Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Bispo

Páginas: 1 ... 59 60 [61] 62 63 64
901
Sistemas & Cenários / Re:Combate - Grid vs. Teatro da Mente
« Online: Maio 31, 2012, 05:15:20 pm »
cada combatente escolhe um "Stance", uma posição no combate. São 4: retaguarda, defensiva, fronte e aberta ("open" no original, sei lá como traduzir). Cada uma dessas Stances abre "poderes" no maior estilo 4e.

Cara, adorei esse conceito! Vou me informar mais, pareceu muito interessante...

Penso que se associar essa mecânica ao conceito de Dis/Advantage sai algo legal (principalmente por não ficar mexendo com bônus/penalidades a todo momento [um +2 pra isso, um -4 pra aquilo]).

902
Sistemas & Cenários / Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Online: Maio 28, 2012, 11:16:23 pm »
Gostei desse playteste da paragons http://www.paragons.com.br/?p=30056

Mas os caras não deturparam um pouco o sistema pra esse playtest, não? Usaram poções de cura extra (por meio de dinheiro inicial extra), além das miniaturas e grid...

E, bem, só de olhar os comentários já dá pra sacar qual é a desse tipo de jogador "old-schooler" (e perceber que não sou um deles :P ).

903
Sistemas & Cenários / Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Online: Maio 28, 2012, 08:24:13 pm »
c) Muitos jogadores não gostam da sensação que precisam se segurar pra não tirarem espaço dos outros jogadores.

Aliás, a última opção era algo que me incomodava muito quando eu jogava com spellcasters certas edições do jogo. Ter que ficar olhando pro lado e pensando 'certo, se eu usar minha magia aqui, o ladino do grupo vai se tornar inútil numa cena em que ele deveria brilhar?' é algo bem chato de lidar.

Sinceramente, essa foi a minha sensação ao jogar com o Clérigo de Pelor. Tá, foram dois encontros. Mas dá pra perceber o potencial* do clérigo (e dos conjuradores) nesse quesito. Suponho que a sensação seria ainda maior se tivesse jogado de mago (que, aliado a minha falta de simpatia pela classe, foi um dos motivos que não tive vontade de jogar com ela).

----------------
* Por "potencial" leia-se acesso à magias.

904
Sistemas & Cenários / Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Online: Maio 28, 2012, 03:50:45 pm »
Saiu uma enquete no En World sobre as impressões gerais do playtest de DnD Next.

Pelo resultado, parcial, é outro tipo de público. A maioria dos que responderam à pesquisa, gostou do que jogou. O que só me faz pensar em quanto tempo até sair o 13th Age...

905
Sistemas & Cenários / Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Online: Maio 27, 2012, 05:49:41 pm »
Então que eu joguei rapidamente com o Clérigo de Pelor também.

Concordo com vários pontos levantados pelo Eltor, principalmente a questão dos documentos do playtest serem desorganizados. Só de ter a descrição das magias separadas da ficha já é um saco.

Mas diferente dele, eu percebi sim um potencial desbalanceamento do Clérigo de Pelor em relação a dano. Além das magias dele terem o maior bônus de acerto entre as fichas (+6, na vdd só Ladino e Clérigo de Moradin ficam pra trás, com +5 e +4 respectivamente), o dano também é bem razoável - e tem alcance. Não chega a ser um Fighter, mas iguala um ladino sem Sneak Attack. E bem, consegui acertar o Searing Light: e isso fez um estrago no Orc Chieftain.

Além das reclamações quanto ao combate tático/"teatro da mente" entre outros, as quais endosso, outra coisa é essas questão do clérigo preparar magias. O sistema vanciano de magia já é desagradável, e complicar ainda mais é foda...


Ah, e Healer's Kit é obrigatório.

