão anunciando as coisas para 5e... Primeiro, Mearls e Monte? Volta às "edições passadas"? Sistema Vanceano?

A única coisa que me impede de falar que não quero nem tocar na 5e é por que ela nem lançada foi ainda. Talvez o produto final preste. Mas ao que tudo indica vamos ter a 3e reloaded, e para isso já tem Pathfinder.

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #154 Online: Janeiro 31, 2012, 05:23:04 pm »
Em todo caso, pode ser uma estratégia para chamar a atenção dos oldschoolers. Tipo, é muito mais fácil explicar pra eles que "é igual, só que diferente" (ou seja, nós temos a mesma regra do passado do jeito que vocês gostam, só que agora é melhor e mais justa e mais condizente com um design moderno de RPG) que explicar que "é diferente, só que igual", como, por exemplo, foi o grande "erro" da 4e do ponto de vista do old schooler.

Muita coisa da 4e só tem uma roupagem diferente, mas funciona basicamente da mesma forma que edições antigas. Você ainda joga o d20 e soma bônus só que as perícias não tem graduação, BBA não existe mais, você ainda tem inflação de atributos, só que eles são naturais, não advindo quase que totalmente de itens mágicos, você ainda tem "magias por dia", só com o conceito de poderes por encontro e com a possibilidade do mago fazer algumas magias fracas sempre que puder pra ter o gostinho de "ser mago o dia inteiro", etc...

No caso dessa abordagem da 4e ("é diferente, só que igual"), a galera old schooler morre no "é diferente" e vira as costas pra edição. Estou me esperançando nessa possibilidade: uma estratégia para se chamar os oldschoolers sem esbarrarem no "é diferente" já de início. Supostamente, os "new schoolers" vão ler o sistema todo anyway mesmo....

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #155 Online: Janeiro 31, 2012, 06:28:35 pm »
Eu tô com receio dessa "você pode jogar com a edição que você quiser", mas que no final o entendimento deles com relação às edições é diferente do meu.

4 ed tinha uma "mortalidade" mais constante, por assim dizer: 1º nível tu tem muito mais HP que nas outras e você não precisa temer um gato irritado, além do mais, o famigerado "save or die" sumiu. Além disso, tem a proteção de nichos, que permite que você seja bom no seu papel, dando relevância a todos os jogadores, praticamente. Some-se a isso a curva de "aprendizado", onde os níveis não são tão discrepantes entre si. Claro, um décimo nível ainda é muito melhor que um de primeiro, mas não existia os saltos que havia em outras edições principalmente por causa dos círculos de magia.

3ª Edição é a edição do falso equilíbrio, todos passavam de nível na mesma época e os não-casters ganharam "poderes" especiais pra compensar não mandar magia (guerreiros com seus feats e BA com mais de um ataque por turno e Ladrões com seu Sneak Attack progressivo e habilidades "maneras"). Mas no fim, casters ainda são todos poderosos, sendo que somente os arcanos realmente sofrem nos níveis mais baixos. 1º nível ainda é uma aventura onde qualquer um pode morrer com uma porrada bem dada, e "save or die" acontece em demasia. O pulo de poder acontece do 5º pro 6º pra quem importa (casters) e o resto vai perdendo a importância conforme os casters sobem de nível.

2ª Edição. primeiro, temos que nos perguntar qual segunda edição estamos falando. Se for a idealizada pelos grongonards da vida, era a edição onde o mago era todo poderoso por que afinal nada mais natural que magia ser uma ferramenta poderosíssima (esquecendo-se eles que magia é fictícia, então podemos adequá-la ao nosso mundo também fictício), mas que ele penava no começo (em suma, era um covarde inútil que só podia pensar em sobreviver). Era a edição também onde havia mais desafio, onde um personagem de 1º nível temia por sua vida e mesmo um de nível alto podia morrer pra uma magia de "save or die" (esquecem-se como era comum a mudança de personagens de níveis baixos por causa deste nível de fatalidade - inclusive com mortes ridículas pra criaturas bizonhas - e como era anti-climático tomar uma magia onde um "1" rolado acabava com seu personagem de anos em um encontro aleatório). Era ainda a época do free form, onde os jogadores tinham que quebrar a cabeça fora do jogo e "representar" seu papel pra desenvolver a estória (engraçado que todos que lembram desta forma sempre tiveram DMs que concordavam com eles, mas os que tinham DMs autoritários e sem bom senso algum odiavam esse mesmo free form).

