Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Elven Paladin

Páginas: 1 ... 176 177 [178] 179 180
2656
Off-Topic / Re:Estado da Palestina
« Online: Setembro 26, 2011, 03:07:06 am »
Bom, eu não vejo motivo algum para me opor ao Estado Palestino. O clamor por sua existência me soa legítimo pelos critérios clássicos de autodeterminação (ou seja, identidade nacional, desejo popular ou ao menos não-oposição a ele e lideranças que iniciem isso) e por mais que me simpatize muito mais por Israel do que por todas nações ao redor dele, nessa questão eu apoio o "outro lado".

Contudo, eu ainda acho que a questão Israel-Palestina (y arredores) só será resolvida por meio de MAD, Conquista Externa ou Conquista Total por uma das partes. Há rancores demais em ambos lados para que um processo de relativa paz se estabeleça.

2657
Off-Topic / Re:Religião - Tópico Permanente
« Online: Setembro 26, 2011, 02:50:52 am »
Valeu pelo atalho, publicano, mas esse eu já conhecia. É bem divulgado em parte dos grupos meio fringe do Cristianismo com uma tara apocalipticista (tipo o Espada do Espírito e o Tempo do Fim ).

Entrando levemente na discussão entre Publicano e Virtual Adept: Ambos estão "corretos".

A Navalha de Ockham, se não levada como um princípio heurístico, econômico e estético, pode sim ser uma forma de "dogmatismo" e "não abertura". Contudo, quase sempre ela não é usada para fins de "isso não pode ser verdadeiro" (ou seja, ela não é um critério de verdade) mas sim para "Dadas duas ou mais explicações igualmente válidas, qual delas tem menos entidades/hipóteses sem boas evidências para isso?" (por isso, é um princípio heurístico e estético).

E terminando, como foi citada a questão de Religião e Moralidade, eu adoro esse vídeo do QualiaSoup:


Notem que eu sou um dos bastardos que adoraria ter critérios atemporais e sempre válidos de moralidade. Pena que ainda não encontramos eles.

2658
Vídeo Game / Re:Jogos com histórias envolventes
« Online: Setembro 25, 2011, 10:13:28 pm »
Citar
Elfo, já ouviu a expressão 'vou ali tomar um copo de coragem'? É por aí...

Claro que sim, Heirot. Esse detalhe de Gun é algo que me agradou de forma positiva, afinal, um dos clichês mais comuns do gênero é a presença constante de álcool (e tabaco).

2659
Off-Topic / Re:Câmara aprova criação da Comissão Nacional da Verdade
« Online: Setembro 25, 2011, 10:08:23 pm »
A idéia não é ruim, mas o nome é tão orwelliano que é impossível não achar que há algo de errado nessa comissão. Contudo, a idéia de não-punição dos "T&T" (Torturadores e Terroristas) desse período é algo que não faz sentido, afinal, se for conhecimento público que alguém realizou uma série de crimes de acordo com qualquer tipo de legislação, porque não aplicar as penalidades?

2660
Off-Topic / Re:VIAJANDO MAIS RÁPIDO QUE A LUZ
« Online: Setembro 25, 2011, 04:51:27 pm »
Citar
E o resto vejam no link se quiserem. O sublinhado na citação é meu.

Analogias são coisas perigosas de se fazer, ainda mais nessa natureza onde há grandes chances de serem mal interpretadas. Vide a "Partícula Deus" ou o "Gato de Schrodinger".

Do resto, hey, é bom deixar os físicos preocupados e tendo que revisar seu "Grande Projeto". Garante emprego para as próximas gerações de pesquisadores, um tempo para misticóides criarem mais variações nonsense deo mesmo "pensamento mágico" tiradas de analogias ruins do novo assunto "trendy" (Magnetismo no século XIX, Quântica no XX), e uma chance de novas idéias serem testadas.
 

2661
Vídeo Game / Re:Jogos com histórias envolventes
« Online: Setembro 25, 2011, 03:31:36 pm »
Citar
Aproveitando, um jogo com um enredo de faroeste que eu achei BEM legal é GUN - e está em promoção hoje no Steam, por 5 dólares. É um dos primeiros jogos estilo sandbox que eu joguei após GTA 3, e ele usa muito bem o formato.

