"Eu não sei dizer exatamente quando ou como isso aconteceu, mas o que eu posso dizer com certeza é: Estamos presos nesse mundo, e queremos sair daqui. Embora toda a beleza, toda a fantasia e magia desse mundo seja realmente fantástico e ás vezes mais real que o "mundo lá fora", algo dentro de mim não consegue mentir para mim mesmo. Eu não sou essa pessoa que aparece no espelho. Essa não é a minha casa. Esse não é o meu mundo. E eu quero sair.
Eu quero apenas poder deslogar."-Eron, Swordmaster Lvl. 18PropostaEmbarcando na atual moda de
Sword Art Online e no seu "antecessor"
.Hack, eu estou me organizando para poder iniciar uma narrativa com a mesma proposta das obras citadas anteriormente: Um grupo de jogadores está em um
Virtual Reality Massively Multiplayer Online Role Playing Game, e por algum motivo não consegue sair dele de jeito nenhum.
Então conto com a ajuda da Spell para desenvolver essa minha mesa!
SistemaEu estava pensando em usar D&D 4th Edição, porque ele passa mais um
feeling de jogo do que qualquer outro sistema que eu conheça, e os Poderes, a divisão de Papéis, o fator que um grupo é obrigatório certamente são atrativos adicionais. O que pesa contra é que eu não tenho nenhum material de D&D4, e não queria assinar o Insider só para poder narrar isso. Ah, os Jogadores também "odeiam" D&D4, mesmo sem nunca ter jogado.
Outra possibilidade seria o M&M2, mas M&M não lida muito bem com a questão de Personagens "dependentes" de equipamento e Poderes mais restritos a certos tipos de Personagens. A vantagem é que eu tenho todo o material do M&M2 (em Português), os Jogadores conhecem e gostam do sistema. Mas como medir o Nível, lidar com evolução, e com o sistema de Ferimento, que é bem distinto de um MMO? (O sistema de Dano Numérico do M&M é fora de cogitação de tão ruim).
Ouvi falar bem do Savage Worlds, mas ainda não li nada a respeito dele. Mas aceito outras sugestões.
Saindo do JogoEm
Sword Art Online é devido ao fato que
o criador do jogo desabilitou o logout do jogo, com punição de morte real do jogador que morrer dentro do jogo ou remover o aparelho que o conecta à essa realidade virtual
, e em
.Hack tem a ver com corrupção de código do jogo, invasão de vírus e coisas assim (eu conheço muito pouco da franquia
.
Eu ainda não pensei em muitos detalhes, mas uma das idéias centrais é que os jogadores deveriam chegar nas partes mais profundas do jogo e poder derrotar aquilo que está causando o bug do Servidor do jogo, embora a idéia dos GMs e dos próprios criadores do jogo poderem estar envolvidos nisso é interessante. Os jogadores e alguns PCs que estariam "bugados", o que eu acho que serveria de tensão extra na narrativa.
Aceito sugestões de como enriquecer o plot e tornar a narrativa mais interessante.
Morte e RespawnUm dos pontos que pode ser interessante é permitir, ao menos inicialmente, a Morte dos PCs sem grandes consequências. Ao meu ver isso daria uma noção do quão o jogo pode ser perigoso (especialmente se eu for usar o D&D4), e poderia gerar situações de humor bem engraçadas.
Depois que os jogadores "bugassem", eu pensei em dar um jeito de mostrar a eles que se alguém que bugou morre no jogo, ele não consegue dar respawn... "E se ele também morrer fora do jogo?" seria um motivo de tensão constante.
Grind, Velocidade e Foco do JogoEssa é uma parte que me pega um pouco. MMOs são famosos por seus combates, e matar muitos e muitos oponentes é meio que o padrão para subir de Nível.
Pensei em contra-atacar isso fazendo com que o jogo fosse focado em Quests, e que basicamente matar criaturas dá tão pouco XP sozinho que simplesmente seria inviável querer ficar mais forte dessa maneira. Mas não sei até que ponto essa idéia é boa.
O foco
talvez não seja o problema, porque como é um VRMMORPG, os personagens estarão literalmente sentindo o mundo do jogo, e isso abre espaço para bastante intepretação.
Qualquer sugestão, idéia ou crítica será muito bem aceita.