Enfim, como vou poder jogar uma sessão onde meu personagem de nível baixo não teme morrer em todo e qualquer combate, e, ao mesmo tempo, o grongonard do meu lado fica com medo de um gato irritado em um beco?
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #156 Online: Janeiro 31, 2012, 06:52:09 pm »
Eu não cheguei a necessariamente broxar com a 5e, mas estou ficando cada vez mais pessimista em relação a ela.

To vendo que vou continuar com o meu 3.5 mesmo
War never changes

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #157 Online: Janeiro 31, 2012, 07:17:27 pm »
Geralmente sou muito empolgado com edições novas. Tanto que eu abri um blog de M&M na época em que a 3E do mesmo estava saindo.

Mas eu não tenho a sensação de essa ser uma edição nova, e é exatamente esse o problema. Parece que vai ser um 3E reloaded. E, cara, eu odeio a 3E.
« Última modificação: Janeiro 31, 2012, 07:23:20 pm por VA »

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #158 Online: Janeiro 31, 2012, 09:08:49 pm »
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Isso nunca vai existir, porque magia num mundo medieval/fantástico sempre vai ser superior em vários sentidos a elementos simplesmente físicos. Pô, se um cara é um mago é natural que ele faça coisas incrìveis, caso contrário a Magia não seria nada demais.

Você diz isso. Conan, Aragorn, Fafhrd e Gray Mouser, Lancelot, Arthur Pendragon e alguns pastiches de Heróis Gregos discordam. Violentamente  :b
« Última modificação: Janeiro 31, 2012, 09:10:34 pm por Jigoku Shoujo »

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #159 Online: Fevereiro 01, 2012, 01:56:31 am »
Garota do mundo infernal outrora conhecida como Elven paladin, torça pra que os desenvolvedores da 5e te escutem e não ao rapaz que pensa que magia>todo o resto.

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Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #160 Online: Fevereiro 01, 2012, 09:27:15 am »
Eu fico feliz de saber que eu nunca vou jogar nada com o ProAlex. =p
"My drill is the drill that will pierce the heavens!"

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #161 Online: Fevereiro 01, 2012, 02:01:43 pm »
Cara essa busca de equilibrio de poder entre conjuradores e meros mortais e completamente inútil no mundo de D&D. Isso nunca vai existir, porque magia num mundo medieval/fantástico sempre vai ser superior em vários sentidos a elementos simplesmente físicos. Pô, se um cara é um mago é natural que ele faça coisas incrìveis, caso contrário a Magia não seria nada demais.

Normalmente eu fico só de observador, prefiro não me meter nas discussões. Mas deixa só jogar meus dois centavos aqui:

a) Cara, eu sou capaz de apostar que existe um número muito maior de histórias com heróis de não usuários de magia fazendo feitos incríveis (a maioria dos heróis da mitologia grega, por exemplo), do que usuários de magia;

b) Esse conceito de 'mago faz tudo e molda realidade' é uma profecia auto-realizada pelo D&D. Se você olhar mesmo nas fontes de inspiração do jogo, a maioria dos magos não é capaz de fazer muita coisa sozinho e a magia não é prática (demorada, custosa, falível, imprecisa, etc.). O D&D que foi criando essa expectativa com o tempo, através de histórias e mecânicas, e a coisa só foi piorando com o tempo;

c) Por algum motivo se criou essa opinião que magos de D&D tem que começar como o Mickey em Aprendiz de Feiticeiro e terminarem como Manipuladores da Realidade. O que é engraçado, já que não tem muitas histórias sobre isso. Já os combatentes começam como soldado da milícia da cidade e terminam como capitão da milícia da cidade. Aparentemente, chegar no nível de Hércules e cia. nem é considerado, porque não seria 'realista'.
« Última modificação: Fevereiro 01, 2012, 02:03:46 pm por kimble »
Lido esse ano:
Feng Shui, Wu Xing, Blowing Up Hong Kong, MHRPG Civil War: X-Men, Shadows of Esteren, Dungeon World, 13th Age (Draft), Night's Black Agents, Pendragon 5.1, Legends of Anglerre, Hollowpoint, Planescape (caixa básica), Monsterhearts, Werewolf: DA, Player's Handbook Races: Tieflings, Apocalypse (WtA), Dragon Magazine Annual Volume 1
Atualmente lendo:
Dresden Files (FATE), Fantasy Craft, Mage 2e, In Nomine
Na fila:
REIGN, MHRPG: Annihilation, GoT RPG

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #162 Online: Fevereiro 01, 2012, 02:10:50 pm »
Bom, mais algumas noticias. Eu continuo mantendo o otimismo, mas acho que tem coisas que muita gente nao vai gostar...
E realmente acho que vai ser bem diferente de uma 3.5 reloaded. Vamos esperar para ver.

