Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Hades

Páginas: 1 2 3 [4] 5
46
Apresentação / Re:Introduções e apresentações
« Online: Janeiro 22, 2013, 06:51:55 pm »
Faça amplo uso do monóculo, lareira e bebida etílica.

Que nem o Cho'gath


47
Apresentação / Re:Introduções e apresentações
« Online: Janeiro 22, 2013, 08:26:56 am »
Bem vinda Telperion :mrgreen:

Vamos ver se conseguimos fazer o Kinn aparecer aqui e adivinhar quem tu é XD :frenzied: :cthulhu: :doido:

Até parece que não ia reconhecer o nick usado. Fora isso, se usasse algo diferente, isso seria uma pista obóvia sua... :linguinha:


A idéia nao era ser difícil, era te trazer pro tópico  :dança:

48
Jogos Sociais / Re:Lexicon - 2a. Partida
« Online: Janeiro 22, 2013, 08:26:09 am »
1 por semana vai ficar mais confortável pra mim. E até vai me dar tempo pra ler a wiki anterior entre os meus verbetes. :haha:

PS.: Eu acho que mesmo com 1 semana, da pra manter o dia de início/fim/sorteio na quinta. Assim da tempo do pessoal pedir os dibs e pensar algo antes do final de semana, caso a pessoa só tenha o final de semana pra postar

49
Jogos Sociais / Re:Lexicon - 2a. Partida
« Online: Janeiro 21, 2013, 04:49:24 pm »
depois de ler esse link abaixo eu descobri como fazer, e fiz a seguinte hierarquia:

Enciclopédias Lexicon -> Guerra dos Treze Portais, A -> Guerra dos Treze Portais, A (?)

Vejam se ficou bom, dessa forma conseguiriamos organizar melhor a navegação da wiki.

Eu me disponho a ajeitar as demais páginas se for o caso, e mante-las no padrão, ou adequar os padrões para conformar os novos elementos

link: http://www.portfolioofpb.com/blog/mediawiki-categories-tutorial-how-to-create-a-hierarchical-category-tree


PS.: (PS Grande e de conteúdo técnico. Eu avisei :frenzied: :parede: :cthulhu: )

Considerações e achados sobre minhas pesquisas a respeito

1) É possível criar uma subcategoria, colocando uma tag de categoria dentro da página de outra categoria. Para um exemplo de como fazer vejam a página http://spellrpg.com.br/wiki/index.php?title=Categoria:Handriel_Picard(%3F)

2) Não é possível modificar o nome que uma subcategoria aparece listada na categoria pai, exceto se ligado dois parametros da mediawiki dentro do próprio código. É possível mas quebra a convenção de nome = link padrão das wikis.

3) É possível trabalhar com a estrutura de páginas fantasmas por Partida, contudo será necessário uma categoria por Partida por Erudito. Por exemplo, no caso de Handriel para separar os verbetes fantasmas de 2 partidas seria necessário 2 categorias: Handriel_Picard(?)Partida_1 e Handriel_Picard(?)Partida_2, contudo ambas categorias ficariam Classificadas sob a letra "H", para resolver isso devemos inverter a lógica usada nas tags, colocando a parte variante primeiro,  ficando Partida_1(?)Handriel_Picard e Partida_2(?)Handriel_Picard. Algo semelhante pode ser feito para os verbetes de cada Partida.

4) Existe uma "magic word" que esconde as categorias, contudo na wiki da spell ela não funciona apropriadamente. A categoria é adicionada dentro das "Categorias Ocultas", mas ela nao é escondida da Categoria Pai.

