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Posts - Barão Nemo

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Sistemas & Cenários / Radiance - A Complete RPG in The Age of Eletrotech
« Online: Junho 26, 2015, 06:24:06 pm »

Livro básico de Radiance disponivel gratuitamente na DriveThru
Monster Folio, PDF de criaturas extras

Todos vocês já devem entender perfeitamente como o sistema D20 funciona, e no básico o Radiance não é muito diferente: Seis atributos usuais, role um D20 para testes, dados de formatos excêntricos para dano, raças e classes. Então eu vou me focar nas diferenças e no que me chamou a atenção neste jogo:

-Elementos Steampunk e de Horror: Como podem ver desde a capa do livro, e pela outra imagem do post se eu conseguir coloca-la, o jogo tem estética e elementos pseudo-vitorianos: Perícias tecnológicas, equipamentos como armas e gramofones, classes/temas como o pistoleiros e cientistas, opções para personagens vampiros ou médicos insanos, e um capítulo dedicados á itens de Eletrotech (invenções sobrenaturais a base de eletricidade, inspirados por pseudo-ciencias e Nikola Tesla.

-Habilidades:  Ao invés de sistemas separados de pontos de perícia, talentos, poderes, magias e habilidades sobrenaturais, todas as características dadas pelas classes/raças/temas após o primeiro nível são apresentados na forma de habilidades.

A cada nível o personagem recebe pelo menos uma habilidade (ao redor de quatro nos primeiros níveis), podendo escolher se vai se focar em ter mais magias, ou se vai aumentar o valor de suas perícias, ou o que for.  Alguns exemplos na caixa de spoiler abaixo:

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Mas o mais importante é que todas as classes recebem basicamente o mesmo número de habilidades. O guerreiro recebe duas páginas, assim como o mago, que tem o mesmo número de páginas que o Dhampir, que tem tantas páginas quanto o bárbaro. Da mesma forma cada raça e tema tem uma página de habilidade.

Não há capítulo para magias ou sistema separado de poderes... Eu digo isto por que seria fácil dizer que a classe só tem duas páginas quando estas te deixam escolher coisas do capítulo de uma centena. 

Lista de Classes
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-Temas:  Os temas deste jogo funcionam semelhante aos apresentados na 4E desde Dark Sun: Uma espécie de subclasse que seu personagem escolhe desde o começo que dá acesso á habilidades extras, ganhas automaticamente em certos níveis. Não há muitas limitações de combinações de tema/classe, e é fácil se criar um guerreiro/cientista ou um medicant/rider.

 Lista de temas:
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-Mudanças de Combate: Os pontos de vida em Radiance são divididos em dois tipos: Vitality e Wounds.
Vitality representa os pontos de vida abstratos: A força de vontade, sorte, energia física, concentração e capacidade do personagem de continuar lutando, entre outras interpretações. Os pontos de vitality aumentam com o avanço de níveis (em quantidade igual para todas as classes), são recuperados mais facilmente e são gastos para o uso de certas habilidades. 

Wounds representam a condição física do personagem. Eles são definidos pela raça durante a criação (10 para seres humanos), são mais difíceis de se recuperar e continuam os mesmos independente do nível.

Quando se recebe dano os pontos de Vitality são os primeiros a serem descontados, até acabarem quando então é a vez dos Wounds, que quando chegarem a zero levam a situação ”personagem desmaiado e sangrando até a morte” com que todos nós somos familiares. Existem habilidades e situações em que o dano atinge os Wounds diretamente, os mais comuns sendo o uso de venenos e habilidades de monstros.

-Defesas Não existe Classe de Armadura, os valores de salvamento (agora valores passivos como na 4E) Fortitude/Vontade/Reflexo são usados para todos os ataques. Ataques de armas médias/pesadas são rolagens contra Fortitude, armas á distância e armas leves são contra Reflexo, e habilidades especificam contra qual defesa são usadas. Armaduras dão um valor fixo de redução de dano.

-Raças: No primeiro nível dão modificadores de atributos e habilidades, o esperado, mas também são responsáveis pelo valor de Wounds que o personagem  vai ter pelo resto de sua carreira. A cada X níveis o jogador pode escolher uma nova habilidade de uma lista de ½ página.

