1
Sistemas & Cenários / Re:One fantasy system to rule them all
« Online: Junho 20, 2012, 12:27:11 pm »
A idéia da Wizards é bem similar de quando ela lançou o d20. A idéia é a mesma, lembro que na época o RPG estava mais em alta aqui no Brasil e muita gente usava a associação com o The One Ring mesmo.
Eu prefiro um sistema especificamente criado para um tipo de cenário do que um sistema genérico. GURPs, por exemplo, mesmo sendo um sistema genérico, acho que encaixa muito melhor em uma campanha atual ou medieval-realista do que em coisas de fantasia mesmo com os suplementos sobre isso. Para mestrar fantasia medieval com alta magia, nada melhor do que qualquer edição do D&D.
O próprio d20 mostrou ser mais eficiente como um sistema para high fantasy. A versão d20 Modern é até legal, mas fica estranho.
Atualmente comecei a mestrar o Chronicle System (do Song of Ice and Fire RPG) em um cenário meio que pedia por menos magia e mais intrigas. O sistema é muito melhor que D&D para esse tipo de coisa. Melhor que GURPs também, ou Storyteller, etc.
Não acho que Wizards consiga o mesmo impacto com o DDN que ela conseguiu com o d20. Não será um sistema para dominar tudo. O sistema de modulos é legal, mas se não tiver uma boa quantidade de modulos decentes nos livros core para deixar o sistema com uma complexidade e detalhamento comparáveis a 3.5e e 4e, ficará parecido com qualquer RPG indie por ai. Dùvido que a Wizards faça isso... mas com certeza muita coisa legal vai ficar pra suplements. No 4e já fizeram isso tirando classes principais e só lançando elas no PH2 e PH3. Eu que sou fã de Sorcerer fiquei puto xD um amigo que sempre jogou de bárbaro também ficou indignado... mas esse tipo de coisa é dificil prever.
Eu prefiro um sistema especificamente criado para um tipo de cenário do que um sistema genérico. GURPs, por exemplo, mesmo sendo um sistema genérico, acho que encaixa muito melhor em uma campanha atual ou medieval-realista do que em coisas de fantasia mesmo com os suplementos sobre isso. Para mestrar fantasia medieval com alta magia, nada melhor do que qualquer edição do D&D.
O próprio d20 mostrou ser mais eficiente como um sistema para high fantasy. A versão d20 Modern é até legal, mas fica estranho.
Atualmente comecei a mestrar o Chronicle System (do Song of Ice and Fire RPG) em um cenário meio que pedia por menos magia e mais intrigas. O sistema é muito melhor que D&D para esse tipo de coisa. Melhor que GURPs também, ou Storyteller, etc.
Não acho que Wizards consiga o mesmo impacto com o DDN que ela conseguiu com o d20. Não será um sistema para dominar tudo. O sistema de modulos é legal, mas se não tiver uma boa quantidade de modulos decentes nos livros core para deixar o sistema com uma complexidade e detalhamento comparáveis a 3.5e e 4e, ficará parecido com qualquer RPG indie por ai. Dùvido que a Wizards faça isso... mas com certeza muita coisa legal vai ficar pra suplements. No 4e já fizeram isso tirando classes principais e só lançando elas no PH2 e PH3. Eu que sou fã de Sorcerer fiquei puto xD um amigo que sempre jogou de bárbaro também ficou indignado... mas esse tipo de coisa é dificil prever.