Autor Tópico: [4e] Salvação?  (Lida 78864 vezes)

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Offline Ciggi

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #45 Online: Setembro 29, 2011, 09:36:45 pm »
Meus dois centavos sobre a saga do D&D.

Me sinto perdido com duzias de suplementos caindo a cada mês no meu colo, e mesmo eu gostando de um livro mais direto sobre as regras, como era o SRD (peguei nele esses dias arrumando aqui), acho que tem que ter um certo limite. Gosto de fazer minhas aventuras bem controladas e era difícil fazer isso com um livro por mês saindo e mudando um monte de coisas.

Outro ponto é que, acho eu, o 4Ed tentou forçar MUITO a barra pro MMO. Sério, todo mundo sabe que gosto de MMO, mas tem certos aspectos que tenho lido ali (e pode ser impressão minha já que não conheço quase nada de 4Ed) que achei muito "Ei, isso funciona no MMO vamos copiar". Talvez o que eu sinta falta é da criatividade do D&D. Gosto de ver saídas mais simples e elegantes, e algumas partes da ficha de D&D são tão complicadas pra mim que penso em ir ler GURPS. :P

Em resumo, antes eu tinha certa facilidade em mostrar uma ficha pra qualquer jogador hoje não consigo EU mesmo identificar algumas coisas numa ficha de 4Ed. Sem contar em coisas redundantes, que acabam agregando informação desnecessária (Tu precisa de um cara pra levar porrada, um pra curar, e um pra bater, isso pra citar um exemplo)

Eu ate ia me aventurar mais nos mundos misteriosos de 4ªEd, mas meu tesão morreu quando falaram sobra uma possível 5ªEd.

Re:[4e] Salvação?
« Resposta #46 Online: Setembro 29, 2011, 09:42:50 pm »
do tal fluff será que seria aquela ambientação e clima todo que fazem o WoD? Será que as classes poderiam ter mais fluff e no início de cada capítulo uns contos evocativos sobre uso de perícias, talentos e poderes? Seria algo assim?

Offline Smaug

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #47 Online: Setembro 29, 2011, 09:52:44 pm »
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do tal fluff será que seria aquela ambientação e clima todo que fazem o WoD? Será que as classes poderiam ter mais fluff e no início de cada capítulo uns contos evocativos sobre uso de perícias, talentos e poderes? Seria algo assim?
Eu acho isso uma tremenda encheção de linguiça pra um livro básico... principalmente se ele não trata de um cenário especifico...
This happens all the time. No matter how epic the battle, once begun, the thing sounds more or less like a bingo game: People shout out numbers and other people get excited about them.

Offline Lumine Miyavi

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #48 Online: Setembro 29, 2011, 10:12:34 pm »
Outro ponto é que, acho eu, o 4Ed tentou forçar MUITO a barra pro MMO. Sério, todo mundo sabe que gosto de MMO, mas tem certos aspectos que tenho lido ali (e pode ser impressão minha já que não conheço quase nada de 4Ed) que achei muito "Ei, isso funciona no MMO vamos copiar". Talvez o que eu sinta falta é da criatividade do D&D. Gosto de ver saídas mais simples e elegantes, e algumas partes da ficha de D&D são tão complicadas pra mim que penso em ir ler GURPS. :P

Em resumo, antes eu tinha certa facilidade em mostrar uma ficha pra qualquer jogador hoje não consigo EU mesmo identificar algumas coisas numa ficha de 4Ed. Sem contar em coisas redundantes, que acabam agregando informação desnecessária (Tu precisa de um cara pra levar porrada, um pra curar, e um pra bater, isso pra citar um exemplo)

Eu ate ia me aventurar mais nos mundos misteriosos de 4ªEd, mas meu tesão morreu quando falaram sobra uma possível 5ªEd.
Cara, lembre-se que os MMOs pegaram coisas de D&D que funcionavam e trabalharam em cima. É um tipo de ciclo.

E sobre um cara pra levar porrada, um pra curar, vai dizer que isso é novidade da 4e? Não existia o "arquétipo" do grupo que eram EXATAMENTE os 4 papéis (clérigo, mago, guerreiro, ladino / ladrão)? Então, a única coisa realmente 'feia' foi falar abertamente que esses papéis existem.

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #49 Online: Setembro 29, 2011, 10:14:56 pm »
Então qual seria a solução ideal pra fluff num livro básico para que um novato não pense no jogo como "videogame de papel"?

Offline Heitor

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #50 Online: Setembro 29, 2011, 10:23:23 pm »
Piadinhas cassarísticas a cada parágrafo. Com direito a muitas fêmeas insetóides e reptilianas com peitões.

