Autor Tópico: [4e] Salvação?  (Lida 79726 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline kinn

  • Abranubis
  • supreme sorcerer-psion multiclass
    • Ver perfil
    • Contos da Crisálida
Re:[4e] Salvação?
« Resposta #150 Online: Outubro 01, 2011, 11:26:33 pm »
De qualquer forma a ideia apresentada pode não ser a melhor, mas é um pensamento na tentativa disso.
Parece interessante. Gostaria de ver se ela poderia ser desenvolvida. Qualquer coisa que melhore essa quebra nas perícias poderá tornar os atributos mais importantes e não meros enfeites como (Eltor) Macnol reclama.

Quiça se pudermos de uma só tacadas resolver os problemas que cercam o skill challengers será um triunfo duplo pro uso do sistema.

Na minha mesa a ranger que se separou do grupo de passou um nível inteiro só no skill challenger acabou virando cozinheira profissional e mudou bastante o rumo esperado da aventura. Enquanto trouxe um elemento inesperado divertido (ela foi criando uma espécie de rede de restaurantes enquanto migrava entre cidades procurando por parentes) e eram misturados elementos de skill challengers, puzzles (pra justificar a criação de novos pratos) e elementos puramente interpretativos.

Era bem desafiador fazer as sessões dessa personagem. Pena que o desgosto da mesa como um todo pela 4e e amor quase irracional pela 3.5 acabaram por fazer eles perderem o ânimo pelo jogo (e esgotar o meu num processo de mão dupla). Mas foi uma maravilha para criar plots entrelaçados.
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Offline Agnelo

  • Pai
  • O que se escreve num campo desses?
    • Ver perfil
Re:[4e] Salvação?
« Resposta #151 Online: Outubro 03, 2011, 09:48:06 am »
http://www.dragonlanceforums.com/forums/showthread.php?21813-Interview-with-WoTC-CEO&s=fc01e0b558d218899624e9463779ea7e&p=491745#post491745

Será que é quente isso? O que esperar de uma quinta edição com o Monte "3e era desequilibrado mas era de propósito" Cook?
Eu amo você. Tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.

Re:[4e] Salvação?
« Resposta #152 Online: Outubro 03, 2011, 11:21:05 am »
Volta de Prestige Classes e Magias por dia por nível :P

Re:[4e] Salvação?
« Resposta #153 Online: Outubro 03, 2011, 12:01:07 pm »
eu gosto das classes de prestigio. não me incomodaria se elas voltassem
War never changes

Offline Vincer

  • Silva.
    • Ver perfil
Re:[4e] Salvação?
« Resposta #154 Online: Outubro 03, 2011, 01:05:55 pm »
Demorei pra chegar na página 11. Só vou falar umas coisas de páginas atrás... mas no geral faço coro com o Eltor.

Citar
Vampiro a Máscara fazia isso com os clãs, Cebolituz. E o jogo normalmente degringolava para o grupo se matando entre si.

Porque você está ignorando todos os outros aspectos do design. O caso do vampiro não prova que 'fluff não importa, jogadores vão detornar', de modo algum. É um jogo que incentiva os jogadores a serem de diferentes facções QUE SE DÃO RASTEIRA O TEMPO TODO, o tempo todo reforçando o tema de conflito interno, INDIVIDUALISMO e que vampiros não são flores a se cheirar. Junte isso com regras facilmente quebráveis e ter armas apelonas na lista de equipamentos(e... katanas) e o prato está completo.

Aconteceria o mesmo se nas regras não desse para apelar, para 'ownar'? Se o jogo não fortalecesse tanto a sensação de que vampiros são 'acima do bem e do mal', 'pisam facilmente nos meros mortais'? Por que num jogo como d&d alguém chega e diz 'mas esse fluff depende do cenário, não precisa vir no livro de jogo' mas não parece aplicar a mesma filosofia em outros casos? Caso do vampiro: precisava listar tantas armas? Se não era o foco do design, elas bem que podiam ficar 'se o narrador quiser, ele que faça' não?

