@Elfo, o Ranger tem suas possibilidades de complicação, mas a conversa dele é muito simples: anda e mete o dano. Acabou-se.
O Hunter's Quarry tem uma limitação completamente simples: o inimigo mais próximo é o afetado. É algo que um iniciante só precisaria levar seriamente em consideração se ele fizer uma build de arco, e mesmo assim, não é como se fosse complicar a vida dele.
O Prime Shot sim é um pouco mais complicadinho de entender, mas não é como se a classe não já funcionasse muito bem sem ela. Nos primeiros jogos, em que a gente não tava acostumado com a mecânica, a gente basicamente ignorou (esqueceu) dessa feature e não fez falta nenhuma. Não é algo que o Ranger PRECISA usar, como um ataque furtivo do ladino ou a marca do guerreiro (mais difícil de entender na minha opinião).
Fora que, o fato de existir uma classe do Essentials mais simples, não inutiliza o Ranger como Entry Class. E, como eu disse, todas as classes strikers (exceto Avenger e, em um menor grau, assassino, pensando de memória aqui) são deveras simples em uma build focada em dano. O Ladino vai lá, flanqueia, e põe na cabeça que sempre que há uma vantagem de combate, ele entra com dano extra, o Bruxo amaldiçoa sem medo de ser feliz e só precisa ter em mente que algo de bom acontece quando alguém que ele amaldiçoou morre (virtualmente todo mundo ou, no mínimo, o cara quem ele tava atacando) e a defesa dele melhora quando ele anda.
O Feiticeiro e Bárbaro nem se falam, tem nem o que pensar, escolhe o poder que causa mais dano e acabou-se, não tem que "brincar" com as features.
Enfim, o Striker, pode ser um role totalmente simplista. É claro que o jogador pode explorar muitas complicações dentro da classe com estratégias avançadas e tal, mas é suficientemente simples para um Entry Role a meu ver.
Your Unlucky. A melhor obra em cenários da TSR se baseia nela.
Indeed. Mas não é como se isso fosse mudar/atrapalhar os jogos dos grupos em que eu jogo. Então, whatever... =)