Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Mark Logan

Páginas: [1] 2 3 ... 13
1
Citação de: Lunguinho
Agora que ficou bem claro que o público quer algo similar a Pathfinder (o último pacote e a sua alta aceitação demonstram bem isso), não duvido que eles finalmente se empenhem em construir o sistema ao invés de ficarem jogando ideias e liberando rascunhos para o público.

Confesso que vi pouquíssima semelhança entre o último pacote do playtest e Pathfinder.

Apesar dos pesares, Pathfinder apresenta uma ótima gama de opções para quase todas as classes e tipos de personagens, semelhante ao que era a 3.X, como perícias, talentos, traits e habilidades de classe com mais de uma opção.

Enquanto isso, o último pacote não permitiu quase nenhum tipo de customização, já que retiraram as perícias e reduziram os talentos, além de as classes só permitiram um discreta diferenciação de um personagem pra outro a partir do 3º nível através dos "paths".

Tenho sentido que o sistema é nada mais que um retro clone da 1º edição e do AD&D, com classes bem melhores do que outras (ladino se tornou uma classe totalmente inútil em combate e bem meia boca fora dele), sem opções de customização (apesar de dizerem que o sistema de perícias deve voltar, acho que há boas chances de não ser esse o caso) e matemática porca.

Sobre a questão de nas últimas pesquisas ter aumentado a aprovação das regras, uma coisa deve ser ponderada. Muita gente tem desgostado do que viu até agora e não tem mais acompanhado o playtest e/ou respondido os questionários (me incluo neste último caso). Então imagino que quem ainda se preocupa com isso são as pessoas que estão gostando mesmo da coisa, dai o resultado favorável me parece mais um distorção do que a opinião real do grande público.

2
Admito que a ideia de um sistema básico e várias regras opcionais interessantes, apesar de não ter gostado de algumas dessas regras.

Vai ser um pouco como no AD&D, onde o sistema de Proficiências era opcional, de modo que se podia jogar com ou sem ele.

Um ponto interessante é que se um dessas regrasopcionais não funcionar, vai ser mais fácil ignorá-la ou criar uma da casa.

Se eu não gostar de perícias ou da forma como foram apresentadas no livro, por exemplo, posso simplesmente não usá-las ou criar regras próprias, sem que isso atrapalhe o resto do sistema.

Comentando os pontos do sumário:

Citar
All characters gain a +1 bonus to an ability score of their choice at various levels, depending on the class.

Coisa porca até dizer chega. Além de ser uma coisa sem graça, a ideia desta progressão ser diferente para cada classe só indica uma coisa, quando der preguiça ou faltar criatividade para inventar uma habilidade interessante, só tascar um +1 de habilidade!

Citar
You can trade a +1 bonus to an ability score for a feat if your group uses feats. In other words, feats are optional and don't appear in the basic game.

Acredito que será a opção que todos aqui, e me arrisco dizer a maioria esmagadora dos jogadores, utilizará. Só espero que os feats sejam equilibrados e interessantes, e que exista um suporte para eles nos suplementos.

Citar
Skills are an optional system that your DM might want to use. Skills are optional and don't appear in the basic game.

Mesma opinião que tenho quantos aos feats. Espero também que não aparecer no jogo básico não signifique que não aparecerá nos livros lançados juntos com o sistema. Se tiver de esperar um ano pra ter acesso a isso, vai ser uma merda.

Citar
Backgrounds give out a combination of areas of knowledge, proficiencies with tools and objects, and special benefits.
An area of knowledge is a situational, +10 bonus to Intelligence checks.
A proficiency indicates you know how to use an item.
The unique benefits are social connections, tricks, and other abilities.

Gosto da ideia dos conhecimentos serem tratados de forma diferente das coisas "práticas e físicas". O esquema de benefícios é bacana também, desde que bem feito e equilibrado.

Quantos as proficiências, só fiquei na dúvida de como irão interagir com as perícias. Acredito que uma será substituta da outra, dependendo das regras utilizadas.

3
Sistemas & Cenários / Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Online: Abril 05, 2013, 01:26:10 pm »
Pessoal, duas dúvidas:

1) Alguém já jogou algumas sessões usando o sistema? Se sim, ele cumpre o que promete?

2) O PDF do pre-order é bacana, tem ilustrações e coisas do tipo? As regras já são a versão final?

Tô pensando seriamente em comprar...

4
Alguém consegue compreender e me explicar essa parte dos itens mágicos?!

Eu estava afastado dos últimos playtests, dai resolvi pegar esse último pra ler.

Achei algumas coisas bacanas, como a nova mecânica das perícias, mas a parte de itens mágicos...

Sério, parece que foi escrita por outra pessoa, totalmente perdida, e que não sabe articular um raciocínio e construir algo coeso e racional.

O texto, na parte de compra de itens mágicos, apresenta a seguinte afirmação: "Unless you decide your campaign works otherwise, magic items are, by and large, so rare that no market exists for them."

Dai, logo depois, apresenta uma tabela de recompensa de itens mágicos, na qual, levando-se em conta as três tabelas, a chance de se encontrar pelo menos um item mágico em cada encontro é de cerca de 75%.

Digamos que a cada nível, os personagens precisem de, em média, 16 encontros para evoluirem, e que em 12 deles acharão itens mágicos, e que são em média 2 por encontro, serão mais ou menos 24 itens mágicos por nível.

Em um grupo grande, de 6 personagens, serão 4 itens por nível, chegando a incrível conta de 80 itens mágicos por personagem durante sua carreira.

Se o mestre seguir a ideia de que esses itens não podem ser vendidos, o que os personagens farão com essa montanha de itens?!


5
Agora pensa bem...

A Wizards, se estiver esse seguindo a linha que o Bispo falou, está apostando exclusivamente na força do nome/marca D&D.

Se eu jogo Pathfinder, por que diabos iria trocar pra um sistema que será quase a mesma coisa?!

Quando o Pathfinder nasceu, ele não concorria com um sistema igual, que seria o 3.X, mas sim serviu como "continuidade" espiritual deste último, por isso cativou grande parte do público que não mudou pra 4e.

Aposto que se a Wizards tivesse decidido continuar o 3.X, o Pathfinder nada mais seria do que um outro jogo OGL, nada mais.

Dai, agora, ao invés de tentarem algo diferente, inclusive da 4e, que para eles é considerado um fracasso, decidem repetir o passado.

Obviamente que criar algo totalmente novo é arriscado, mas na atual conjectura, acredito que seria muito mais saudável para o D&D em todos os sentidos.

6
Sistemas & Cenários / Re:Playtest do D&D Next, parte 2
« Online: Agosto 13, 2012, 10:04:03 pm »
Pra mim esses poderes do guerreiro são exatamente a mesma coisa dos poderes da 4e, principalmente os at-will, só que com outro nome.

Li pouco até agora, mas a questão das perícias eu achei que ainda não acertaram...

7
Sistemas & Cenários / Re:D&D Next Q&A
« Online: Agosto 04, 2012, 07:18:45 am »
Gostei da ideia!

Mas ai os grognards que não gostam de miniaturas vão cair matando no D&D Next... e parece que eles são o maior público do jogo (pelo menos é essa a impressão que os designers passam, já que se preocupam mais com eles que com o resto) , ou seja, chance zero de algo assim ocorrer!

Citar
The more experienced players become, and the more free-form they play, the less rules they need. Those people most in need of WotC's product are not the veterans, but the new players. So not only is WotC asking the wrong question, they are asking it to the wrong people.

Esse é o único ponto em que o autor pecou...

Acho que é justamente o contrário, os novos jogadores precisam de menos regras, pra não correr o risco de confundir e afastar o pessoal.

O que todos precisam, independente da quantidade, são boas regras, e é nisso que o D&D Next deveria se concentrar.

8
Sistemas & Cenários / Re:D&D Next Q&A
« Online: Agosto 03, 2012, 06:53:45 pm »
DDN não vai vender e a Hasbro vai mandar a WotC suspender a linha D&D.

Eu disse exatamente isso a um tempo atras. pra mim DDN vai ser so uma desculpa pra hasbro acabar com D&D

Mas pra que eles precisam de desculpa? Não seria melhor vender a marca enquanto ela tem grande valor?

Sobre o assunto do tópico em si, acho que já passou da hora deles pararem de dar essas respostas ruins e lançarem logo o próximo playtest!

9
Sistemas & Cenários / Re:[DDN] A resposta do Guerreiro
« Online: Julho 30, 2012, 02:14:50 pm »
Pra mim, como já disse, esse "combat superiority" vai ser mais parecido com os poderes da 4e do que com os talentos da 3.X.

Acho que ia ficar complicado demais o guerreiro ter cinco ou seis opções pra escolher toda rodada.

De duas uma, ou iam ter uma ou duas opções claramente melhores e teria-se apenas a ilusão da escolha, ou todas as opções seriam equilibradas, e os jogadores demorariam cinco anos toda rodada até decidir qual usar.