Offline Ciggi

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #51 Online: Setembro 29, 2011, 10:28:30 pm »
Cara, lembre-se que os MMOs pegaram coisas de D&D que funcionavam e trabalharam em cima. É um tipo de ciclo.

Sim, de fluff. Não lembro de ter visto MMO algum copiar matemáticas de RPGs. Esse é meu ponto. Não sou contra o ciclo, sou contra não trabalharem isso e dar uma impressão de copia pura.

E sobre um cara pra levar porrada, um pra curar, vai dizer que isso é novidade da 4e? Não existia o "arquétipo" do grupo que eram EXATAMENTE os 4 papéis (clérigo, mago, guerreiro, ladino / ladrão)? Então, a única coisa realmente 'feia' foi falar abertamente que esses papéis existem.

Sim, o problema é que lá no PHB tem 4 arquétipos, quando o necessário (básico) é só 3. Não que não possa ter outros, mas se eles se propões a fazer um jogo mais direto, então isso é informação desnecessária.

Offline Lumine Miyavi

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #52 Online: Setembro 29, 2011, 10:58:11 pm »
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Não lembro de ter visto MMO algum copiar matemáticas de RPGs. Esse é meu ponto. Não sou contra o ciclo, sou contra não trabalharem isso e dar uma impressão de copia pura.
Ciggy, é em teoria a coisa. Rolagem de acerto, rolagem de dano dentro de um limite, defesa passiva que subtraí dano, defesa ativa que serve pra evitar. Normalmente MMOs mantém tudo isso por debaixo dos panos, mas tá lá.

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Sim, o problema é que lá no PHB tem 4 arquétipos, quando o necessário (básico) é só 3. Não que não possa ter outros, mas se eles se propões a fazer um jogo mais direto, então isso é informação desnecessária.
...que 3 arquétipos?

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Offline Heitor

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #53 Online: Setembro 29, 2011, 11:14:59 pm »
Se os três presumidos forem Combatente, Especialista e Conjurador, estes são conceitos de personagem, coisa de fluffy, não papéis de combate, que são referentes a regras.

Re:[4e] Salvação?
« Resposta #54 Online: Setembro 29, 2011, 11:21:01 pm »
Em resumo, antes eu tinha certa facilidade em mostrar uma ficha pra qualquer jogador hoje não consigo EU mesmo identificar algumas coisas numa ficha de 4Ed.
Sim, por que a ficha da 3e era extremamente mais simples... exceto que não, não era.

Offline Lumine Miyavi

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #55 Online: Setembro 29, 2011, 11:24:51 pm »
3e era regular; escrota mesmo era a ficha de AD&D, onde a única coisa que seguia uma progressão 'adivinhável' era a TAC0 base do guerreiro (começa em 20 e diminui um por nível).

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Offline VA

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #56 Online: Setembro 29, 2011, 11:32:48 pm »
Cara, lembre-se que os MMOs pegaram coisas de D&D que funcionavam e trabalharam em cima. É um tipo de ciclo.

Sim, de fluff. Não lembro de ter visto MMO algum copiar matemáticas de RPGs. Esse é meu ponto. Não sou contra o ciclo, sou contra não trabalharem isso e dar uma impressão de copia pura.

E sobre um cara pra levar porrada, um pra curar, vai dizer que isso é novidade da 4e? Não existia o "arquétipo" do grupo que eram EXATAMENTE os 4 papéis (clérigo, mago, guerreiro, ladino / ladrão)? Então, a única coisa realmente 'feia' foi falar abertamente que esses papéis existem.

Sim, o problema é que lá no PHB tem 4 arquétipos, quando o necessário (básico) é só 3. Não que não possa ter outros, mas se eles se propões a fazer um jogo mais direto, então isso é informação desnecessária.

Minha resposta padrão:
http://adeptodoheroismo.blogspot.com/2011/05/por-que-o-movimento-de-pode-ser-bom.html


Mas sério, explica direito o que tu considera tão "MMO". É difícil imaginar, mesmo.

Offline Ciggi

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #57 Online: Setembro 29, 2011, 11:35:07 pm »
Ciggy, é em teoria a coisa. Rolagem de acerto, rolagem de dano dentro de um limite, defesa passiva que subtraí dano, defesa ativa que serve pra evitar. Normalmente MMOs mantém tudo isso por debaixo dos panos, mas tá lá.

Isso é basico Lu, não é "copia" de nada. Se o cara ataca ele tem que ter uma jogada pra ataque, uma pra defesa, dano, etc.

