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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 23, 2012, 10:56:10 am »
Eu prefiro acreditar que eles estão ouvindo quem já realmente viu o sistema até agora. A opinião do público aberto vai ter valor quando o Open Beta sair, porque daí sim poderemos ver como a magia vanciana ou o guerreiro multi-ataque ou seja lá o que for vão funcionar no sistema.

O último artigo do Monte Cook sobre desenvolvimento falou que o jogo não quebrava, em nenhuma edição, a partir de certos níveis. Foi um dos poucos artigos até agora que a resposta do público foi praticamente unânime: quebra sim e é bobagem fingir que não.

O que os designers fazem? Mandam outro designer escrever um artigo sobre o mesmo assunto, voltando a insistir que o jogo não quebra e que isso são só 'rumores'. E dizer como isso pode ser divertido. O questionário no final? Pergunta se você gosta de campanhas em níveis altos ou baixos e o que é divertido nos níveis altos. Eles perguntam porque as pessoas acreditam que o jogo quebra após certos níveis? Não. Aqui o artigo.

Esse tipo de coisa que me faz duvidar que eles estejam realmente interessados em ouvir opiniões dos clientes e só estão fazendo isso tudo para vender a falsa sensação de participação no processo.

Edit: Sobre o Ro3: Eu já tinha lido e era exatamente a isso que me referi no post anterior. Eles não estão tentando ouvir os clientes, eles estão tentando convencer que estão certos.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 22, 2012, 05:13:07 pm »
Eu entendo isso.

O problema é que a promessa era 'vamos ouvir o que os jogadores querem!'. Só que o desenvolvimento continua... e eles não parecem realmente dispostos a isso. E tudo que sai parece mais uma tentativa de convencer os jogadores a validarem algo já pronto, do que iniciar uma discussão.

O exemplo do vanciano é bom para entender isso. Certo, eles tem comentado como o sistema é importante para o D&D e faz parte da história do sistema. Só que tem bastante gente que ainda parece contrário. Eles estão tentando ouvir essas pessoas e entender porque elas não gostaram? Não.

Quando saiu o artigo sobre o guerreiro, várias pessoas reclamaram sobre algumas opiniões e demonstraram dúvidas quanto ao que a proposta demonstrada iria se tornar quando convertida para regras. Isso foi discutido abertamente com os jogadores, num lugar onde possa existir uma troca entre os designers e os clientes? Não.

Pode ser que eu esteja mal acostumado com o trabalho de outras editoras que se dão ao trabalho de conversar com os clientes e se aproximar mais do público-alvo. Ou pode ser que eu não saiba onde estão ocorrendo essas discussões sobre intenção de design entre os responsáveis por ele e os clientes. Mas a atitude até agora tem me parecido muito mais uma tentativa de vender uma idéia do que realmente colocar em prática o 'nos ajude a construir o D&D'.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 22, 2012, 03:27:06 pm »
Fazendo o papel de Advogado do Diabo:

1) O que não implica necessariamente em problema algum. Diversas classes da 3.5 era Vancianas e Equilibradas (Tier 3), como os "Magos Especialistas" (Warmage, Dread Necromancer e Beguiler), as classes do Magic of Incarnum, o Binder do Tome of Magic e mesmo o Bardo e Factotum. O problema não está em "Magia Vanciana" - está na lista de magias e no que elas fazem.

Acho que a reclamação principal não é nem o desequilíbrio. Isso é uma reclamação paralela, referente aos magos quadráticos. Acredito que a reclamação quanto ao vanciano seja a tendência a gerar dias de 15 minutos. Os spellcasters entram em nova, resolvem o problema porque gastam rapidamente todos os recursos que tem... e então o pessoal tem que parar para eles descansarem.

E eu nunca vi uma edição que resolvesse isso e utilizasse sistema vanciano. O Mestre resolvia colocando limitações na história para impedir, mas o sistema, não.

Citar
2) Mais ou menos. O artigo fala algo óbvio sobre danos dos personagens, não sobre equilíbrio em geral.

O que a gente sabe que é uma afirmação falsa, porque danos não eram importantes quando você pode arremessar alguém pra outra dimensão. Ou transformar ela num banquinho.

Citar
3) Sim, falaram isso. E ao mesmo tempo:

Aqui eu acredito que seja medo do que os designers vão fazer e considerar equilibrado. Entende, esse time de design já fez uma série de afirmações que deixaram as pessoas preocupadas. E eles não parecem realmente interessados em ouvir a opinião dos jogadores até o momento. Especialmente porque eles não parecem ter ouvido a opinião de ninguém, além de uma meia dúzia de blogueiros que fazem trabalho freelancer pra WotC e quem pode participar do DDXP. O que é uma população muito pequena para um jogo como D&D.

Reclamações e comentários feitos quanto aos artigos tem sido ignorados, não existe discussão com os designers em fóruns ou blogs e quando um questionário feito pela própria empresa apontou que as pessoas talvez não estivessem interessados no vanciano, eles tentaram vender que vanciano é bom para o jogo, em vez de perguntar porque alguns jogadores pareciam não querer o sistema.

Esse tipo de coisa acaba minando a confiança dos clientes e gerando dúvidas quanto ao futuro do jogo. O que é natural, quando quase tudo que você sabe sobre o que foi produzido até agora vem de gente que trabalha ou já trabalhou para a empresa, maioria das informações são vagas demais para entender o que os designers estão fazendo e a tal promessa de perguntar aos jogadores 'O que eles querem jogar?' não está sendo cumprida.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 16, 2012, 04:45:38 pm »
Unh, certo. Outro artigo de design.
Digamos que o início do artigo me fez gargalhar de uma forma que eu não rio faz tempo. É do mesmo cara do 'tenho saudades dos guerreiros da 3e', então já se enxerga o padrão.

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Off-Topic / Re:O fim da Rede RPG (e do próprio RPG?)
« Online: Fevereiro 16, 2012, 02:09:54 pm »
Exceto que lá tem mais contas falsas criadas por administradores para tentar manter o negócio funcionando.

Dois centavos

Sobre a Rede,

Como comentaram, é uma pena que tenha acabado. Mas a culpa do estado que o negócio tava era do Telles, que foi se isolando cada vez mais para poder sustentar a imagem que ele criou na própria cabeça.

Sobre o RPG,

Eu acho que devo estar em outro planeta ou nós todos encaramos a situação do RPG de acordo com o ambiente em que estamos, em vez de uma análise mais precisa (e que ninguém consegue fazer).

Tem menos jogos de D&D (o oficial) no Brasil? Tem. Tem menos eventos grandes? Bem menos.

Mas em compensação, pelo menos aqui em Floripa, eu tenho visto bem mais movimentação. A gente está com duas lojas, coisa que não acontecia a uma década. Nós temos pequenos eventos, aqui e ali. Vários eventos maiores tem espaço para RPG. E eu vejo mais jogadores em mesas de rpgs variados, em vez daquela saturação de D&D e variantes que existia na época da 3e.

Nunca tive tanta facilidade de conseguir jogos, de experimentar sistemas diferentes, de conseguir o material que eu quero.

O que eu acho é que existiu um aumento grande de jogadores na época do lançamento da 3e, que depois se reduziu ao padrão normal com os anos. Em algum ponto vai surgir outro jogo que chama a atenção das pessoas e tudo parece estar crescendo de novo, gerando um inchaço no número de jogadores que vai esvaziar com o tempo.

O que acredito que vai acontecer nos próximos anos é que jogar online vai se tornar cada vez mais comum. Não acredito que mais comum do que jogo presencial, mas ainda mais comum do que hoje em dia. Tem muita ferramenta pra facilitar o processo. E com a facilidade de adquirir livros e sistemas de regras (DriveThruRPG, cada vez mais livrarias oferecendo frete internacional gratuito, etc.), distância e domínio dos mesmos sistemas de regras vai ser um fator cada vez menos limitante.

O jogo não vai morrer ou acabar, ele só vai mudar e se adaptar a época. Tem gente que vai ficar girando a bengalinha ('pq minha edição é a melhor de todas!' e 'eu não jogo mais, então rpg morreu!') e tem gente que vai se adaptar.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 15, 2012, 02:58:05 pm »
Fake. Twitter da WotC declarou isso a pouco.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 14, 2012, 01:36:27 pm »
Porque tem muita gente que não quer só uma nova edição. Eles querem uma nova edição que seja algo que retorne a sua versão preferida, para mostrar que eles estavam 'certos' e que 'venceram'.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 14, 2012, 12:35:58 pm »
Kimble ainda não começou porque ainda não saiu o Open Beta. Nos próprios artigos eles citam isso.

O que poderia ser contornado deixando que os jogadores comentassem mais sobre os playtests, nem que fosse com resumos de sessões sem incluir discussão mecânica. O que saiu até agora foi um ou outro artigo de freelancers frequentes que conseguem ser tão vagos quanto esses artigos dos designers.

Querem guardar a informação até abrirem o playtest aberto? Beleza. Só que ficar insistindo em escrever post após post sem clareza e que só servem para dizer 'estamos trabalhando', não adiciona nada. Ainda mais quando tentam criar o que parece ser ilusão de participação.

