E além disso, o que é essencial para ambos, que é a capacidade de abstrair, usar lógica, trabalhar com objetos mentais, formalizar provas, etc, não recebe o devido foco. Da forma que eu vejo, a matemática como está sendo ensinada no ensino médio só ensina um monte de fórmulas (que são úteis em vestibulares e concursos), desperdiçando o tempo de mais da metade dos alunos (já que só a minoria que faz um curso superior em ciencias ou tecnologias).
Bom, na minha experiência pessoal, aprender matemática desenvolveu as habilidades que você disse (aprender entendendo, evidentemente, não simplesmente decorando as fórmulas - por vezes eu simplesmente esquecia algumas e as "rededuzia" nas provas). É comum essa crítica de "ensinar só fórmulas" e coisas assim, mas eu não acho que o problema esteja no conteúdo e sim no aprendizado em si. Se o professor não explica bem e não permite que a turma acompanhe o raciocínio, sendo rápido demais ou não explicando coisas por achar que "todos já devem saber isso" (o que acontece com professores que sabem bastante o conteúdo mas são incapazes de ensinar devidamente), evidentemente a turma não entenderá nada, porém o problema nada tem a ver com o conteúdo ou sua quantidade.
Eu digo que filosofia e sociologia é besteira porque (pelo que eu soube de pessoas que fizeram tais disciplinas --eu não sou dessa época--) as aulas eram mais exposições da biografia de filósofos do que debate de ideias. Além disso, discussões existencialistas (a parte mais atraente da área) não chegam em lugar nenhum. Já a discussão de moral, esta sim útil, seria incluída na outra disciplina lá.
Sociologia eu acabei não tendo por infortúnios (um de um colégio que estudei, - colégio militar e sua brilhante organização - em que filosofia era dada em um ano e no ano seguinte, sociologia, porém foi justamente quando eu passava de um ano para o outro que isso aconteceu, e aí eu tive filosofia duas vezes, lol; e depois por troca de colégio), porém filosofia de forma alguma foi o que você disse. As aulas que tive ensinaram sobre idéias de autores ou até idéias sem personalizar muito. As aulas de filosofia incluíram epistemologia, filosofia moral e filosofia política. Não foi uma análise super profunda, mas foi interessante.
Tu provavelmente vai ter uma cadeira de Ética e Moral na tua graduação, né? Se não tiver, pelo menos na pós graduação da PUC-RS eu sei que essa matéria é ensinada. Então, se tu fizer ela tu vai ver que o conceito de ética e moral ensinado aí, puramente secular, não tem nada de dogmatizado. E é ponto pros filósofos, que chegaram em tal definição.
Não exatamente, tem até uma ou outra eletiva sobre, e no final do curso tem uma disciplina de Deontologia Jurídica, talvez seja o que mais se aproxima disso, fora as eletivas. Mas todo tipo de contato que tive com idéias de Ética e Moral de forma alguma incluiu um conceito único que é convenção entre filósofos sobre ética e moral. Tem linhas e opiniões, e no fim é cada um defendendo a sua visão. Dessa forma, é interessante aprender filosofia para aprender as diferentes visões e seus argumentos, mas de forma alguma vejo como teria algo uniforme para "passar conceitos" ou moralizar, apenas para o aluno refletir (o que é ótimo).