A qualidade do jogo é comprovada através dos detalhes, a começar pelo fato que você recupera sua "vida" bebendo whiskey.  :b

2662
Vídeo Game / Re:Jogos com histórias envolventes
« Online: Setembro 25, 2011, 01:19:58 pm »
Eltor citou o jogo que eu citaria, mas hora de reforçar porque eu sou um fanboy:

Max Payne - Tanto o primeiro quanto o segundo são ótimos jogos com uma storyline impecável (Vingança, Redenção e Amor), um set de personagens memoráveis (Jack Lupino, Vlad "Dearest of All my Friends", Mona Sax e até mesmo Vinnie Gognitti - o alívio cômico), história contada por meio de um protagonista viciado em tropes e clichês (Nothing is a cliché when it's happening to you.) e o melhor de tudo: são bons jogos de tiro em terceira pessoa. O primeiro jogo tem uma versão em português bem dublada, que eu só não sou fã porque a conheci depois de ter terminado o primeiro jogo duas vezes e estar acostumado com as vozes em inglês.

Vem aí o terceiro jogo, que diferentemente da maioria dos fãs, me deixou consideravelmente otimista justamente por reconhecer que os dois primeiros jogos terminam em si e não há muitas pontas soltas para resolver.

Alan Wake: É Max Payne, só que "Horror" ao invés de "Film Noir" (e com trechos que são "o final" de Max Payne). Ele é o motivo de eu ter preferido o X-Box 360 ao Playstation 3 (e o maldito fato do jogo não ter sido lançado para o PC). Muita gente reclama dos controles travados e da linearidade do jogo, mas hey, vocês queriam que um escritor fosse um soldado profissional e matador? Para isso existem trilhões de outros jogos com Space Marines e "Real is Brown".

2663
Off-Topic / Re:Religião - Tópico Permanente
« Online: Setembro 23, 2011, 08:02:17 am »
Citar
E alguém poderia dizer que a imprecisão dessas imagens (lembra muito como o cérebro capta as imagens também de forma imprecisa e as ajeita para ficarem razoáveis) justamente prova que você está só mexendo com uma "estação retransmissora", o cérebro, enquanto que a mente seria a origem, além dele...

Para lidar com argumentos como esse existe a Navalha de Ockham e a clássica afirmação newtoniana de "Hypotheses non fingo. Para que enfiar mais entidades (verificáveis ou não) quando as que você tem já explicam o problema (bom, não todo ele. Ainda.) e ninguém ainda achou a "Mente sem Cérebro" que justificaria essa idéia ? 

Citar
Eu, mesmo acreditando que este cosmos é apenas parte de um todo maior

Seu, seu... pneumático!  :b

2664
Citar
Elfo existe uma grande diferença entre um Estado de Bem estar social, onde o Estado deveria ajudar a população amparando- a quando for necessário.

Huhum. E quem decide "quando for necessário" não é o próprio Estado? Você acredita mesmo que o próprio se auto-limita e que tais limites são tão claros assim? Por mais que eu ache o Welfare State menos pior que outras alternativas existentes,ele ainda é problemático quando se trata em quando ele pode ou não intervir.

Citar
E um Estado que inicia um processo de cerceamento de direitos fundamentais, segundo nossa constituição.

Essa diferença me parece quantitativa, mas não qualitativa. Ambos continuam sendo estados de grande porte, consumidores massivos de recursos e com amplo aparato de intervenção na sociedade.

2665
Off-Topic / Re:Religião - Tópico Permanente
« Online: Setembro 22, 2011, 06:15:37 pm »
Citar
A religião asteca não foi "suavizada" apenas porque seus praticantes foram eliminados pelos europeus cristãos.

Você vê algum motivo para a manutenção de uma religião que tem o sacrifício humano como uma das suas bases? Ao que parece, nem mesmo os povos nativos eram grandes entusiastas dela, visto que Cortés conseguiu se aliar a diversos grupos subjugados aos astecas para conquistar Tenochtitlan e ocorreram conversões em massa ao Cristianismo após isso.

Citar
Fora que o sacrifício humano não era um consenso e curiosamente sua extinção também não foi plenamente aceita oficialmente quando imposta a algumas sociedades - e isso independente da influência europeia.

O interessante é que essas sociedades não viam o sacrifício como algum ruim, imposto e frequentemente o sacrificado se oferecia, só sendo algo imposto quando voluntários estavam escassos (aí ocorriam sequestros em tribos vizinhas).

