Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - thiagoess

Páginas: [1]
1
Sistemas & Cenários / Re:Anão Vestido de Palhaço Mata 8 na Croácia!
« Online: Novembro 30, 2011, 06:39:57 pm »
Galera, quanto a ser RPG, eu acho que esta discussão vai longe, você pode facilmente dizer que o jogador esta ou não interpretando um papel. Mas pra mim um jogo de contar histórias é sempre um jogo de rpg, mas, desculpe aos que ficaram ofendidos por isso...

E sim, é parecido com o Barão, só temática e mecânica diferente.

DracoDruida, valeu por comentar,

então, quanto ao tempo, 10 minutos da primeira vez pareceu um pouco demais, ainda preciso testar com estas regras específicas, mas talvez seja sim tempo demais, o problema aqui são as interrupções dos outros jogadores, menos tempo pode não ser o bastante para recuperar alguma mudança na história, MAS, para solucionar eu estava pensando em variar o tempo de acordo como o número de jogadores na mesa, talvez com 4 pessoas 8 minutos já seja o bastante.

Quanto as pilhas, é o seguinte, se ficar totalmente aleatório, em muitos momentos não vai dar pra montar nada que faça algum sentido qualquer, e ai fica realmente impossível, desta forma, mantemos a inspiração do título, e ainda continua bastante aleatório, é só soltar a imaginação, um lugar, não precisa ser um país, pode ser desde "no banco de sangue" a "na banheiro do palácio do planalto" ou sei lá, foram as primeiras coisas que vieram na minha cabeça.

Quantos as notas, eu realmente acho que vc esta certo, essa mecânica das notas eu acho que ficou exagerada, até pq ela não importa tanto, o mais importante é se divertir com a história, a pontuação final, detalhe, talvez apenas uma nota de cada, e pronto.

Os pontos para interrupção (o extra extra) o que vc não gostou? a quantidade de pontos e a distribuição, ou a mecânica de interromper a história no meio e continuar como quiser?


Valeu por comentar!



2
Sistemas & Cenários / Anão Vestido de Palhaço Mata 8 na Croácia!
« Online: Novembro 30, 2011, 04:27:55 pm »
Bom pessoal, essa é a primeira versão de um jogo que estou fazendo.
Comentem, se animarem, joguem uma partidinha com uns amigos e me digam como foi.
Uma sessão completa em geral vai demorar menos de 60 minutos!

http://tinyurl.com/cpbuo46

3
Sistemas & Cenários / Re:Dark Sun
« Online: Novembro 20, 2011, 10:12:40 pm »
assim, mas ainda assim, dk continua sendo mais mortal
sabe como é né os bixos não ficam mais fracos só pq vc é level 1
então, sobreviver, principalmente no começo, é foda, não tem koboldzinho pra ficar batendo por ai e ganhando xp aos pouquinhos, e quanto tem, a quantidades deles por encontros é gigantescas

4
Design & Desenvolvimento / Re:Tabula Rasa
« Online: Novembro 19, 2011, 11:59:20 pm »
Então, a ideia até agora é que a base não tem muita coisa não, talvez quando todo mundo acordou, havia ali comida pra alguns dias, alguma reserva que houvesse. Mas a vida na base serve só como informação pra formar o personagem, o plano é começar o jogo com o pessoal saindo de lá, talvez alguma parte do grupo ficando, mas atualmente estou gostando da ideia de que todo mundo saiu, em alguns grupos (já que não haviam formas de sobrevivência lá)

Quanto ao cenário, quero definir algumas coisas, e outras deixar abertas, então, o apocalipse aconteceu, mas pode ter sido uma guerra nuclear, um apocalipse zumbi, ou até o cthulhu. A situação atual do mundo também, é interessante que exista sim alguma vida, mas não sei se inteligente, acho que o fato de não haverem outros humanos pode ser interessante.

Quanto a sistema, em relação a capacidades físicas todos são consideravelmente semelhantes, os maiores diferenciais realmente viriam com o aprendizado. Ultimamente estou gostando bastante da ideia de que os personagens tiveram vários conhecimentos implantados, porém não conseguem acessá-los, são como um sonho que você não se lembra até ver algo relacionado. Então, os personagens tanto poderiam aprender com as experiências, como também ter insights, e lembrar das memórias implantadas na sua criação.
Penso em pelo menos três características, uma para definir o instinto do personagem, como ele responde a necessidades instintivas, de se defender, de se alimentar, e coisas assim. Uma espécie de memória genética, sei lá, preciso ler melhor sobre o que dizem os estudos ai sobre o assunto.
Outra seria a essa capacidade de aprender coisas novas, e uma terceira seria a de lembrar dos conhecimentos já implantados. Provavelmente seriam pontos para distribuir entre as três, então poderíamos ter personagens realmente bons aprender com o mundo, alguns melhores em agir de impulso e outros que teriam uma facilidade maior de lembrar os conhecimentos implantados (mas ai teriam mais dificuldade de agir instintivamente ou aprender coisas novas)

