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Sistemas & Cenários / Re:[4e] Salvação?
« Online: Outubro 10, 2011, 09:30:32 pm »
Uma resposta a essa pergunta sobre "at-will" dentro do jogo pode ser respondida pela mecânica de vampiro, que divide as situações fora de combate em cenas. Nesse interim, claro que o grupo vai ter q chegar a uma cordo sobre o sistema utilizado, mas uma ideia seria transformar poders at-will em poderes de encontro fora do combate, sendo nesse caso um encontro = uma cena.
Parece tosco, no sentido que "o cara pode usar o poder uma vez a cada 3 segundos em combate, mas fora dele fica limitado a 1 por hora? o.O". Nem tanto, quem joga futebol, ou pratica qualquer outro esporte, sabe que num momento de stress físico você fica muito mais propenso a fazer coisas que normalmente não faria. Imagina como isso acontece para um herói de fantasia medieval.
Sobre furos no sistema: se alguém chega pra mim e diz "meu sistema n tem furos", eu caio na risada. É impossível criar um modelo de realidade virtual sem furos, usando apenas alguns números que raramente ultrapassam centenas. Pior ainda é fazer isso dum jeito em que ainda seja divertido realizar cálculos e gerar valores aleatórios usando o seu próprio corpo e algumas ferramentas simples.
Os furos são exatamente onde podemos exercitar o que é RPG, onde as regras deixam de cobrir é onde necessariamente entra o bom senso e a interpretação. Na verdade, na minha opinião, regras são puramente ferramentas que você utiliza quando não consegue interpretar a situação (o que praticamente se limita a situações de combate).
Parece tosco, no sentido que "o cara pode usar o poder uma vez a cada 3 segundos em combate, mas fora dele fica limitado a 1 por hora? o.O". Nem tanto, quem joga futebol, ou pratica qualquer outro esporte, sabe que num momento de stress físico você fica muito mais propenso a fazer coisas que normalmente não faria. Imagina como isso acontece para um herói de fantasia medieval.
Sobre furos no sistema: se alguém chega pra mim e diz "meu sistema n tem furos", eu caio na risada. É impossível criar um modelo de realidade virtual sem furos, usando apenas alguns números que raramente ultrapassam centenas. Pior ainda é fazer isso dum jeito em que ainda seja divertido realizar cálculos e gerar valores aleatórios usando o seu próprio corpo e algumas ferramentas simples.
Os furos são exatamente onde podemos exercitar o que é RPG, onde as regras deixam de cobrir é onde necessariamente entra o bom senso e a interpretação. Na verdade, na minha opinião, regras são puramente ferramentas que você utiliza quando não consegue interpretar a situação (o que praticamente se limita a situações de combate).