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Posts - silva

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Vídeo Game / Re:O que voce esta jogando?
« Online: Novembro 30, 2011, 09:31:39 am »
Acabei de finalizar King of Dragon Pass, pela 3ª ou 4ª vez.

E continuo vendo coisas inéditas, aprendendo coisas que não sabia, e descobrindo novas maneiras de jogar.

Já falei que AMO esse jogo ?  ^_^



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Vídeo Game / Re:Terraria (Tópico oficial)
« Online: Novembro 29, 2011, 12:38:31 am »
E que história é essa de espada do link e chapéu do Mario?

(teria o chicote do Simon Belmont, o arco-e-flecha do kid-Icarus, o tênis do Sonic, e a dentadura do Pac-Man ?  XD )

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Vídeo Game / Re:Terraria (Tópico oficial)
« Online: Novembro 28, 2011, 09:52:56 pm »
Uau, o trailer me fisgou.

Como é o jogo ? Dá pra jogar multiplayer cooperativamente, compartilhando o mesmo mundo ? Fala mais!

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Vídeo Game / Re:Imersão: gráfico ou texto ?
« Online: Novembro 26, 2011, 10:08:21 am »
Tá, agora traduz pra gente entender.   XD

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Off-Topic / Re:Nem todo bom escritor escreve bem
« Online: Novembro 25, 2011, 08:42:46 am »
Acho que identifiquei mais um "nível" distinto nessa bagaça, que é o 3, abaixo. Vejam se também não faz sentido..

1. o letrista. 

2. o narrador.

3. o criador.


Ex: A Game of Thrones...

3. o "criador" cria o universo fictício onde a história irá se passar, os locais, as pessoas, os elementos (o continente de Westeros, sua geografia e geopolítica, as culturas, religiões, as famílias, seus personagens e conflitos, etc ).

2. o "narrador" tece uma história utilizando os elementos criados, com começo, meio e fim, cenas, atos, cadência, reviravoltas, etc.

1. o "letrista" traduz o "contar da história" em frases e palavras, considerando sonoridade da lingua, coerência gramatical, vocabulário, ritmo, etc.

Seria como um nível Operacional, Tático e Estratégico (a analogia é ruim, eu sei, mas é a coisa mais próxima que consegui pensar agora XD ) na arte de escrever.

Faz sentido ?

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Vídeo Game / Re:Imersão: gráfico ou texto ?
« Online: Novembro 24, 2011, 10:20:19 pm »
Lembro de jogar System Shock 2 com as luzes do quarto apagadas, a porta fechada e os fones de ouvido... era aterrorizante. O ápice do suspense pra mim é aquela fase num deck de engenharia no meio dos caixotes, um lugar com 3 andares e com elevadores ao redor, que você vai pra procurar o corpo de uma mulher cujo log narra ela no meio de um tiroteio com os bichos, e ela fala assim "... find me there!".

Mas ainda acho System Shock 1 o melhor da série "Shock".

essa música me traz boas lembranças..
(click to show/hide)
)

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Vídeo Game / Re:[Steam] Promoções e Recomendações
« Online: Novembro 23, 2011, 09:43:28 pm »
Corroboro tudo que o Vincer falou sobre Mount & Blade. Pode parecer estranho inicialmente, por ser aberto demais, mas é um jogasso.

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Vídeo Game / Re:Imersão: gráfico ou texto ?
« Online: Novembro 23, 2011, 04:50:37 pm »
O interessante é que... o modelo Fallout 1 e 2 se aplica a uns do Breath of Fire e FFX-2. XD

Sério ? Não sabia que tinha jrpg com essa caracteristica de gameplay open-ended e caminhos múltiplos. 

Agora fiquei curioso. Qual desses você recomenda pra eu conhecer ? (ou algum outro ?)

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Off-Topic / Re:Nem todo bom escritor escreve bem
« Online: Novembro 23, 2011, 04:12:16 pm »
Acho que o Publicano definiu bem a questão.  :aham:

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Vídeo Game / Re:Imersão: gráfico ou texto ?
« Online: Novembro 23, 2011, 02:14:16 pm »
Eltor, concordo em gênero, número e grau com a comparação de Bioshock com System Shock.

Sidney, concordo que linearidade por si só não é necessariamente um mal negócio. Tudo vai depender da proposta do jogo. Jogos do estilo "Tactics" costumam ser lineares, e nem por isso são ruins (até hoje considero Front Mission 1 de super nintendo um dos melhores do gênero).