O que eu comentei é que no meu entender, podia ter sido feito um trabalho bem melhor ali. Quantas "erratas" tu já não viu por ae? Uma forma ou outra de melhorar uma regra, nego apagando isso ou aquilo porque não funciona bem? Acho que podia sim ter sido feito um trabalho melhor, não acho que foi ruim essa assimilação dos MMOs, pelo contrario, mas acho que foi mal feito, ou no minimo feito mas coxas.

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Sim, o problema é que lá no PHB tem 4 arquétipos, quando o necessário (básico) é só 3. Não que não possa ter outros, mas se eles se propões a fazer um jogo mais direto, então isso é informação desnecessária.
...que 3 arquétipos?

Tank, DPS, Healer. Li no Livro do Mestre que eles criaram um 4, um tipo de arquétipo pra rearrumar o cenário. Informação desnecessária entendeu? Podia ter ficado no básico que tava lindo.

Em resumo, antes eu tinha certa facilidade em mostrar uma ficha pra qualquer jogador hoje não consigo EU mesmo identificar algumas coisas numa ficha de 4Ed.
Sim, por que a ficha da 3e era extremamente mais simples... exceto que não, não era.

Não eram não. Mas eu lembro que entendi elas com MUITO mais facilidade do que as do 4Ed. E sou eu quem to falando que não entendeu, eu conheço o jogo e ainda assim me parece alienígena metade do que tem ali, uma capa de manga, tanta informação que não sei pra onde olho.

A reclamação não é da ficha em si, e sim da quantidade de regra desnecessária.

E ei, já que o 3Ed tinha a ficha zuado vamos manter assim nas próximas edições né?

3e era regular; escrota mesmo era a ficha de AD&D, onde a única coisa que seguia uma progressão 'adivinhável' era a TAC0 base do guerreiro (começa em 20 e diminui um por nível).

É vero, mas ainda assim mais fácil de mostrar. Isso faz isso, e aquilo aquilo. Da ultima vez que tentei entender a ficha do 4Ed eu me perdi umas duas vezes e fui obrigado e ver o livro básico e perguntar o Youkai o que algo era pq não tava claro. Claro, o basicão ta ali, mas se eu quero fazer algo eu TENHO que entender boa parte do resto do jogo.

Offline Ciggi

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #58 Online: Setembro 29, 2011, 11:42:32 pm »
Minha resposta padrão:
http://adeptodoheroismo.blogspot.com/2011/05/por-que-o-movimento-de-pode-ser-bom.html


Mas sério, explica direito o que tu considera tão "MMO". É difícil imaginar, mesmo.

Cara, eu não disse em momento ALGUM que é ruim essa troca de RPG e MMO. Sério, larga o sanguinosoio e lê com calma o que tenho escrito. Tu vai ver que minha critica é mais com uma quantidade absurda de material que na maior parte parece ser feito sem cuidado e mascarado com desenhos bonitos. (isso pra não contar que um acaba causando conflito com outro conforme a coisa anda)

Acho, na minha opinião, pessoal, intransferível, e magnânima, que qualquer boçal que tenha jogado AD&D e acompanhado o processo ate o 3Ed faria a mesma merda só que mais elegante e simples, sem contar que bem mais funcional.

Offline Macnol

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Re:[4e] Salvação?
« Resposta #59 Online: Setembro 29, 2011, 11:48:21 pm »
Smaug, eu... não sei como te convencer que o fluff da 4e é muito, muito pobre, e recebe um espaço minúsculo no livro, comparado com as pilhas de regras de leitura árida.
Provavelmente não conseguiria, e tu tem todo o direito de achar que a 4e é boa como está, então não vou tentar te forçar a mudar de opinião.



A comparação inevitável com MMOs se deve à transposição da mecânica de "Aggro" do WoW que foi embutida no Defender, na forma das Marks que forçam o alvo a atacar o "tank".

Inclusive, se você parar pra pensar, o papel de Controller provavelmente é o mais desprezado porque é o que foge da "santa trindade" de WoW (Tank, Healer e DPS = Defender, Leader e Striker). A popularidade elevada dos Strikers também espelha a predominância dos DPS em WoW...

Mas tem que deixar claro que o fato de ter mecânicas similares não é algo que condena o sistema a ser ruim. O problema, a meu ver, é que a 4e se foca demais em tentar ser boa naquilo que o WoW é bom (combates em grupo), pra tentar competir de frente com ele, ao invés de se focar mais naquilo que o RPG faz e o WoW NUNCA vai fazer (instigar a imaginação dos jogadores e abrir todas as possibilidades de exploração de mundo e interação com NPCs em uma história criada coletivamente).

A 4e se propõe a ter um sistema de combate bom e equilibrado, e faz isso muito bem... mas acaba aí.
« Última modificação: Setembro 29, 2011, 11:50:40 pm por Macnol »