porque isso só incomoda quem se preocupa com mecânicas dissociadas, é um caso específico disso.
Mesmo? Não há nenhuma relação entre mecânicas dissociadas e jogadores que deixam de descrever e apenas declaram? E iniciantes? Não estou afirmando nada, mas tenho a forte impressão que mecânicas dissociadas são tranquilas para quem já é habituado a rpgs ou jogos similares eletrônicos. Do contrário é contra-intuitivo, o que em game design costuma ser negativo para novatos. Nada terrível, apenas aumenta a curva de aprendizado desnecessariamente.
Será que isso realmente vai atrapalhar os novatos? Será que eles realmente vão ter mais dificuldade em ver uma espadada mirando Will como algo difícil de entender?
Não sei cara, mas das minhas experiências (e eu sei que isso é uma resposta muito pessoal) eu nunca percebi essa dificuldade em iniciantes. O que vocês estão defendendo é a manutenção de uma estrutura já utilizada anteriormente e comum a edições antigas, que alguns jogadores experientes já estão acostumados e preferem. Não tem nada de errado, todo mundo vai querer seus modelos favoritos das edições anteriores se repetindo na DDN.
Mas para o jogador que começou agora, Ref, Will e Fort tem a mesma representatividade. Ele não está acostumado a esses mecânicas e ele ainda não consegue fazer essa conexão de regra -> realidade, até que alguém explique para ele como ela funciona. Então se você disser 'esse ataque da espada mira a vontade do alvo, porque...', isso não parece mais estranho para ele do que 'esse ataque da espada mira os reflexos do alvo, porque...'.
Estou falando nisso porque já mestrei vários jogos onde essa associação entre a resolução mecânica e seu reflexo em jogo não era tão claro e o jogador era responsável por explicar como ela acontecia. E os iniciantes nunca demonstraram mais dificuldade do que num jogo onde essa associação é mais clara. Ao contrário, o costume em jogar rpgs onde a associação clara entre mecânica e seu reflexo no mundo de jogo, é que muitas vezes atrapalhou jogadores experientes ao terem que entender um jogo onde essa ligação não é tão clara.
O que me faz pensar que a tal argumentação de dissociação mecânica, muitas vezes é uma afirmação de 'não é o que estou acostumado'.