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Posts - RA_Chuck

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Sistemas & Cenários / Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Online: Maio 29, 2012, 02:24:09 am »
Obrigado pelos comentários pessoal, como eu falei, a possibilidade de eu ter falado merda era grande. Ainda assim, eu gostei da abordagem para esse D&D Next. É só um primeiro playtest e tem muito para se trabalhar em cima ainda, mas não acho eles estejam em um mal caminho. Os comentário do Mearls foram interessantes.

Quanto ao guerreiro, não adianta, é uma classe difícil para se trabalhar. Eu não gosto da ideia da quarta edição de dar poderes fechados para trabalhar em cima como se fossem manobras especiais para se usar, na verdade acho que isso é o caminho contrário do que deveria ser seguido.

O guerreiro é a "Classe Básica" de D&D, sempre foi assim, e eu não acho isso ruim, acho o certo, vc não tem que balancear o guerreiro para que ele fique poderoso como um clérigo ou um mago, mas talvez limitar os poderes dos conjuradores seja algo mais interessante. Não estou falando necessariamente de tirar a capacidade das classes mágicas, mas tornar a mágica algo menos certo, menos confiável.

Em AD&D a falta de equilíbrio entre as classes era bem menos problemática, clérigos e magos subiam de nível mais devagar do que guerreiros e ladinos, e a quantidade de XP que vc precisava para chegar nos níveis realmente altos(acima do 10), era enorme, a ponto de que poucos magos conseguiam conjurar magias realmente poderosas,. Um grupo de nível alto teria acesso à magias de quinto ou sexto círculo no máximo, o que tornava magos e clérigos classes "especiais", vc sofria pra kct pra se tornar consideravelmente mais poderoso do que os guerreiros e ladinos do seu grupo. Transpondo para números, um guerreiro atingia o nível 20 (que era equivalente ao poder de um semideus) com 3.000.000 de XP (para as gerações MMORPG isso é 3kk), enquanto um mago precisava de 3.750.000 para chegar ao mesmo nível. Sendo que o monstro que mais dava XP era o tarrasque (cerca de 100.000 e só existia um dele no mundo). Ou seja, o mago precisava de 7 tarrasques e meio para alcançar o guerreiro...E isso não era pouca coisa, considerando tudo o que o mago tinha passado até alí (ser mago de primeiro nível em AD&D não era nada fácil). No fim das contas ninguém reclamava do mago poder parar o tempo e explodir coisas com chuvas de meteoros. Ser mago era algo difícil pra kct, coisa só para os mais corajosos e pacientes. Quando chegou a terceira edição deu impressão que os desenvolvedores ficaram com dó dos conjuradores, aumentaram muito o poder das magias, deram mais magias diárias e não deram nenhuma penalidade para compensar.

Talvez o segredo para equilibrar o jogo esteja nessa fórmula que a segunda edição usava, mas nunca vão pensar em diminuir o poder de magos e clérigos, tem muito jogador chorão que morre de medo de voltar para a época em que tudo que o mago fazia era lançar mísseis mágicos uma vez por dia e se contentar com isso enquanto as outras classes sentavam o sarrafo em kobolds e goblins.

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Sistemas & Cenários / Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Online: Maio 28, 2012, 02:45:47 am »
Bem pessoal, esse é o meu primeiro post aqui, e eu espero que eu consiga me expressar bem.

Eu não sei se eu estou ficando velho, mas comecei a jogar RPG com AD&D 2ª edição, sem usar grid (o que eu acho que costuma até atrapalhar o jogo às vezes), e tenho uma dificuldade enorme para entender o que vocês querem dizer com "o guerreiro e o ladino têm poucas opções em combate".  É um jogo de interpretação, seu personagem é mais do que o que está escrito na ficha, eles até dedicam uma parte do How To Play para falar sobre "improvisação", e as regras de advantage/disadvantage tornam muito fácil improvisar jogadas ousadas.
Eu não gosto da quarta edição justamente por dar uma lista de opções de coisas que seu personagem pode fazer na forma de Poderes, ao invés de dar mais opções isso acaba limitando muitos jogadores e mestres. Eu mesmo já estive em mesa de quarta edição aonde o mestre não conseguia improvisar, se você quisesse bolar alguma ação além daquilo que estivesse previsto na lista de poderes o cara simplesmente travava e dizia que você não podia fazer.
Enfim, eu acho que o jogo está indo em uma direção interessante, longe de estar finalizado, é claro. Mas é possível que saia algo legal dali.
Enfim, eu ainda não joguei o playtest, então é capaz que eu esteja falando um monte de m*rd@. Também é possível que muitos jogadores achem que eu sou um auto entitulado Old Schooler que tem que voltar pra caverna de onde eu saí e continuar rolando dados de porcentagem para força excepcional.

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