Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - FireJay

Páginas: [1] 2 3 ... 10
1
Vídeo Game / Re:Novos Indie Bundles
« Online: Abril 14, 2015, 10:51:43 pm »
fodida é pouco

dragon ageS
mass effect 2
comamnd and conquer generals zero hour
e ainda vai abrir mais coisas

2
Dicas & Ideias / Re:Editora de RPG no Brasil: é possível?
« Online: Março 31, 2015, 10:18:59 am »
Vamos lá, também financiei o Savage Worlds da Retropunk, também recebi os emails no que se tornou uma "Novela". O detalhe mais interessante é que eles precisam entregar o que prometeram ou então devem devolver todo o dinheiro. Ou seja, já estão na situação loss-loss

Dito isso, financiamentos coletivos - como definidos por um cara mais inteligente que eu - gastam a boa vontade das pessoas, mais que o dinheiro.

Toda vez que uma empresa faz um FC, ela está gastando essa "moeda".
Portanto é importante entender que não é só uma pré-venda.

Outro detalhe que todas aprendem a duras penas é o pesadelo logístico do FC somado ao pesadelo normal de traduzir e publicar um produto. Encaixe aí um dimensionamento equivocado de receitas, custos e prazos e BANG! receita pra desastre.

e claro, imagine colocar no meio de todos esses pesadelos, mais um, de organizar uma campanha de divulgação e tal do produto que você vai lançar, porque - como dito abaixo, sabiamente - não se deve enxergar o FC como único método de capitalização em cima do produto.

3
Dicas & Ideias / Re:Como não criar um mundo
« Online: Fevereiro 24, 2015, 05:57:38 pm »
Li as 4 páginas. pretendo ficar longe das farpas trocadas.

Vou tentar contribuir.
"Como não criar um cenário" é meio dificil. você tem clichês usados demasiadamente.
Já pensou porque ninguem gosta?

Porque a idéia do cenário é fraca.

Você pode perder anos, décadas até. Criar toda a etiomologia e epistologia de todas as palavras e o cacete a quatro pra um cenário. Culturas mais ricas que qualquer outra que jamais existirá.
Desenhar bandeiras, desenhar mapas, desenhar fauna e flora.

A ordem de construção (em minha humilde opinião) está errada.

O cenário começa com uma idéia que pode ser descrita numa sentença e a idéia "vende" o cenário.

O que ocorre é quando se tem preguiça de compor o resto do cenário após desenvolver a idéia do cenário. Aí você preenche os vazios com os clássicos da fantasia medieval batidos e já era.

Se sua idéia for realmente incrível, nao tem problemas. Mas seu público pode variar.
o termo que gostam de usar é captação por imersão.

Dito isso, tem um monte de coisas que parecem legais no papel, mas a graça passa rápido.

Vou rebater algumas das odiadas por todo mundo, nao que eu descorde do ódio, ou que goste delas. Apenas para explicar, alguém precisa fazer papel do advogado do diabo, né?

Humanos como média. Extremamente necessário. Muitos precisam de uma média padrão para comparar as outras raças. A menos que se use auxílio de imagens o tempo todo, muitos preferem imaginar humanos durante o rpg. E mesmo, o que são as raças se não humanos com uma maquiagem aqui e ali? E se de fato você ter uma raça realmente alienígena, como tornar o apeal dela? ALém disso, muito mais fácil comparar com outras mídias para auxiliar na imaginação.

Elfos. Raças padrão de fantasia, na verdade. De fato muitas raças viraram stapples. Novamente, se boa parte da demografia prefere humano, a outra grande parte prefere uma raça que conhece. Muitos cenários pegam o checklist (inclusive vários games) e dão seu proprio twist. Quanto à inventar etnias , subraças, etc. Isso é consequência de expansão do cenário.