5) Se adotado os procedimentos acima, para os verbetes serem listados tanto por extenso quanto nas suas sub categorias, seria necessário adicionar o verbete a todas as categorias. Ex.: Supondo uma Página que foi proposta por Handriel Picard, e escrita por Sinuhe, o antigo ficaria as seguintes tags:
  • Guerra dos Treze Portais, As
  • Guerra dos Treze Portais, As(?)Handriel Picard
  • Handriel Picard(?)
  • Guerra dos Treze Portais, As(#)Sinuhe, o antigo
  • Sinuhe, o antigo

6) Páginas das categorias podem ser usadas para colocar wikitexto, não necessitando uma página com o mesmo nome da categoria para conter os dados. Um link para uma categoria pode ser criado colocando : na frente do texto (ex.:  [[:Category:Handriel_Picard(?)]]) e um texto para o link pode ser especificado após um | (ex.: [[:Category:Handriel_Picard(?)|Páginas Fantasmas propostas por Handriel Picard]])

Considerações
Por mais organizado que fique, nós aglomerariamos de tags colocando todas as tags em cada verbete, restando-nos as seguintes opções:

i) Usar tags apenas nas categorias "filhas", nesse caso apenas a categoria Partida_1(?)Handriel_Picard lista os verbetes e ela pode ser linkada diretamente com a categoria Handriel_Picard, que pode servir de página do erudito, não necessitando de uma entrada separada na wiki para isso. Se cada jogador cuidar da página de seu erudito é possível colocar os dados listados dentro da página do próprio erudito, e ambas listas (completa, e categorizada) é mantida de forma ordeira. Requer mais trabalho mas é o mais apropriado.

ii) Não usar categorias filhas, e deixar os dados todos direto na categoria principal de verbetes fantasmas. Da menos trabalho mas vai ficar mais confuso com o passar do tempo, e das partidas.

iii) Outra alternativa que eu não pensei, mas que sempre há.


Eu sei que o post ficou longo, e possivelmente técnico. Se houver possibilidade eu crio uma estrutura de como eu pensei em deixar a partir de uma partida exemplo para exemplificar melhor.

50
Apresentação / Re:Introduções e apresentações
« Online: Janeiro 21, 2013, 04:28:02 pm »
De todo modo sejam bem vindos noobies, tomara que vocês aguentem 10 minutos de porrada com o fórum.

Você se surpreenderia

Noob!

!booN

51
Jogos Sociais / Re:Lexicon - 2a. Partida
« Online: Janeiro 21, 2013, 01:41:16 pm »
Tem como criar sub-categorias?

Precisaria colocar uma categoria a mais, acredito, mas daria para organizar isso dessa forma.

Por exemplo

Categorias de um verbete do Handriel no jogo passado:
Handriel(?) -> Guerra dos 13 Portais, As(?)
Guerra dos 13 Portais, As(?)

Quando o verbete deixa de ser fantasma apenas se altera o do jogo [Guerra dos 13 Portais, As(?)] permanecendo o marcador categorizado da personagem [Handriel(?) -> Guerra dos 13 Portais, As(?)]

Tem como fazer isso na Wiki?

52
Jogos Sociais / Re:Lexicon - 2a. Partida
« Online: Janeiro 21, 2013, 12:51:51 pm »
Idéia:

Eu sou uma pessoa que gosta muito da interpretação cotidiana. Eu pensei, inclusive, em escrever 2 textos a cada round, um sendo o verbete em si e outro interpretando o meu personagem naquele período de tempo que ele levou para escrever o verbete.

Imaginei que poderia ser interessante, se houvesse vontade para isso, de criarmos um lugar/tópico/afins para interpretar nossos eruditos no processo de escrita da enciclopédia. As limitações do que poderia ser feito lá seriam simples: i) se for falar algo relativo a enciclopédia, respeitar as regras da mesma e não contradizer nada. ii) não adicionar informações novas, que não existam nos verbetes.

A idéia seria manter algo relacionado, ainda mais sabendo que essas personagens podem durar esse jogo e o próximo (a continuação do primeiro).

Não seria algo que precisaria de compromisso nem nada, só um lugar para interpretação descontraída e leve, sem nenhum plot para resolver ou desenvolver. Até para não sobrecarregar os eruditos que não tem tanto tempo assim, mas acho que seria algo legal pra fazer.