10
Sistemas & Cenários / Re:[DDN] A resposta do Guerreiro
« Online: Julho 30, 2012, 12:16:27 pm »
Acho que tu está desconfiado demais Kimble.

Pelo que eu entendi, esse "combat superiority" vai funcionar de forma semelhante aos poderes at-will e encounter da 4e, talvez até com mais opções.

Na 4e tu escolhia um poder de encontro no 1º nível e outro no 3º, mas era só um de cada nível que tu tinha, e entre as opções um ou dois que de fato eram bons, ou seja, não existia essa ampla escolha de fato.

No D&D Next tu faz seu ataque normal e pode gastar os "dados" para causar efeitos extras, efeitos esses que tu conseguia através dos poderes na 4e.

Enfim, só o fato de essa habilidades serem exclusivas do guerreiro já me deixou satisfeito, ainda mais por terem abolido a ideia do tema extra.

11
Citar
O que ele está dizendo é que não é preciso que o básico agrade todo mundo, desde que todos tenham as ferramentas pra modificar o jogo e deixar no estilo que gosta. Passa longe de ser "não precisamos fazer um jogo bom, basta ser bem a cara do D&D!"

Está sua frase é que representa meu desânimo até agora com o D&D Next.

Eu não quero comprar um jogo que eu vou ter de mexer pra deixa-lo do jeito que eu quero.

Eu quero comprar um jogo do jeito que eu quero, o pelo menos quase.

Eu não quero ter de criar house rules pra corrigir as falhas do sistema.

Eu quero que a empresa, que tem experiência em criação de regras e possibilidade de fazer amplo playtest, me entregue um produto pronto para jogar, onde minha única preocupação seja sentar em volta de uma mesa e contar uma história.

Se eu quisesse juntar pecinhas pra montar algo que eu gosto, vou comprar Lego ao invés de D&D.

12
Sistemas & Cenários / Re:Legends & Lore: The Five-Minute Workday
« Online: Julho 16, 2012, 07:00:10 pm »
Notaram que o blog do D&D Next já está morto faz umas duas semanas?

Eles não tem mais o que falar!

Eles tem de lançar logo a segunda rodada do playtest ou o pessoal vai começar a esfriar. O hype já foi embora.

13
Sistemas & Cenários / Re:Legends & Lore: The Five-Minute Workday
« Online: Julho 16, 2012, 08:28:36 am »
O que me deixou realmente desanimado com esse texto é que até agora eles estavam sempre falando que as mecânicas escolhidas por eles eram as melhores e que todos iam gostar.

Dessa vez não, eles próprios admitem que a mecânica é péssima, mas que vão utiliza-la assim mesmo. É simplesmente ridículo.

"Anúncio do novo carro da Fiat

Esse é o novo carro da Fiat, o Capenga.

Ele usa carburador, como os carros de antigamente que vocês tanto gostavam, inclusivem fazendo aquele barulhão e dando muitos defeitos.

A gente sabe que é ruim, mas vocês pediram e estão sendo atendidos.

Mas aqueles que gostam de carros mais modernos não se preocupem. Como item de série o Capenga virá com um incrível jogo de ferramentas, para que VOCÊ mesmo possa concertar os defeitos do carro, como era antigamente."

14
Sistemas & Cenários / Legends & Lore: The Five-Minute Workday
« Online: Julho 16, 2012, 07:42:14 am »
Segue o link:

http://www.wizards.com/dnd/Article.aspx?x=dnd/4ll/20120716

O que dizer?

Se eu já estava muito desanimado com o D&D Next nos últimos tempos, esse texto acabou de me desanimar de vez.

O Mike Mearls começa o texto dizendo:

"Nós sabemos que a causa principal do dia de 5 minutos é o sistema de magia vanciano, e que ele é uma droga. Mas como nós usaremos ele de qualquer jeito, como resolveremos o problema?

Não resolveremos, nós apenas daremos algumas dicas para o mestre forçar a história e as aventuras de certa maneira de forma a impedir ou pelo menos desestimular os personagens a descansar."

Geralmente leio os comentários que o pessoal faz no post do texto, e sempre tem alguns que defendem o que foi escrito, mas nesse foi unânime que foi ridícula a proposta.

15
Só eu tive a impressão que o Mark viajou legal na defesa dele?

Eu não tô devendendo o artigo não, estou criticando.

Quando falo que o guerreiro pode usar as manobras infinitamente e por isso são equilibradas com as magias, quero dizer que acho fraco esse argumento e que já passou da hora de ele ser usado.

Páginas: [1] 2 3 ... 13