Estar ou não no livro faz muita diferença. Mesmo caso o fluff(ou falta de) em d&d.

'Eu mudei de edição e continuo contando as mesmas histórias de antes'- Parabéns campeão! Você é um dos veteranos; Você tem toda essa rica bagagem e pegou o que importou do novo sistema o crunch enxuto, e isso só adicionou a sua mesa.

Aconteceria o mesmo se fosse um novato? Se o primeiro contato com o jogo fosse fluffless? É uma questão até mesmo de subjetividades. São pequenos detalhes que afetam a impressão causado pelo primeiro olhar, e para um novato, que afetam suas primeiras interações.

Fazendo um exercício rápido, o que é mais provável de um novato que comece rpg pela 4e, e lendo o livro?
-Descrições em primeira pessoa e um bg além de uma frase?
-Descrições destacadas, 'eu pergunto isso, eu tento enrolar o guarda'?

Quando eu escrevo minhas opiniões algumas pessoas têm a impressão de que eu sou um total grognard enroleplay all-the-way e isso não é verdade; Há uma diferença entre monólogos elaborados e vestir um pouco mais o personagem. A nova edição falha em passar todo esse potencial do jogo para quem está chegando.
As pessoas avaliam o que a nova edição trouxe a suas mesas e chamam isso de avaliar o jogo. São coisas bem distintas. Olhar para a 4e isoladamente deixa claro que algo está faltando. Ela falha em passar certas mensagens, em introduzir os jogadores a certos conceitos. Combate por combate jogos eletrônicos podem fazer muito mais, mais rápido e sem ter que ficar anotando nada.

Citar
D&D tem o objetivo de contar histórias fantasticas, como foco especial nos feitos dos personagens e no que eles podem fazer. Em detrimento de quem eles são.(...)
(...)O que não se espera de D&D são incríveis intrigas políticas, personagens extremamente profundos e cheios de Dramas pessoas e motivações conflitantes. Você pode até ter isso se quiser, mas não é o foco do jogo, ele não foi feito pra isso, pra isso existem jogos muito melhores.

Então, para o D&D, o que é mais importante? O batalha épica com o dito Dragão ou os dramas pessoais de Quem matou esse dragão?

Totalmente certo no que é o foco do d&d e no que não é. Só não venha comparar isso com  contar histórias fantásticas.
Até onde me lembre, todas essas histórias têm mais foco em personagens, política e dramas pessoais do que d&d passa e foca. Seja lendas, livros, outros jogos e até mesmo as diferentes encarnações de Conan, há diversos elementos que d&d deixa de fora. Essa é uma das minhas velhas implicâncias com o jogo, que dizem ser o ideal para X quando ele é ideal para uma pequena parte do X que é a porrada.

Se formos falar de histórias fantásticas, duelos e guerras se travam por questões como amor, desafetos entre irmãos e tal. A jornada sempre é sobre crescimento pessoal e descoberta(inclusive auto); E na maioria dos exemplos o herói se envereda em guerras e vira rei em algum momento. D&D funciona muito bem sobre uma estrutura de aventuras interligadas, mas fica meio fora da água no contexto de guerras, e não tem nenhum esforço ou suporte para manter a estrutura do grupo organizada e o jogo rodando se um por exemplo se tornasse rei... o jogo nem comenta sobre qualquer aumento de poder nesse sentido, nem mesmo ser um cavaleiro dono de terras.

Se é divertido jogar esse tipo de coisas? Quem já jogou sistemas feitos para suportar isso(ex: pendragon) pode afirmar que sim... mas ainda assim é um estilo de jogo e não quer dizer que deva ser o predileto de todos. Não é bem esse o ponto da questão. D&D não mais se esforça em emular esse gênero, não mais se esforça em dar nada além do combate.
Em edições anteriores ele tentava; O motivo do guerreiro ganhar um forte e seguidores por exemplo, ou até mesmo do mago ficar mais poderoso em níveis altos. Não me entendam mal, era horrível; Se falharam em simular o gênero e se o jogo quebrava isso não é culpa do gênero. Ao invés de d&d tentar se tornar melhor no que tentava fazer, ele cada vez mais foi jogando fora elementos e ficando com o osso, a única coisa sólida que tinha dado mais ou menos certo na edição anterior.

