Acho importante mencionar que depois de matar os três primeiros camps, qualquer champion pode voltar pra base, pegar Ranger's Trailblaizer e limpar a jungle sem se preocupar muito com sustain. É normal ficar assustado com o dano inicial dos camps e tentar jogar com junglers de sustain alto, mas isso não é realmente necessário. Alguns champions (e.g. Jarvan) estão até com sustain melhor do que antes.
aproveitando, queria perguntar pra voces, o que voces acham da possibilidade de smite fora da jungle? mais de um smite no time agora com essas atualizacoes agora com um update em um dos itens, o smite vai funcionar como um ingnite, só que com menos dano, e sem o debuff de reduzir a cura, só que, se for contar os cooldowns, ele tem um dano total muito mais alto, e ainda ajudaria a contestar ou garantir buffs importantes, como dragon e baron
O problema é que o smite só tem efeito de combate a partir do momento que o champion compra um item de 750g, o que significa que até juntar 750 você está virtualmente jogando com uma summoner spell só e definitivamente vai perder qualquer tipo de troca ou all-in.
Além disso você vai estar investindo 750g em um smite com frufrus, e 700~800g é a faixa de gold onde todas as lanes ganham algum power spike (chain vest, negatron, chalice of harmony, tear of the godess, sightstone, pickaxe, etc); enfrentar qualquer um desses powerspikes com um smite de true damage simplesmente não cola.
E claro, também tem os problemas de eficiência de itens e slots durante o late-game e o fato de que teamfights são decididas em frações de segundo, o que dá uma vantagem pra summoner spells convencionais.