Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Youkai X

Páginas: 1 2 3 [4] 5 6 ... 78
46
Dicas & Ideias / Re:Temas tabus em RPG
« Online: Setembro 23, 2014, 06:12:08 pm »
Já que é pra falar de narradores ruins e cenas de quase estupro, eu soube de uma jogadora colega nossa de uma cena gratuita e tosca de estupro em mesa de rpg. Ela era uma clériga centaura no 3.5 na mesa de um narrador lendariamente ruim. Ai no acampamento do grupo surge do NADA um monstro fodão cheio de pintáculos e paralisa o grupo e estupra a centaura, sem mais nem menos. Nem sei como foi a descrição do ato, mas a conseqûencia foi que ela engravidou de uma cria demoniaca e ela teve o filho monstruoso, que era bem poderoso e apelão e só ela podia controlar. Daí a jogadora com essas merdas todas parou de ir pra mesa, enquanto o resto da mesa continuou a jogar e ele usava esse filhote NPC pra infernizar os jogadores. Era num nivel tal que os outros jogadores ligavam pra jogadora pra ela aparecer nas mesas, que pagariam o taxi dela. Ela recusou todas as propostas (pq será, né?). Foi algo tão tosco que todos nós (Eu, Aluriel, Joshua, etc) ficamos impressionados e achamos esse mestre ruim ainda bem pior do que achávamos.

Mas sei que ela seria uma ótima jogadora de mesas de horror ou fantasia mais pesada, ela aguenta bem cenas gore e de violência forte ou de gente com problemas mentais graves, daquelas que sabiamente se tem medo. Deve ser um dos motivos dela querer ser psiquiatra de casos médicos graves.

47
Dicas & Ideias / Re:Temas tabus em RPG
« Online: Setembro 23, 2014, 06:00:29 pm »
Então, basicamente o que o Smaug apontou é um elemento básico de mesa: Saber os limites dos jogadores. E isso não é só com cenas de pegação e sexo. Claro, que num grau menor, mas igualmente capaz de gerar jogadores infelizes e querendo brigas ou sair da mesa é jogador querendo sacanear os outros de várias formas, como o clássico ladino que rouba do próprio grupo ou PVPs sem sentido, ou outros tipos de zoeira interna mais pesadas. Antes de uma mesa concordo sim que todos devem chegar num acordo sobre o que é ou não permitido. Claro, grupos mais maduros dificilmente vão se atacar ou tentar provar quem tem o maior pênis que o outro numa situação dessas e saber que romances entre personagens jogadores são muuuuuuito difíceis em vários casos e mais fácil com NPC dependendo do mestre, que estupro não é um tema de brincadeira (se com homem já gera incômodo esse tema, imagine com jogadora como o tema é bem mais traumático por motivos óbvios).

Mas aqui já entra que as vezes o grupo ou algum jogador específico tem que saber no que tá se metendo, qual tipo de mesa vai jogar e quais os gostos da maioria do grupo. Eu sei que eu não me daria bem numa mesa do Nibe sem me esforçar bastante ou estar inspirado com o personagem certo e adequado, enquanto que com o Frost eu me alinho bem mais em temática e tom das mesas. A questão de ceder pra ficar num grupo é importante, tanto pro que não curte violência ou desdobramento de temas pesados quanto do fã de gore e violência ou outros elementos afins numa mesa mais leve. E assim vão se ajustando os grupos conforme as preferências deles.

48
Dicas & Ideias / Re:Temas tabus em RPG
« Online: Setembro 23, 2014, 05:37:43 pm »
Inclusive eu fui a elfa avenger que matou a criança prodígio numa flechada e depois jogou fora o corpo. Foi uma cena tensa e mostrava bem as rivalidades entre os PCs. Essa personagem (Salie) já fez outras atrocidades contra inimigos. Uma cena marcante agora foi contra um sub-chefe (ou contra o próprio chefe?) do primeiro arco/missão, onde a elfa com seu grande machado em forma de pêndulo dá um golpe final no oponente que ainda precisava ser mantido vivo por mais um tempo e cortou fora seus dois antebraços na altura do cotovelo. O clérigo do Bahamute/Lair José entrou em desespero e tentou em vão curar o NPC, mas viu que sua tentativa era patética e ficou chocado (cena bem interpretada inclusive, visto que era um personagem mais idealista, em contraste com a amarga e traumatizada Salie, que viu mortes horrendas inclusive de uma pessoa que ela amava).

E o Frost descreve violência de forma explícita, mas ainda num grau médio ou censura 14 a 16 anos. Eu que puxava alguns combates pra 18+ mesmo, e até dificil não ser com uma arma tão bruta quanto um machado de execução na 4e com aparência de pêndulo.