Foi assim da segunda para a terceira. E da quarta para a terceira. Só entre a primeira e a segunda(quatro na verdade, as duas tiveram advanceds) dá para enxergar um amadurecimento de um jogo barebones que saiu de um improviso de wargame tentando englobar mais coisas e simular mais histórias... E sinceramente, com grande sucesso. Eu sempre detestei as edições antigas, mas elas eram o sucesso que a 3e foi e até mais do que a 4e é. Para época foi um sucesso.

Com o tempo as falhas ficam mais e mais evidentes, mas ao invés de tentarem melhorar o d&d tem seguido a filosofia 'vamos jogar fora e melhorar o que tinha dado certo'. No sério, em design essa filosofia é uma valiosa ferramenta... como outras ferramentas. Nem sempre jogar fora é o caminho ideal. Jogue coisas demais fora e sobra algo árido. Sempre há o risco de tirar o que definia a coisa, o que a tornara interessante na primeira vez.

Tá tudo se repetindo. Se repararem nas colunas, cogitaram jogar fora skills de uma vez por toda. É como se um aluno indo mal numa matéria desistisse dela e todas as outras que não tirou 9, estudando todo o dia numa única matéria para tirar 10. E ainda assim corre o risco de não conseguir, o que cai na prova é sempre uma surpresa... e tirar 10 numa matéria não quer dizer que vá passar de ano. D&D é assim. O 10 que querem tirar é meio incerto, pode não agradar todos os fãs e no final das contas o jogo deixa de evoluir o que poderia ter evoluído MUITO em todos esses anos, se dedicasse a mesma atenção e cuidado ao que tinha conquistado antes e só precisava melhorar.

E o combate do jogo é tão bom assim? Sim e não. É uma diversão passageira. Se reparar, todo mundo que gostou da 4e está enjoando... o que não acontecia dessa forma em outras edições. É o preço a se pagar com esse tipo de design 'duro'(poderes bem definidos, tudo através de poderes). Quanto mais seguirem essa filosofia, mais evidente e rápido isso vai acontecer. Uma hora fica repetitivo.

Por um lado foi uma boa decisão, a melhor para a wizards: ela pretende lançar edições em intervalos de tempo programados. Melhor se os jogadores enjoaram da anterior para lançar a nova. Eles se inspiraram sim em MMOS no novo d&d mas o pessoal falha em perceber onde se inspiraram; Não é necessariamente nas mecânicas, é na estrutura. Quando os jogadores estão começando a perceber as partes rasas e repetitividade, sai um novo update, e quando updates não dão mais sai um novo jogo. A wizards só tem falhado num ponto essencial... repetitividade é benéfica num mmo onde tempo é dinheiro e pagam mensalidades. Tentaram alcançar isso com o insider... mas é só observar o quanto a 4e atraiu novos jogadores de verdade. No final das contas é tentar empurrar um esquema desnecessário sobre fãs que já são fiéis. A nova geração ainda vai preferir o eletrônico.

D&D ainda é top e vai continuar por um tempo, talvez um bom tempo. Ele vive da bagagem acumulada, dos fãs acumulados. Isso é um fenômeno comum em praticamente tudo: grande parte do charme do d&d(comparado a outros rpgs) é estar jogando 'o que geral também joga' e encontrar um rpgista e falarem a mesma língua. Mas fazendo um paralelo com outros jogos(não de rpg) e mídias que se apoiaram demais nesse fenômeno, chega uma hora que isso não vai funcionar mais.
A wizards não é estúpida. Ela não faz modificações que inflamam os fãs mais antigos simplesmente porque gostam; Eles sabem que precisam inovar e atrair novo público. Só falham em tentar imitar parte do que dá certo fora do rpg, esquecendo de investir nas cartas realmente fortes do seu baralho, o que os outros jogos não conseguem se equiparar ao rpg.

