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Posts - kimble

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Sistemas & Cenários / Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Online: Maio 28, 2012, 11:23:47 pm »
Birdbardo,

Já que foi indicado que aqui não era lugar pra discutir a questão de vendas e etc., dá uma olhada nesse tópico aqui da Jambô. Eu explico ao longo de alguns posts sobre as decisões empresariais da Hasbro na metade pro final do ano passado e indico onde conseguir mais informações.

Conselho, não se irrita quando teus argumentos são contrariados. Se cansar ou você perceber que a coisa não vai andar, toma a mesma atitude que eu tomo nessas situações (independente do fórum): tenta encerrar tua participação mantendo uma atitude amistosa com os outros e deixando claro que não quer mais continuar. Mais fácil e respeitoso pra todo mundo.

Sobre o playtest do guerreiro,

Eu fico com um pé atrás com qualquer promessa dos designers. Da mesma forma, eu ficaria um pé atrás com muitas das pessoas que estão fazendo uma resenha inicial em cima desse playtest. Não acho que seja o caso da Paragons, mas já vi vários blogs assumirem uma atitude de 'vitória' porque uma nova edição vai ser lançada, o que levou alguns deles a tomarem uma atitude de aprovar tudo que saiu no playtest, pois tratam as mudanças e o design bem contrário a 4e, como uma forma de validar sua 'vitória'.

O quanto essa paixonite vai durar é que é o problema. A medida que mais material sair, vai dar pra ter uma noção melhor de qual vai ser a base dessa edição (eu acredito que vai ser uma tentativa de retroclone mesmo) e algumas dessas pessoas, ao perceberem que a nova edição não vai ter como base sua edição favorita (seja qual for), vão passar a não gostar do sistema.

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Sistemas & Cenários / Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Online: Maio 28, 2012, 08:00:45 pm »
Merlin poderia fazer várias coisas, mas deixava pro Arthur o trabalho pesado

Merlin raramente usava magia na maioria das versões mais antigas e funcionava principalmente como conselheiro. Quando ele usava, ele era tratado como personagem-ferramenta, pra avançar o plot.
Aliás, isso é algo comum em histórias de fantasia quando existe algum conjurador poderoso. A não ser que ele seja o protagonista da história, o conjurador só aparece na história na hora de resolver um problema que os combatentes não conseguem, pra então desaparecer até os combatentes precisarem dele de novo.

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e Aragorn lutava no meio da galera e Gandalf se preocupava em conter ameaças maiores como os Nazgul.

A) Gandalf não era um mago no modelo D&D. Ele nunca foi um humano/elfo/etc. que aprendeu magia. Ele era uma criatura divina enviada para ajudar as raças da Terra Média. Ele é muito mais próximo de algum tipo de ser extraplanar bondoso, quando comparado com a mitologia de D&D, do que com um mago;
B) Ele é um exemplo claro de personagem-ferramenta que falei ali em cima. Basta ver a quantidade de vezes que ele some durante a trama, pra 'resolver outras coisas'. Leia-se, o autor afasta a criatura super-poderosa dos outros personagens, para que eles possam fazer coisas importantes.

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CAda um no seu quadrado e essa parada de ficar disputando pra ver quem é mais forte é bobagem forte, afinal o rpg é um jogo de criação de histórias cooperativas e não competitivas.

O problema não é querer que guerreiros/ladinos/etc. sejam mais fortes. É que no modelo que foi mostrado no D&D Next até agora, certas classes tem mais ferramentas para influenciar a trama e conseguir tempo de spotlight do que outras. E isso é chato, pra muitas pessoas.

Ao que costuma vir seguido da resposta "É só o Mestre ser BOM e garantir que todo mundo tenha espaço e faça coisas legais". O problema é que:
a) Muitos Mestres preferem um sistema que não o obrigue a ficar criando formas de tornar todos importantes na história;
b) Muitos jogadores não querem ter a sensação que só estão sendo importantes porque o Mestre permitiu;
c) Muitos jogadores não gostam da sensação que precisam se segurar pra não tirarem espaço dos outros jogadores.

Aliás, a última opção era algo que me incomodava muito quando eu jogava com spellcasters certas edições do jogo. Ter que ficar olhando pro lado e pensando 'certo, se eu usar minha magia aqui, o ladino do grupo vai se tornar inútil numa cena em que ele deveria brilhar?' é algo bem chato de lidar.

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Sistemas & Cenários / Re:D&D Next - Impressões do Playtest
« Online: Maio 28, 2012, 04:37:49 pm »
E todas as habilidades q vc citou da 4 ed podem retornar, pois o material é apenas até 3 nível e outras coisa hão de vir

PÔNEIS! MÁGICOS! YEAH!

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Agora essa nova edição me parece q vai retomar muitos elementos old school e isso é inegável, mas os feats, themes e skills vão tornar um mistura. A wizards está criando seu próprio retroclone ao meu ver.

Concordo. