O mundo é nossa Terra em um futuro distante pós-apocalíptico. As geleiras derreteram, o mundo passou por uma nova era do gelo, e todo o cenário geográfico foi alterado com os mares cobrindo quase que 90% da superfície da terra.
Check. Em Waterworld, as calotas polares derreteram e o mar subiu centenas de metros. Oceanos cobrem quase todo o território, exceto por locais de montanhas altas (como demonstrado no final do filme). O designer de produção do filme já havia afirmado que o filme se passa no ano de 2500.
Ok, só que o que eu disse foi que o cenário geográfico mudou, não são só montanhas que se salvaram, grandes extensões de terras, centenas de pequenos continentes, arquipelogos, ilhas, etc. O mar subir não significa terra sendo tragada necessariamente.
A tecnologia foi de certa forma regredida com a quase extinção da civilização, embora os conhecimentos científicos e tecnológicos ainda sejam os mesmo do século 21 (ou mais, quem sabe?), os recursos se tornaram escaços, criando um clima meio Mad Max, meio Steampunk.
Check. O que restou em Waterworld foram alguns barcos, armas e equipamentos, mas todos brigam por combustível e... terra. Com a situação do planeta, tornou-se praticamente impossível fabricar essas benesses. O filme já foi extensivamente comparado a Mad Max.
Brigar por combustivel não era bem a minha ideia, MUITO menos por terra. Terra existe e combustiveis que não sejam fosseis tbm. Na verdade pensei em varios barcos a vapor ou movidos a energia solar. Submarinos tbm a propósito!
Na real tava muito afim de fazer uma pesquisa sobre energia sustentavel e aplicar aqui. Mas briga por petroleo tá longe de ser o centro das atenções aqui.
Desastres atômicos pipocaram pelo globo, criando alguns pontos bem perigosos e instáveis. Mutações em peixes, plantas, e alguns humanos, somados a algumas centenas de anos, criaram algumas "raças" novas e perigosas.
Check. O próprio Mariner (Kevin Costner) é um humano com guelras, que pode respirar dentro da água. Nada sobre plantas e outros animais no filme, contudo.
Um exemplo claro de como mutações radioativas não devem ser. O básico que pensei aqui foi algo parecido com orcs, humanos deformados, fortes, e violentos, me parece ser bem próximo dos orcs, e com uma otima desculpa pra existirem!
Aliais, zumbis tbm passaram pela minha cabeça
Obviamente o principal meio de transporte é o barco, e uma nova era de piratas se formou.
Check. As poucas comunidades marítimas em Waterworld são frequentemente visitadas por gangues de piratas, que têm até nome (os "smokers", no filme).
Piratas do Caribe tbm, ate ai nada!
Pensei em um governo bem fdp, que tenta tirar vantagem, e lucro, de todos. Um governo sem uma base forte, e que como não tem como controlar todas as cidades, e ilhas da Terra, se torna distante, corruptivel, e praticamente inútil.
Pensei tbm em algum contato alienígena, mas não to muito certo disso.
Coisas que Waterworld não tem, mas até por coerência. Como ter um governo se as comunidades ficam a centenas ou milhares de quilômetros de distância? Como esse governo se impõe? Se é distante e inútil, por que existe?
Aliens podem estragar tudo, também.
Space opera. Uma força militar gigante diz ser a dona do mundo, só pq ela tá longe tu vai peitar ela? Estilo a federação do Star Trek e tal, ela existe é gigante, e se quiser toma a força qualquer ilha, mas ela é corrupta, caga e anda pra maioria das ilhas, e coisa e tal.
Eu acho que aliens, bem aliens podem mesmo destoar a coisa. Mas é talves um virus alienigena, sei lá? Ate como derrepente um plot secundário.
Enfim, to tentando criar algo mais conciso e coerente com a nossa realidade, um tipo de futuro pós-apocalíptico pirata, com alguma referencia a faroeste e de certa forma com alguma pitada de space opera.
Check. Waterworld é isso aí.
Forçando um pouco a barra eu vejo faroeste no Waterworld, mas Sapce Opera? Steampunk?
Agora tu me dizer que eu to bebendo bastante em Water World ok, mas dizer que minha ideia É isso, não!
@Publicano
Foi um dos motivos de eu ter pulado nessa ideia, exatamente essa resenha do mundo tentacular. Eu me lembro tbm de um RPG que era um grupo de exploradores espaciais num planeta de água. A ideia era genial e nunca mais me saiu da cabeça!