Eu não tinha feito um post gigante desde que voltei. Esse foi só para oficializar e matar a saudade XD

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:[4e] Salvação?
« Resposta #155 Online: Outubro 03, 2011, 01:20:07 pm »
http://www.dragonlanceforums.com/forums/showthread.php?21813-Interview-with-WoTC-CEO&s=fc01e0b558d218899624e9463779ea7e&p=491745#post491745

Será que é quente isso? O que esperar de uma quinta edição com o Monte "3e era desequilibrado mas era de propósito" Cook?

Acho que já tava bem óbvio há tempos que a 5e tá no forno. E considerando o "backlash" que a 4e teve e a tentativa de retorno às origens dos Essentials... colocar o Monte Cook de volta no comando não surpreende nada.

Volta de Prestige Classes e Magias por dia por nível :P

Prestige Classes pareciam um conceito legal à primeira vista... mas se tornaram uma quimera diabólica com o tempo.
Magias por dia me incomodam do mesmo jeito que poderes por dia. Quer dizer, um milésimo menos, porque pelo menos são EFEITOS ARCANOS MÍSTICOS BLÁBLÁBLÁ, e não "meu personagem só consegue dar esse salto triplo carpado seguido de chute uma vez por dia, e não mais que uma vez por dia... porque sim."

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:[4e] Salvação?
« Resposta #156 Online: Outubro 03, 2011, 01:23:54 pm »
Tudo menos classes de prestígio. A maioria era somente de híbridos de classes básicas muito parecidas ou muito destoantes para se fazer multiclasse, com uns nomes pouco inspirados, visando satisfazer os combeiros de plantão e evitar os bônus alquebrados de BBA e resistências causados por ter níveis em várias classes.

Sem contar os casos em que na preguiça de inventarem habilidades interessantes, escreviam uma descrição boba e empurravam umas 3 ou 4 conjurações diárias como habilidades similares à magia. Triste.

Re:[4e] Salvação?
« Resposta #157 Online: Outubro 03, 2011, 02:12:50 pm »
Prestige Classes pareciam um conceito legal à primeira vista... mas se tornaram uma quimera diabólica com o tempo.
Magias por dia me incomodam do mesmo jeito que poderes por dia. Quer dizer, um milésimo menos, porque pelo menos são EFEITOS ARCANOS MÍSTICOS BLÁBLÁBLÁ, e não "meu personagem só consegue dar esse salto triplo carpado seguido de chute uma vez por dia, e não mais que uma vez por dia... porque sim."
Já magias por dia/por nível me incomodam mais, por que tu tem umas 4 classes com uma lista imensa de poderes. Na 4e pelo menos todo mundo chega ao máximo a 3 poderes por dia, salvo alguma exceção (tipo o Grimório do mago).

Offline Rain

  • “Nada é verdade, tudo é permitido”.
    • Ver perfil
Re:[4e] Salvação?
« Resposta #158 Online: Outubro 03, 2011, 04:44:49 pm »
Novamente discordo Vincer
Você me disse que só jogo assim por que já sou um jogador veterano e tudo o mais (concordo)

O que você esqueceu-se de mencionar é que o jogador iniciante provavelmente não ira procurar o jogo/hobby do RPG sem um grupo de jogo ou jogador mais experiente, ou normalmente ele é apresentado ao jogo por varias outras fontes/mídias alternativas (Internet, quadrinhos, livros e filmes) e já começa sua jornada de descobrimento do jogo com certa bagagem de conhecimento

Um iniciante normalmente é incentivado a jogar de acordo com o tipo de grupo que ele começou a jogar

Em um dos grupos que costumo jogar, temos alguns iniciantes (dois na verdade) eles começaram na 4th edição de D&D (Em 2008), vamos analisar personagens construídos pelos mesmos, vamos ver se os livros da 4th edição + livros de cenário + mestre exigente + bagagem de conhecimento prévio nos permite criar (de acordo com vocês bolas de combate e nada mais).

