Sobre spam: tchê, já não é justamente isso que ocorre na 4e agora? Não é spam repetido de apenas UM golpe, mas sim de 2 ou 3... pra mim é tão chato quanto, porque cada rodada é muito parecida com a anterior. Todo personagem tem aqueles movimentos rígidos e previsíveis que são os ataques at will, repetidos todo combate, e isso consegue me entediar mais que os combates da 3e, não sei definir bem por quê.
EDIT: Comentando com o pessoal no chat, me dei conta que talvez isso se deva às classes serem tão parecidas umas com as outras, acaba ficando previsível e repetitivo muito rápido o que seus aliados vão fazer em cada rodada. Pra mim isso é chato.
O fato de ser obrigado a inventar desculpas ridículas pra explicar por que um salto triplo só pode ser feito de novo depois que dormir - mas hoje ainda posso fazer um salto quádruplo sem problemas! - é só a cereja do bolo.
nas poucas vezes em que joguei 4e eu nem esquentei a cabeça com isso
Sim, esse tipo de racionalização só é inventada em discussões na internet pra defender o sistema de poderes diários. Duvido muito que alguém use em jogo os exemplos que dá aqui.
Mas isso não é culpa do jogador, é só parte da segregação incentivada pelo sistema.
Existem duas dimensões paralelas na 4e, a "tela de batalha" e o resto do jogo. E o sistema tenta manter as duas tão separadas quanto possível. É por isso que ele dá a impressão de ser um ótimo jogo de tabuleiro misturado com um RPG quase freeform entre as lutas. Os poderes dos personagens são pensados apenas naquele formato rígido de "essa é uma das ações que você pode fazer em combate", e não têm quase nenhuma ligação com o mundo de jogo.
Não que isso seja necessariamente ruim. Muita gente gostou, muita gente continua gostando, muitos já enjoaram... Eu não gostei, mas deixo claro que é porque PRA MIM um RPG que se foca apenas em combate não tem muita graça. Prefiro combates de videogame, onde não preciso ficar calculando PVs e anotando efeitos nos personagens, o computador já cuida dessa parte chata. Mas sei que isso é só uma das formas de gostar de RPG, não uma lei divina.
PRA MIM o RPG tem um apelo muito maior que o videogame justamente nas partes FORA do combate, onde os personagens têm muito mais liberdade pra explorar lugares fantásticos, interagir e modificar o mundo alternativo em que vivem. E nesses aspectos eu acho que a 4e foi totalmente desleixada. Deram toda a atenção a criar um sistema de combate fechadinho, padronizado e equilibrado... e esqueceram todo o resto.
Os poderes diários são uma ponta do Iceberg, mas não quero me apegar muito a eles na discussão. Porque, mesmo se não existissem, são só uma parte do paradigma que permeia a 4e como um todo, e não daria pra mudar isso com apenas duas ou três regras caseiras.