As raças do livro básico:
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-Townies: NPCs de nível 2 que oferecem serviços úteis para os PCs, podem ser contratados para acompanhar o grupo, ou então servem de inimigos humanoides.

O livro básico de Radiance apresenta 100 townies, desde cortesãos á ressuscitadores-profissionais e detetives.

-Monstros:  Os monstros, e todos os outros antagonistas encontrados pessoalmente, são construídos numa mistura de nível e pontos. O nível da criatura determina seus atributos e número de pontos, e estes últimos são gastos para se adquirir habilidades. Todas as Abilities disponíveis para classes/raças/temas estão disponíveis para monstros, mas no geral se usa as tematicamente relacionadas á criatura, como poderes do necromante para mortos vivos e do feiticeiro para dragões e semelhantes.

Infelizmente, enquanto outros capítulos do livro apresentam uma grande quantidade de opções e NPCs, este capítulo possui único monstro de exemplo (o Ergo, um servo robótico). Não só o narrador terá de criar todas as criaturas para encontros, mas também terá de criar as fichas para qualquer habilidade de invocação.

O suplemento do Guia do Mestre apresenta uma lista de monstros, e mais recentemente foi lançado um PDF (o Monster Folio citado no começo do post), contendo 30 criaturas, e suas variações de nível maior, mas narradores ainda vão ter de fazer uma boa quantidade de fichas... Especialmente se quiser incluir elementais.


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Bem, é isto. Esperam que tenham aproveitado. Não se esqueçam de conferir amanhã neste mesmo Spellcanal.

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Vídeo Game / Re:[Steam] Promoções e Recomendações
« Online: Junho 12, 2015, 05:40:36 pm »
Pesquisem os preços dos produtos antes de comprarem. Algumas empresas estão fazendo o esquema aumentar o preço para dizer que estamos dando desconto.

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Vídeo Game / Re:[Steam] Promoções e Recomendações
« Online: Junho 11, 2015, 05:52:09 pm »
E hoje começa o evento bianual da Steam onde uma quantidade absurda de jogos fica mais barata e você acaba comprando até o que não quer.

Eu vou recomendar novamente Shadowrun Dragonfall (Director's Cut), agora que está por 8,39.

Para lembrar, o Director's Cut é a versão completa do Dragonfall (originalmente uma expansão para Shadowrun Returns), com algumas missões adicionais.

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Vídeo Game / Re:[2014] Expectativa de jogos
« Online: Junho 02, 2015, 08:22:18 pm »
O trailer foi praticamente uma missão de terror, mas contra alienígenas.

E considerando que a base agora é uma espécie de Helicarrier, um dos objetivos dos antagonistas deve ser encontrar e derrubar a sua nave-mãe.

Precisamos apenas do equivalente do Chryssalid no nosso lado e este vai ser o jogo do ano.

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Dicas & Ideias / Re:Sistema/RPG Investigativo
« Online: Junho 01, 2015, 12:38:52 pm »
Mean Streets - Um RPG simulando filmes Noir.

E... Bem, é isto. Como os jogos de Cthulhu já foram citados, eu não familiar com nenhum outro RPG focados em investigação. Eu conheço jogos que podem ser improvisados para uma campanha de detetives:

O Mundo Das Trevas poderia ser usado para este tipo de jogo, se você se focar nos atributos mentais/sociais e usar apenas o manual básico.

Fate Core poderia ser usado para este jogo se modificar a lista de perícias, adicionar coisas como Psicologia ou ciência forense. Como as fontes de inspiração citadas envolvem protagonistas sofrendo com o estresse do trabalho e o desgaste emocional, o sistema de dano e consequências do Fate seria útil.

Eu vi alguém sugerindo Leverage para um jogo de detetives, mas com a busca por pistas e evidências substituindo roubos.

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Vídeo Game / Re:[2014] Expectativa de jogos
« Online: Junho 01, 2015, 12:19:26 pm »
Só teremos notícias de Cyberpunk em 2017.

Mas agora, Hype:
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Off-Topic / Re:Spell Pipoca
« Online: Maio 28, 2015, 12:12:48 pm »
Acabei de assistir What We Do In The Shadows, e também recomendo. É uma comédia filmada no formato de documentário, mostrando a vida de quatro vampiros morando na Nova Zelândia moderna. O humor vem das interações dos personagens, suas manias e sua falta absoluta de elegância.

