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Sistemas & Cenários / Radiance - A Complete RPG in The Age of Eletrotech
« Online: Junho 26, 2015, 06:24:06 pm »
Livro básico de Radiance disponivel gratuitamente na DriveThru
Monster Folio, PDF de criaturas extras
Todos vocês já devem entender perfeitamente como o sistema D20 funciona, e no básico o Radiance não é muito diferente: Seis atributos usuais, role um D20 para testes, dados de formatos excêntricos para dano, raças e classes. Então eu vou me focar nas diferenças e no que me chamou a atenção neste jogo:
-Elementos Steampunk e de Horror: Como podem ver desde a capa do livro, e pela outra imagem do post se eu conseguir coloca-la, o jogo tem estética e elementos pseudo-vitorianos: Perícias tecnológicas, equipamentos como armas e gramofones, classes/temas como o pistoleiros e cientistas, opções para personagens vampiros ou médicos insanos, e um capítulo dedicados á itens de Eletrotech (invenções sobrenaturais a base de eletricidade, inspirados por pseudo-ciencias e Nikola Tesla.
-Habilidades: Ao invés de sistemas separados de pontos de perícia, talentos, poderes, magias e habilidades sobrenaturais, todas as características dadas pelas classes/raças/temas após o primeiro nível são apresentados na forma de habilidades.
A cada nível o personagem recebe pelo menos uma habilidade (ao redor de quatro nos primeiros níveis), podendo escolher se vai se focar em ter mais magias, ou se vai aumentar o valor de suas perícias, ou o que for. Alguns exemplos na caixa de spoiler abaixo:
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Mas o mais importante é que todas as classes recebem basicamente o mesmo número de habilidades. O guerreiro recebe duas páginas, assim como o mago, que tem o mesmo número de páginas que o Dhampir, que tem tantas páginas quanto o bárbaro. Da mesma forma cada raça e tema tem uma página de habilidade.
Não há capítulo para magias ou sistema separado de poderes... Eu digo isto por que seria fácil dizer que a classe só tem duas páginas quando estas te deixam escolher coisas do capítulo de uma centena.
Lista de Classes
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-Temas: Os temas deste jogo funcionam semelhante aos apresentados na 4E desde Dark Sun: Uma espécie de subclasse que seu personagem escolhe desde o começo que dá acesso á habilidades extras, ganhas automaticamente em certos níveis. Não há muitas limitações de combinações de tema/classe, e é fácil se criar um guerreiro/cientista ou um medicant/rider.
Lista de temas:
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-Mudanças de Combate: Os pontos de vida em Radiance são divididos em dois tipos: Vitality e Wounds.
Vitality representa os pontos de vida abstratos: A força de vontade, sorte, energia física, concentração e capacidade do personagem de continuar lutando, entre outras interpretações. Os pontos de vitality aumentam com o avanço de níveis (em quantidade igual para todas as classes), são recuperados mais facilmente e são gastos para o uso de certas habilidades.
Wounds representam a condição física do personagem. Eles são definidos pela raça durante a criação (10 para seres humanos), são mais difíceis de se recuperar e continuam os mesmos independente do nível.
Quando se recebe dano os pontos de Vitality são os primeiros a serem descontados, até acabarem quando então é a vez dos Wounds, que quando chegarem a zero levam a situação ”personagem desmaiado e sangrando até a morte” com que todos nós somos familiares. Existem habilidades e situações em que o dano atinge os Wounds diretamente, os mais comuns sendo o uso de venenos e habilidades de monstros.
-Defesas Não existe Classe de Armadura, os valores de salvamento (agora valores passivos como na 4E) Fortitude/Vontade/Reflexo são usados para todos os ataques. Ataques de armas médias/pesadas são rolagens contra Fortitude, armas á distância e armas leves são contra Reflexo, e habilidades especificam contra qual defesa são usadas. Armaduras dão um valor fixo de redução de dano.
-Raças: No primeiro nível dão modificadores de atributos e habilidades, o esperado, mas também são responsáveis pelo valor de Wounds que o personagem vai ter pelo resto de sua carreira. A cada X níveis o jogador pode escolher uma nova habilidade de uma lista de ½ página.
As raças do livro básico:
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-Townies: NPCs de nível 2 que oferecem serviços úteis para os PCs, podem ser contratados para acompanhar o grupo, ou então servem de inimigos humanoides.
O livro básico de Radiance apresenta 100 townies, desde cortesãos á ressuscitadores-profissionais e detetives.
-Monstros: Os monstros, e todos os outros antagonistas encontrados pessoalmente, são construídos numa mistura de nível e pontos. O nível da criatura determina seus atributos e número de pontos, e estes últimos são gastos para se adquirir habilidades. Todas as Abilities disponíveis para classes/raças/temas estão disponíveis para monstros, mas no geral se usa as tematicamente relacionadas á criatura, como poderes do necromante para mortos vivos e do feiticeiro para dragões e semelhantes.
Infelizmente, enquanto outros capítulos do livro apresentam uma grande quantidade de opções e NPCs, este capítulo possui único monstro de exemplo (o Ergo, um servo robótico). Não só o narrador terá de criar todas as criaturas para encontros, mas também terá de criar as fichas para qualquer habilidade de invocação.
O suplemento do Guia do Mestre apresenta uma lista de monstros, e mais recentemente foi lançado um PDF (o Monster Folio citado no começo do post), contendo 30 criaturas, e suas variações de nível maior, mas narradores ainda vão ter de fazer uma boa quantidade de fichas... Especialmente se quiser incluir elementais.

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Bem, é isto. Esperam que tenham aproveitado. Não se esqueçam de conferir amanhã neste mesmo Spellcanal.