De qualquer forma, o processo tanto de aprendizado e de lembrança deve depender bastante do personagem, o pensamento agora é que o personagem mantenha anotações do que ele considerou relevante no que aconteceu com ele, e que de tempos em tempos (não definido) ele poderia descrever como aquela experiência impactou no personagem, e ai rolar um teste(dúvida aqui) para aumentar seu conhecimento com aquilo.

Não pretendo ter uma lista de perícias, mas sim o próprio personagem escolhe como descrever aquele conhecimento, e quando julgarmos que um teste que vai ser feito tem relação com aquele conhecimento, ele pode usar seu nivel, uma coisa bem fudge mesmo.

A, quanto as memórias, pra termos personagens mais diferenciados uns dos outros, as memorias também poderiam ser diferentes um dos outros, talvez pq soldados diferentes estavam sendo preparados para tarefas diferentes, então teríamos memorias diferentes (talvez "pacotes" de memórias diferentes).

Acho que por enquanto é isso, estou gostando da ideia, e estou começando a organizar melhor as coisas na cabeça, se tiver alguma coisa que não esta muito clara, por favor perguntem, que é assim que eu vou conseguindo completar

5
Sistemas & Cenários / Re:Dark Sun
« Online: Novembro 19, 2011, 10:51:21 pm »
então smaug, isso é mais culpa dos fãs, darksun é sim muito mortal, e isso é uma parte interessante do jogo, é verdade que vc vai ter problemas para achar o que comer e beber (se resolver passear no deserto) e que toda coisa viva é hostil, mas, o equilíbrio do jogo continua estando no mestre.
Mas, sim, provavelmente jogando darksun vc deve desencanar com perder personagem, acontece.

6
Sistemas & Cenários / Este Corpo Mortal - preview
« Online: Novembro 19, 2011, 02:20:01 am »
Pessoal, pra quem não sabe, a retropunk( portal.retropunk.net ) vai lançar logo logo um jogo muito legal chamado Este Corpo Mortal (mortal coil no título original). É uma tradução de um título em inglês que tem algumas coisas parecidas com o Fiasco (uma criação coletiva do cenário) porém misturado com um jogo convencional, ontem tem um mestre e ele guia pelas aventuras. Bem, saiu o preview, e em breve deve sair o pré-lançamento, nele além de ter o livro vão haver pacotes com coisinha legais, tipos marcadores personalizados, escudos e livros autografados.
Quem quiser conhecer:
http://www.retropunk.net/downloads/estecorpomortal/ECM__Preview_1.pdf

Opinem ai, recomendo demais!

7
Sistemas & Cenários / Re:Dark Sun
« Online: Novembro 19, 2011, 02:13:32 am »
Pois é, darksun, um cenário maravilhoso.
Eu não gosto da 4ed. acho melhor que a 3a, acho muito pior que o ad&d (e agora o Old Dragon), mas cheguei a mestrar um jogo de darksun.
Gostei do cenário, apesar de algumas descrições pouco detalhadas (basicamente se fala bem sobre tyr e pouquíssimo sobre o resto) o cenário ficou legal. Eu gostei do que eles fizeram com a história, voltando exatamente pra após a morte do kalak, esquecendo aquela enlouquecida que nego tinha dado no final que virou o mundo de cabeça pra baixo. Agora está numa ótima época pra se jogar, com bastante coisa interessante acontecendo, mas nada tão espalhafatoso.
Um cenário legal, que não foi tão ferido pelas loucuras da wizards, ficou bem fiel ao original. Principalmente pra quem gosta da 4ed, mais do que recomendado.

8
Design & Desenvolvimento / Re:Tabula Rasa
« Online: Novembro 19, 2011, 02:05:11 am »
Cara, primeiro de tudo, valeu por opinar.
A história é cheia de buracos ainda sim, por isso estou colocando na comunidade, pra ir desenvolvendo
o cenário não é original, e não pretendia também, a proposta de jogo é o foco.

Exatamente como vc disse, algumas coisas podem ser ignoradas, ou só não explicadas, porque podem não interferir exatamente na jogo, os enxertos de memórias podem só não ter sido desenvolvidos totalmente, e a ativação dos soldados pode não ter acontecido por N motivos, a morte súbita dos envolvidos no projeto já é o bastante.