Ctrl+Tolkien. Como comentei em cima. Após terminar a idéia inicial do cenário (oceanos de lava, flying ships, espadas de eletricidade sólida, go!) o cenário nunca está pronto, isso é o fill the blanks padrão. Dito isso, muitas culturas gostam de lutar contra o Grande Mal. Há um apelo legal nisso. Uma coisa que muitos esquecem é que os cenários considerados bons, são bons de se jogar e não só de se ler.

Reinos-bioma (ou planetas-bioma). Isso é um exemplo de não entender escala.
E tentar fazer fronteiras. Você tem pontos num grid e chama de reinos.
Aí vai esticando as fronteiras pra eles se formarem um mundo. Duh.
Tormenta, qual a idéia do cenário? Nao é a tempestade destruidora vinda de outra dimensão?
Perceba o quanto é largado pró de falar dos reinos.
Planetas são um caso pior, um planeta inteiro com o mesmo tipo de terreno é quase inconseguível. Sao muitos quilometros. Mas é um compromisso.
Você quer que haja viagem espacial, exploração de planetas e whatsoever? Ninguem consegue criar planetas rapidamente, então... atalhos.

 O que nos leva aos Reinos-cultura e planetas-cultura.
A mesma coisa do anterior vale. E olhe que é mais fácil justificar (hello Empire of Mankind com seus hivewords de trilhoes de pessoas). Exemplos muito bons reais caem por terra quando você tem psiquismo, distorção de mentes, e manipulação de emoções artificialmente.

O Comum. Ok esse é pessoal. Cada segundo, cada letra. Perdida porque hihihihih confusão de tradução, fulano não entendi bertrano. É uma perda de tempo.
É legal das primeiras vezes, se torna um saco na hora seguinte.
Pense assim, toda a cultura diferente de um povo que você criou e finalmente haverá contato. Mas, não vai rolar conversa, porque não há compreensão dos mesmos idiomas
Graças a deus pelo Comum. e isso vindo de um ateu.
E não, nao tou falando de idiomas perdidos. Estou falando da tentativa de "realisticar" que culturas diferentes (obvio) tem idiomas, dialetos e whatsoever diferentes.
Ninguem resolve esse "problema" porque voce cria um muito maior.

Proselitismo e/ou megalomania. Cenários são produtos criativos. Muita gente, MUITA GENTE, MUUUUUUUUUUUUITA GENTE, não sabe lidar com críticas e usa criação como válvula de escape para as frustrações. É da condição humana. Daí o motivo de, se voce quer evitar parcialismo, a) nao use personagens seus no seu cenário, b) nao considere o cenário imutável pq jogou com seu grupinho e as sessões realmente importaram, c) aceite críticas.


Se for pra adicionar, eu acho um pecado muito fatal dos cenários é tentar explicar TUDO.
Como a religião funciona, qual o panteão, qual as guerras dos deuses ou o cacete.
Como a MAGIA funciona, as cores, os tipos.
Como os monstros se reproduzem, o tempo de gestação do gatoplebas, o grau de dureza do osso de plateomindo-atroz.

e no fim, o que é um cenário senão uma fanfic... hahaha sorry, mas preciso colar isso aqui.

4
Sistemas & Cenários / Re:We're All Going To Die: a single-page RPG
« Online: Fevereiro 24, 2015, 05:25:03 pm »
à primeira vista é um daqueles indies com gimmick "Cool. But gets old fast."

lendo com mais atenção.

Parece mais GM masturbation fest

Passo 1. Gm fala sobre o cenário.
Passo 2 ou 3. Gm aprova as coisas que voce pode ser bom ou ruim
Passo 4 e 5, Aleatoriamente..cof..cof..ou à escolha do GM. Alguem recebe imunidade de plot.
Sabe aqueles DMPC que ninguem gosta? Que tal dar a imunidade dele à um jogador aleatorio(ou a escolha do GM, já que ninguem vai saber)
Passo 7. 100% dos resultados são baseados no humor do GM. Não imagino como isso pode dar errado. Ele tem que matar, mas matar devagarinho.
Passo 8. Basicamente a desculpa pro GM mudar o escolhido pra ter imunidade de plot.
Nao nao, eu estava apenas zoando voces. Aham...