906
Sistemas & Cenários / Re:Playtest do DnD Next
« Online: Maio 25, 2012, 09:12:11 pm »
Ok, reli o "How to play". Algumas coisas que me agradaram além do Background Feature que mencionei no último comentário:

A mecânica de Dis/Advantage é legal. Ainda que possa travar um pouco o jogo com tanta rolagem;

O tratamento dos Hit Points melhorou muito. Deixar claro o que eles representam e como funcionam foi um ponto positivo.  E achei interessante a nova "auto-cura" (mas tenho uma dúvida, que falo no final);

Gostei de como definiram "Surprise". Não ter que lidar com economia de ações é positivo;

Movimento. À parte de terem tirado o caráter de "ação" do movimento, ficou simples. E poder "particionar" o movimento (movimentar-agir-movimentar, movimentar-agir, agir-movimentar) também é legal.

Mas me desagrada o sistema de magias e o discurso de que o DM tem decisão arbitrária sobre o jogo (que perpassa a própria escrita do playtest e culmina em ele decidir se para abrir uma maçaneta  eu vou gastar uma ação ou não).  Também acho desnecessário aliados oferecerem cobertura ao inimigo.


Agora, algumas dúvidas:

i) Só se "auto-cura" quem tiver o Healer's Kit? Se for assim, todos os personagens prontos dependem do Clérigo de Pelor.

ii) Crusader's Strike não tem uma duração meio exagerada? (Pensando que outras magias de buff em combate tem duração de um minuto).

iii) Ainda sobre Crusarder's Strike: ela acumula com Spiritual Hammer ?

iv) Magos e Clérigos preparam magias. Magos têm "spellbooks" (que aliás, não é descrito na seção de ítens), onde "guardam" suas magias. Clérigos guardam suas magias onde?

v) Como a preparação de magias leva 1 minuto por nível de magia para cada uma delas preparada, eu posso "quebrar" o tempo de preparação? I.E. sendo eu o mago, memorizar "Burning Hands" e "Shield" num dado momento, e no desenrolar da aventura, preparar "Comprehend Languages"?

E pô, os caras não sabem fazer ficha mesmo. Mesmo com cinco edições nas costas. O Clérigo de Pelor, que é visivelmente o "cara da cura", não tem a opção de preparar "Healing Word".

PS: O cara que lançar "Battle Psalm" não está num combate e sim num show. :P

907
Vídeo Game / Re:Diablo 3
« Online: Maio 25, 2012, 01:42:45 pm »
Saiu na IGN uma lista com os descritores de ítens do Diablo 3. Deve facilitar o julgamento se aquele ítem é útil para o seu personagem ou não - e o que ele faz, óbvio.

908
Sistemas & Cenários / Re:Playtest do DnD Next
« Online: Maio 25, 2012, 12:55:43 pm »
Consegui ler uns trechos do playtest. Alguns pitacos:

i) Gostei mesmo do Background Feature que não atrela nada de mecânica a seus benefícios. Ou melhor, divide os benefícios do background em crunch e fluff.

ii) Não gostei do resto. Mecânicas desequilibradas e/ou confusas e simplificação demasiada. Eu não entendo o por que dos designers - e incluo os do 13th Age nisso também - teimam em ter classes "mais complexas e classes menos complexas". (Parêntese: pelo menos no 13th Age isto está bem explícito, na cara do jogador). Quer dizer, entendo até um certo limite, o da frustração. Pô, vou ter que esperar  sair um módulo para poder jogar com o estilo de Fighter que eu gosto?

Esse playtest deixou um certo ar de amadorismo por parte da WotC. E ainda que seja o ponta-pé inicial do novo sistema, não tenho perspectivas muito boas não - e torço para queimar a língua/dedos.

909
Inscrições e Guias / Re:D&D Next Playtest - Mesas definidas
« Online: Maio 24, 2012, 06:14:34 pm »
Aí que forgotten grounds não é nem skype, nem email, nem google hangout nem play-by-forum

Fantasy Grounds. E ele não é um "online third party" ? Eu sei que dá pra contornar, etc. Só pra deixar avisado pra bolar uma "desculpa" se alguém for enviar o feedback pra lá.

910
Sistemas & Cenários / Re:Playtest do DnD Next
« Online: Maio 24, 2012, 06:10:54 pm »
OFF:

Mas ao mesmo tempo que eu tenho essas criticas, nós só vimos os 3 primeiros níveis do guerreiro.

