Eu não acho que a 4ed precise de uma salvação, muito pelo contrário, basta continuar na caminho que esta.
Vejam a qualidade dos lançamentos mais atuais da Wizards, depois de terminar de ler o Monster Vault: Threats to the Nentir Vale e começar a ler o Neverwinter Campaing Setting, fiquei com uma impressão muito positiva do caminho atual do D&D.
Eu leio e jogo a 4ed desde seu lançamento em 2008, e, verdade seja dita, por mais interessante e bem feito que fosse o sistema, a redação dos livros era bem pouco impressionante (Salvo poucas exceções como o DMG).
O PHB era pouco evocativo, quase nenhum "fluffy", e meio que partia do princípio de que o leitor já jogava RPG.
O MM e os Adventurer's Vaults eram listas úteis de monstros e itens mágicos, mas só, listas.
O Forgotten Realms Campaing Guide... é até dificil falar desse. Meu problema não foi nem com a Spell Plague ou o avanço de 100 anos na cronologia, mas sim com a forma como isso tudo foi apresentado, num livro mau escrito, enfadonho e com cara de Atlas de Geografia.
Em fim, apesar do sistema de regras fantástico, as primeiras publicações da 4ed eram fracas em tudo que não fosse, enfim, regras.
Isso, na minha opinião, acabou fomentando mais do que qualquer outra coisa a chamada Guerra das Edições, os livros não tinham a qualidade que deveriam e falharam em capturar a imaginação de muita gente. No Brasil (e lá fora também), muita gente julga a edição inteira por esses primeiros passos.
Sinceramente, acho que isso mudou.
Recentemente li o Rules compendium. Fiquei impressionadno. Eu esperava nada alem de um livro com todas as regras do sistema, mas acabei encontrando um excelente livro de Regras.
É bem escrito, evocativo, tem quantidades razoáveis de fluffy, fala sobre o que é RPG e como jogá-lo, e o tempo todo mantem o foco na interpretação e narrativa. É um livro que incentiva ideias criativas dos jogadores (basta ver o capítulo de perícias), que não assume que o leitor é um jogador de longa data, e que, mais importante do que tudo isso, é gostoso de ler, muito mais do que o PHB.
E esse é um livro de REGRAS!
O resto da linha essentials agrada da mesma forma, tantos os livros dos jogadores quanto os para o DM.
O Monster Vault é um bestiário fantástico, e a inclusão das Tokens facilita demais o jogo.
Poxa vida, o Nentir Vale é ótimo, em poucas páginas apresenta não só um dos melhores bestiários que já li, mas também um mini cenário de campanha que incita vontade de jogar e criar histórias. (Farei uma resenha/análise dele em algum momento).
Emfim, é só minha opinião, mas acho que o D&D deu uma guinada certeira em direção a qualidade, seja nos livros que tem publicado seja no material do DDI.
Resta saber se a vinda do Cook vai contribuir pra esse fenomeno, mas, sinceramente, acho qeu vai.