Inclusive deixei algumas definições vagas justamente para gerar algum conteúdo a ser discutido.
1.Os Altos Azlantis são definitivamente os atlanteanos de Golarion. No canon do cenário não existe mais nenhum alto azlanti vivo, Aroden foi realmente o último deles. Em comparação às referências que você deu, eles eram mais os "dúnadans". Digo, além deles ainda existiam os humanos tradicionais. A verdade por trás dos altos azlantis é que eles foram criados e eram basicamente uma experiência de Aboleths, mas eles cresceram em poder e inteligência e, em determinado ponto da história, se voltaram contra seus criadores. A "Earthfall" foi a resposta que os Aboleths deram à essa rebelião, com o intento de destruir o mundo, mas foram impedidos parcialmente. A Earthfall merece um tópico próprio futuramente.
Após a Earthfall de fato eles foram parcialmente aniquilados e com o passar dos milênios, e a miscigenação com outras raças humanas, os azlantis sangue puro deixaram de existir (assim como seus estúpidos bônus de +2 em todos os atributos). Hoje em dia, duas nações (Taldan e Cheliax) clamam ser descendentes diretos destes azlantis, mas a história é um tanto mais obscura. Outros altos azlantis sobreviventes, devido tanto a eventos místicos, naturais ou pura insanidade, evoluíram para outras raças, como os Mongrelman, Dark Folk e Morlocks.
Havia uma segunda casta de Azlantis, de origem inferior. Eles sobreviveram de alguma forma à Earthfall e seus descendentes são agora os Gillmen (povo aquático) e vivem nos arredores da Ilha de Kortos. Na minha opinião, eles seriam uma evolução neutra do povo azlanti.
2.Cara... a sociedade pathfinder. Eu vou escrever um tópico só para eles, sim, para mim é a menina dos olhos do cenário. Enfim, a comparação com os harpistas é resumidamente relacionada com a questão da exploração (eles são menos chatos que os harpistas, mas igualmente perseguidos em regiões além de Absalom). Os agentes da sociedade são basicamente aventureiros exploradores e a sociedade é pautada estritamente a três deveres: explorar, reportar e cooperar.
Não há um objetivo secreto específico da sociedade, o que eles fazem é catalogar todo o conhecimento perdido de Golarion e reportar ao Capitão de Ameaça (Venture Captain) do Abrigo mais próximo. O capitão enviará todos os reportes ao Grande Abrigo de Absalom, e as informações mais importantes são divulgadas abertamente no "jornal" publicado da sociedade, chamado de Crônicas Pathfinder.
Entretanto, dentro da sociedade, existem sim as facções. E as facções sabem que conhecimento também é poder, aí começam a surgir os objetivos específicos de cada facção. Que podem ser nobres ou bastante inglórios. Eu vou comentar sobre eles quando escrever o próximo tópico.
3. Bloody Barbers - A maior guilda de ladrões da cidade. Praticamente todos os barbeiros de Absalom tem quem pagar um "pedágio" aos Barbeiros Sangrentos. Eles estão envolvidos principalmente com a venda de narcóticos, mercado negro de itens históricos, rapto de vítimas para experiências alquímicas, além de assassinar os que cruzam seu caminho.
Harbingers of Fate - Em uma palavra... Lunáticos. Entretanto eu sinto que os Precursores do Destino serão os responsáveis pela descoberta da verdade a respeito da morte de Aroden. A história conta que o lorde Garron, em 4648, encontrou o Livro dos 1000 Sussurros, que prediz todas as profecias que podem ocorrer até 4714 (o ano atual). Ele acredita que se conseguir reproduzir alguma das profecias existente no livro, ele conseguirá reescrever o destino, e trazer a Era da Glória, a profecia da ascensão humana que ocorreria no ano em Aroden morreu. Hoje em dia a sociedade é regida pela filha do lorde, Lady Arodeth, que é tão lunática, se não mais, que o próprio pai.
Smoke Knights - A segunda guilda de ladrões de Absalom. Diferente dos Barbeiros, que agem muito "abertamente" para uma sociedade secreta, os Cavaleiros levam a palavra segredo muito a sério. Ao ponto de ninguém conseguir afirmar se eles realmente existem. Eles atuam mais em relação de qualquer coisa relacionada a obtenção de riquezas, e o furto é seu principal meio de ação, embora eles não desconsiderem o uso de extorsão ou tortura para atingir este objetivo. A sociedade obedece severamente o Código do Fogo (não tenho ideia real do que seja, mas parece apenas um livro de regras da sociedade), que os previne de serem descobertos. Eles também possuem uma ordem hierárquica similar a cavaleiros.
4.Irei fazer.