Personagem 1 – Eberron D&D 4e
(click to show/hide)

Personagem 2 – M&M 3e paragons
(click to show/hide)

E lógico que o mestre ajudou na criação dos dois personagens, mais perceba bem como um iniciante esta jogando hoje em dia

Eu me lembro da época que comecei a jogar (AD&D) e meus personagens ironicamente possuíam a profundidade de um pires e os caras que começaram com D&D 4e criam personagens como Wesley Wallace e Draken Griss
Estranho não? Qual  seria a explicação disso? Não seria maturidade do Hobby?

Obs: Este assunto de poderes diários já foi amplamente discutido na Spell antiga, pelo amor de zeus  :bwaha:
Obs 2: O sistema de atributos da 3e e extremamente semelhante ao da 4e, nos dois sistema pode-se eliminar facilmente os atributos e se utilizar apenas os modificadores (M&M 3e) .
Obs3: As pessoas ficaram de saco cheio da 4e (eu incluso) pós essentials, foi o design essentials que acabou com o sistema e nos levou a erratas absurdas, fluff gordo e desnecessario, crianção de varias classes inuteis, talentos obsoletos e coisas do tipo
"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância."
"Existe apenas um bem, o saber, e apenas um mal, a ignorância."

                                                        Sócrates

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:[4e] Salvação?
« Resposta #159 Online: Outubro 03, 2011, 05:08:51 pm »
Deixa eu ver se entendi: o Eltor tá reclamando de poderes diários, porque magos podem ("magic ain't gonna explain shit") mas mundanos não deveriam ter especiais diários ou de encontro porque... não são magia?

Foi isso que eu li?

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Offline Ciggi

  • Vénis Pagina
  • Enviado do meu PC
    • Ver perfil
Re:[4e] Salvação?
« Resposta #160 Online: Outubro 03, 2011, 05:19:28 pm »
Que eu entendi Eltor ta reclamando de qualquer habilidade que se pode usar uma vez por tempo fixo. Sej mágia, poderes diários, etc...

Offline Metal Sonic

  • 天元突破グレンラガン
  • "WHO THE HELL YOU THINK I AM?"
    • Ver perfil
Re:[4e] Salvação?
« Resposta #161 Online: Outubro 03, 2011, 05:41:55 pm »
Eu não gosto muito do modelo A Vontade/Encontro/Diário, acho que seria mais legal A Vontade/Encontro/Aventura,Cena,etc.
"My drill is the drill that will pierce the heavens!"

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:[4e] Salvação?
« Resposta #162 Online: Outubro 03, 2011, 06:26:40 pm »
Deixa eu ver se entendi: o Eltor tá reclamando de poderes diários, porque magos podem ("magic ain't gonna explain shit") mas mundanos não deveriam ter especiais diários ou de encontro porque... não são magia?

Foi isso que eu li?

Sim, foi isso que você leu.

Mas não foi o que eu disse.

Pense nisso.  ;)

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:[4e] Salvação?
« Resposta #163 Online: Outubro 03, 2011, 06:29:40 pm »
Cara, por mim usa-se uma reserva (geral) de fadiga. Mas os grognards falam (vide fóruns da wizards) que mundanos não precisam/podem/devem ter reserva de fadiga, senão fica "anime demais"... e aí?

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Offline Ciggi

  • Vénis Pagina
  • Enviado do meu PC
    • Ver perfil
Re:[4e] Salvação?
« Resposta #164 Online: Outubro 03, 2011, 06:38:50 pm »
Cara, por mim usa-se uma reserva (geral) de fadiga. Mas os grognards falam (vide fóruns da wizards) que mundanos não precisam/podem/devem ter reserva de fadiga, senão fica "anime demais"... e aí?

Reserva de fadiga (ou qualquer coisa que o valha, mana?) E ColdDowns? :D