Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - kimble

Páginas: 1 ... 63 64 [65] 66 67 ... 75
961
Inscrições e Guias / Re:Campanha de Marvel RPG
« Online: Abril 19, 2012, 09:12:04 am »
Tudo bem, entra numa próxima.
2x1. Quem mais pode jogar? E a questão da formação do grupo?

962
Sistemas & Cenários / Re:Rule-of-Three: 04/17/2012
« Online: Abril 19, 2012, 08:28:10 am »
Para não concorrer, só tendo opções livres em cada um dos Pilares.

O jogador teria acesso a listas de opções de Exploração, Interação, Combate, tendo que escolher uma opção  em cada lista, ficando com 3 "habilidades", uma de cada Pilar. Desse jeito seria um personagem mais completo.

Ou então usando um sistema onde a distinção das características escolhidas não fosse tão clara e você pudesse usar uma mesma característica nos 3 pilares.

Claro, duvido que seja isso que eles vão fazer. Mais provável que seja dividido em habilidades pra socar, habilidades pra falar e habilidades pra explorar.

E aí eles inserem um sistema de XP baseado em socar coisas como fonte principal de XP e querem convencer que as três escolhas serão igualmente interessantes.

963
Inscrições e Guias / Re:Campanha de Marvel RPG
« Online: Abril 19, 2012, 08:21:09 am »
Dois jogadores confirmados então, esperando os outros.

Alguém quer dar uma sugestão do porquê esse grupo de personagens formou um novo Heroes for Hire? Prefiro começar com o grupo já formado porque poupa essa parte da unir os personagens, que é algo que não gosto de mestrar.

964
Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Imaginação, Grid ou um Meio-Termo
« Online: Abril 18, 2012, 11:42:22 am »
Rapaz, para um jogo que se propôe (até onde sei) ser um wuxia da vida, Exalted se preocupa com... velocidade de armas?

Na verdade, velocidade dos golpes. Armas tem velocidade, mas elas são influenciadas por fatores como poderes utilizados ou golpes de artes marciais que o personagem pratica.

965
Inscrições e Guias / Re:Campanha de Marvel RPG
« Online: Abril 17, 2012, 07:55:32 pm »
Ótimo. Grupo fechou então:
Nibelung: Spiderman
Noara: Jean Grey
Youkai: Daredevil
Stinger: Iron Fist
Remy: Noturno
Chiffonade: Armor

Agora é esperar pra ver se o grupo pode jogar esse final de semana ou não.

966
Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Imaginação, Grid ou um Meio-Termo
« Online: Abril 17, 2012, 11:10:39 am »
O esquema do junto, perto, longe é muito interessante para quem não quer usar o grid (sério, eu nunca tinha ouvido falar nisso, gostei bastante), mas ainda fica longe de propiciar um combate estratégico.

Na verdade não tira o aspecto estratégico, tira o aspecto estratégico baseado em posição dos personagens envolvidos.

Usando um outro exemplo: em Exalted é considerado que os personagens se movem todo tempo, INCLUSIVE fora da própria iniciativa. O combate de Exalted é bem estratégico, mas não baseado em posição mas sim ordem de ações.

Certas armas são mais difíceis de usar, demorando mais para fazer um ataque. Certas armas são mais rápidas, permitindo fazer mais ataques. Não lembro o termo exato, mas vamos chamar de clicks.

Exemplo, guerreiro A usando um machado de velocidade 12 clicks e um ladino com uma faca de velocidade 3 clicks, supondo que o ladino venceu a iniciativa e vai agir no terceiro click:
Primeiro click e segundo clicks: ninguém ataca. Os dois escolhem se mover para se aproximar.
Terceiro click: ladino ataca com a faca. Ele pode atacar de novo daqui a 3 clicks.
Quarto e quinto clicks: Ninguém ataca.
Sexto click: O ladino ataca de novo. Ele ataca outra vez daqui a 3 clicks.
Sétimo e Oitavo click: Ninguém ataca.
Novo click: Ladino ataca de novo. Ele ataca mais uma vez daqui a 3 clicks.
Décimo e décimo primeiro clicks: Ninguém ataca.
Décimo segundo click: Ladino e guerreiro atacam. Ladino ataca de novo daqui a 3 clicks. Guerreiro ataca de novo daqui a 12 clicks.

Num sistema de combate assim, atacar mais rápido é uma vantagem grande. Por isso o sistema tem diversas formas de modificar a velocidade dos golpes e várias opções de manobras com velocidades diferentes. Além disso, a cada vez que o personagem pode agir novamente, um pool de recursos que ele utiliza para se manter vivo é recarregado. O jogador acaba tendo que tomar decisões como escolher ações mais rápidas e que permitam recuperar mais rapidamente o pool utilizado para resistir aos ataques do adversário vs a aplicação de seus golpes mais poderosos e mais demorados.

