Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - 3libras

Páginas: 1 [2] 3 4 5
16
cavalos abandonados em estradas matam gente em acidentes de transito e isso é bem direto.

cachorros mordem pessoas e isso é bem direto.

animais de rua são uma imprtante fonte de zoonoses e reservatórios de algumas doenças bem graves.

ou seja as consequencias são bem menos difusas do que parece (apesar de existirem consequencias difusas).

17
Off-Topic / Re:Tópico sobre guerras
« Online: Maio 24, 2012, 12:51:40 am »
durante a minha vida a unica guerra que eu vi que foi pau-a-pau com perda e ganho de território, confrontos etc etc foi a guerra irã-iraque.

eu era pequenininho e sempre falva na tv sobre ela, naquela inocencia tipica de criança eu adorava ver as noticias das guerras, mas no fundo torcia para ela acabar, quando falava dos mortos.

lembro que os jornais puxavam o saco do iraqeu por usar o urutu (blindado brasileiro), se não me engano.

18
Off-Topic / Re:[VIDEO] A ciência pode responder questões morais?
« Online: Maio 23, 2012, 06:49:45 pm »
Citar
Isso é usar a ciência para melhorar a qualidade de vida, não responder questões morais.

Citar
É que o problema é que moral é valorativo e ciência é cognitivo. Não tem como a ciência responder um problema moral sem transformá-lo, antes, num problema científico. Não tem como não cair numa petição de princípio. Eu não vi o vídeo porque tá em inglês sem legenda e não tenho paciência pra ver 20 minutos, mas alguém já viu alguma "questão moral" ser respondida? Eu não sei muito bem o que isso quer dizer. Seria tipo a ciência dizer se abortar é errado ou não?

as questões morais são totalmente relevantes para tudo que eu citei.

note que qualidade de vida é tão cognitivo quanto a moral e ninguém se abstem de usar a ciencia para melhorá-la.

nesse ponto que a gente tem que ver que a própria ciência é per se cognitiva, pois se vale de petições de princípios para ser aceita.

caímos no lance dos 100% de certeza etc etc e outros problemas filosóficos que tem pouca importância para o mundo objetivo.

vemos um padrão de questões morais, vemos um padrão de resposta e consequencias nas opções morais escolhidas, a maioria das pessoas considera um resultado desejável aquele que a leva a um maior bem-estar dela dos outros.

isso pode certamente ser falseável, num ponto de vista objetivo. mesmo que filosoficamente não seja.

bom vermos que ciencia aplicada nunca é "ciência" como deve ser filosoficamente.

por exemplo, não se faz um duplo cego ou se manda amostras para análise dos remédios usados em uma emergência de hospital, assume-se qeu eles funcionarão sem a menor prova que eles possam vir a funcionar e caso não funcionam o experimento não é replicável por pares.


o video tá com legenda, não?


19
Off-Topic / Re:[VIDEO] A ciência pode responder questões morais?
« Online: Maio 23, 2012, 12:02:27 am »
É uma analogia muito fraca, libras, porque você ainda não está vendo o cerne da questão, que já foi levantado faz horas: a ciência pode definir o que é "doença", e pode (através da química, que é uma ciência exata) definir o melhor "remédio". Mas não pode prever de maneira determinística os resultados de uma dada "atitude", nem sequer definir que o problema X é realmente um "problema". Porque esses conceitos não são determinísticos, não são falseáveis, sequer são experimentos facilmente sujeitos à reprodução e revisão por pares, e no fim não passam de valoração subjetiva do que é "bom" ou "ruim".

se você entendo a atitude como reflexo do funcionamento do cérebro e que ele é um órgão que pode responder de forma a ou b a estímulos vejo que a ciência pode ajudar nesse ponto sim.

A diferença é que é uma coisa mais complexa, a bioquímica da mente que forma o pensamento, consciência etc age numa escala que ainda foge a capacidade de processamento de informação atual.

note que no exemplo citado doença é também uma valoração subjetiva.

Já se tentou tratar homossexualismo e existência de prazer sexual da mulher como doenças, obesidade e ansiedade já foram apenas características humanas e não patologias.

No final das contas, saber que vacinar crianças é a melhor opção do que não vaciná-las, mesmo isso não podendo ser colocado como melhor ou pior do ponto de vista científico "puro".

