Fazendo uma simples conversão de ficha para tentar exemplificar como o OVA Revised é. Vamos pegar uma que eu fiz prum sistema ai e vamos começar a converter.
Pra começo de conversa usarei o método de criação Base Zero: Abilities e Weakness devem estar o mais próximo possível de 0 (zero). Obviamente teremos 5 "pontos" de padrão, como é explicado na regra em si.
Base Zero
This rule is based on keeping your character’s total of Abilities and Weaknesses as close to zero as possible. Just add all Ability bonuses and subtract all Weakness penalties to see your Character Total. At most, your character should not be above or below zero by more than five – or another number at the GM’s discretion.Young Female Samurai
Uma personagem simples e sem muita profundidade (por enquanto). Dá pra trabalhar fácil com ela se usarmos alguns conceitos simples: Garota Samurai e Sexy Girl.
Abilities
Strength 3, Stamina 5, Agility 3, Dexterity 0, Fighting 1, Intellect 2, Awareness 0, Presence 0
Ela não tem muita presença, não presta muita atenção nos arredores e nem tem treinamento com armas de longa distância, mas sabe um pouco de combate, é forte, ágil e resistente. De início dá pra pegar
Agile 2.
Powers
Attacks:
- Fast Cut: Damage 4
- Alt: Great Slash: Damage 6 [Alternate Resistance (Will) 1]
- Alt: Long Slash: Damage 6 [Shape (Burst) 1]
- Alt: Repetance Slash: Damage 6 [Homing]
- Alt: Penetrating Slash: Damage 5 [Penetrating 6]
Blade Coat: Energy Aura 5
Leap Technique: Leaping 3
Strong Arms: Power-Lifting 5
Uma lista de poderes que se concentra só em porrada, que coisa. Dá pra separar
Attack 3,
Barrier 2 (para Blade Coat),
Quick 1 e
Strong 1.
Equipment
Katana
Cut: Damage 2
Clothes
Frail Kimono: Protection 2
Items
Heal Potion: Healing 2, Speed Potion: Super-Speed 4
Equipamentos úteis para qualquer aventureiro, sendo que na imagem ela não tem nenhuma bolsa, então onde será que ela leva essas poções... Numa mochila, claro!
Não vamos nos apegar à imagem, mas à personagem em si:
Armored 1 por causa da proteção do quimono (ou como as técnicas de defesa que ela aprendeu) e duas poções que funcionam como Heal 2 e Agile 4, mas vamos usar o conceito do "o Mestre permitiu" para criar poções de verdade; sim, o sistema permite.
Advantages
Accurate Attack, Close Attack 10, Evasion 1, Improved Initiative, Instant Up, Quick Draw, Defensive Roll 4, Equipment 1
Esses Talentos são um pouco redundantes com o próprio
Attack, então não vamos precisar entrar em muitos detalhes EXCETO pela existência de Evasion e Defensive Roll. Evasion pode render tanto um Evasive 1 como um aumento em Agile, e decidi aumentar o segundo para
Agile 3. Defensive Roll serve para aumentar Toughness, que conta como a "resistência a lapadas" do personagem; vamos colocar um
Tough 1, aumentando a Health da personagem de 40 para 50.
Skills
Acrobatics 8 (+11), Athletics (+3), Deception (+0), Expertise: Light Arcana 8 (+10), Expertise: Swordmanship 8 (+10), Expertise: Advanced Math 8 (+10), Insight (+0), Intimidation (+0), Perception (+0), Persuasion (+0), Stealth (+3)
Acrobatics, Athletics e Stealth já são cobertos por Agile (não muito no caso de Stealth, mas foda-se), então nenhum problema até ai. Os Expertises dela que chamam um pouco a atenção, já que fazem a "garota sem nome" ter conhecimento sobre um determinado assunto que não foi explorado em seu histórico e sobre matemática avançada. Vamos colocar
Knowledge (Light Arcana) 1 e
Knowledge (Advanced Math) 1.