Um jogo que é basicamente, "vamos participar da história do cara, cujo titulo fala que nao importa o que fizermos, somente um arbitrariamente escolhido vai sair vivo"

Consigo ver o apelo


5
Card games, Board games, Wargames, Miniaturas / Re:Resenha - Village
« Online: Fevereiro 11, 2015, 07:33:45 pm »
ah sim, eu disse porque justamente esses são os que vêem mesa aqui

Twilight imperium é meio demorado demais pro meu gosot.
Eclipse e (o novo que pretendo ver) Exodus.

Ah... Então não conhece KEMET? Meu jogo favorito de estratégia atualmente.

O de exploração de cavernas é similar a K2 (caso tenha jogado), é um jogo de gerenciamento de recursos e trocas por VP, bem temário e interessante (e sem dice roll)

Quanto a Zumbicide, ainda que eu tenha uma quantidade gigantesca dele, eu entendo e até concordo com todas as reclamações que façam do jogo. Ele funciona muito bem pra atrair não-gamers pra boardgame.

6
Dicas & Ideias / Re:[2015] Expectativa de Aventuras
« Online: Fevereiro 09, 2015, 06:04:25 pm »
Nao tenho planos específicos, exceto este
continuar jogando, religiosamente, uma vez por semana no mesmo grupo que deve ter uns 10 anos já de formação.

E quem sabe dois jogadores finalmente mestrem

7
Sistemas & Cenários / Re:Alguem conhce um bom sistema point buy ?
« Online: Fevereiro 06, 2015, 12:37:18 am »
savage worlds é dude to badass.
se comparado com d&d que é chump to god.

8
Vídeo Game / Re:[Steam] Promoções e Recomendações
« Online: Fevereiro 04, 2015, 09:28:00 am »
Faltou a resposta pronta:

Se eu quiser gastar isso num jogo, eu compro um console.

9
Card games, Board games, Wargames, Miniaturas / Re:Resenha - Village
« Online: Fevereiro 03, 2015, 08:30:41 pm »
Village é relativamente popular aqui.
Eu pessoalmente o considero um jogo de boa estratégia, mas o tema... urgh... nao me atraia nem um pouco. deve ser pq eu não tenho família hahahah.

Vamos jogar um jogo sobre:
a) impérios galáticos lutando pela conquista de um sistema solar
2) tribos do egito cada uma apatronada por um deus construindo piramide e se matando
3) exploração de cavernas lutando para ver quem desce mais sem morrer
4) zumbi survival da semana
5) um jogo onde cada um tem uma familia na vila e vamos ver eles crescerem.

10
Dicas & Ideias / Re:Qual RPG você gostaria de ver publicado em português?
« Online: Fevereiro 03, 2015, 08:14:47 pm »
Hey, nao sendo outro catarse pra atrasar um ano o prazo. QUalquer coisa de savage worlds é bem vinda.

11
Sistemas & Cenários / Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Online: Fevereiro 02, 2015, 10:44:59 am »

Num jogo como D&D onde cada classe tem sua função o equilíbrio é atingido quando cada classe consegue cumprir seu role de maneira efetiva e que ninguém invade o nicho de ninguém

Citar
Por isso a preferencia por sistemas que permitem todo mundo contribuir, o tempo todo.

Um jogo onde todo mundo pode fazer um pouco de tudo isso não é mais ou menos equilibrado, apenas diferente

Discordo.
Deixar nichos limitados não é a solução.
Em combates cai no quesito de "caiu o healer da raid = morre todo mundo". É preciso que haja overlap de funções.
Ou então você cria uma fórmula de grupo que todo grupo precisa ter um de cada tipo (exatamente como uma edição fez) forçando artificilmente uma composição.

por isso comentei de desequilibrio perfeito. Quando as habilidades não são comparáveis, cada classe pode abordar um de maneira diferente (sem uma ser inerentemente melhor que a outra) uma situação, aí sim você tem algo interessante.

