Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - ferdineidos

Páginas: 1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 69
61
Sistemas & Cenários / Re:[D&D 5e] Valores Raciais
« Online: Janeiro 08, 2015, 11:39:21 am »
Essa é a típica análise que não leva em consideração o contexto.

Anão da Montanha só é mesmo uma boa escolha pra algumas classes. E pra essas classes que ele é bom, a proficiência de armadura é inútil e a de arma também é meio inútil.

No fim, o D&D ainda mantém que determinadas raças são bem melhores que outras para certas classes.

Sendo que o humano do feat é tipo um curinga, serve na maioria dos casos.

62
Off-Topic / Re:Sociedade e restrições
« Online: Janeiro 07, 2015, 02:28:16 pm »
Tudo como um todo

Acho que chegamos no ponto onde a discussão vai ficar cíclica. Entendo o que você quer dizer, mas discordo. E pelo que eu vi o inverso também se aplica.

Só falando por último que concordo que a obrigatoriedade também tenha valor educacional, tanto que a forma como a lei foi redigida obriga o guarda que te flagrou sem cinto a parar o automóvel e só deixar você ir depois de colocar o cinto, e que, independente deu gostar ou não, Lei é Lei e tem que ser cumprida.

63
Off-Topic / Re:Sociedade e restrições
« Online: Janeiro 07, 2015, 11:18:36 am »
Proibir, liberar ou regulamentar algo só é feito após um grande debate em cima da coisa toda.

Mais ou menos, normalmente o debate não chega na sociedade como um todo, ficando apenas no âmbito do congresso afetado pela sociedade organizada.

Mas em geral essas coisas não são feitas às escondidas.

Se formos proibir tudo que pode matar alguém vamos proibir 100% das coisas, sério. É um exagero que jhá foi apontado inclusive pelo video que o Nibelung postou ali em cima sobre a falácia do espantalho. As coisas não são 0-1, onde 0 é totalmente benéfico e sem nenhum tipo de problema e 1 é o mal encarnado que deve ser proibido. Vide o posse ou porte de armas de fogo, você pode ter uma arma de fogo, mas não pode sair com ela na rua, se sair não pode ficar distribuindo tiros aleatórios por ai. Armas de fogo são regulamentadas, mas não de modo igual, alguma são permitidas para civis, outras apenas para uso militar, veja alguns itens dentro do mesmo conjunto armas de fogo recebem tratamento individualizado, porque após um grande debate calcado em evidencias e estudos viu-se que não tinha como trata-las de modo homogeneo (proíbe tudo, libera tudo).

Nunca discordei disso.

Dito isso, porque não proibir motos? Porque motos são veículos de transporte que favorecem alguns tipos de serviços ou de estilo de vida de pessoas e elas tem o direito de ter uma moto.

1 - Com todo respeito mas, foda-se estilo de vida. Estilo de vida não é uma resposta válida para permitir alguma coisa.

2 - Favorecer alguns tipos de serviço também não deveria ficar na frente de salvar vidas. Acho que isso é meio óbvio.

3 - Ter direito hoje não significa necessariamente ter o mesmo direito amanhã, só ver que um fumante tinha direito de fumar dentro de um restaurante em 1980.

Mas elas tem o dever de obedecer as regulamentações que acompanham o veículo. O que poda mais a liberdade, proibir alguém de ter algo ou permitir, mas que ela seja usada dentro de certas normas? Quando alguém machuca ou se mata em uma colisão com uma moto a pessoa estava ou desrespeitando alguma norma ou foi atingida por alguém que desrespeitou alguma norma.

Quer dizer que ninguém nem se machuca em acidente com moto se não houve desrespeito às leis? Acho que você está forçando uma barra forte aqui.

Esse estudo mostra que enquanto rolava uma pressão para o cumprimento da obrigatoriedade do uso de capacetes houve um redução do numero de acidentes, mas que voltou a aumentar quando a fiscalização afrouxou e as pessoas passaram a não usar mais o capacete:
http://scielo.iec.pa.gov.br/scielo.php?pid=S0104-16731999000200005&script=sci_arttext

Legal.

Mas só uma coisa, eu não quero proibir motos.

Agora, o desenvolvimento lógico de "se pode matar, vamos restringir" é que chega um ponto onde permitir que pessoas tenham moto não se sustenta. Mesmo usando capacete, o trauma pode ser muito grande, terceiros podem ser atingidos, etc.