Complications
Inexperienced
Hate towards Light Arcana users
Liar
Agora, as complicações. Não temos muita coisa para atrapalhar no equilíbrio da ficha (que está em +14 neste momento), então vamos ver o que temos fora da ficha: ela é uma Sexy Girl, o que pode render um
Bizarre Appearance -2 por causa dos fartos seios e da preferência em andar por ai com o quimono sendo sua única roupa/proteção. A destreza em 0 pode render
Clumsy -1, percepção em 0 pode render
Absent-Minded -1 ou
Easily Distracted -1 e temos pelo menos UM inimigo no background dela, rendendo um
Rival -3. Inexperienced seria como "alguém que ainda não sabe muito do mundo", então vamos colocar
Naive -1 e
Weak-Willed -1. O Hate cai em
Hatred -2 sem nem parar pra pensar duas vezes. Aliás, ela usa sua katana para tudo, então
Focus -1 (Attack/Katana) seria inteligente de se apontar. Aliás, ela é uma Samurai, então tome
Code of Conduct -1 (Bushido).
Vamos ver a ficha dela até agora.
Young Female Samurai
Health 50 Endurance 40
Defense 3 (5 com Barrier)
Abilities (+14)
Agile 3
Armored 1
Attack 3
Barrier 2 (Blade Coat)
Knowledge 1 (Light Arcana)
Knowledge 1 (Advanced Math)
Quick 1
Strong 1
Tough 1
Weakness (-12)
Absent-Minded -1
Bizarre Appearance -2
Clumsy -1
Code of Conduct -1 (Bushido)
Focus -1 (Attack/Katana)
Hatred -2
Naive -1
Rival -3
Weak-Willed -1
Items
Heal Potion (Heal 2)
Speed Potion (Agile 4)
Faltou a parte que importa para uma samurai porradeira (e personagens porradeiros de OVA): os Attacks. Vamos converter isso tudo em termos mecânicos, shall we?
Aliás: Attack 3 + Strong 1 =
DX 5 (+1 do base). DX é o multiplicador de dano.
Agile 3 dá 3 dados de ataque, mais os 2 dados padrão pra qualquer coisa =
Roll 5.
End é o gasto de Endurance, cada Perk e Flaw que o ataque tiver pode aumentar e diminuir esse valor, respectivamente.
Antes
- Fast Cut: Damage 4
- Alt: Great Slash: Damage 6 [Alternate Resistance (Will) 1]
- Alt: Long Slash: Damage 6 [Shape (Burst) 1]
- Alt: Repetance Slash: Damage 6 [Homing]
- Alt: Penetrating Slash: Damage 5 [Penetrating 6]
Depois
Attacks
Fast Cut Roll 5 DX 5 End 0
Great Slash (Will Attack) Roll 5 DX 5 End 0
Long Slash (Ranged, Strength-Powered, Effective) Roll 5 DX 6 End +10
Repetance Slash (Redirectable, Effective) Roll 5 DX 5 End +10
Penetrating Slash (Armor Piercing, Effective) Roll 5 DX 6 End +10
Agora vamos para a ficha final:
Young Female SamuraiHealth 50
Endurance 40
Defense 4 (6 com Barrier)
•
Abilities (+14)
Agile 3
Armored 1
Attack 3
Barrier 2 (Blade Coat)
Knowledge 1 (Light Arcana)
Knowledge 1 (Advanced Math)
Quick 1
Strong 1
Tough 1
•
Weakness (-12)
Absent-Minded -1
Bizarre Appearance -2 (Revealing Clothes)
Clumsy -1
Code of Conduct -1 (Bushido)
Focus -1 (Attack/Katana)
Hatred -2 (Light Arcana Users)
Naive -1 (Inexperient)
Rival -3
Weak-Willed -1
•
ItemsHeal Potion (Heal 2)
Speed Potion (Agile 4)
•
AttacksPunch Roll 5 DX 2 End 0
Fast Cut Roll 5 DX 5 End 0
Great Slash (Will Attack) Roll 5 DX 5 End 0
Long Slash (Ranged, Strength-Powered, Effective) Roll 5 DX 6 End +10
Repetance Slash (Redirectable, Effective) Roll 5 DX 5 End +10
Penetrating Slash (Armor Piercing, Effective) Roll 5 DX 6 End +10
Ficou com +2 no final, mas é assim que quero fazer essa personagem. Dava pra remover algumas Weakness pra deixar em +5, só que do jeito que ela está ficou bem interessante como uma personagem conceitual.