Estou levemente alterado ou estou vendo a defesa do sacrifício humano aqui? E eu não falei de "auto-sacrifício", e sim da prática coercitiva do sacrifício. E por enquanto, limito meu escopo aos mesoamericanos.

2666
É uma ótima idéia para quem defende o "Estado do Bem Estar Social". Afinal de contas, o que é a auto-propriedade do corpo e a liberdade perto da defesa do bem estar da maioria? E mais engraçado ainda é ver tamanhas campanhas a favor da restrição de diversos atos que envolvem o consumo de álcool e o hábito de fumar, ao mesmo tempo que se "liberaliza" as restrições existentes quanto à maconha.

2667
Sistemas & Cenários / Re:Forgotten Realms - Tópico Padrão
« Online: Setembro 22, 2011, 05:40:04 pm »
Citar
Tu está certo. Eu li este volume, e por isso costumo fazer a associação com o autor errado. E realmente, sem as moças do DiTerlizzi, Planescape não é o mesmo.

E usei paradigma como sinônimo de padrão, modo. Para mim é uma palavra qualquer. Mas vamos seguir porque este não é o mérito da discussão.

Tópico errado, não?  :b

2668
Off-Topic / Re:Religião - Tópico Permanente
« Online: Setembro 22, 2011, 05:35:31 pm »
Citar
Eu acredito que toda religão tenha seu valor e seja bela à sua maneira.
O que estraga não é a crença da pessoa, mas a forma como ela acredita naquilo.

Ou não. Existem vária religiões (como algumas mesoamericanas que praticavam sacrifício humano) que não tem valor algum senão o histórico e até algo feliz que foram "substituídas' por crenças menos problemáticas.

Citar
Certo, ele foi inspirado numa figura de monge budista que parece mais um bebezão sorridente, e às vezes a imagem significa o tal monge, mas muitas vezes ela significa o Buda Maitreya, que é o "futuro Buda", o Buda que aparecerá para renovar os ensinamentos quando Gautama tiver sido esquecido. Uma figura como o "O Consolador, Espírito da Verdade" citado por Cristo no Evangelho de João, e que alguns gostam de dizer que é apenas o Espírito Santo, e o espiritismo gosta de falar que o Consolador é o próprio Espiritismo.

Ou o Messias judaico, que não tem picas alguma com a figura de Jesus e que os cristãos se "apropriaram" do título.

2669
Off-Topic / Re:Dinossauros
« Online: Setembro 22, 2011, 05:28:34 pm »
Citar
Quase. Inostrancevia. Mas acho que o seu é aparentado com ele.

Tem seu grau de parentesco, tanto que são da mesma Ordem (se bem que usar taxonomia linneana para animais extintos e talvez ancestrais de animais modernos é tão... bizarro). Mas viveram em porções diferentes do Permiano, enquanto o Ivanto ocorreu em ao redor da "metade" do Permiano, o Inostrancevia apareceu no Permiano tardio, provavelmente extinto na transição (e extinção em massa e candidato à "Apocalipse que faria Javé parecer um Pacifista") do Permo-Triássico.

Citar
E dê uma olhada nessa webcomic: http://dresdencodak.com/2009/09/07/the-sleepwalkers/

Dresden Codak é de longe uma das tirinhas com o maior número de "Genius Bonus" que já vi. :b

2670
Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Setembro 22, 2011, 05:15:29 pm »
Citar
Agnelo, ele poderia trazer um Planescape revigorado.

"Cook" errado. O autor de Planescape é o David "Zeb" Cook - Monte Cook escreveu o Planeswalker Handbook, um suplemento para Planescape. ;)

E trazer Planescape para 4e seria bizarro, porque o cenário é ao mesmo tempo a manutenção e a subversão dos tropes de D&D, especialmente AD&D. Só vejo isso como possível com um pequeno milagre (mas que eu adoraria se ocorresse). A parte meio impossível seria trazer de volta "O" ilustrador de Planescape, Tony DiTerlizzi. Mas a Wizards já conseguiu manter a identidade estética de outro cenário (Dark Sun) sem trazer o ilustrador mais famoso da linha.

Citar
. Afinal, na última GenCon a Wizards anunciou uma mudança de paradigma no modo de jogar D&D.

Um pequeno detalhe: Toda vez que eu vejo "paradigma" ser usado de forma tão leviana, eu imagino que Kuhn está dançando "Rebolation" em seu túmulo. :b

Páginas: 1 ... 176 177 [178] 179 180