Então, a questão dos personagens "clones", é um bom levantamento, eu acho que não necessariamente precisam ser todos iguais (não fisicamente com certeza), mas quanto a criação de personagem, ainda não sei ao certo, as diferenças iniciais podem não ser tão grandes, o foco do jogo é muito maior no desenvolvimento dos personagens, na assimilação dos conhecimentos. Eu pensei bastante em customizar os personagens inicialmente diferenciando coisas como "áreas de interesse" de cada um, ao que ele esta mais curioso e propenso a aprender, mas isso ainda é uma ideia não trabalhada

Eu conheço (e tenho) o busca final, a princípio a ideia parece semelhante (eu mesmo pensei isso) mas não é tanto, o busca, o foco é na própria busca, em continuar ou não a busca, em acreditar ou não. Neste jogo (com este nome até agora de tabula rasa) a busca é mero cenário, o jogo trata dos personagens desbravando o desconhecido e aprendendo, de pensar quão útil e como pode ser usado cada conhecimento adquirido.


Pensando bastante no sistema de jogo, a ideia é que os personagens sejam iguais em potencial físico, todos eles são fortes e rápidos e bem coordenados, mas ai para tudo, pois as experiências vão moldando cada um, fazendo a diferença neles. Os personagens teriam características que iriam sendo adquiridas com o tempo, baseadas na própria opinião dos personagens sobre como os personagens reagiram e assimilaram as experiências vividas. Além disso, teríamos uma característica de instinto, algo que ajudaria os personagens a sobreviver, a responder rápido, aquela suposta "memória genética"

Outra coisa, que ajuda inclusive a completar o buraco do cenário, é pensar que talvez algumas partes de conhecimento foram sim implantadas, mas estão "adormecidas" para os personagens, como lembranças antigas e vagas, como um daqueles sonhos difíceis de recordar, e as experiências fariam os personagens recuperarem certas memórias. Mas quero recorrer menos a isso, focar em aprender, e não lembrar.
É uma viagem um pouco pedagógica, de tentar ver como os jogadores lidam com o aprendizado e a assimilação dos personagens.

Obrigado por comentar, e por favor, continuem dando sua opinião, é muito importante, só com esta crítica do Iuri eu já consegui andar um bocado, valeu!

9
Design & Desenvolvimento / Tabula Rasa
« Online: Novembro 18, 2011, 11:29:52 pm »
Então pessoal, estou com ideia que estou começando a desenvolver, gostaria da opinião de vocês!

O cenário do jogo é, uma terra futurista, alguns anos a frente (uns 50 ou 100 anos), em algum local do mundo, uma base militar secreta, toda automatizada e controlada remotamente desenvolve "soldados perfeitos", homens com força extrema, bom intelecto e sentidos aguçados (nada necessáriamente sobre humano, mas no limite da nossa capacidade física). Esses soldados passavam por um processo todo de desenvolvimento (não são gerados normalmente, são todos criados em laboratório) que incluia a inserção de memórias pré definidas (para incluir conhecimentos básicos, como a linguagem). Acontece que, no mundo externo, uma guerra começa, uma guerra que acaba dizimando o mundo, um verdadeiro apocalipse.

A base secreta, e os soldados sendo incubados, ficam intactos, e eventualmente acordam. Acontece que eles não tem conhecimento de nada do mundo, absolutamente NADA (ainda tenho dúvida se haveria um programa que explica a eles que são soldados e sobre sua criação). São humanos super fortes, rápidos, de boa inteligência acima da média, porém sem conhecimento algum (além do pouco conhecimento implantado).

Em algum momento, estes soldados, decidem explorar o lado de fora, na busca de tentar entender o que são.

O jogo, é sobre essa exploração, a busca de conhecimento, o confronto com o verdadeiro desconhecido, esse desconhecimento de coisas corriqueiras, da própria vida. A incerteza de coisas que nós hoje consideramos obvias, paradigmas.

Estou pensando em um sistema bem focado nisso, não importa tanto proezas físicas, neste ponto, sabemos que os personagens são bons. O foco fica no aprendizado, no desenvolvimento e em como os personagens lidam com o desconhecido, e que experiência podem tirar disso.

 

Bom, a princípio é isso, mais detalhes vou colocando aqui de acordo com que for desenvolvendo coisas mais concretas (por enquanto ainda tenho muitas idéias brutas).

 

Gostaria muito da opinião de todos, sério, nem que seja pra dizer que achou uma merda, só por favor me diga porque. Preciso muito do retorno do pessoal!

 

Thiago Edwardo

Páginas: [1]