Autor Tópico: [4e] Salvação?  (Lida 79814 vezes)

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #210 Online: Outubro 04, 2011, 06:36:18 pm »
Citação de: Lumine
Cara, por mim usa-se uma reserva (geral) de fadiga. Mas os grognards falam (vide fóruns da wizards) que mundanos não precisam/podem/devem ter reserva de fadiga, senão fica "anime demais"... e aí?

Spam na 4e seria o patrulheiro arqueiro que usa golpes gemeos toda rodada. é uma tatica valida, e contruir o personagem pensando que toda açao padrao dele vai ser golpes gemeos permite usar os diarios e encontros como poderes de interrupçao e de açao minima. Fica forte pra caramba, mas eu acho chato usar sempre a mesma coisa toda rodada.

Olhando desse ponto, nao é diferente da 3e e seu "passo de ajuste mais ataque total". Quando muito, a variaçao era o valor que voce usava no Ataque Poderoso.

Eu acho que o combate de D&D seria melhor se usassem algo similar a Final Fantasy Tactics e Chrono Cross (ou FF13): Equilibre toda a aventura presumindo que todos entrarao em todo combate em 100%. Corte os poderes diarios. Mantenha os poderes por encontro, e talvez um categoria "poderes fodoes", que substituem os diarios (tem uma lista, mas so pode usar um da lista por encontro). Tirando essa mudança de foco de "por dia" pra "por encontro", eu nao acho que tenha muito o que melhorar do combate 4e.

O problema maior da 4e ainda é o que o Macnol ta martelando desde o começo do topico: Fora de combate ele é um sistema fraco e simplorio. E isso nao se resolve olhando pra lista de poderes, ou adicionando um utilitario ou talento que da +2 em diplomacia contra elfos manetas de olhos azuis.

Refazer o sistema do zero. Tornar todas as pericias uteis pra todo mundo ao inves de confiar que so um precisa ter treino pra cobrir o grupo inteiro (como as pericias sociais e de conhecimento). Separar os custos de aumentar poder de combate de "poder interpretativo" (atualmente o jogador pode gastar um talento pra ter +3 de diplomacia ou +3 de dano em todos os ataques). Criar uma forma de obrigar o grupo inteiro a participar de desafios de pericias da mesma forma que o combate obriga o grupo inteiro a participar junto (algo como, cada jogador so poder fazer X testes por "dificuldade". Um teste facil (3 sucessos antes de 3 falhas) requer que cada jogador so role uma vez. Um medio, duas, e por ai vai).

Dava para forçar "dualclass". Uma para combate e outra para perícias.

Exemplo: um bardo/diplomata, ou um mago/academico. E até mesmo um ladino/ladrão.

E8 manda um oi.
Sintam-se a vontade para contribuir com este sistema que, aparentemente, faz tudo que a 4e deveria fazer...

Offline Macnol

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #211 Online: Outubro 04, 2011, 07:50:24 pm »
Olhando desse ponto, nao é diferente da 3e e seu "passo de ajuste mais ataque total". Quando muito, a variaçao era o valor que voce usava no Ataque Poderoso.

Eu acho que o combate de D&D seria melhor se usassem algo similar a Final Fantasy Tactics e Chrono Cross (ou FF13): Equilibre toda a aventura presumindo que todos entrarao em todo combate em 100%. Corte os poderes diarios. Mantenha os poderes por encontro, e talvez um categoria "poderes fodoes", que substituem os diarios (tem uma lista, mas so pode usar um da lista por encontro). Tirando essa mudança de foco de "por dia" pra "por encontro", eu nao acho que tenha muito o que melhorar do combate 4e.

O problema maior da 4e ainda é o que o Macnol ta martelando desde o começo do topico: Fora de combate ele é um sistema fraco e simplorio. E isso nao se resolve olhando pra lista de poderes, ou adicionando um utilitario ou talento que da +2 em diplomacia contra elfos manetas de olhos azuis.

Pois é. Eu acho importante frisar isso pra ficar bem claro que não é só uma questão de arrumar algumas mecânicas pontuais e tá tudo resolvido... o foco no combate em detrimento de qualquer outra coisa é parte da identidade do sistema. Pra escapar disso, só aguardando a nova edição... ou jogando outro sistema.

