Autor Tópico: [4e] Salvação?  (Lida 96739 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:[4e] Salvação?
« Resposta #15 Online: Setembro 22, 2011, 05:20:34 pm »
Tu está certo. Eu li este volume, e por isso costumo fazer a associação com o autor errado. E realmente, sem as moças do DiTerlizzi, Planescape não é o mesmo.

E usei paradigma como sinônimo de padrão, modo. Para mim é uma palavra qualquer. Mas vamos seguir porque este não é o mérito da discussão.
« Última modificação: Setembro 22, 2011, 08:57:56 pm por Heirot »

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:[4e] Salvação?
« Resposta #16 Online: Setembro 29, 2011, 11:09:12 am »
O Cook postou uma Legends and Lore sugerindo uma percepção passiva para evitar rolagens e atrasar o jogo, e graduações de perícia em nomes, não em números.

Uma forte indicação de que o cara não saca lhufas de 4e, porque o sistema de percepção já é passivo assim, e graduações com nome são uma ideia meio boba se o resto do sistema não acompanhar.

http://www.wizards.com/DnD/Article.aspx?x=dnd/4ll/20110927

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:[4e] Salvação?
« Resposta #17 Online: Setembro 29, 2011, 11:48:38 am »
Sei lah, parece que D&D tah precisando de sangue novo...
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:[4e] Salvação?
« Resposta #18 Online: Setembro 29, 2011, 11:53:57 am »
Então porque chamar os dinossauros das regras?

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Offline Smaug

  • [Mensagem pessoal - altere no seu perfil!]
    • Ver perfil
Re:[4e] Salvação?
« Resposta #19 Online: Setembro 29, 2011, 12:01:34 pm »
Nome, as pessoas vão comprar e aceitar as coisas que ele fala pq é o Monte Cook... acho que ele teve o tempo dele e fez um bom trabalho na 3.x, mas agora é hora de gente nova...
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Offline kinn

  • Abranubis
  • supreme sorcerer-psion multiclass
    • Ver perfil
    • Contos da Crisálida
Re:[4e] Salvação?
« Resposta #20 Online: Setembro 29, 2011, 12:06:36 pm »
Se for usar gente antiga, que usem quem ao menos saca das regras ¬¬
Cadê os caras que trabalhavam no início da 4e e foram dispensados? Traz eles de volta.
Pesquisas provam:
(click to show/hide)

Offline Metal Sonic

  • 天元突破グレンラガン
  • "WHO THE HELL YOU THINK I AM?"
    • Ver perfil
Re:[4e] Salvação?
« Resposta #21 Online: Setembro 29, 2011, 12:08:29 pm »
Eu sinceramente não tenho uma perspectiva otimista com a 5ª.
"My drill is the drill that will pierce the heavens!"

Re:[4e] Salvação?
« Resposta #22 Online: Setembro 29, 2011, 12:14:49 pm »
Pelo que eu entendi lendo, ele tava descrevendo a 1e, e disse que que o elfo e o ladino tinha "percepção passiva", que seria interessante anotar o "nível de graduação" do ladino e do elfo para que ele pudessem achar portas secretas e etc sem rolagem de dados, e outras coisas sobre explorar masmorras com o mínimo de rolagem de dados possível.

E o que isso tem a ver com a 4e? Ao meu ver, nada. Talvez ele queira estar fazendo a ponte para os oldschool verem que a 4e ainda é D&D, só que melhorado. Mas eu não sei mesmo o que ele quis dizer.

O Cook escreveu muito, mas não disse nada. Não falou o que ele vai fazer na WotC, nem o que ele pretende fazer, nem nada. Parece mais um post de blog do que "R&D".

Talvez queira dar uma de liso para não sair queimado com os oldschools, os newschools, os  essentialists ou os anti-essentialists.

Resumindo: não dá para ter muita noção do que o Monte vai fazer olhando só para esse artigo, e acho que era a intenção dele.

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:[4e] Salvação?
« Resposta #23 Online: Setembro 29, 2011, 01:03:52 pm »
« Última modificação: Setembro 29, 2011, 01:05:23 pm por Heirot »

Re:[4e] Salvação?
« Resposta #24 Online: Setembro 29, 2011, 02:39:03 pm »
Eu não acho que a 4ed precise de uma salvação, muito pelo contrário, basta continuar na caminho que esta.

Vejam a qualidade dos lançamentos mais atuais da Wizards, depois de terminar de ler o Monster Vault: Threats to the Nentir Vale e começar a ler o Neverwinter Campaing Setting, fiquei com uma impressão muito positiva do caminho atual do D&D.

Eu leio e jogo a 4ed desde seu lançamento em 2008, e, verdade seja dita, por mais interessante e bem feito que fosse o sistema, a redação dos livros era bem pouco impressionante (Salvo poucas exceções como o DMG).

O PHB era pouco evocativo, quase nenhum "fluffy", e meio que partia do princípio de que o leitor já jogava RPG.

O MM e os Adventurer's Vaults eram listas úteis de monstros e itens mágicos, mas só, listas.

O Forgotten Realms Campaing Guide... é até dificil falar desse. Meu problema não foi nem com a Spell Plague ou o avanço de 100 anos na cronologia, mas sim com a forma como isso tudo foi apresentado, num livro mau escrito, enfadonho e com cara de Atlas de Geografia.

Em fim, apesar do sistema de regras fantástico, as primeiras publicações da 4ed eram fracas em tudo que não fosse, enfim, regras.

