Eu recebo diariamente algo em torno de 150 a 250 e-mails, sendo que desses, 50 são de propaganda, que já ficam catalogados em pastas pra que eu olhe ou apague quando tiver interesse em comprar alguma coisa, 50~100 vem de listas de discussão de áreas de interesse e uns 50~100 profissionais.
Tudo bem que tem semanas de paradeiro, onde eu devo receber só uns 5 ou 10 de trabalho, e isso me dá uma alegria tão grande

Não vejo nenhuma ferramenta melhor pra guardar informação como o e-mail. É simples, funcional e serve como prova de declaração, por conter chave de autenticação de usuário.
Obviamente, existem sistemas para gestão dessa informação, como CRMs, Bug Trackers, Editores Colaborativos, Sistemas de Armazenamento de dados compartilhados em massa… E eles devem ser utilizados para reduzir a quantidade de e-mails. Tem dias que eu respondo a mais de 30 tíquetes de alertas em Bug Tracker, que tem réplicas e tréplicas, que se passassem pelo meu e-mail, elevariam a quota de e-mails recebidos para mais que o dobro. Apenas o tíquete de abertura e conclusão vão para os e-mails, a fim de documentação.
Não vejo o e-mail como uma coisa a ser abolida, mas ferramentas de apoio podem e devem ser utilizadas para que o mesmo não se torne um grande elefante branco digno de ódio