Lu, Fallout 3 está longe de ser um bom exemplo pra contrapontuar Final Fantasy X, exatamente pelos motivos que você falou - apesar de toda a "abertura" de mundo de FO 3, sua capacidade de prover uma história interativa ao jogador ainda é muito tímida.

AGORA, se usarmos como exemplo os antigos Fallout 1 e 2, aí sim o bicho pega, porque pra cada "nó" no fluxo de sua história ele te dá pelo menos 2 escolhas  distintas pra seguir, e cada uma dessas tem consequencias significativas pra continuidade da história e mundo de jogo.

Aqui, vou desenhar pra você..

Final Fantasy
(click to show/hide)

Fallout 1 e 2
(click to show/hide)

:bwaha:



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Off-Topic / Re:Aniversariantes Spellianos
« Online: Novembro 23, 2011, 10:23:38 am »
Podem me dar os parabéns então.   :bwaha:





(parabéns, Vincer! )

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Off-Topic / Nem todo bom escritor escreve bem
« Online: Novembro 23, 2011, 10:01:45 am »
Queria saber o que os "letrados" do fórum acham dessa minha impressão.

Resumidamente: to lendo o Game of Thrones aqui e, apesar de achar bem legal, o que realmente me prende é a habilidade do autor em "tecer" a trama, roteirizar, montar o puzzle da história, com o timing certo de quando te surpreender, quando te causar expectativa, e quando te causar júbilo (
(click to show/hide)
)...

...mas a escrita do autor em si (entenda escrita aqui como a simples habilidade de descrever coisas na forma de palavras e frases) não é nada demais, não me envolve e cativa como, digamos, um Orwell, Cornwell ou Saramago. Tenho a mesma impressão com o Neil Gaiman, cujos livros me cativam mais pelas idéias mirabolantes, do que pela escrita em si.

Pergunto aos "letrados" de plantão: isso faz algum sentido ?

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Vídeo Game / Re:Imersão: gráfico ou texto ?
« Online: Novembro 23, 2011, 09:34:53 am »
Também adoro ler, Metal. Mas gosto mais ainda de interagir com histórias, o que, infelizmente, um livro não permite (à exceção dos velhos livros-jogo* ).

E, como disse ao Eltor, a grande ironia é que os jogos "gráficos" também NÃO te permitem interagir bem com histórias - Final Fantasy X é o exemplo mais icônico que conheço: a história está pré-criada do início ao fim, e o papél do "jogador" se resume a assistí-la como a uma grande cutscene.

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Vídeo Game / Re:Imersão: gráfico ou texto ?
« Online: Novembro 22, 2011, 09:46:46 pm »
Citar
Mas eu vejo jogos como uma mídia interativa, e é bem mais fácil para mim ver minhas ações interagindo efetivamente em uma história quando ela é feita de elementos dinâmicos e não estáticos. Eu vejo isso acontecendo bem mais fácil em jogos com mais focos em contar a história de forma gráfica do que através de textos
Não sei Eltor. Na minha experiência, "jogos textuais" tendem a ser mais interativos do que "jogos gráficos", se levarmos em conta interação com o mundo de jogo.

Um exemplo: os jogos que me ofereceram até hoje a maior liberdade de fazer o que eu quiser, da forma que eu quiser, e quando eu quiser, provendo um mundo reativo a minhas escolhas e ações.. em outras palavras, me permitiram "escrever a estória" do meu personagem da maneira mais aberta possível enquando jogava.. foram os jogos "textuais" que citei inicialmente (Planescape Torment, Fallout 2 e King of Dragon Pass).

Os jogos mais "gráficos" (Final Fantasies, Elder Scrolls, etc) não me forneceram metade do grau de interação com o mundo vista nos textuais. Pelo contrário, tendem a ser muito mais lineares, me botando numa estância "passiva", forçado a ficar acompahando uma história pré-criada por outros.

Mas isso pode, obviamente, ser um dado viciado, baseado na amostragem de jogos que eu conheci ao longo da minha vida, claro.

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Vídeo Game / Re:Imersão: gráfico ou texto ?
« Online: Novembro 22, 2011, 09:19:53 pm »
Boa idéia, Lu.

Acho que a definição para o que falamos aqui é "entrar num mundo de ficção", e não necessariamente "se envolver com alguma coisa intensamente". Ou seja, você pode "se envolver intensamente" ao cortar as unhas do pé, mas como não há nenhum mundo de ficção implícito ou explícito nisso, então não é válido para o tópico.

Serviu ?

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