Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Bispo

Páginas: 1 ... 61 62 [63] 64
931
Off-Topic / Re:[Android] Dicas de Apps
« Online: Abril 12, 2012, 07:08:13 pm »
Tem essa lista do Gizmodo. Eu uso alguns (WhatsApp, AstroFile Manager entre outros). É um bom guia.

932
Sistemas & Cenários / Classes, para quê?
« Online: Abril 09, 2012, 03:53:21 pm »
Em tempos nos quais uma nova edição de DnD desponta no horizonte, é natural que o conceito de Classe seja debatido. Vide as discussões a respeito espalhadas nos tópicos da própria Spell.

A versão mais recente do jogo, a linha Essentials, define Classe como

Citação de: Heroes of the Forgotten Lands (HotFL), p. 77
Your character's class is a profession or vocation. It determines the kind of adventurer you can become and the types of things you can do in the game

Classe seria, então, uma profissionalização de um personagem, ou o atendimento a uma vocação interna dele. São estes quadros que conferem ao personagem as características que o incluem dentro do mundo de jogo, fazendo com que se assemelhe a uns tipos e divirja de outros.

Para além disso, há junção de um outro conceito importante para o sistema, o de Papel. Segundo o mesmo livro, Papel seria

Citação de: HotFL, p. 34
[...] The main job your character does when the adventuring group is in combat [...] Roles mostly serve as handy tools for buildings adventuring groups
.

Então, atachado ao conceito de Classe está outro conceito que é o de Papel, cuja função primária é servir como referência para a composição de grupos. Num jogo que preza pela cooperação - num certo nível exagerado até - como é DnD 4E, nada de mais normal.




Um outro conceito introduzido no jogo, que ganhou certa popularidade entre os fãs do sistema, é o  de Tema. De acordo com o Dark Sun Campaign Setting, onde o conceito estreiou, temos

Citação de: DSCS, p. 34
A theme is a career, calling, or archetype that might include characters of several different classes and roles [...] A theme describes how and why your character became a hero
.

Não penso que exista uma contradição entre Classe e Tema, mas sim que seus limites não são muito bem definidos. Se a razão de existência de ambos é dar sentido mecânico ao se "tornar herói", o que os justifica? Penso que a resposta esteja no "tempo", ou melhor, no conceito de Nível: o Tema se aplicaria ao que representa o nível 1 na "vida" do personagem, e a Classe no decorrer dos futuros níveis que ele terá. (A interrelação entre ambos é justifável apesar da distância das Linhas do jogo, pois no PHB original já se caracterizava a Classe como uma profissão e/ou vocação).

Mas num sistema DnD-like que abdica dos níveis, existiria algum lugar para Classe

------------------------------------------------------------------------------------------

Versão tl;dr = Num jogo que tem como base o d20 system, mas que não faz uso de níveis, para quê ter Classe?

------------------------------------------------------------------------------------------

Tenho dois motivos para esta questão. O primeiro é que tanto Classe quanto Nível como elementos estruturadores do sistema, penso eu, são muito limitantes, no sentido de que a matriz classe-nível e suas implicações restringem a elaboração de personagens. Por exemplo, pensando em DnD 4e: ao mesmo tempo que a Classe determina o que é possível que cada personagem faça, num pacote pré-estabelecido, o Nível determina quando estas habilidades são adquiridas. Não é uma questão de "poder" simplesmente, e sim de limitação: meu guerreiro não pode aprender a conjurar uma bola de fogo porque, bem, a vocação dele é ser uma homem de armas.

O segundo motivo é que estou ajudando a montar um sistema caseiro de regras - caseiro mesmo, para atender somente as necessidades do meu grupo - e, após jogar The Elders Scrolls V: Skyrim, fiquei pensando o por quê de não implodir o sistema de classes. (A preferência por DnD é somente por termos maior familiaridade com o sistema).

933
Off-Topic / Re:O que você está lendo?
« Online: Abril 07, 2012, 08:14:55 pm »
Saiu a lista dos indicados ao Hugo Awards desse ano. Dentre os listatos estão o G.R.R. Martin, o "Tolkien americano", com A Dance with Dragons e sua co-cria, a série da HBO, Game of Thrones, Mary Robinette Kowal, o filme do Capitão América e alguns capítulos de Dr. Who (que dominam a categoria Best Dramatic Presentation, Short Form).

O Prêmio Hugo é uma prestigiada distinção para trabalhos que se destacaram nos tema de fantasia e ficção científica entregue pela World Science Fiction Society (WSFS).

934
Off-Topic / Re:Tópico sobre Educação
« Online: Abril 07, 2012, 12:22:04 pm »
Para além de todos os problemas apresentados no tópico, creio que uma coisa fundamental é o (futuro)docente pensar sua formação, no sentido, de pra quê ele quer fazer o que faz. Este artigo de dois professores universitários americanos expõe o caso na minha área (História). Há diversas argumentações em contrário a eles - o protecionismo das carreiras acadêmicas é o mais evidente -, mas eles trazem um bom ponto: o quê se pretende com a formação universitária?

