Eu tô com receio dessa "você pode jogar com a edição que você quiser", mas que no final o entendimento deles com relação às edições é diferente do meu.
4 ed tinha uma "mortalidade" mais constante, por assim dizer: 1º nível tu tem muito mais HP que nas outras e você não precisa temer um gato irritado, além do mais, o famigerado "save or die" sumiu. Além disso, tem a proteção de nichos, que permite que você seja bom no seu papel, dando relevância a todos os jogadores, praticamente. Some-se a isso a curva de "aprendizado", onde os níveis não são tão discrepantes entre si. Claro, um décimo nível ainda é muito melhor que um de primeiro, mas não existia os saltos que havia em outras edições principalmente por causa dos círculos de magia.
3ª Edição é a edição do falso equilíbrio, todos passavam de nível na mesma época e os não-casters ganharam "poderes" especiais pra compensar não mandar magia (guerreiros com seus feats e BA com mais de um ataque por turno e Ladrões com seu Sneak Attack progressivo e habilidades "maneras"). Mas no fim, casters ainda são todos poderosos, sendo que somente os arcanos realmente sofrem nos níveis mais baixos. 1º nível ainda é uma aventura onde qualquer um pode morrer com uma porrada bem dada, e "save or die" acontece em demasia. O pulo de poder acontece do 5º pro 6º pra quem importa (casters) e o resto vai perdendo a importância conforme os casters sobem de nível.
2ª Edição. primeiro, temos que nos perguntar qual segunda edição estamos falando. Se for a idealizada pelos grongonards da vida, era a edição onde o mago era todo poderoso por que afinal nada mais natural que magia ser uma ferramenta poderosíssima (esquecendo-se eles que magia é fictícia, então podemos adequá-la ao nosso mundo também fictício), mas que ele penava no começo (em suma, era um covarde inútil que só podia pensar em sobreviver). Era a edição também onde havia mais desafio, onde um personagem de 1º nível temia por sua vida e mesmo um de nível alto podia morrer pra uma magia de "save or die" (esquecem-se como era comum a mudança de personagens de níveis baixos por causa deste nível de fatalidade - inclusive com mortes ridículas pra criaturas bizonhas - e como era anti-climático tomar uma magia onde um "1" rolado acabava com seu personagem de anos em um encontro aleatório). Era ainda a época do free form, onde os jogadores tinham que quebrar a cabeça fora do jogo e "representar" seu papel pra desenvolver a estória (engraçado que todos que lembram desta forma sempre tiveram DMs que concordavam com eles, mas os que tinham DMs autoritários e sem bom senso algum odiavam esse mesmo free form).
Enfim, como vou poder jogar uma sessão onde meu personagem de nível baixo não teme morrer em todo e qualquer combate, e, ao mesmo tempo, o grongonard do meu lado fica com medo de um gato irritado em um beco?