Bem, já que o Elven falou de Warhammer 40k, meu problema com aquele cenário não é o excesso da violência ou de usarem isso em um tom tão forte que a pessoa perde totalmente a sensibilidade (em ambientações bem violentas isso é naturalmente uma consequência, a brutalização da pessoa), mas o fato de que o personagem é meramente uma ferramenta irrisória dentre bilhões, trilhões, quatrilhões, sem significado, numa guerra sem fim, de um personagem que não possui nada na vida a não ser servir fanaticamente um imperador fodão distante enquanto a manifestação da individualidade te faz ser um potencial inimigo para teu povo. Eu gosto de personagens mais inidividualizados (Eu sei que em Warhammer isso tudo que falei é do módulo que tu usa os Spaces Marines e que em outros módulos se joga com personagens menos fanáticos, mas ainda assim não é uma ambientação que eu curta pelos motivos que citei)

49
Sistemas & Cenários / Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Online: Setembro 23, 2014, 05:25:48 pm »
Não sei o Akimeru, mas aqui onde jogo ou naro Marvel as cenas de combate e afins são bem livres, dá pra fazer boas estratégias malucas facilmente, lutar de forma honrosa e direta com os poderes. Claro que as combinações de poderes ajuda, tipo poderes que permitam ter maior alcance e specilaties como Acrobatic Master ou Expert (troquei a ordem, foi mal) e por ai vai. Os grupos inicialmente ficam confusos sobre o que fazer, mas uma vez que entendem os macetes mecânicos do sistema, já sabem dar fluidez ao combate e experimentar ações mais ousadas e truques mais insanos com seus personagens e boas descrições de poder surgem. Eu faço direto descrições exageradas da minha soldada futurista furiosa pq sei bem usar a ficha dela e sei o conceito dela de cor e os truques dela, tendo até aprendido recentemente um power set novo devido a trama. E garanto, pra mim sairam nessa mesa que jogo cenas dignas de Kill la Kill e Asura's Wrath até.

50
Dicas & Ideias / Re:Temas tabus em RPG
« Online: Setembro 23, 2014, 05:18:39 pm »
Erotismo das melindrosas com os mafiosos e ricaços, festas decadentes e cheias de esplendor dos ricaços movidas a muito alcool em plena era da lei seca, não vejo pq não haveria erotismo em algumas cenas ou partes de Call of Cthulhu. Só não lembro de mecânicas específicas pra isso XD

51
Dicas & Ideias / Re:Temas tabus em RPG
« Online: Setembro 23, 2014, 05:02:57 pm »
Eu não consigo me livrar da violência hardcore até em cenários mais felizes como Avatar (dos dobradores), imagina então em mesas de temáticas pesadas. Claro, já tentei fazer personagens mais pacifistas ou mais heróicos e bonzinhos, mas por coincidências infelizes quando faço ou conceituo um(a) personagem assim a mesa ou nem começa ou termina interrompida sem eu ter chance de mostrar direito sua bondade (mas até que numa de supers meu personagem mostrou ser bem bondoso e heróico e cheio de falas motivacionais que enjoavam os PCs mais cinicos, hahahaha) Mas sério, meus personagens mais violentos tem mais sorte em estar nas mesas certas, onde duram mais.

Putz, pena que no Dungeon World não tem essas mecânicas pra sexo, mas há a mecânica de farrear, que pode terminar em sexo =D

52
Dicas & Ideias / Re:Temas tabus em RPG
« Online: Setembro 23, 2014, 03:21:37 am »
Quando falei crianças eu falei literalmente crianças ou jogadores mais novos, não estava falando de pessoas que tem gostos discordantes dos meus, se era pra ficar claro XD. Bem, é pq realmente a busca por evitar ao máximo descrever a violência em um cenário e batalhas e lutas me lembram desenhos animados gringos padrão (ou filmes de censura baixa, onde espadas saem limpas, tiros não furam ninguém que cai morto, etc e tal, mas não me prolongarei nisso, já vi que discordo do gosto geral daqui e prefiro evitar mais conflito)

(achei tão V de Vingança a parte dos Vs)

Prefiro Dark Ages a era de prata, mas ambos não me desceriam de modos diferentes, tenho certeza disso.