Porque usar o cinto mesmo se você vai na padaria? Chama-se direção defensiva, você pode estar a 30 km/h, mas ser acertado por um caboclo a 180 km/h e ser arremessado pra fora do veiculo, podendo machucar outra pessoa ou pagar o pato porque alguém resolveu não cumprir a lei.

Cara, se você está numa via onde um carro possa atingir ainda que 80 km/h, é prudente que você use cinto. Eu sei que eu usaria.

O ponto é que não são todas as ocasiões em que havendo um acidente, você vai sair voando pelo pára brisa e matar um transeunte.

Então, correndo o risco de repetir o discurso, entre proibir e regular, melhor o segundo.

Sim, mas você fala como se o poder público só conseguisse atingir o objetivo de duas formas, restringindo ou proibindo.

Existe ainda a possibilidade de educar a população, opção essa que não fere direito algum e que nunca foi tentada.

De novo, acho que o papel do governo nesta questão do cinto seria a de educar, não proibir cinto e foda-se, por que - além de ser a medida mais intrusiva - não resolve.

Só pra esclarecer, eu não acho que o governo não possa restringir alguns direitos, só acho que ele deve evitar isso enquanto pode.

64
Off-Topic / Re:Sociedade e restrições
« Online: Janeiro 06, 2015, 04:17:39 pm »
Tá, okay. Mas e quando acontece uma situação como a que ocorreu aqui em Santa Bárbara d'Oeste, quando um carro bateu em outro na rodovia em alta velocidade e o motorista sem cinto voou pelo vidro indo parar na outra pista, atravessando o vidro de outro carro e decepando o motorista?

A proteção não é só pro cara que tá usando o cinto, é também pra evitar que ele vire uma bala de canhão e cause mais danos ainda.

Mas de novo, se for aplicar esse critério, por que não proibir motocicletas?

E qual foi o impacto da lei nesse caso? Nenhum. O que faltou? Educação e discernimento.

A lei tem como princípio a preservação da vida, e ela busca atingir isso partindo do pressuposto que o motorista não tem discernimento para decidir por si só se deve ou não colocar o cinto e o exige em todas as situações, desde o manolo dirigindo em estradas a 110 km/h até o cara que vai comprar pão 50 metros a frente, sendo que esse não vai passar de 30 km/h.

São dois casos completamente diferentes (viagem em autoestrada na velocidade máxima e alguém andando em conta gotas dentro de um engarrafamento) porém é tratado da mesma forma por que parte-se do pressuposto que o motorista é um idiota.

Eu sou contra a lei de obrigatoriedade do cinto de segurança, pois ela me trata como irresponsável que não sabe decidir se o cinto é necessário ou não. Em suma, fere meu direito a autodeterminação.

Concordo que o Estado tem o dever de zelar pela vida, agora isso pode ser alcançado de outras formas que não a lei. Uma política pública de educação no trânsito, exigência de uso de cinto de segurança para menores de 18 anos (que ainda não alcançaram a plenitude de sua autodeterminação) para criar o hábito e etc.

Se ainda fosse a lei antiga que era exigência de cinto apenas em estradas onde se pressupõe que o cara sempre está em alta velocidade, eu até chiaria menos, pois entendo que nessa situação a regra deva ser utilização do cinto, mas ainda assim, um caso que não exige exceção sempre me incomoda.

65
Off-Topic / Re:Sociedade e restrições
« Online: Janeiro 06, 2015, 01:58:48 pm »
Continuo não conseguindo quotar os outros...

Se você estiver com a caixinha de resposta rápida fechada, funciona.


 :positivo:

Valeu




Citar
Eu continuo sustentando que a obrigatoriedade do uso de cinto de segurança para maiores de 18 anos é uma violação de meu direito individual.

Deixa de ser direito individual quando ao se acidentar, sua saúde e recuperação se torna responsabilidade do estado. Obrigando todo mundo a usar cinto, reduz o número de acidentes de trânsito com vítimas graves, que vao ocupar o lugar de doentes de verdade na fila do SUS.

Por este princípio, que todo doente se torna responsabilidade do estado, então, todo fast food deveria ser regulado, já que ele onera o sistema de saúde.

E se estamos falando de redução de gastos com a saúde pública, vamos proibir motos, visto que os acidentes com eles são normalmente muito mais graves que os de automóveis, onerando mais o erário.

E, por fim, o proprietário de veículos automotores ainda tem um imposto próprio (o lindo IPVA) que deveria ser utilizado para conter os gastos relacionados à utilização do automóvel, inclusos aí os gastos com acidentes de trânsito.