E errado novamente. O grande mimimi de conjuradores serem deuses é esse.
Ele SEMPRE pode contribuir na situação. Mesmo que o inimigo seja imune a magia, você ainda pode dar suporte legal pros aliados. E quando tudo mais falha, todo mundo pode contribuir no combate com dano.

Equilibrado é que não é um jogo que uma classe pode sempre contribuir enquanto a outra o jogador só pode abrir a boca pra resolver um assunto.

12
Sistemas & Cenários / Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Online: Janeiro 30, 2015, 02:01:54 pm »
nao acho que é só a invasão de nichos
mas o efeito binário descrito no spoiler
E não há equilibrio matemático que resolva isso.

(click to show/hide)

Tirando isso do coração, como equilibrar? Roubando. Não tem outro jeito.
Você precisa conhecer o grupo para qual está mestrando, e ao invés de fazer um desafio para o grupo. Fazer desafios individuais e juntá-los no combate.
O big bad vai ser imune a todos os efeitos que o mago tentar fazer.
Assim o guerreiro e o ladino podem derrubá-lo no corpo-a-corpo.
Os minions vao impedir eles de chegarem perto, entao o mago precisa lidar com os menores.

O problema é, todo mundo precisa ser bem sucedido, nao tem como um colega cobrir uma parte do outro. E não tem muita margem pra approach criativo. Mas quando algo der errado e o grupo se aproximar de uma derrota, o mestre pode sempre ROUBAR para evitar algo que queria evitar.

Divertido? Pode ser, se for feito de maneira a ninguém perceber. Mas o mestre vai saber. E isso pode acabar exigindo demais dele.
Como jogador, nao é pra mim esse jeito.


Mais alguma idéia?

13
Sistemas & Cenários / Re:Criando desafios para grupos desequilibrados.
« Online: Janeiro 30, 2015, 11:44:04 am »
Em geral, jogadores só ficam frustrados quando não podem contribuir NADA para a resolução de um desafio.

Seja porque seus personagens são demasiadamente especialistas (e fuck you, system por permitir isso e todos esses anos de min/max achando que serve pra algo)
ou porque o personagem de alguém é competente em tudo (em geral com a desculpinha de dobro realidades, mas só 3x por dia, você pode bater com espadinha/procurar armadilhas o dia inteiro)

Quando eu jogo eu odeio quando ocorrem coisas "ok, agora é hora do party face brilhar" ou "ok, agora é hora do cara com hacking fazer algo".
Desafios binários, ou você pode participar ou você não pode.
Uma vez ou outra ainda vai, se a história estiver interessante....

Por isso a preferencia por sistemas que permitem todo mundo contribuir, o tempo todo.
Uns mais, outros menos.
Mas todo mundo pode contribuir.

Cortex faz muito bem isso (Leverage RPG, por exemplo)

agora, d&d nao vai ser balanceado. nem perfeitamente desbalanceado. nunca.
get over it.
já tentaram essa abordagem

14
Dicas & Ideias / Re:Qual RPG você gostaria de ver publicado em português?
« Online: Janeiro 28, 2015, 10:43:04 am »
Mais um que gostaria de ver a tradução de Sundered Skies e Necessary Evil.

15
Card games, Board games, Wargames, Miniaturas / Re:Peso e tempo em boardgames
« Online: Janeiro 14, 2015, 02:39:35 pm »
Meus centavos incluem.
Não jogo com quem tem AP. Odeio do fundo do meu coração, da mesma maneira que odeio quando estou jogando num videogame e ele trava o loading.
É aquela coisa do jogo ser pesado demais pro processador do jogador ou o clássico analisar coisas demais e não o que importa.

Tem os jogos anti brain burn, os "in betweens" que se joga pra relaxar o cérebro porque eles estimulam o relaxamento e outras áreas além das usadas para calcular desfechos.

E os leves de aquecimento (como 8 minutes empire pra esquentar a cabeça antes do euro peso pesado)

Um termo muito importe é player down time. Que é algo que arruína experiências

Páginas: [1] 2 3 ... 10