Claro que é só uma idéia, e como toda idéia, pode e deve ser contestada, e se nao for do agrado, rejeitada.

*Levanta o escudo pra se defender das pedradas do Kinn*

Nota Extra:

Uma dúvida, vou ficar com o mesmo erudito, mas como faço pra diferenciar os verbetes fantasmas da primeira enciclopédia e dessa, por exemplo? Terei que criar outra categoria né isso?

Se a intenção era só saber quais os verbetes fantasmas eram de qual erudito, com o fim de facilitar o processo de não escrever seu próprio verbete fantasma, e não citar os verbetes que tu mesmo escreveu, não há necessidade de diferenciar verbetes do primeiro e do segundo jogo.

53
Apresentação / Re:Introduções e apresentações
« Online: Janeiro 21, 2013, 12:08:03 pm »
De todo modo sejam bem vindos noobies, tomara que vocês aguentem 10 minutos de porrada com o fórum.

Você se surpreenderia

54
Jogos Sociais / Re:Lexicon - 2a. Partida
« Online: Janeiro 21, 2013, 12:06:30 pm »
Handriel Picard, o explorador; humildemente pede pela sua admissão dentro do grupo de eruditos que documentarão o tópico descrito.

55
Dicas & Ideias / Re:Viagem no Tempo
« Online: Janeiro 21, 2013, 11:20:21 am »
Já assistiram o seriado Continuum?

Ele parece estar seguindo no ritmo de Stable Loop, e desenvolvendo a história dele muito bem. Vale a pena pros fãs de viagem no tempo.

56
Apresentação / Re:Introduções e apresentações
« Online: Janeiro 21, 2013, 10:28:59 am »
[/size] de contos, mini historias e fics[/quote]

Uma... mulher!  :shock:[/quote]

Vocês conhecem o que é isso né?
Já aviso, não morde, muito  :haha: :twisted: :diabanjo:

57
Campanhas Online / Re:PbForum - Dicas de Narração
« Online: Janeiro 21, 2013, 10:17:11 am »
Eu sei que esse tópico esta morto a muito tempo, mas como ainda esta na primeira página, e eu tenho uma boa vivência nesse aspecto (Junto da Telperion e do Kinn, que eram mestres no mesmo PbF) eu resolvi colocar algumas dicas de como mestrar um PbF. E ja aviso, vai ser um post grande.

O nosso PbF nasceu de uma lista de email, que não era originalmente RPG, era simplesmente um grupo de amigos que falavam bobagens sobre Cavaleiros do Zodíaco. Eventualmente aquela lista de bobagens virou um RPG, e ficou desorganizado demais e passamos para um fórum. O RPG durou cerca de 10 anos, passando por diversas campanhas diferentes com as mesmas personagens.

Muita coisa mudou em termos de condução de história, mas adaptação da estória a expectativa dos "consumidores" (players) é uma premissa de qualquer RPG, portanto eu vou me ater apenas aos detalhes que não são óbvios.

1) Se o fórum não tiver um rolador de dados próprio dele, que possa ser usado dentro dos posts, se abstenha de usar dados ou fichas. Onde não há uma forma dos jogadores verificarem o resultado dos dados, ou onde os jogadores precisam esperar o post do mestre pra seguir para um próximo turno de batalha, ou resolução de ação, mantenha tudo completamente descritivo. Jogadores que preferem PbF normalmente são pessoas que não tem tanto tempo assim pra postar, e querem tirar o máximo de proveito das 2 horas que tem por dia, 3 dias na semana na frente do computador. Tendo isso sendo dito...

