Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - Schaten

Páginas: [1]
1
Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Outubro 10, 2011, 09:30:32 pm »
Uma resposta a essa pergunta sobre "at-will" dentro do jogo pode ser respondida pela mecânica de vampiro, que divide as situações fora de combate em cenas. Nesse interim, claro que o grupo vai ter q chegar a uma cordo sobre o sistema utilizado, mas uma ideia seria transformar poders at-will em poderes de encontro fora do combate, sendo nesse caso um encontro = uma cena.

Parece tosco, no sentido que "o cara pode usar o poder uma vez a cada 3 segundos em combate, mas fora dele fica limitado a 1 por hora? o.O". Nem tanto, quem joga futebol, ou pratica qualquer outro esporte, sabe que num momento de stress físico você fica muito mais propenso a fazer coisas que normalmente não faria. Imagina como isso acontece para um herói de fantasia medieval.

Sobre furos no sistema: se alguém chega pra mim e diz "meu sistema n tem furos", eu caio na risada. É impossível criar um modelo de realidade virtual sem furos, usando apenas alguns números que raramente ultrapassam centenas. Pior ainda é fazer isso dum jeito em que ainda seja divertido realizar cálculos e gerar valores aleatórios usando o seu próprio corpo e algumas ferramentas simples.

Os furos são exatamente onde podemos exercitar o que é RPG, onde as regras deixam de cobrir é onde necessariamente entra o bom senso e a interpretação. Na verdade, na minha opinião, regras são puramente ferramentas que você utiliza quando não consegue interpretar a situação (o que praticamente se limita a situações de combate).

2
Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Outubro 07, 2011, 07:43:44 pm »
Ops, Nibelungo, vlw pelo "spoiler".

Sobre o comentario do Rain sobre os atributos e pericias: ok, entendo o que queres dizer aqui. Mas se tu parar pra pensar, era assim q funcionava no AD&D, do ponto de vista "fluff". Naquela época a logica era de que um herói nasce heroico, e q nenhuma quantidade de pericia, ou habilidade adquirida, seria capaz de transformar um não herói, num herói. Então, o que realmente faz a diferença, é o "talento natural" do personagem (atributos), enquanto o ganho de habilidade e experiencia (niveis) são um complemento disso.

Na 3E, isso era assim até o nivel 7-8, quando então a habilidade adquirida começava a suplantar o talento natural.

Acredito que para fantasia medieval, o primeiro caso seja o mais adequado. Fantasia é sobre pessoas mais capazes fazendo a diferença, enquanto as pessoas normais não fazem muito mais que serem normais. No teu exemplo, o teu guerreiro se vira na manha, porque ele não tem o talento pra ser incrível nela (mas tem experiencia para compensar isso). Na acrobacia, o cara nunca se preocupou em aprender, mas ele tem talento natural para aquilo, o que mais q compensa a falta de experiencia.

Concordo que seja irreal, mas ao mesmo tempo é extremamente adequado a fantasia medieval. Acho q o problema não esta nessa questão da regra, mas no cerne do sistema de atributos: no AD&D os atributos iam de 8 a 18, sendo 10 normal, e 18 o ápice da capacidade humana, mais do que isso só era possível através de magia. Olha como as coisas evoluíram através da 3E: 10 é normal no papel, nenhum NPC tem menos de 13 no seu atributo principal, e todo aventureiro que se preze tem ao menos um 18, um numero que é inclusive "bem básico" quando se passa do nível 10.

3
Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Outubro 07, 2011, 12:08:15 am »
Oi galera, sou novo no forum e desatualizado nas regras. Gostei do 4E quando saiu, porque focava nas regras, e deixava o fluff pros livros de cenario (assim eu q tenho mania de criar meus mundos de jogo, n precisei pagar por um cenario q nunca ia usar  :P). Ao mesmo tempo, acho super saudavel o geito com o jogo foca as regras no combate, deixando coisas como pericias e atividade social por parte dos jogadores e da interpretação. Tb sou fã de testes passivos.

Bem, deu preguiça de ler todo o posto então vou perguntar duma vez: alguem pode me resumir o que são os essentials? E o rule compedium? Seria uma reedição dos 3 básicos com algumas mudanças de regras? Desculpa a ignorancia galera, mas eh q meu pai sempre disse que pergunta idiota e a que não se faz :)

Vlw então, t+

4
Guilda Mercante / [Vendo] Mago o Despertar
« Online: Outubro 05, 2011, 06:17:32 pm »
Oi galera, to vendendo meu Mago o Despertar (nWoD, em Portugues).

Esta novo, n foi usado, não foi lido (tenho a versão em inglês), e pra minha depressão, não foi usado para jogar, nunca  :(

Eu quero 60 R$ no livro, mas estou aberto a negociações. Alem disso, por ser novo no forum, se o comprador tiver uma reputação comprovada, eu aceito enviar ele antes do pagamento, e receber só depois q o livro estiver nas suas mãos...

Vlw galera, t+

5
Apresentação / Novato no forum
« Online: Outubro 05, 2011, 05:02:36 pm »
E ai galera, sou novo no forum, mas já pratico RPG a um bom tempo. Não sou tão dinossauro quanto muitos daqui devem ser, mas me considero parte da "megafauna". Comecei a jogar com meus 13 anos, na primeira edição de defensores de toquio (ou seria a segunda?). Desde então, experimentei de tudo, especialmente o "mainstream" brasileiro (GURPS, pouco de AD&D, D&D3/3.5, Old WoD).

Parei de jogar já a algum tempo (falta de grupo, falta de tempo, falta de saco pra ser o mestre OUTRA vez   ) mas continuei ligado nas novidades mesmo assim. Virei um grande fã do New WoD, q na minha opinião pegou o que era bom do Old, e se livrou da parte ruin. Alem disso gosto das regras da 4E do D&D, o sistema simplesmente foca onde tem q focar (combate), deixando a parte da interpretação com os jogadores msm (só oq n gosto da 4E e o modo superficial como descrevem as coisas q não são regras, o "fluff")

Devo admitir que procurei uma comunidade de RPG pq tenho vários livros aqui q não uso mais, bem como uns livros novos q adquiri e não usei, os quais eu quero "passar adiante", mas espero tb poder aproveitar a oportunidade e conhecer uma galera nova, e quem sabe uns sistemas/formas de narrativa diferentes...

Flw então, t+

Páginas: [1]