Citar
Não falo nada de quem não entendeu que aquilo é humor, mas depois disso ter ficado claro continuar reclamando é o mesmo que querer assistir aquilo que Legendários disse que seria mas não cumpriu. Humor moralista.

Acredito que a maioria já parou. Tanto que:
Pra mim o negócio já se resolveu. Corrigiram a situação, pediram a desculpa e fizeram duas listas melhores, onde eles até definem o que é que estão perguntando em vez de deixar vago como estava ontem.
Já tinha escrito isso lá atrás.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 14, 2012, 11:51:54 am »
Na boa, Kimble, mas isso é bobagem. Você pode ser o maior anti-sexista do pedaço que continua não sendo motivo para se indignar. Foi só uma piada besta.

Cara, eu acredito que tem certos tipos de humor que é melhor não fazer. Gênero, origem e cor, especialmente. Se não te incomoda, ótimo. E como já disse várias vezes, o que mais me incomodou foi a sensação que aquele tinha sido outro artigo só para cumprir uma obrigação e continuar com uma propaganda de participação no desenvolvimento do produto que, até agora, ficou só na propaganda mesmo.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 14, 2012, 10:53:52 am »
Pra mim o negócio já se resolveu. Corrigiram a situação, pediram a desculpa e fizeram duas listas melhores, onde eles até definem o que é que estão perguntando em vez de deixar vago como estava ontem.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 14, 2012, 07:55:02 am »
Olha, eu sou estupidamente feminista. Sério. Mas tem uma diferença enorme entre "promover sexismo" e "perguntar se os jogadores acham que as raças do cenário de fantasia podem ter Dismorfismo sexual.

Primeiro, me requotando já que você parece não ter lido o que você mesmo citou:
-Cara, qualquer forma de sexismo me incomoda. Mesmo que o Monte não esteja incentivando, tem certas coisas que você nem deve considerar por serem ofensivas e desrespeitosas ao teu público-alvo.

Então eu NUNCA sugeri que ele estava promovendo sexismo. Agradeço se não me acusar de coisas que eu não fiz.

Eu reclamei que a sugestão é desrespeitosa ao público atual e indica uma despreocupação na elaboração desses artigos, que reforçam a impressão que é tudo pura propaganda mal feita para manter o interesse no desenvolvimento do DDN.

Segundo, se a gente estivesse falando puramente de raças de fantasia, você poderia até ter um ponto. O problema é que a regra a que ele se refere afetava também humanas. Logo, não dá pra resumir a 'essas raças não existem, então pode tudo'.

A votação não exibe resultados;

Ela exibia antes da edição, incluindo número de votos em cada. Acabou gerando uma situação engraçada até, porque tinha menos gente apoiando o retorno do THAC0 do que a restrição de gênero.

Na verdade, é verdadeiro que em média, homens são mais altos e mais fortes do mulheres, independente da sociedade humana analisada. Contudo, como foi colocado antes, esse é o tipo de diferença que é relativamente pequena e não tem muito sentido em ser implementado em D&D.

Ainda mais considerando que existem diversos exemplos em fantasia de mulheres que fazem o papel de 'braço forte do grupo' e que no instante em que o sistema implementa um teto, ele está restringindo a capacidade de representar esse tipo de personagem.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 13, 2012, 10:34:07 pm »
Reforçando o que eu já tinha comentado antes quanto ao texto:
-A questão é, essa opção deveria estar ali? Ainda mais quando eles ignoraram outras opções bem menos polêmicas, como modificadores raciais negativos para atributos?
-Cara, qualquer forma de sexismo me incomoda. Mesmo que o Monte não esteja incentivando, tem certas coisas que você nem deve considerar por serem ofensivas e desrespeitosas ao teu público-alvo.

O D&D já tem um bom tempo de vida e várias versões. Consequentemente, suas várias edições foram escritas em momentos diferentes e onde a tolerância e percepção de certas coisas variavam. Tem certas coisas que não deveriam voltar ou mesmo serem consideradas, porque não fazem sentido dentro do que se considera correto atualmente.

O problema é que no texto ele sugere que mesmo que os designers considerem algumas coisas desnecessárias ou ultrapassadas, eles poderiam retornar com elas se os jogadores quiserem. E então ele inclui uma lista de opções ao final (que ele nem se dá ao trabalho de explicar direito o objetivo) e coloca entre elas uma opção que incomoda as pessoas num aspecto que não é limitado a 'gosto dessa mecânica ou não', mas toca num aspecto pessoal. Eu também acredito que eles não pretendem retornar com isso, mas incluir isso nesse lista para os jogadores escolherem, é uma bobagem enorme.

