PROJETOS > Sistema e8

Design: perícias como grupos

<< < (3/8) > >>

Bispo:
Bem interessante a proposta. E acho que num sistema d20-like, valores são melhores que dados (a menos que vc reformule todo o sistema, como o Dungeon World fez).

Pensando alto: será que esse sistema não poderia ser aplicado também ao combate e magias? Isto é, perfis com ênfase/habilidade em combate corpo-a-corpo e conjuração?

Iuri:
Ainda mantém a ideia de separar classe em classe+profissão, e deixar habilidades especiais para encontros não combativos apenas com a segunda? Nesse caso eu tenho uma sugestão: associar habilidades especiais extraordinárias às perícias e torná-las compráveis via ponto de perícia. O jogador escolhe dois grupos de perícias dentre os disponíveis (por exemplo, explorador e sobrenatural) durante a criação do personagem, deixando um deles como "primário" e o outro como "secundário". Em testes a ver com sua característica primária ele recebe um bônus fixo grande (tipo +5) e no secundário algo menor (como +3). Estes valores não mudariam ao longo dos níveis. No primeiro nível e em níveis subsequentes o personagem receberia pontos de perícia, como no D&D (mas de preferencia com uma formula invariante por classe). Estes pontos podem ser gastos para comprar graduações nos outros grupos (mas que nunca podem ultrapassar +3, quiçá +2), OU para comprar habilidades especiais vinculadas aos seus dois grupos principais. "Falar com animais" para quem tem Nature, "Sempre arranjar um mapa" para quem tem exploração, e assim por diante. Especializações em aspectos do grupo (como sempre poder rerolar em testes de natação) também seriam compradas via ponto de perícia. Que acha?

Tenho outros comentários pra fazer, mas comento depois, que agora tem uma pizza esfriando esperando por mim...

Malena Mordekai:
Skill powers poderiam ser reaproveitados usando essa proposta do Iuri

Madrüga:
Eu tinha feito há um tempo um teste com proezas, que seriam uma versão simplificada de habilidades não-combativas. Vejam o pouco que tem lá. Nesse caso, faz até sentido agrupar perícias como "atletismo".

De repente a classe pode ser um lance de combate mesmo, mas a gente pode fazer várias proezas ligadas às novas perícias (grupos) e que são fora de combate. Pensando num lance até meio "indie", essas proezas poderiam se referir a habilidades que estão fora do escopo das perícias, tipo:

Esconder-se na multidão [ladinagem]
Você sabe passar despercebido. A menos que chame a atenção (atacando, atirando, destruindo algo), você não é percebido quando houver outras pessoas perto. Se alguém estiver procurando especificamente por você, essa pessoa faz um teste de percepção contra sua ladinagem.

Algo assim. Fica enxuto, fica bacana, fica  :wub:INTERPRETATIVO :wub:.

kimble:
Só muda o tom de rosa na última palavra pra outro que fica praticamente invisível no template padrão do fórum.
Tirando isso, tá ótimo.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

[*] Página anterior

Ir para versão completa