Para qualquer um curioso, eis os seis minutos iniciais do filme:
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Sistemas & Cenários / Re:Conan - Adventures in An Age Undreamed Of
« Online: Maio 28, 2015, 11:57:48 am »
Versão nova do playtest, com regras simplificadas e alguns subsistemas eliminados.

Capa do livro básico revelada:
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E por que você esta cogitando o 2D6*?
*2d6 = Powered by the Apocalypse?

+2D6 da Editora Redbox.

Quando o sistema foi lançado eu tinha vontade de criar regras próprias para um jogo em outro cenário próprio, mas não tinha vontade de criar o básico do sistema. O +2D6 foi conveniente na época e usei para uma campanha de 5-6 sessões mas eu o abandonei logo em seguida.

Quando comecei a ficar em dúvidas sobre qual sistema usar para Céu, o +2D6 veio em mente por já ter sido útil, já ter certa familiaridade para mim e ser de fácil acesso para boa parte do público, mas fora isto não há nada de especial sobre ele.

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Pode contar pra gente como foi usar três sistemas diferentes (M&M, FATE e SW) num mesmo cenário, por favor?
Bem, não foi difícil: Antes mesmo de mexer com regras eu já tinha uma versão ideal do cenário (mesmo que em construção), o que o deixou a transição mais fácil do que se criasse Céu Em Chamas especificamente para um sistema. E se passa numa versão do mundo contemporâneo, onde a maior parte dos personagens são pessoas comuns com armas de fogo, coisas que todos os sistemas citados tinham facilidade em fazer. O único trabalho real foi adaptar feiticeiros e então alterados. 

O maior motivo para mudança de sistema usado em cada jogo foi: Eu fiquei cansado e meus interesses mudaram de um semestre para outro.

Fazer material para M&M consistiu mais de fazer sugestões de poderes e regras extras que seriam usadas. É um sistema onde qualquer criatura/veículo/personagem pode ser criado com as regras básicas e uso do sistema de poderes, então se eu continuar a desenvolver material para ele eu me focaria em fazer arquétipos e tentar fazer guias bem definidos.

Fate Core foi relativamente simples, já que todos os personagens usam as mesmas regras e não há muitos recursos para distribuir na criação deles. O sistema de aspectos negativos se encaixa bem com os personagens sobrenaturais, mas eu precisei criar um sistema de magia para os personagens feiticeiros.

Savage Worlds já tem material mais detalhado sobre armas e equipamento. Os feitiços usados na aventura eram as mesmas do livro básico, mas em uma adaptação maior eu teria de criar material próprio para outros tipos de feiticeiros. Mesmo tendo bastante experiência com SW, criar as regras dos alterados seria o mais difícil, e eu tive de tocar de orelha quando criei a ficha para a convenção e torci para não ser desequilibrado.

Mudanças de cenário ocorreram entre cada seção, mas como desenvolvimento natural da ideia e não por mudanças do sistema.
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O que mudou na experiência de mesa?

Eu não tive a chance de testar a versão de M&M, eu deveria corrigir isto logo, então a diferença foi entre Fate e Savage Worlds.

Savage Worlds foi o jogo mais... Militar. Mesmo com dois personagens sobrenaturais, os jogadores basearam maior parte de suas táticas nas armas que usavam (trocando quando necessário), posicionamento e perícias de cada personagem. O que não impediu o uso de estratégias completamente insanas em certas situações. Os jogadores dos feiticeiros arriscavam menos com o uso de magias, com medo de falhar no teste (usávamos o sistema de magia sem pontos do livro básico) e ferrar com todo o grupo.

Em Fate, armas eram praticamente irrelevantes exceto quando eram parte de um aspecto. Os personagens inventavam mais usos para suas ações em combate. Os jogadores dos feiticeiros usavam quase que constantemente de seus feitiços, inventando mais usos para eles e acumulando mais condições por rolagens de resistência falhas.   


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Alguma coisa funcionou para um e não para outro?
Na parte conceitual, nada que eu tenha notado.

