Gostei dessa mecânica de seguidores, sério, gostei mesmo. Quanto ao covil, bem, o que impediria ele de ter um covil no nível 12, por exemplo? Um personagem pirata de nível 12 fala "vou para uma ilha desabitada, digo que é minha e enterro meu tesouro atual". Entende? Você dizer para ele "não, não é possível. Você só pode fazer isso no nível 16"?
A questão de "capitão" é semelhante. O que impediria de um pirata nível 12 querer comprar um navio, se declarar capitão e pagar alguns NPC's (e companheiros de grupo) para ser sua tripulação? Desde que estejam sendo pagos, não tem porque haver motim, detalhe que dificilmente um grupo nível 12 não derrotaria um motim de NPC's nível baixo.
Deixe que o infeliz possa ter seu covil no momento que desejar, mas que ele arque com o custo de tornar seu covil protegido, ocultado, vigiado, etc.
Vou adequar a descrição, mas que legal que gostou da estrutura. Quanto as outras, tenho melhorias.
O Pirata substitui algumas habilidade ladinas por suas próprias, de acordo com o que segue abaixo:
Abrir Fechadura - Faz todo sentido em ficar. Quem abriria aquele baú?
ou entrada do covil alheio?
Reconhecer e desarmar armadilha - Idem acima
Escalar Muros - Faz sentido ficar, pois escalar aqui poderia ser aplicado também para cordas em geral.
Mover-se em silêncio se transformaria em condução perigosa de embarcações, que seria basicamente a habilidade de manobras radicais
em alto mar.
Esconder-se nas sombras - Seria a habilidade de chegar próximo a navio alheio sem ser reconhecido.
Punga seria acrescido 20% e se transformaria em Navegação Pirata, e seria como a habilidade de 5º descrita antes.
As habilidades Ouvir barulho e Ataque pelas costas continuariam por motivos óbvios
Com isso estou proporcionando evolução, pra não ficar estático demais.
Mais tarde vou colocar uma proposta toda nova, com mais alterações.