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A rogue going into a room and looking for traps. You can describe what you're doing and roleplay what you're doing. If he says I look in the jar and I know there's a gem in the jar, I'm not going to have him roll. However, if something is more hidden, like a secret compartment on the shelf I would look at their intelligence and see if he can just automatically find it or if he's looking in the exact right place. However, if he's doing that check in the middle of some other stressor like fighting, then I'd have him roll.
Ou seja, a mecânica tao adorada pelos grognards de plantão de obrigar o jogador a descrever tudo que esta fazendo nos mais ínfimos detalhes ("eu uso meu cajado para cutucar as pedras ao redor da porta em busca de uma armadilha. Nada? Então eu cutuco os parapeitos e o teto. Nada ainda? hmm... tem que ter uma armadilha aqui, faz tempo que não tem nenhuma. Então vou usar minhas pinças na maçaneta..." e assim segue em todas as 15 portas seguintes da masmorra, todas sem nenhuma armadilha). Eu particularmente não sei se essa obrigatoriedade vai ser boa ou ruim (meus grupos sempre faziam isso mesmo sem ser obrigatório). Pelo menos os caras nao estao tao focados em penalizar jogadores:
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We shouldn't force players to be penalized because they can't be personally eloquent on the fly. What we've done now is we have this thing called "advantage" that a DM can hand out if the players set themselves up with a good description. (...) Oh yes, if you want to roll the dice and make your check, you can still do that.
OK, parece que nao vai ser obrigatorio entao...

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Right now, Cha is linked to saves for fear and charm effects. However, if you describe it well, you could use different stat.
Acho que o Vincer vai começar a gostar de D&D depois disso.

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Different ability scores will still be important to different classes, but there's also plenty of room to focus on all the ability scores. For example if you want to be a charismatic fighter, there's definitely room for that. (...) Another thing that we're trying out is not only having races give you ability scores changes, but the classes also give you bonuses. (...) It allows you to make the weird choices, too. Half-Orc Bard gets Cha bump, so you're still a good Bard.
Aqui algo interessante. Acho que vao acabar com a mecanica de adicionar Int, Con, Car e etc no ataque e dano, o que obviamente torna o equilibrio mais dificil, mas permite que os atributos realmente tenham algum impacto maior na imagem do personagem.

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What we're working with now is that you pick you stats, class, race and then you also have a theme. So you might be a commoner, a noble, a knight, aprentice, etc. These themes would offer you skills. (...) But if you want to get into a more complex character development system (modular option), then you could pick other features and things to basically build your own theme.
Gostei.

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I want to bring back the Great Wheel of cosmology.
Achei interessante mencionar, mesmo que isso nao influencie o jogo em praticamente nada.

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We're interested in magic classes that handle their abilities or magic differently than the Vancian style wizard.
Soh confirmando o que eu comentei ontem sobre o medo do pessoal em relaçao a magia vanciana.

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We want to embrace the 4E idea of quick prep time. New monster, 5 mins. High level NPCs in 10 minutes. Lots of 4E ideas. Decoupling the idea that NPCs have to advance or be built in the same way as PCs.
Isso foi dito pelo Monte, o que indica que ele nao eh tao cabeça fechada em relaçao a 4E, e poderemos de fato esperar que eles utilizem outras coisas que deram certa na ultima ediçao.

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In every edition of the game, the DM has had the ability to play out the the combat in a theater of the mind style, or pull out a grid and miniatures to be more more precise. Nothings changed with that - a DM will still be able to do that. But if you want to make things more tactical, then the DM would choose to apply the tactical rules module.
Quero ver como o uso ou nao deste modulo vai afetar cada habilidade de classe. Imagino que provavelmente usar o modulo implica em adicionar novas listas de habilidades (mais taticas, que lidem com o grid de combate) a determinadas classes, que os jogadores podem escolher em detrimento de outras habilidades. Ah, e disseram que este modulo vai estar no livro basico.

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I really want skill challenges to die in a fire.
Todos entendem o que isto quer dizer.

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #163 Online: Fevereiro 01, 2012, 02:56:00 pm »
Nada mal aqui. Só dois comentários, o resto está OK:

* Eu prefiro a cosmologia da 4ª edição do que a Great Wheel, pois não gosto das tendências como Forças Cósmicas Imutáveis e Tangíveis.

* O sistema de Skill Challenges precisa ser repensado e reformulado, não abandonado.

Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Resposta #164 Online: Fevereiro 01, 2012, 03:30:35 pm »
Eu fico feliz de saber que eu nunca vou jogar nada com o ProAlex. =p
Pois é, você provavelmente seria bom demais pra mim. :P