53
Dicas & Ideias / Re:Temas tabus em RPG
« Online: Setembro 23, 2014, 02:51:43 am »
Já tentei até narrar uma mesa de avatar (dos dobradores mesmo) e de início tavam todos os tropes direitinho. Depois conforme a história avançou já começou a abrandar a censura da história (que antes nem citar alcool citava) e dai já passou a ter umas mortes com sangue, mas ainda longe de gore, tava ainda mais ao nível Rurouni Kenshin ou Naruto. Depois a mesa acabou pq alguns jogadores sumiram mesmo (mas nenhum por motivos de sangue, pq já jogaram em mesas bem mais sanguinárias minha ou de outros mestres, antes que alguém queira vir jogar isso na minha cara). Conclusão, Aluriel narrará ano que vem uma mesa de Avatar pós lenda de Korra e não será censura 12 anos, pq conhecemos bem os gostos de nossas mesas, temas que achamos legal colocar, nível de violência e tudo mais.

Elven, eu só conseguiria ter condescendência com jogadores mais novos tipo crianças mesmo (e mulheres em relação a cenas de estupro, tanto é que na vez que narrei pra uma mesa só de mulheres eu evitei ao máximo esse tema, até a raça de buchas usadas pra enfrentá-las em uma cena eram gnolls ao invés de orcs, que não tem ao meu ver nos meus cenários cultura de estuprar humanóides, até por serem uma sociedade matriarcal e tal. Mesmo assim uma cena surpreendentemente terminou em sexo por iniciativa totalmente delas, mas aí foi cena consentida e não vale XD). De resto se não combinar com meu modo de jogar e eu tiver opções pra buscar, infelizmente teria que concordar em discordar e ambos os lados buscarem outra mesa ou jogador, tanto eu quanto o outro jogador que se incomoda com cenas fortes.

54
Dicas & Ideias / Re:Temas tabus em RPG
« Online: Setembro 23, 2014, 01:26:14 am »
Pelo visto sou contra a corrente do tópico, pq eu gosto de descrever como jogador e mestre as cenas violentas que ocorrem em mesa e meus jogadores não reclamaram até agora, e olha que esses ultimos anos tenho me tornado mais sensível a vários temas.

Acho que meu tabu é mais a misoginia gratuita mesmo (nem quando é comedida e não-gratuita já me incomoda esse tema), ou preconceitos tratados de forma leviana (tema que por sorte não apareceu em mesas minhas), afinal se é pra tratar de um tema desses, é bom mostrar as consequências e diversos lados de tais acontecimentos, inclusive as versões fantásticas como o ódio que raças mais monstruosas teriam, tipo orcs e goblins (assunto tratado com leviandade por vocês sabem quem, o Trio que faz questão de retratar goblins de aspecto de favelado e saci pererê, ou assim faziam antigamente).

Agora gore e outros assuntos pesados, depende do nível da campanha. Eu prefiro retratar uma ambientação sem censura, então num combate com espadas, magias destrutivas e afins, a conclusão lógica é uma morte violenta, especialmente se algum personagem for habilidoso pra fazer efeitos aterradores no inimigo, e alguns tem sorte de ter uma morte mais suave, mas ainda com algum efeito gráfico. Claro, sei que minha visão difere da de outros que preferem imaginar tipo cena de combate de desenho animado gringo (que sempre me incomodou). Acabo prezando pela retratação real ao invés de proteger mentes mais frágeis de cenas fortes. Ainda bem que não tenho que narrar pra crianças, eu sei que eu seria péssimo pra narrar pra crianças e teria que fazer muita concessão e usar um esforço absurdo para tal momento.

55
Sistemas & Cenários / Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Online: Setembro 22, 2014, 09:29:02 pm »
Pior que no suplemento Annihilation tem regras de personagens com specialties d12 e suponho que basta pagar 15 XP pra aumentar de d10 pra d12.

Quanto a uniformes, eu gosto dos collants espalhafatosos, mas prefiro as versões mais modernas, tipo os trajes dos Novos 52 da DC e do Injustice, ou boa parte das roupas do universo cinematográfico do estúdio Marvel. No meu universo de supers eu uso os personagens heróicos em geral vestidos desse modo, com poucas exceções usando roupas mais mundanas ou diferentes. EM geral os heróis místicos usam de roupas normais a trajes feitos a partir dos espíritos que mantém pactos e por ai vai, enquanto os metahumanos em geral usam os trajes mais espalhafatosos ou uniformes caseiros estilo kickass pra baixo XD

56
Dicas & Ideias / Re:Temas tabus em RPG
« Online: Setembro 22, 2014, 08:14:44 pm »
Eu classifico minhas mesas de 16 a 18+. E quando entro em mesa com alguns personagens, a situação é bem gráfica. Numa mesa de supers do Aluriel meu personagem com poderes de distorcer o corpo manipulando pesadelos fez inimigos se retorcerem em cenas que poderiam ser tão ou mais intensas que Uzumaki, aquele mangá de horror do Junji Ito.

