Bem, antes de vocês responderem a questão é pertinente apresentar um breve esclarecimento.
A Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro iniciou no ano de 2010 uma política curricular chamada de Currículo Mínimo, que busca estruturar um conjunto mínimo de conteúdos que os formuladores do currículo julguem ser essenciais que os alunos aprendam. Portanto, os professores da rede estadual devem ensinar estes conteúdos a seus alunos sem, entretanto, estarem limitados aos conteúdos apresentados nos currículos. Caso um professor julgue ser necessário complementar um tema bimestral com conteúdos que não estejam no currículo mínimo, ele tem total liberdade de fazê-lo. E eu faço parte da equipe de professores que irá elaborar o currículo mínimo de Física da rede estadual.
Um dos tópicos debatidos em nossa primeira reunião foi propor um currículo que fosse mais interessante para o aluno, diminuindo bastante o enfoque matemático existente atualmente e tentando aproximar o ensino para a realidade dos alunos, seja utilizando diversas tecnologias como elemento motivador, seja removendo do currículo temas que nós julgamos não essenciais. (cinemática, eletrostática, termometria, etc).
E algo que eu decidi fazer é ouvir outras pessoas, acho que é importante ouvir comentários e opiniões de pessoas que não sejam necessariamente alunos ou professores, pessoas que já passaram por esta fase, que certamente estudaram física no ensino médio e que costumam ter uma opinião bastante convicta sobre esta disciplina. Por isso eu gostaria de saber o que vocês gostariam de aprender, ou ter aprendido, em Física?
Obrigado.