66
Off-Topic / Re:Sociedade e restrições
« Online: Janeiro 06, 2015, 11:53:47 am »
Continuo não conseguindo quotar os outros...


Pirmeiro, me corrigindo:

Citar
Então, dizer que proibir fumo passivo está apoiado na ciência é um pouco demais.

Estudei isso mais um pouco a fundo e vi que é consenso na comunidade científica que o fumo passivo é prejudicial à saúde. Então essa minha frase aí de cima está errada.


Segundo:

Skar, que nova lei é essa que você falou?


Terceiro:

Ainda com relação ao fumo passivo: até onde vi, o consenso sobre ambientes fechados e com exposição prolongada de tempo. Vi um lugar ou outro dizendo que "qualquer exposição e em qualquer grau" pode matar, mas até onde vi isso é alarmismo.

Assim, o governo tem a obrigação constitucional de proibir a utilização em repartições e áreas públicas fechadas (mas também tem obrigação constitucional de regular os anúncios de macdonalds e afins, mas enfim...)

O problema pra mim cai quando proíbe em áreas privadas e em áreas abertas.

Com relação às áreas abertas: não existem evidências científicas que suportem a proibição por risco à saúde, então a proibição seria de incômodo mesmo. A questão é: quando o incômodo de uns é suficiente para proibir o consumo de um produto legal?

Com relação às áreas privadas: no caso a proibição é para proteção dos funcionários, o que em regra eu apoio. Não dá pra você colocar um funcionário de uma corretora - por exemplo - à mercê de problemas de saúde que não são inerentes à atividade por que ele precisa do emprego.

Mas o que me incomoda nesse caso é a impossibilidade de uma exceção. Como eu coloquei, o caso de um bar exclusivo para fumantes ou mesmo uma tabacaria. No caso, pode-se criar regulamentos pra diminuição da exposição ao fumo passivo e um adicional de insalubridade para o funcionário. Isso eu acho ingerência do estado.


Quarto:

Sobre o cinto de segurança.

Lembro que tive uma discussão ferrada com um amigo meu quando a lei de obrigatoriedade do cinto passou (sim, eu sou velho) e meu amigo defendia que a lei seria essencialmente "boa" e eu que seria "ruim".

Eu continuo sustentando que a obrigatoriedade do uso de cinto de segurança para maiores de 18 anos é uma violação de meu direito individual. Foda que isso é mais uma questão de filosofia do direito do que qualquer outra coisa, mas, em resumo, o estado não deveria adentrar no mérito do meu direito individual de escolha, cabendo apenas a ele ser responsável por me manter informado para que possa tomar uma decisão consciente.

67
Off-Topic / Re:Sociedade e restrições
« Online: Janeiro 05, 2015, 12:14:28 pm »
Não li tudo, dei uma passado por cima.

Vou falando logo de cara que não fumo e que a fumaça de cigarro me irrita. Mas, discordo da proibição de fumar em TODOS os ambientes coletivos e sou moralmente contra fumar em rua de bares, pelo simples fato de ser um ambiente aberto.

Com relação aos estudos que apontam que fumo passivo faz mal, existem pra ambos os lados, inclusive para o lado que diz que fumante passivo não desenvolve câncer por causa disso. Então, dizer que proibir fumo passivo está apoiado na ciência é um pouco demais.

Eu acho um absurdo um proprietário não poder fazer um bar voltado exclusivamente para fumantes.

ps. Adorei esse último post da Lucita

68
Off-Topic / Re:Sobre o Caso AllefRPG
« Online: Janeiro 01, 2015, 02:39:52 pm »
www.érrepêgê.com.br

69
Off-Topic / Re:Sobre o Caso AllefRPG
« Online: Dezembro 19, 2014, 04:50:44 pm »
Bem vindo de volta, Rona, agora é levantar, bater a poeira e deixar isso no passado.

70
Off-Topic / Re:Amigo Secreto da Spell - ASS 2014!
« Online: Dezembro 17, 2014, 03:35:12 am »
Estoy yo, persona bêbada, voltando pra casa, ouvindo Bismark do Coronel Pacheco ( https://soundcloud.com/coronel-pacheco/bismarck-1 [merchand] ) quando me deparo com uma pergunta inusitada do nosso querido porteiro para um cérebro já avariado:

"Você conhece alguma Noara????"

Cérebro trava:

"ãh???"

Porteiro pego de surpresa:

"Noara?"

Cérebro no tranco:

"Talvez???""

Porteiro já desconfiado:

"O senhor conhece?"

