- Agressor: Não devem ser limitados a apenas usar velocidade ou atacar pelos flancos, não existe uma única forma de bater doído. Um personagem estilo Zangief, lerdão mas parrudo vai bater horrores mas não de forma veloz.
Então esse Zangief não se enquadraria no perfil de agressor, e provavelmente teria uma classe com o papel de defensor. Parrudo == boa resistencia. Na 4e é meio dificil fazer um cara que bate doido (função do agressor) e que seja bem resistente (função do defensor). Na minha proposta isso seria possível, porque bater doído
deixaria de ser exclusividade de um papel. Se o papel perdeu a unica coisa que o caracterizava, precisa de uma caracterização nova, não? Por isso eu sugeri que a cara do papel "agressor" (entre aspas porque seria um papel completamente diferente) fosse "bater com velocidade". Atacar pelos flancos foi só um exemplo de como usar essa característica.
- Defensor: Faz sentido que atravessem terrenos difíceis desde que essa mobilidade não ocupe parte do foco da classe. Lembre-se, que o papel do defensor "clássico" é impedir o avanço dos inimigos através de sua linha defensiva. É um papel estilo "Hold the line" e não "catch'em all".
Por outro lado, não há nenhum motivo para não sairmos das definições clássicas, não?
- Controlador: Discordo completamente em limitar as opções dos controladores do que fazer por variedade. Por definição, controladores não atacam em área com dano E causam efeitos ao mesmo tempo, apenas um ou outro. Eliminar essa opção extra é cortar builds inteiras de classes, como o cara que debuffa os inimigos. E se uma das reclamações da 4e é que ela só tem poderes de combate / dano, colocar um papel com isso propositalmente é bobo e não casa com o resto do sistema.
Então, essa questão de "quem detêm o poder sobre efeitos e debuffs" tem que ser discutida antes da definição dos papéis, como o Madruga apontou. Considerando que todos papéis tenham acesso a poderes que causem efeitos nos inimigos, sua crítica perde completamente o sentido.
- Líder: Permanece como está, curando e buffando aliados?
Não consegui pensar em nada que pudesse ser alterado... alguma sugestão?