M&M lidaria melhor com os personagens sobrenaturais, Savage Worlds lida melhor com o gun-porn (sem chegar no nível Shadowrun de listas gigantes), e Fate foi o melhor em ser Fate.


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Btw Nemo, já decidiu qual vai ser seu sistema base?

 Eu passei várias e várias horas refletindo sobre este problema, e a cada momento parece que eu fico mais longe da resposta.

Obviamente como pode ser visto no primeiro post e no título eu comecei usando M&M como sistema base, mas todas as primeiras sessões foram feitas com Fate Core. E como eu esqueci de dizer a última aventura foi feita usando Savage Worlds. Houve até um período em que planejava fazer uma adaptação para 2D6.

E é por isto que o PDF do cenário que estou fazendo vai ser System Agnostic, e quando estiver pronto e eu tiver uma idéia 100% clara de como tudo funciona eu decido qual sistema usar. 

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Me ignore, talvez eu seja apenas um bot...
Muito bem, você está andando pelo deserto quando vê uma tartaruga...

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Sistemas & Cenários / Re:Conan - Adventures in An Age Undreamed Of
« Online: Maio 01, 2015, 08:01:51 pm »
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Já testou esse sistema, Barão?


Eu tive experiência com o playtest de Mutant Chronicles 3e, o que facilitou a entender esta variação do sistema, mas ainda não tive oportunidade de testar o negócio.

O sistema básico é contra-intuitivo á primeira vista, especialmente se não estiver acostumado com sistemas de rolagens relativamente complicados, mas é fácil de se lembrar depois de entender pela primeira vez.

Mas esta versão do playtest tem...Problemas sérios de apresentação. Obviamente não é tão detalhado quando o livro básico oficial provavelmente será, mas as regras são apresentadas em ordem estranha e partes de uma mesma regra são divididas pelo arquivo. Eles ensinam no que pontos de Momentum podem ser gastos e apenas em outra página (após apresentar várias outras regras não relacionadas) eles ensinam o que é Momentum.

O PDF não está funcionando para mim por enquanto, mas eu pretendo fazer um resumo mais adequado das regras quando o maldito voltar.

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Vídeo Game / Re:[Steam] Promoções e Recomendações
« Online: Abril 30, 2015, 08:50:54 pm »
fim de semana actvision!
http://store.steampowered.com/sale/activision/
Aproveitando para recomendar um dos itens da promoção:


Bloodlines por nove reais..

Um RPG quase-excelente, mas tem alguns problemas de bugs e problemas de desequilíbrio.

Para qualquer interessado, recomendo dar uma olhada em Patchs de fãs e em Mods.

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Sistemas & Cenários / Re:Conan - Adventures in An Age Undreamed Of
« Online: Abril 29, 2015, 11:47:49 am »

Lançado Primeiro Playtest de Conan
Versão Mais Recente
Contém regras básicas do 2D20, personagens e uma aventura pronta.

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Vídeo Game / Re:[Steam] Promoções e Recomendações
« Online: Abril 20, 2015, 06:50:06 pm »
Tecnicamente The Secret World está em promoção por 27 Doletas, incluindo os DLCs #1-#8, mas por algum motivo a Steam brasileira se recusar a sequer reconhecer que o jogo existe. Talvez algum de vocês consiga ou saiba como trapacear o sistema (e o Homem!).

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Sistemas & Cenários / Re:Blades in the Dark
« Online: Abril 16, 2015, 12:53:31 pm »
Só depois de meia hora eu percebo que este kickstarte não tem relação com o outro RPG de capa-e-adaga com inspiração em Thief.

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Se você jogou videogames como Dishonored, Thief 2 ou leu coisas como Lies of Locke Lamora, *alguma outra série* ou Fafhrd and The Grey Mouser...

Mas, John Harper, como você sabia que era meu aniversário? Não precisaaaava.

Infelizmente este foi um daqueles Kickstarters de RPG que não dão um preview sólido das regras até que você já tenha participado dele. Por enquanto, a maior fonte de informação sobre o sistema que consegui encontrar (tirando a ficha) é a sessão de jogo gravada pelos produtores:


Ou o resumo em texto da aventura:
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Seria melhor um resumo direto de como as regras funcionam, mas dá para decifrar o sistema a partir disto.




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