E8 manda um oi.
Sintam-se a vontade para contribuir com este sistema que, aparentemente, faz tudo que a 4e deveria fazer...

Eu estava contribuindo com essas minhas opiniões sobre design, até que decidiram que era melhor o projeto ficar em uma equipe fechada... :b

Offline garotovaca [medabot]

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #212 Online: Outubro 04, 2011, 11:37:29 pm »
Dava para forçar "dualclass". Uma para combate e outra para perícias.

Exemplo: um bardo/diplomata, ou um mago/academico. E até mesmo um ladino/ladrão.

Isso seria sensacional. Sério.

Offline Madrüga

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #213 Online: Outubro 05, 2011, 09:09:55 am »
Citação de: Macnol
Citação de: Iuri
E8 manda um oi.
Sintam-se a vontade para contribuir com este sistema que, aparentemente, faz tudo que a 4e deveria fazer...

Eu estava contribuindo com essas minhas opiniões sobre design, até que decidiram que era melhor o projeto ficar em uma equipe fechada... :b

Não, pô. Só decidiram restringir o poder de tomar decisões a um grupo fechado, senão tudo vira votação e aí vira reunião da Frente dos Povos da Judeia... volte lá, :wub:
"If there are ten thousand medieval peasants who create vampires by believing them real, there may be one -- probably a child -- who will imagine the stake necessary to kill it. But a stake is only stupid wood; the mind is the mallet which drives it home."
-- Stephen King, It (p. 916)


Re:[4e] Salvação?
« Resposta #214 Online: Outubro 05, 2011, 01:27:41 pm »
Acho que o D&D 5e (se tiver) vai correr mais para o lado da 3e visto que monte cook voltou, talvez tenha uma OGL como a antiga, pra aumentar o interesse.
Seria ideal se eles usassem algo parecido com o Star Wars Saga.

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Dava para forçar "dualclass". Uma para combate e outra para perícias.

Exemplo: um bardo/diplomata, ou um mago/academico. E até mesmo um ladino/ladrão.

Uma mecânica pra interpretação com desafios de perícia?

Desafio de perícia = Role a iniciativa e todos fazem testes até ter sucesso ou falharem. Simples

Re:[4e] Salvação?
« Resposta #215 Online: Outubro 05, 2011, 06:50:30 pm »
Acho que o D&D 5e (se tiver) vai correr mais para o lado da 3e visto que monte cook voltou, talvez tenha uma OGL como a antiga, pra aumentar o interesse.
Seria ideal se eles usassem algo parecido com o Star Wars Saga.

desde que eles não inventem de fazer um sistema desequilibrado de proposito
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Offline Lumine Miyavi

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #216 Online: Outubro 05, 2011, 10:09:38 pm »
Bom, o Monte Cook disse que sentia arrependimento de ter feito um sistema assim...


...mas nada impede que uma série de cheques faça ele voltar atrás.

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Offline Torneco

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #217 Online: Outubro 06, 2011, 12:16:27 am »
Pergunta de quem pegou o bonde andando: em algum momento vocês discutiram qual sistema possúi idéias boas em relação a resolução de conflitos fora de combate e que poderiam se aplicadas a 4e? Porque na minha opinião, em combate eu não vejo problemas, e também não tenho nenhum problema com poderes diários, só nas classes marciais não essentials são um pouco difíceis de se engolir, mas nas outras fontes de poder são fácilmente aceitáveis.

Offline Vincer

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #218 Online: Outubro 06, 2011, 01:10:45 am »
Sim e não. Falou-se muito da falta de atenção fora de combate. Não exatamente a soluções alternativas para isso.

Não é como se d&d tivesse boas soluções do tipo nas edições anteriores... Eu tenho idéias, mas nem adianta puxar isso porque não seriam aplicáveis em d&d. Já vi gente rechaçar idéias que seriam aplicáveis, mas 'não parecem com as regras presentes', que dirá algo que distinto do estilo d&d.

Infelizmente a quarta edição acimentou a imagem de que o estilo d&d é porrada. Como falei antes, d&d já tentou abraçar mais estilos noutras edições... mas a wizards não parece animada em arriscar isso, não tão cedo.