Mas provavelmente você, eu e todos no fórum fomos vacinados e vacinamos/vacinaremos nossos filhos. Esse é um comportamento padrão de um percentual tão grande da sociedade que pode-se assumir como verdade, mesmo sendo apenas uma variante de pensamento imposta pelo costume.

dentro desse universo, os objetivos pessoais são próximos (felicidade, prosperidada, satisfação, prazer, paz....) e a forma de obtê-los também (poder aquisitvo, reconhecimento, sucesso, amizade, amor, família...) então pode-se usar meios técnico-científicos para ajudar pessoas desse meio a alcançar o que querem.

lógico, que dizer qual o conjunto moral "certo" ou "errado" não é falseável, per se.

Tudo afinal tem sua carga subjetiva na forma de atuação, afinal estamos falando de ciência aplicada, que via de regra vai ser relacionada com a subjetividade de quem a aplica.

abraços.

20
Off-Topic / Re:Conselhos úteis em magia prática
« Online: Maio 16, 2012, 12:13:28 am »
"No ritual, a entidade conversou com todos os magos menos comigo e com um outro frater. Eu fiquei irritado, mas não falei nada. Na minha inocência de noob, como na semana anterior estava praticando direto defesas psíquicas e círculos de proteção, achei que a entidade simplesmente não tivesse sido capaz de me enxergar (já acontecera antes, com entidades menores).
Ok… você pode até pensar isso… mas, depois que acabou o ritual, não faça como eu fiz… não vá comentar com um amigo! O imbecil que vos escreve, quando um frater mencionou que a entidade não havia se dirigido a mim, disse “ah, acho que ela não estava me vendo, estou com os rituais de proteção XYZ abertos”.

porra a vida dele é um MMORPG, confiou nos equip de nivel alto, mas o NPC tinha redutor de proteção.

21
Off-Topic / Re:Conselhos úteis em magia prática
« Online: Maio 15, 2012, 06:09:04 pm »
com uma liturgia xamanistica da igreja catolico-umbandista o ocultista del debbio conseguiu desvirtuar o assunto do tópico em 4 partes diferentes, todos eles discutidos ou influenciaos por campbell.

23
Off-Topic / Re:[VIDEO] A ciência pode responder questões morais?
« Online: Maio 11, 2012, 12:29:40 am »
bem a ciência pode dizer qual medicamento cura com mais eficácia uma doença.

da mesma forma, por analogia direta, pode mostrar qual atitude pode resolver com mais eficácia o problema X.

tirando a escala de complexidade que é maior no segundo caso, não vejo a diferença de aplicabilidade.

e a petição de princípio é bem relativa no caso, apesar de existir ela nem é importante.

Existe um padrão dos humanos em seus objetivos e vontades (satisfação, recompensa, felicidade, etc etc) portanto mesmo que alguém considere que o "bom" dela não é o "bom" de todos ela ainda assim pode usar os resultados da ciencia para encontrar o seu caminho da melhor forma que quiser (e sofrer com as consequencias dele).

em todos os casos os resultados obtidos serão os mais próximos do esperado, se realmente existir uma metodologia e histórico cientifico que o fundamente.

24
Off-Topic / Re:[Assumar News] A sentença judicial mais hilária do mundo!
« Online: Maio 11, 2012, 12:22:12 am »
só gostei do tom informal da sentença, elas deveriam seguir essa linha e não o juridiquês em um português quase alienígena.

25
Off-Topic / Re:Comprando um Notebook
« Online: Maio 09, 2012, 01:10:42 am »
é, mas a CCE tem meio que um flag no sentido de qualidade e eles ultimamente parecem estar muito preocupados com isso, conheço pessoas que compraram tvs lcds (as duas de 40'' uma por recomendação da outra) recentemene da CCE e elogiaram muito a TV, desde qualidade até recursos.



Acer já foi bom, hoje em dia eles estão virando o coco do cavalo do bandido no quesito note.

26
Off-Topic / Re:Comprando um Notebook
« Online: Maio 09, 2012, 12:49:54 am »
cara uma marca que sofre muito preconceito mas que dos 3 notes que rcomendei até hoje nenhum deu sequer um ai foram os CCEs.

a minha namorada comprou ano pasado um modelo ,com corei3 e placa de video dessas intel genericonas, mas dd3 de 2 gigas.

o incrivel cara roda PES12 liso, Tomb Rider, Resident Evil e sonic (esses dois ultimos travadinhos, mas ainda assim jogaveis)

o wi-fi é bom, estável, consigo ver e acessar rede de vizinhos a mais de 3 casas de distância quando precisamos, bateria dura 3-4 horas se ficar só usando a net e tal e tem saída HDMI (mas não é full hd)

pagamos por ele R$1044 na época, mais ou menos 50% de um HP com a mesma configuração e 30% de um Vaio.