Isso acaba criando um combate estratégico sem preocupação com distância (pois todo mundo se move bastante e estão sempre se movendo) e muita preocupação com velocidade dos teus ataques.

Um combate estratégico não precisa de controle de movimentação. Posição no cenário é só uma das várias formas de tornar um combate em algo estratégico.

967
Inscrições e Guias / Re:Campanha de Marvel RPG
« Online: Abril 17, 2012, 10:00:09 am »
Me organizando então:

Nibelung: Spiderman
Noara: Jean Grey (trabalhando a ficha ainda)
Youkai: Daredevil
Stinger: Iron Fist (já mando a ficha)
Remy: Noturno (ficha está aqui)

Chiffonade,

Tem espaço sim. Com você, fecharia o grupo então. Peço pra ler o que foi discutido até agora e decidir o teu personagem :)

Estou querendo começar a campanha logo. Minha idéia era fazer já na madrugada do dia 21 pro dia 22 (sábado pra domingo). Posso também começar fim de semana que vem, aproveitando o feriadão. O que seria melhor pro pessoal?

968
Inscrições e Guias / Re:Campanha de Marvel RPG
« Online: Abril 16, 2012, 11:16:29 pm »
Conversando com o Youkai no facebook, por enquanto ele está inclinado a jogar com o Demolidor.

Vou lembrar vocês de algo que lembrei ele: no site que eu passei tem mais fichas de personagens prontas. Tem do Noturno, Psylock, Gambit, Hawkeye e She-Hulk lá.

969
Inscrições e Guias / Re:Campanha de Marvel RPG
« Online: Abril 16, 2012, 09:10:50 pm »
Não, dá pra fazer. Só responde as perguntas abaixo pra mim:

1) Affiliations: Em ordem, ela costuma agir mais em grupo, em duplas ou sozinha?
2) Distinctions: Três frases curtas ou palavras que definam ela bem. Quanto mais legais e interessantes forem, melhor. Olha a ficha do Gambit pra ter uma idéia do que estou falando. Tem outras fichas no site que passei ali em cima pra ter como exemplo também.
3) Quais os poderes dela?
4) Quais os conhecimentos mais mundanos dela (Ciência, etc.)?
5) Me fala dois plots que tu gostaria de desenvolver com ela. Me dá o objetivo final desses plots maiores (o que você quer alcançar). De novo, as fichas do Gambit e dos outros personagens podem ajudar a dar idéias.

Acho que com isso dá pra montar a ficha :)

970
Inscrições e Guias / Re:Campanha de Marvel RPG
« Online: Abril 16, 2012, 08:43:49 pm »
Vou te mandar o printscreen da ficha. Passei os olhos, não vi nada que não fosse possível encaixar na versão Ultimate. Talvez tirar alguns Specialties, mas aí é com você.

Esperando as escolhas dos outros :)

971
Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Imaginação, Grid ou um Meio-Termo
« Online: Abril 16, 2012, 02:19:22 pm »
Também gostei. Vou começar a testar.

Posso te plagiar e postar no Adepto do Heroísmo, kimble?

Vai lá :)


972
Inscrições e Guias / Re:Campanha de Marvel RPG
« Online: Abril 16, 2012, 01:30:04 pm »
Claro :)

Aviso, parede de texto:

Pra explicas as regras, vou usar uma ficha como exemplo. Estou usando essa aqui. A origem dela é esse site aqui. Aconselho a abrir a ficha do gambit numa janela separada para poder ir olhando enquanto eu explico.

O jogo resolve as ações formando paradas de dados, parecidas com Storyteller. Em Storyteller essas paradas normalmente eram Atributo + Perícia. Aqui, é um pouco diferente.

Primeiro, os dados que formam a parada podem variar. O jogo usa d4, d6, d8, d10 e d12 nas suas paradas.

A parada é formada usando os dados que foram anotados em uma série de características. Você separa esses dados, rola, escolhe os dois melhores e soma os resultados. Esse é o valor que você tirou no teste.

O padrão de uma parada é que você usa:
1 dado de Afilliation + 1 dado de Distinction + 1 dado de Powerset + 1 dado de Specialty.

Existem formas de mudar essa parada, mas não vou entrar em detalhes nisso agora. Em vez disso, deixa eu explicar o que significa cada uma dessas características:

Afilliation: serve para mostrar como seu personagem trabalha em grupo (Team), em dupla (Buddy) e sozinho (Solo). Personagens que trabalham melhor sozinhos tendem a ter um valor maior em Solo, personagens que costumam trabalhar em dupla tem um valor maior em Buddy e personagens que costumam trabalhar melhor em times tem um valor maior em Team.

Distinctions: São palavras ou frases que ajudam a definir o personagem. O Gambit é um ladrão profissional (Master Thief) e tem vários segredos no passado (Shady Past). Não existe uma lista pronta de Distinctions, os jogadores definem elas (se não pegarem um personagem que já tenha ficha).