Ou ele realmente considera essa uma opção aceitável (o que eu duvido) ou essa foi outra postagem feita para cumprir uma expectativa definida pela empresa: produzam X matérias por semana sobre a próxima edição, incluam questionários para dar sensação de participação. Eu acredito que a verdade é a segunda opção: estas matérias estão sendo feitas para manter o interesse dos jogadores, criar hype e gerar uma ilusão de participação.

Quer me chamar a atenção e criar uma expectativa positiva? Faz o que uma dezena de editoras boas fazem. Cria um produto bom, desenvolve expectativa mostrando algo tangível que atrai a atenção e faz isso tudo estabelecendo um bom relacionamento com os fãs. Droga, eu estou a meses esperando o Marvel RPG sair. Nesse tempo, já troquei mensagens com os designers do jogo uma dezena de vezes, eles tem tópicos com uma centena de páginas em mais de um fórum grande e eles mostram no que estão trabalhando. Isso é tratar os jogadores de uma forma honesta.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 13, 2012, 05:03:45 pm »
Eu entendi que o espirito da enquete foi: "Ha coisas que sao toscas demais e que obviamente nao vamos trazer de volta... Mas se voces querem, por favor nos avisem."

Uhum, esse é o objetivo da enquete.
A questão é, essa opção deveria estar ali? Ainda mais quando eles ignoraram outras opções bem menos polêmicas, como modificadores raciais negativos para atributos?

Não consigo pensar em nada mais "First World Problem" do que isso.  :b

Cara, qualquer forma de sexismo me incomoda. Mesmo que o Monte não esteja incentivando, tem certas coisas que você nem deve considerar por serem ofensivas e desrespeitosas ao teu público-alvo.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 13, 2012, 04:22:24 pm »
As reclamações que eu tenho visto sobre a enquete são por causa da opção quanto ao Gênero. O pessoal está achando ofensivo, mesmo que tenha sido feito como uma piada ou algo que eles não esperavam vencesse na enquete. Tanto no EnWorld quanto no RPG.net tem gente reclamando e no twitter já teve vários blogueiros com alguma fama lá fora atacando a idéia.

Vamos ver o que acontece. Provavelmente não vai acontecer nada mais do que um pedido de desculpas num artigo futuro, já que foi o Monte Cook que escreveu.

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Sistemas & Cenários / Re:[D&D] A quinta edição desponta no horizonte...
« Online: Fevereiro 13, 2012, 10:51:48 am »
Pelo menos pra MIM, que sempre ou quase sempre mudo o fluff de meus poderes, a defesa atingida importa muito.
Se ela atinge Fortitude, especialmente se é algo com implemento, sou levado a imaginar que visualmente o poder sempre atinge o alvo e gera efeitos a depender da resistência física dele.

Mas isso sou eu, que transforma Dragonfrost num espírito de raposa branca que voa até o alvo e o ultrapassa, se acertar Fortitude o alvo leva dano e é empurrado. Ou que uso a resistência a todo dano do battlemind como "separação do espaço normal" em vez de resistência literal a dano.

Mas nota que você é quem é responsável pela associação, com base no que o sistema te ensinou como 'certo'. Acerta Fortitude, logo deve ser um efeito físico. Porque você aprendeu que é assim que funciona.

Imagina que agora um outro jogador de outro sistema aprendeu que o efeito não está associado a defesa, mas a consequência dele. Efeitos 'físicos' causariam consequências 'físicas', mas não necessariamente precisam interagir com uma defesa 'física'. (mesmo porque nesse modelo, a definição da forma de defesa nem precisaria ser divida entre física, mental e etc). Vamos supor que o jogo sempre associou que sua capacidade de resistir a manobras de combate é definida pela sua habilidade de perceber o que o inimigo está fazendo e raciocinar a tempo para reagir a ela. Num sistema que tem esse pressuposto, resistir a manobras de combate passaria a depender das capacidades de raciocínio e percepção do personagem, o que seria uma defesa 'mental' a um ataque 'físico'.

Associação de Fortitude igual a físico, Will igual a mental, e etc., são só padrões que foram ensinados e repetidos muitas vezes. Sozinhos, eles não são mais válidos que a representação de situações similares em outro jogos e suas interpretações de como resolver isso. Ou mais ou menos válidos na sua forma específica em seja qual for a edição do D&D que estamos falando. Isso faz com que dissociação seja algo difícil de mensurar, porque normalmente ela está associada demais ao que cada um está acostumado a jogar e não realmente uma conexão entre o jogo e a 'realidade' da ambientação.

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