O maior problema é que o metagame da spell mata muito mais que a máfia seria capaz.
E eu acho isso hilário, que ninguém aprende e sempre cai nos mesmos "roles" predefinidos, aehaieoaeh.
Isso aqui. Caramba. É fácil botar a culpa na cidade quando o jogo é cheio de poderes, tem ação de morte, envenenamento, SK e os carambas.O jogo vai muito rápido, não dá tempo.
Outra coisa é que vocês pegam muito leve com o banned. O que ele fez foi ridículo. Deveria ser considerado antijogo. Não sei se ele chegou a vir aqui durante o jogo e na humildade dizer que havia mentido sobre ter sido silenciado e que foi uma estratégia que não havia dado certo, mas pelo o que me lembro até depois da morte dele ele ainda disse que de fato tinha sido silenciado.
Enquanto todo mundo achar lindo e bater palminha, o banned vai continuar com essas palhaçadas que só atrapalham a facção dele. "Ain, mas ele gera movimento no jogo" -- sim, e prejudica o time inteiro dando uma de idiota. Se eu for narrar algum jogo em breve, não vou querer o banned nele. Não é justo com os outros. O cara perde o tempo de todo mundo, gera uma baixa na própria facção, não contribui, continua mentindo... não dá.
Concordo com o que foi dito sobre a cidade, merecemos perder mesmo, os mortos pouco ajudaram, isso quando apareceram (Madruga mesmo, é um bom jogador mas evaporou depois de morto), eu mesmo tive dificuldades pra acessar no 4o dia e não pude ajudar pois não consegui acompanhar a discussão bem o suficiente pra opinar, sendo que até agora não entendi a história do tal "redirecionamento".
Desanimei forte. Ainda mais com palhaçada de governador mafioso.
Estava animado a prosseguir com o jogo, mas a minha morte, o poder de governador (poder patético)
Sobre o redirecionamento, nada mais era que o poder de condutor. Eu tinha esse poder e ele apenas faz com que o alvo A aja sobre o alvo B. As mortes estavam acontecendo pois estávamos combando esse poder com Bruxa.
O maior problema é que o metagame da spell mata muito mais que a máfia seria capaz.
E eu acho isso hilário, que ninguém aprende e sempre cai nos mesmos "roles" predefinidos, aehaieoaeh.
Olha, concordo que a cidade fraquejou, jogou mal e os mortos sumiram, como eu. Só que é fácil falar que isso causou a derrota quando a máfia tinha duas ações de morte e a possibilidade de impedir um linchamento. Vou condenar o setup só um pouquinho.
Essas máfias aqui na Spell têm muita ação de morte. Fora que os narradores NUNCA contam com o seguinte:
a máfia sabe quem são os mafiosos. Isso é ÓBVIO E ULULANTE, mas é uma vantagem imensa.
O que isso significa? Significa que a máfia tem a possibilidade de fazer ações noturnas certeiras, que não prejudicarão sua própria facção. A cidade, por outro lado, não sabe nada, então age às cegas. Investiga às cegas, observa às cegas, protege às cegas.
Dessa forma, é irresponsável dar certos poderes para a máfia (governador, bus driver, envenenador, incriminador, espancador), porque eles contam com uma vantagem muito maior no jogo: se comunicam e sabem quem são. Só aí já deveríamos parar com máfias poderosas.
Eu rejeito esse jogo como amostragem de que "a cidade não usou sua vantagem de falar quando morta". Tire TODOS os poderes da máfia e vamos ver como sobrevive uma máfia sem poderes, que só depende da lábia e de UMA ação de morte. Aí sim. Esse jogo foi bizarro e não demonstra nada.
Por fim, continuam os setups previsíveis. Médico. Policial. Envenenador. Narrador tem que ousar, buscar equilíbrio não no EXCESSO de coisas, mas por outros caminhos. A cidade perde tempo demais com médico, que deve ser o papel mais ingrato do jogo inteiro: protege às cegas, passa o jogo inteiro sem dar uma dentro, todo mundo te culpa, ninguém acredita em você. LARGUEM ESSE OSSO, NARRADORES.
Pra mim, o ideal é ter uma morte por noite. Quando fiz SK condicional o jogo de repente acelerou, mas, pelo que me lembro, na máfia Street Fighter (eu sei, faz quase uma década) o jogo foi decidido no fim, três jogadores, um voto errado de linchamento e foi emocionante, todo mundo podia ter vencido. Acho que dá pra equilibrar de outros modos.
A quantidade de mortes por noite TAMBÉM prejudica a cidade, que tem menos tempo pra pensar, discutir, pode ter o azar de perder um membro importante (tipo os tal médico). Então diminuam as mortes, deem papéis menos protagonistas para a cidade, assim um membro não faz tanta falta. Menos médicos, mais observadores, rastreadores, ladrões. Sério. Os setups estão MUITO ruins.
Aliás, oficialmente desisto de jogar máfia. Se eu puder, vou só narrar. Os caras me matam na primeira noite por tudo, os narradores me dão os papéis bosta porque eu vou morrer mesmo, depois querem que eu fique lá de palhaço participando depois de morto. Fico três anos sem jogar e acontece a MESMA BOSTA. Vocês são muito limitados.