Powerset: Os poderes de um personagem são agrupados em powersets, de forma a manter uma estrutura coesa, similar ao que se faz em M&M. Os poderes em si dão dados, que são usados na parada de dados. Além dos poderes, os powersets tem SFX, que são modificadores que permitem personalizar mais os poderes. E todo powerset tem pelo menos um Limit, que é uma forma de anular os poderes do personagem ou de alguma outra forma causar problemas pra ele.

Specialties: Seriam as perícias, contatos e recursos do personagem. Ter Crime Master significa que o Gambit é bom em conseguir informações sobre grupos criminosos, tem alguns objetos que facilitam realizar crimes e é um criminoso experiente.
O Demolidor também tem Crime Master. No caso, isso significa que ele tem bastante conhecimento sobre grupos criminosos, contatos com gente dentro e fora da lei e um bom domínio sobre as leis que se aplicam.
Então em vez de dar uma listinha pronta 'coisas que você pode fazer', cada Specialty é bem ampla e acaba sendo melhor definida e limitada de acordo com a história do personagem.

Isso é o básico. Sempre que eu mestro um sistema nas primeiras vezes eu faço um modo 'tutorial', onde vou explicando muita coisa durante o jogo. Isso facilita entender o funcionamento das regras. Vou deixar a parte de stress, combates e experiência pra esses momentos, a não ser que alguém queira conversar sobre isso antes.

Parece que a maioria prefere Heroes for Hire. Então vamos usar essa idéia como campanha :)

O ideal então seriam personagens que estão mais próximos das ruas, que poderiam lidar com crimes mais comuns. Então Luke Cage ou Demolidor, beleza. Sentinela, não.

O jogo não tem um sistema tradicional de construção de personagens. Em vez de distribuir valores numa ficha, a idéia é construir um conceito de personagem bem definido ANTES de começar a fazer a ficha, pra então para escolher livremente as características de acordo com o que foi imaginado.

O jogo também já traz uma série de personagens prontos pra escolher pra quem não quiser criar a ficha de um.

Minha sugestão pra ser mais rápido e fácil: vamos escolher personagens que já existam na Marvel que se encaixem na idéia de 'Heróis que aceitam ser contratados para ajudar outras pessoas', tendo ficha pronta ou não. Isso permite pegar fichas prontas quando elas existem e quando não existem, dão um conceito já bem estabelecido para trabalhar em cima e criar uma ficha.

Os personagens que não tiverem ficha ainda, a pessoa conversa comigo e construímos a ficha junto. Vou pegar a maior parte do trabalho mecânico pra mim, porque isso vai agilizar o processo. A pessoa só vai ter que se preocupar mais com os detalhes da história e conceito do personagem.

A lista de personagens prontos que tem no livro básico é:
Armor, Beast, Black Panther, Black Widow, Captain America, Colossus, Cyclops, Daredevil, Emma Frost, Human Torch, Invisible Woman, Iron Fist, Luke Cage, Mister Fantastic, Shadowcat, Spider-Man, Spider-Woman, Storm, Thing, Wolverine.

Exclui alguns que não se encaixariam no conceito como Iron Man e Sentry.

973
Sistemas & Cenários / Re:[D&D Next] Imaginação, Grid ou um Meio-Termo
« Online: Abril 16, 2012, 12:40:24 pm »
Dava para fazer algo como declarar áreas no combate.

Junto, perto e longe.

Você luta corpo-a-corpo junto do teu inimigo. Armas com alcance (lanças e etc.) permitem lutar e magias que afetam áreas próximas do spellcaster afetam áreas perto do combatente ou conjurador. E arcos, relâmpagos e coisas do tipo permitem lutar contra oponentes que estão longe.

Fazer algumas ações quando você está junto do alvo provocam ataques de oportunidade, assim como se afastar dele sem se proteger.

Algumas criaturas maiores conseguiriam lutar corpo-a-corpo mesmo estando perto e não junto dos alvos.

E para conseguir usar uma arma que acerte de longe, você precisaria ter algumas pessoas do teu grupo lutando junto dos inimigos para impedir que eles se aproximem.

O problema era que teria gente que não aceita que uma flecha, uma pedra de funda e um relâmpago tenham o mesmo alcance.

974
Inscrições e Guias / Re:Campanha de Marvel RPG
« Online: Abril 16, 2012, 09:48:59 am »
 :dança:
E eu tinha achado que ia ser difícil conseguir gente.
Hoje no almoço eu já escrevo o resuminho das regras e a gente vê a questão dos personagens.

975
Sistemas & Cenários / Re:Pra Que Diabos Servem as Regras nos RPGs?
« Online: Abril 16, 2012, 08:14:28 am »
Cara, concordo com a opinião dos ouvintes.

Vou tentar baixar depois e ouvir voltando pra casa. Vai que é um dos raros podcasts bons de ouvir.

Páginas: 1 ... 63 64 [65] 66 67 ... 75