Eu mais pra lá do que pra cá:

"Claro, minha prima, conheço desdesse tamaninho ó..." (Faço um gesto genérico com as mãos indicando qualquer altura abaixo do meu abdômen)"

Porteiro me avalia... sinto o olhar dele depurando todo álcool que eu bebi hoje - e não foi pouco. Juro que em determinado momento cogitei dar o bote no envelope em suas mãos e correr para a liberdade... ainda que à tardinha...

Contive-me, sustentei o olhar como se estivesse certo de todos os mistérios da humanidade à la Paulo Coelho e então, de forma um tanto quanto humilde, aquele guardião de todos os segredos do universo me confessou: "Hein???"

Com certeza da vitória, olhei triunfante e disse "é nóis seu Sandoval, pode deixar que eu resolvo"....

Peguei o tal envelope e raciocinei comigo mesmo que bastava dizer que era presente da Noara pra mim, mas, convenhamos, o lema do carioca é: "pra quê facilitar, se existe tanta graça na dificuldade?",

Assim, parti triunfante para minha residência e avaliei meu espólio.

Enfim, todo esse post é para agradecer à Noara pelo presente, pois eu já tinha ouvido falar da estória e estou louco pra ler o livro.

Brigão mesmo!!!!

71
Off-Topic / Re:CARNASPELL 2015 - Praia de Navegantes/SC 14 a 17 de Fevereiro
« Online: Novembro 28, 2014, 12:16:08 pm »
Já usei bastante a decolar, mas hoje em dia tenho usado o google flights.

Acho bem melhor pra visualizar as datas que tenho disponibilidade e não tem a taxa da decolar.

72
Off-Topic / Re:CARNASPELL 2015 - Praia de Navegantes/SC 14 a 17 de Fevereiro
« Online: Novembro 28, 2014, 10:37:31 am »
Eu comprei indo domingo e voltando terça. Além do preço ser muito melhor, eu devo aproveitar sábado aqui no Rio.

Mas vou rachar o preço cheio da casa, sem problemas.

Quem puder ir de domingo até terça, vai. É melhor 3 dias do que dia nenhum...

73
Off-Topic / Re:Amigo Secreto da Spell - ASS 2014!
« Online: Novembro 25, 2014, 02:22:34 pm »
(click to show/hide)

Citar
Esse ano você não vai pedir "cheiro de chuva e um abraço de conchinha"? :b

Nã... Tô menos romântico esse ano XD

74
Off-Topic / Re:Amigo Secreto da Spell - ASS 2014!
« Online: Novembro 25, 2014, 12:05:51 pm »
Não tenho steam, e nunca sei bem o que pedir  XD

Eu gosto de receber como presente coisas que outras pessoas gostam e gostariam de indicar (a não ser que seja crepúsculo ou 50 tons de cinza). Ano passado o Macnol me deu o "Guerra Mundial Z" que eu gostei bastante.

Acho que livros e HQ são as coisas que mais gosto de ganhar, mas enfim, vou dar uma noção do que já tenho:

De HQ tenho todos que saíram até agora da Graphic MSP, tenho o primeiro volume de Saga, gosto de coisas antigas de quadrinhos (tenho "A última caçada de Kraven", a saga da morte da fênix, Astonishing X-Men (que nem é tão velho assim), Red Son, Reino do Amanhã, e mais umas coisas espalhadas), além de coisas da Vertigo (Hellblazer, V de vingança, tudo do Sandman). De cabeça é isso que me lembro...

Livros gosto de temas variados, gosto de literatura tipo neil gaiman e tenho tudo dele (#chupaverde), gosto de ficção histórica -  tenho praticamente tudo do Cornwell, além de uns do Steven Pressfield (portões de fogo é fooooda), outros do Conn Iggulden e comecei a ler "o rebelde" do Jack White e gosto de história em geral e gosto de livros sobre a história do Brasil (tenho aquela série de 1808,22,89, "caminho para Fornovo" que é sobre a participação do Brasil na segunda guerra e li outros tantos dos meus pais que não lembro o nome XD )

Mas em regra, eu leio qualquer coisa que colocar na minha frente (sim, eu li o primeiro crepúsculo), então se for algo que te agradou, pode mandar que me interessa.

Em resumo, se tiver algo que você curta e quer apresentar, pode mandar...

75
Off-Topic / Re:Amigo Secreto da Spell - ASS 2014!
« Online: Novembro 22, 2014, 01:04:46 pm »
Cheguei no fim, espero ainda poder participar.

Páginas: 1 ... 3 4 [5] 6 7 ... 69