Re:[4e] Salvação?
« Resposta #219 Online: Outubro 06, 2011, 01:35:36 am »
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Não é como se d&d tivesse boas soluções do tipo nas edições anteriores... Eu tenho idéias, mas nem adianta puxar isso porque não seriam aplicáveis em d&d. Já vi gente rechaçar idéias que seriam aplicáveis, mas 'não parecem com as regras presentes', que dirá algo que distinto do estilo d&d.

Infelizmente a quarta edição acimentou a imagem de que o estilo d&d é porrada. Como falei antes, d&d já tentou abraçar mais estilos noutras edições... mas a wizards não parece animada em arriscar isso, não tão cedo.

Um nota: Por muito tempo, a reclamação que eu mais li é que "D&D é só porrada, mas a Wizards/TSR continua insistindo em não admitir isso e faz um Kitchen-Sink mecânico" (reclamação tipicamente Forgista em que RPGs tem que ter escopo limitado). Agora que D&D fez isso, ele é culpado por não "abraçar outras formas de jogo?".

Literalmente, "damned if you do, damned if you don't".

Offline Rain

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #220 Online: Outubro 06, 2011, 02:35:12 am »
Sinceramente... Vocês precisam de "mecanicas de interpretação"?

Mecanicas de Interpretação??????????
Serio isso?

Por que pra mim só preciso de um sistema de pericias (emular os conhecimentos dos personagens) e mais nada, talvez uma pequena melhoria na mecanica de rituais
Do mais...Pra que droga eu preciso de regras para interpretar meu personagem
"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância."
"Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância."

                                                        Sócrates

Re:[4e] Salvação?
« Resposta #221 Online: Outubro 06, 2011, 03:21:22 am »
O sistema poderia recompensar pela interpretação mais do que recompensa.

O esquema das duas classes sendo uma interpretativa e outra combativa seria interessante se o jogador upasse as duas em níveis distintos, afinal por que um diplomata renomado ganharia bônus em combate (1/2 nível) se nunca entra em combate?

Re:[4e] Salvação?
« Resposta #222 Online: Outubro 06, 2011, 03:54:01 am »
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O sistema poderia recompensar pela interpretação mais do que recompensa.

D&D felizmente nunca entrou na vibe de "Suborno por Interpretação". E espero que não entre nessa por um bom tempo. Ainda mais se o suborno pela interpretação é "mais poder para o personagem".

Contudo, isso não quer dizer que eu me oponho por completo a isso. Houses of the Blooded e seus Style Points e mesmo D&D com Action Points mostram boas recompensas (que independem do poderio do personagem) que podem ser dadas para incentivar certos comportamentos esperados para o jogo (por exemplo, em Houses, Style Points são ganhados por agir como um personagem romântico trágico. D&D seria para agir como um "Herói").

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O esquema das duas classes sendo uma interpretativa e outra combativa seria interessante se o jogador upasse as duas em níveis distintos, afinal por que um diplomata renomado ganharia bônus em combate (1/2 nível) se nunca entra em combate?

Mas... situações sociais não são mais ou menos interpretativas que combates. Essa dicotomia é absurda.

Offline Malena Mordekai

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #223 Online: Outubro 06, 2011, 06:27:54 am »
E com certeza eu interpreto melhor em combate no 4e do que em outros sistemas.
Eu sentia falta disso nas outras edições, ela me estimula a ser meu personagem, em vez de ando e bato.
DEVORAR PARA DECIFRAR
DEVOUR TO DECIPHER

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interesses rpgísticos atuais: FATE, DnD 5e, GUMSHOE System, DnD 4e, Storytelling System (CoD), Powered by the Apocalypse, UNSAFE

Re:[4e] Salvação?
« Resposta #224 Online: Outubro 06, 2011, 07:37:16 am »
Bom, o Monte Cook disse que sentia arrependimento de ter feito um sistema assim...


...mas nada impede que uma série de cheques faça ele voltar atrás.

prefiro acreditar que não vão fazer isso de novo

Mas... situações sociais não são mais ou menos interpretativas que combates. Essa dicotomia é absurda.

Sim, mas ainda existem muitos mocorongos que a usam pra dizer: "hur dur D&D é wargame sem interpretação" (eu conheço uns cinco que dizem isso, e advinha qual é o sistema favorito deles ? )
« Última modificação: Outubro 06, 2011, 07:42:19 am por Sidney »
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