27
Off-Topic / Re:[VIDEO] A ciência pode responder questões morais?
« Online: Maio 03, 2012, 11:45:44 pm »
eu gostei do desenrolar do tópico, apesar de não gostar desse off-topic final.

e penso que realmente a ciência dá ferramentas que podem traçar como base os padrões de comportamento e padrões morais mais recompensantes para se tomar.

por isso sim, ela pode responder questõe morais, ou como alguns podem preferir ajudar a responder, ou ajudar a dar argumentos para decisões morais.

E isso, como diz o autor do vídeo não deve ser subestimado.

28
Off-Topic / Re:FBI VS. Anonymous
« Online: Maio 02, 2012, 12:18:20 am »
ó não os federais!

29
Off-Topic / Re:[VIDEO] A ciência pode responder questões morais?
« Online: Abril 26, 2012, 06:43:55 pm »
Citação de: 3libras

Se, ênfase no se, for possível provar de forma estatística que certas condutas são melhores do que outras, usando ou não a biologia/antropologia isso pode ser uma divisa de patamar sólido e discutivel para pessoas com moral distinta para sabermos o que podemos condenar e o que não podemos.

Eu concordo com você quanto aos cavalos e carros morais. Contudo, essa "estatística", infelizmente, não tem poder de convencimento algum e tem um sentido extremamente restrito aos que já se utilizam dela. Não vejo como exportar nossa moral sem arranjar alguns problemas bem grandes nesse movimento.

passa a ter quando as sociedades que mais a adotam passam a ser menos "moles" na forma de defender esse pensamento e dão menos valor "cultural" a condutas como enterrar filhos deficientes, apedrejar adulteras etc etc.

As sociedades que mais podem puxar o mundo para a frente são as que mais estão se rendendo a esse relativismo moral de "o horror feito por outros povos é apenas uma diferença socio-cultural."

30
Off-Topic / Re:[VIDEO] A ciência pode responder questões morais?
« Online: Abril 24, 2012, 11:15:31 pm »
então, essa conveniência é totalmente compreensível, sempre tendemos a fazer o mais conveniente como estratégia de sobrevivência.

Por exemplo, há alguns séculos se usava cavalos para locomoção. Hoje apesar de ainda ser usado a opção ideal é o carro.

Qualquer pessoa quer ter ou tem um carro para sua locomoção. O cavalo sobra para situações bem específicas e para atividades sociais e de lazer.

O que sobrepujou o cavalo foi a tecnologia, em outras palavras a ciência aplicada. Sempre a sociedade que usou a tecnologia primeiro conseguiu dominar suas contemporâneas nesse setor específico.

Europeu assimilaram a medicina moura.
chineses a tecnologia bélica mongol
e mongóis a refinada cultura chinesa

O mesmo serve para os aviões e bombas nucleares que hoje são mais importantes até mesmo que os exércitos que os usam.

O grande problema é que as pessoas são muito melindradas em admitir que pode haver carros e cavalos "morais".

Vemos em uma observação até clara que sociedades que valorizam a antropologia, sociologia e psicologia nas suas decisões globais e individuais tendem a formar individuos mais felizes, mais saudáveis e mais capazes de resolver os conflitos gerais.

E olha que como "ciências" essa trinca está até longe de chegar no nive de falseabilidade e matematização de uma medicina ou agricultura. Uma cientifização da moral, para acontecer de forma a mostrar algo estupidamente melhor precisa da neurobiologia e melhor entendimento das relações humanas, coisas que ainda não existe ferramenta para tal (mas devem continuar sendo buscadas)

De certa forma, eu vejo que as sociedades que ainda tem uma mentalidade ligada a pensamentos arcaicos, especialmente os extremistas religiosos e políticos (e em escala menor economicos), tendem a ter maior índice de violência, conflitos com sociedades vizinhas e menor bem-estar dos seus habitantes.

Não que esses pensamentos sejam totalmente descartáveis, mas não deveriam ser os que movem suas sociedades, assim como não devemos usar cavalos para o transporte público das grandes cidades, a ambos deveriam caber funções culturais e sociais.

Páginas: 1 [2] 3 4 5