Na mesa de Theros é comum minha amazona ressurgida (uma raça de zumbis com máscaras de ouro), mutilar, estripar e dar mortes gore aos monstros que normalmente enfrenta, de sátiros a minotauros, e já tendo feito um sátiro ser linchado por várias mulheres ao estimulá-las a guerra e a se libertarem de uma visão cômoda de mundo onde acabariam sendo sacrificadas para centauros como alimento assado (minhas personagem salvou todas elas e a maioria foi treinar com as amazonas de Setessa).

57
Dicas & Ideias / Re:Temas tabus em RPG
« Online: Setembro 22, 2014, 07:22:33 pm »
Nunca passei por uma situação como a Iuri. E se ocorresse de ter alguma grávida com uma prole maligna, não sei como meus grupos reagiriam. Os jogadores que conheço mais buscariam outras alternativas pq nao conseguiriam ter o sangue frio ou crueldade pra matar a mãe e o feto.

Se fosse eu como jogador e estiver com o personagem certo (habilidades necessárias e sangue frio o bastante), tentaria abortar o feto maligno e de modo que a mãe sobreviva. E é isso.

58
Dicas & Ideias / Re:Temas tabus em RPG
« Online: Setembro 22, 2014, 06:50:34 pm »
Eu lido e até gosto de cenas gore em algumas ambientações, até as de fantasia. Estupro é um recurso narrativo perigoso e não pode ser usado levianamente (mas infelizmente é a conclusão óbvia em muitas cenas de ambientes como guerras e infelizmente até ambientes familiares mais desequilibrados, é uma constante e aquela coisa toda. Ai seria o modo de descrever as cenas, como deixar algo implícito e não explícito). Pedofilia é uma subdivisão de estupro bem chamativa e forte que recebeu atenção nas últimas décadas e virando tabu apenas nelas, mesmo sendo um fenômeno bem antigo.

E o tabu que o Elven levantou, do tratamento leviano a algumas condições de condições mentais específicas e bem debilitantes/incapacitantes, serve de reflexão também.

59
Dicas & Ideias / Re:Temas tabus em RPG
« Online: Setembro 22, 2014, 04:46:08 pm »
Eu não tenho um tema tabu que me impede de jogar alguma mesa em 100%, dos temas pesados. Mas eu não gostaria de uma mesa de ambientação machista e/ou misógina, onde as mulheres começassem em extrema desvantagem ou sendo relegadas a papéis secundários e a morte delas por futilidades fosse normal (logo eu não curto muito jogar em ambientes históricos sem uma dose de estilização, e por isso acabo preferindo cenários de fantasia mais modernos, onde a inclusividade já é padrão e não mais a busca de retratar fielmente aspectos de tratamento de grupos historicamente e ainda na atualidade desprivilegiados). Isso se deve a eu simpatizar mais com alguns personagens femininos, a eu fazer bastante PC feminina e NPCs femininas também quando eu narro, então ambientes limitantes em gênero me desagradam mesmo.

Mas de resto eu não tive problemas com tabus fortes em mesa que me atrapalhassem. Minhas descrições de combate podem ir pro gore, já lidei com cenas de estupro em mesa(foi o caso de um ex-PC que passou a ser controlado por outro jogador e decidiu difamar mais o jogador já difamado fazendo a cena com uma freira qualquer, nas não em detalhes para a alegria da mesa, visto que foi um estupro intrrompido graças ao ranger da mesa), matança de pessoas em larga escala, matança de crianças (mesmo que tenha sido feita de forma rápida, via explosão, pra muitos a idéia de matar crianças ainda é inconcebivel e foi o que era necessário pra completar um desafio numa mesa de super vilões que eu fiz), etc e tal.

60
Sistemas & Cenários / Re:[Atrasado pra festa] Marvel Heroic Roleplaying
« Online: Setembro 21, 2014, 02:14:39 am »
Pô, SIlva, pra mim uma das graças dos universos de supers são os uniformes espalhafatosos, se até no mundo real tem gente dando uma de super herói e usando esse tipo de traje (como o mundo real é impiedoso, claro que sai tosco em geral XD).

Digamos que em Marvel essa mesa que descrevi é uma que um amigo meu tá narrando e tal. As que eu narro são num universo próprio de supers mesmo, mas tenho narrado mais em feriados ou em mesas solo ou duo online (mas devo voltar a narrar online só fim do ano mesmo).

Por enquanto voltarei a narrar no M&M mesmo, uma proposta de mesa de fantasia oriental própria bem exótica.

Mas fale mais do seu arco e dos personagens usados.

Páginas: 1 2 3 [4] 5 6 ... 78