2) Se a dificuldade não está nos dados, ela precisa estar em outro lugar! Seja em desafios de cunho psicológico, ou simples desafios de skill, como usar um tipo de dano específico para derrubar uma defesa, ou algo parecido. Lembre-se que, como tudo é interpretativo tudo o que as personagens descrevem que fazem são intento e não ação. A ação de fato é descrita pelo mestre, na resolução desta. Deixe isso sempre muito claro, e faça apenas desafios que tu saiba que teus jogadores possam vencer.

3) Conheça os vários tipos de público que tens. Tu não terás apenas o pessoal que posta 2 vezes por semana, nem só os que postam 4 vezes ao dia. Esteja preparado para ambos, separe os grupos, de aos mais participativos aventuras da campanha que requeiram um desenvolvimento mais rápido, enquanto aos outros planeje uma aventura que possa ser tocada mais devagar, mas que todas terminem próximas ao 'grand finale' da campanha.

4) Mantenha um tópico com uma linha do tempo. Como as aventuras podem progredir mais rápido (ou lento) que esperado, personagens diferentes estarão interpretando em momentos de tempo diferentes, e isso pode se tornar confuso. Mantenha um local onde o que acontece esteja documentado de forma organizada.

5) Deixe os jogadores livres pra criarem a personagem do jeito que acharem melhor, mas não tão livres a ponto de serem OverPower. Algum sistema, nem que seja avaliação do mestre, terá que ser adotado para manter todas personagens no mesmo nível (ao menos inicial), mas ele não deve ser um sistema com números, pelo menos não pros jogadores. Pra eles o rpg deve ser simplesmente um lugar pra interpretar a personagem, a forma que tu toma decisões é completamente contigo.

6) Recompense os jogadores mais assíduos/ativos. Respeitando a capacidade de acesso de cada um, sempre, mas recompense um pouco mais os que conseguem postar mais vezes durante a semana. São eles que tem a maior chance de convidar novas pessoas, e eles que, no final das contas, dão a maior parte da vida ao seu fórum, e farão ele permanecer funcionando. Não de nada injusto aos outros players pra eles pra não ficar algo sem graça, mas alguma recompensa extra é válida.

7) Mantenha um lugar pros jogadores interpretarem livremente enquanto não há uma aventura/campanha que eles possam participar Nada mata mais um PbF do que um Hiato no fórum. Não deixe isso acontecer. Ter um Hiato de campanhas oficiais, pra planejar a próxima não tem problema, mas as pessoas deixarem de acessar o fórum porque não tem NADA pra fazer é um problema. O teu objetivo, mais do que fazer um rpg, é criar um hábito de acessar o fórum, criar uma comunidade onde as pessoas que façam parte do rpg gostem e chamem mais pessoas.

8) Esteja ciente que jogadores desaparecerão no meio do RPG e esteja preparado para isso. Jogadores somem e precisam de explicações estranhas pra isso, tenha elas. Saiba como lidar com isso e substituir papéis importantes se eles não puderem mais ser desempenhados por um jogador específico.

Todas as outras dicas ja são as mesmas de um rpg normal, mantenha a história interessante, dê aos seus players o que eles precisam pra jogar, não jogue contra eles, etc... mas acredito que tópicos com esse tipo de informação já exista aqui na spell.

58
Apresentação / Re:Introduções e apresentações
« Online: Janeiro 21, 2013, 09:40:20 am »
Bem vinda Telperion :mrgreen:

Vamos ver se conseguimos fazer o Kinn aparecer aqui e adivinhar quem tu é XD :frenzied: :cthulhu: :doido:


59
Jogos Sociais / Re:Lexicon - 2a. Partida
« Online: Janeiro 21, 2013, 08:48:42 am »
Ok, eu preciso criar a página do meu erudito então.

Devo esperar até o sorteio das letras para fazer isso ou já devo fazer agora?

60
Jogos Sociais / Lexicon, alguém?
« Online: Janeiro 19, 2013, 10:45:03 pm »
Meu voto é pela "Oniria", ou arquipélago, como quiserem chamar a Idéia.

Páginas: 1 2 3 [4] 5