Isso vai de encontro a um fenômeno que vejo com alguma recorrência nos programas de pós-graduação: mestrado e doutorado como "muletas" para aqueles que não sabem o que fazer. "Formei-me e agora?" "Hm, não quero dar aula no Estado/Prefeitura, não quero isso, não quero aquilo" "Ah, vou entrar no mestrado/doutorado. Tem bolsa [eventualmente sim, todos conseguem bolsa] e depois vejo o que fazer". Isto é um desserviço aos programas de pós, pois geram produções medíocres, além do gasto desnecessário de dinheiro público.

PS: Que fique claro que não estou isentando o Estado de qualquer responsabilidade. A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo que o diga. É péssima, para dizer o mínimo. A questão é o processo de melhoria da educação (do qual sou entusiasta ferrenho) também passa pela formação do professor.

935
Vídeo Game / Qual sua vergonha relacionada a Jogos?
« Online: Abril 07, 2012, 09:35:11 am »
Vi esse assunto na IGN e resolvi trazer pro fórum.

Pensando em video-games, do que você tem vergonha na sua "carreira" como jogador?

Fazendo coro ao posto original, eu também nunca joguei Final Fantasy VII. Aliás, nunca joguei qualquer Final Fantasy. Sinceramente, não sei isso é bom ou ruim, mas convivendo com as pessoas da minha geração (aqueles nascidos entre a "Redemocratização" do Brasil e a queda do muro de Berlim), sinto-me meio deslocado, perdendo as referências. Afinal a maioria jogou FF, principalmente o VII.

Outra coisa que é meio embaraçosa, e essas meus amigos tiram sarro MESMO, é que não sei por que eu não consigo jogar jogos de corrida sem virar/mexer o controle. Cara, pra mim é impossível mantê-lo numa posição. Engraçado que é só com jogo de corrida (desses Need for Speed, Gran Turismo da vida).


E você, qual seu dirty little secret ligado aos jogos? Vale falar de tudo, só não vale dizer que achava Tíbia melhor que Diablo - isso não foi uma confissão, ok?  :P

936
Sistemas & Cenários / Re:[D&DN] Para além de classe e raça
« Online: Abril 06, 2012, 05:50:25 pm »
Quanto aos temas, me parece que são apenas bluids prontas para cada classe. Não entendi se eles querem acabar com os feats e deixá-los condensados dentro de temas, mas de qualquer forma me pareceu uma forma de customização meio restrita demais.

Pelo que eu entendi backgrounds e themes são só pacotes tipo plug'n'play para jogadores que optarem por uma "praticidade" na hora de compor os personagens. Não quer escolher perícias e talentos, mas quer um personagem do tipo "mateiro"? Pega esse background e esse theme que eles já te guiam para isso. Eu só não entendi se o sistema de classes será arquetípico (com poucas classes e variados jeitos de costumização interna, via combinação de backgrounds e themes).

937
Vídeo Game / Re:O que voce esta jogando?
« Online: Abril 06, 2012, 10:47:07 am »
Terminei Modern Warfare 3 e foi... meh.

938
Linha Direta / Re:Spell Mobile
« Online: Abril 06, 2012, 10:43:01 am »
Uso o navegador nativo do ICS e o Dolphin Browser e em ambos a página fica lenta (seja em 3G ou Wi-Fi): penso que seja porque eles carregam a página tal como ela é na "internet real". Acho que uma skin que corte assinaturas/avatares já está de bom tamanho (testei na Argentum e ficou meio bangunçado também).

Mas, hey, se o Aluriel tá desenvolvendo algo, aguardemos.

939
Off-Topic / Re:HQ's - Tópico Permanente
« Online: Abril 06, 2012, 10:16:34 am »
e a surpresa pra mim nesta lista foi o 20th century boys, que aliás eu adorei)

20th Century Boys é muito bom mesmo. Ainda que nas edições mais recentes a história tenha se enrolado um pouco. Mas, de modo geral, recomendo a leitura.

Ler quadrinho no celular? É tranquilo?

Leio numa tela 4" via (An)Droid Comic Viewer (ACV). É leve e lê vários formatos (CBZ, CBR, ACV, JPEG, PNG entre outros), além de armazenar a página em que vc parou a leitura e tb abre arquivos .zip.

940
Vídeo Game / Re:O que voce esta jogando?
« Online: Abril 04, 2012, 11:29:56 pm »
É, enjoei de Skyrim mesmo. Parei no nível 52 do personagem.

Agora, tô jogando Modern Warfare 3. E tem me agradado.

941
Linha Direta / Spell Mobile
« Online: Abril 04, 2012, 07:57:53 pm »
Olá,

Há a intenção ou a possibilidade de desenvolver o ambiente da Spell para navegadores de celulares/tablets? Pergunto, pois esses dias tentei acessar a Spell via browser do celular e bem, não foi uma experiência muito boa.

Tendo em vista que este tipo de opção está cada vez mais em voga hoje em dia, deixo aí a questão.