Isso, na minha opinião, acabou fomentando mais do que qualquer outra coisa a chamada Guerra das Edições, os livros não tinham a qualidade que deveriam e falharam em capturar a imaginação de muita gente. No Brasil (e lá fora também), muita gente julga a edição inteira por esses primeiros passos.

Sinceramente, acho que isso mudou.

Recentemente li o Rules compendium. Fiquei impressionadno. Eu esperava nada alem de um livro com todas as regras do sistema, mas acabei encontrando um excelente livro de Regras.

É bem escrito, evocativo, tem quantidades razoáveis de fluffy, fala sobre o que é RPG e como jogá-lo, e o tempo todo mantem o foco na interpretação e narrativa. É um livro que incentiva ideias criativas dos jogadores (basta ver o capítulo de perícias), que não assume que o leitor é um jogador de longa data, e que, mais importante do que tudo isso, é gostoso de ler, muito mais do que o PHB.
E esse é um livro de REGRAS!

O resto da linha essentials agrada da mesma forma, tantos os livros dos jogadores quanto os para o DM.
O Monster Vault é um bestiário fantástico, e a inclusão das Tokens facilita demais o jogo.

Poxa vida, o Nentir Vale é ótimo, em poucas páginas apresenta não só um dos melhores bestiários que já li, mas também um mini cenário de campanha que incita vontade de jogar e criar histórias. (Farei uma resenha/análise dele em algum momento).

Emfim, é só minha opinião, mas acho que o D&D deu uma guinada certeira em direção a qualidade, seja nos livros que tem publicado seja no material do DDI.

Resta saber se a vinda do Cook vai contribuir pra esse fenomeno, mas, sinceramente, acho qeu vai.
 

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:[4e] Salvação?
« Resposta #25 Online: Setembro 29, 2011, 02:57:40 pm »
PHB não é um livro com fluff, ele é um livro de regras para jogadores. Todas as regras para os jogadores tão lá; em compensação, o DMG é um dos melhores livros de RPG já lançados até hoje, e continua sendo, abordando aspectos de mestrar E do fluff que apesar de ficarem implícitos anteriormente, nunca foram visitados.

Acho que um livro de regras deve... conter regras. Forgotten é um exemplo estranho justamente pelo peso enorme dos livros anteriores; compare ele com cenários que ficaram até melhor na 4e como Eberron ou que foram revitalizados SEM perder o foco, como Dark Sun.

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan

Re:[4e] Salvação?
« Resposta #26 Online: Setembro 29, 2011, 03:07:26 pm »
O PHB é um livro para jogadores, com material para jogadores. Por isso só tem descrições mais detalhadas de divindades "para jogadores", enquanto as "antagonistas" só são citadas.

O DMG, contudo, traz essas divindades e as explica, e ainda mostra uma que nem aparece no PHB.

De que adianta mostrar o símbolo de Bane e ter poderes de Canalizar Divindade, se em principio ele e seus cultos vão ser antagonistas, que não usam as mesmas regras para jogadores?

Em uma resenha, eu vi uma crítica ao fato de itens mágicos estarem no PHB. Eu achei infeliz. Por que os itens mágicos são de interesse dos jogadores, e só.

Agora, artefatos, que são ferramentas do mestre, estão no DMG.

É uma questão de design. O Mestre vai ler ler o DMG, os jogadores vão fazer seus personagens com o PHB, e vão aprender com o mestre. E encher o saco dele querendo itens mágicos ou serem clérigos de Bane :b

Offline Macnol

  • The Eltor
  • Admin
  • GW2 fanboy
    • Ver perfil
    • True spell!
Re:[4e] Salvação?
« Resposta #27 Online: Setembro 29, 2011, 03:40:16 pm »
Lumine, já te vi repetir esse mantra de "PHB tem que ser um livro só de regras" à exaustão, e continuo discordando totalmente. Isso não é desculpa para ser um livro seco e sem graça de ler. O SRD, sim, mas o PHB não. Ele tem o papel importantíssimo de ser o cartão de visitas para o jogo, inspirar e convencer os jogadores que o sistema é legal.

O Guilherme expressou muito bem a reação que eu tive com a 4e no lançamento... e me convenceu a dar uma olhada no Rules Compendium.

Offline Heitor

  • Demagogo
    • Ver perfil
Re:[4e] Salvação?
« Resposta #28 Online: Setembro 29, 2011, 03:52:21 pm »
Vale lembrar que Threats of the Nentir Vale e Neverwinter são 'pontos de luz' pós-Essentials, do qual só é realmente ótimo o Monster Vault. Porque Rules Compendium é nada mais que uma reedição de PHB e DMG, sem as classes.

Offline Lumine Miyavi

  • Multiprocessador Walita
  • Passou da muralha, beyblade estraçalha.
    • Ver perfil
    • Phieluminando
Re:[4e] Salvação?
« Resposta #29 Online: Setembro 29, 2011, 03:59:23 pm »
Se os livros fazem a divisão de "esse livro tem as regras pros jogadores e aquele material para o mestre", a reclamação dele cumprir o que é proposto é mera questão de gosto pessoal.

O fato do livro ser seco e sem graça? Não discordo disso; o livro é pobre em fluff ao mesmo tempo que é repleto de informações úteis ao jogadores que antes tinham que garimpar 3 livros diferentes pra construir personagens acima do primeiro nível. (Vide o talento Liderança cuja descrição na 3.0 literalmente um é "Veja isso no livro do mestre!") Não é o "end all",  mas é um passo na direção certa.

E nem sempre adicionar fluff melhora tudo, vide a linha Essentials com o fluff obeso.

Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar Atual: Levi, Attack on Titan