E mesmo lá ele ganha uma manobra! O nosso velho conhecido cleave. O que será que o futuro reserva para a classe?

Não perca, no Globo Repórter! XD

911
Inscrições e Guias / Re:D&D Next Playtest - Mesas definidas
« Online: Maio 24, 2012, 06:08:36 pm »
Nibe, saiu esse FAQ dizendo que

Citação de: WotC FAQ

Can I run an online game via email, Skype, Google Hangout or a play-by-post forum?

No, you may not run an online game on third parties sites at this time.

E aí?

912
Dicas & Ideias / Re:O papel dos papéis
« Online: Maio 24, 2012, 05:33:31 pm »
Eu gosto do sistema de papéis, pois eles deixam claro que tipo de função cada característica terá em mesa. O que me desagrada é a maneira rígida como eles têm sido propostos em certos jogos de RPG.

É uma comparação tosca, mas que ilustra bem como vejo os papéis em ação e, em certa medida, justificam seu uso.

Nesta ideia, os papéis são como a posição de cada jogador num campo de futebol. O grupo como um todo seria o time e para funcionar "bem" necessita que cada um cumpra sua função dentro de campo/mesa. Neste sentido, atacantes têm função primária de atacar; zagueiros de defender; meias de armarem o jogo. Para isso, eles até ocupam um posição específica em campo. Mas nada impede que, devido a certas condições, um atacante defenda ou um goleiro ataque. As capacidades estão lá. E a "invasão de nichos" é diluída na medida em que, à exceção de algum momento/situação atípica, nenhum jogador desempenha a função de outro no campo (ou não de forma que se sobressaia em relação a ele).

Por isso gostei da ideia do Deicide no desenvolvimento do E8 (e até a aproveitei no meu sistema caseiro) de que as habilidades/características/exploits/magias/seja-lá-o-nome-que-derem que determinam sua função em encontros/cenas, e não pacotes pré-montados desse conjunto de habilidades. (Mas isto tem a ver também com o meu intuito de implodir, mesmo num cenário medieval fantástico, conceitos como raça e classe).

913
Vídeo Game / Re:[Nostalgia] Rainbow Six
« Online: Maio 18, 2012, 07:16:53 pm »
OFF:

Ofender-se é a mais pura prova da (des)razão, pois o que é proferido como ofensa só tem duas possibilidades: ou é verdade ou é mentira. Se é verdade, não há porque se ofender, pois se é descritivo. Tão pouco se enfurecer se a ofensa é mentira, visto que não categoriza o sujeito.

Ou, uma terceira hipótese: a incapacidade de interpretação. Mas aí é uma deficiência cognitiva.


Pô, Rub, não é de hoje que vc me parece um tanto agressivo. Postagens como aquela no tópico de Diablo III sobre o vídeo e pergunta do Heitor, por exemplo. Eu não me encaixo na categoria de "gamer da Spell" Silva, mas não me senti ofendido pela colocação dele. Esquentar a cabeça pra quê?

E, se ainda sim, for necessário chiar, siga seu próprio conselho: poste no tópico adequado.

914
Sistemas & Cenários / Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Online: Maio 17, 2012, 11:18:14 pm »
E o playtest? Vai se tornar aberto (para todos) em algum momento?

Já estão rolando, Heitor. A segunda rodada (que estava prevista para fechar no dia 05 de junho), fechou alguns dias depois de ter sido lançada.

Aliás, as impressões do playtest me parecem muito boas. Pelo menos, ao contrário do DnD Next, estão expondo algo do sistema.

915
Ideias bem interessantes aqui no tópico! Essa de "pontos de construção" de armas foi muito boa, Agnelo.

Realmente, desassociar mecânica de estética parece ser um caminho melhor do que o contrário. Nesse sentido, seria viável fazer o mesmo com armaduras/proteção ou outros tipos de equipamento?

Páginas: 1 ... 59 60 [61] 62 63 64