PS: Só deixando claro que sou totalmente leigo no assunto, não sei como fazer isso ou quanto de esforço/dinheiro isso acarretaria. É só uma pergunta mesmo, não uma cobrança.

942
Terras Sagradas / Re:[Reino]Tervat - Brainstorming
« Online: Abril 04, 2012, 07:49:56 pm »
Bispo, eu cheguei a te passar um doc com o que eu tinha começado a esboçar da religião, não foi? De qualquer maneira, eu acho que esse brainstorm pode ser bem mais frutífero. O Elfo jogou umas ideias boas aí no nosso ventilador.

Bem lembrado! Verei se o acho e posto aqui.

Elfo,

Citar
Porque colocá-la dá a ideia imediata a qualquer leitor moderno de "Império Maligno".

Será que issa ideia não pode ser contornada/diluída/trabalhada? Eu não sei qual o ideal moral do cenário, mas acredito que ele seja bem flexível, no sentido de não termos um maniqueísmo absoluto. Até porque, tendências estão longe do horizonte de trabalho - ao que me parece. Na verdade, a questão central seria: escravidão para quê? O que nos leva a pensar o sistema econômico e trabalhista da coisa.

Citar
Penso em algo mais sutil - magia arcana seria condenada pela Igreja do Uno, mas acabaria afetando mais a prática plebeia do que a nobreza, que poderia glorificar a magia como uma prova de sua superioridade e "direito divino". Pessoalmente, eu acho que colocar a nobreza como herética é algo interessante.

Que tal algo como a magia ligada à casa imperial, e exercida somente por ela, com um dos fundamentos da legimitidade da autoridade? Nesse sentido, dá para trabalhar as duas propostas.

Vejam, penso "casa" aqui como algo mais que apenas relações de parentesco. Quer dizer, de um parentesco apenas consanguíneo. Para deixar mais claro, teriam as adoções um papel importante dentro da composição destas casas, inclusive a imperial, onde um sujeito de status inferior poderia ser adotado, mediante feitos "exemplares", por alguma casa nobre. Outro fator de composição seriam os matrimônios, que entram no jogo de relações entre as casas. E o que é "exemplar" aqui fica a total cargo das casas.


E, por fim, respondendo ao Madrüga: é perfeitamente possível fugir dos clichês, mas ter esquemas sociológicos e históricos são bons referenciais. Até para servirem de guia do que não fazer.


943
Terras Sagradas / Re:[Reino]Tervat - Brainstorming
« Online: Abril 03, 2012, 11:10:24 pm »
Fala, Elven,

Citar
Pluralista em religião, mas todas as crenças se curvam à crença pessoal do Imperador. Culto do Uno provavelmente predominante, mas com doses de influência de outras crenças por todo lado.

Pluralista no sentido de que estas religiões têm seu culto permitido e são públicas, mas sem favorecimento pessoal do imperador?

Citar
Sociedade altamente estratificada - talvez com escravidão, mas não me simpatizo com essa ideia. Nobreza vista como "exemplar" e "grandiosa". Poder mágico associado ao nível social pode ser algo legal. Assim como a presença de uma burocracia-por-mérito, como os Mandarins Chineses.

Por que vc não simpatiza com a ideia de escravidão no cenário? E a ideia de associar poder mágico a nível social é uma boa. Ainda que, num universo à la Roma, seja estranho tal sistema méritocrata de "governo" - com exceção às reformas do "exército" de Mário.

Citar
Terras anormalmente férteis. Pode ser ligado a diversas lendas ou feitos anteriores. Um tipo de "Celeiro do Mundo", o que faz que ninguém queira realmente se fechar para Tervat.

O que induz um território grande. Ou províncias grandes. Ou ainda um desejo expancionista. Ainda que o conceito de "celeiro do mundo" se contraponha a de um "império decadente", é viável - a ver a província do Egito, que foi a maior produtora de grãos até o meados do século VIII (mas que sobrevivia sob auspícios de um império bizantino).

Outro ponto decorrente dessa sua fala é: rotas de comércio e interação com outros povos, no sentido econômico. Quais os limites e possíveis rotas?

944
Terras Sagradas / Re:Padronização dos reinos
« Online: Abril 03, 2012, 10:55:04 pm »
Como criar algo está um tanto difícil no momento, se precisarem de ajuda para resumir reinos "abandonados", podem contar comigo.

945
Terras Sagradas / [Reino]Tervat - Brainstorming
« Online: Abril 01, 2012, 11:54:22 pm »
Olá,

Tervat: o que é, como vivem, do que se alimentam, hoje no Globo Repórter.

Brincadeiras à parte, Tervat sempre foi, a meu ver, um ponto nebuloso no Terras Sagradas. O lugar vagamente descrito, parcialmente conhecido, mas que tem importância para o cenário.

Enfim, gostaria de saber como vocês enxergam este império (?), o quê esperam dele e, principalmente, como imaginam as relações dele com o resto do ambiente. É um tópico de brainstorming mesmo, para pensar como desenvolver esta região/nação, visto que ela tem lugar de destaque (?) no Terras Sagradas.

Páginas: 1 ... 61 62 [63] 64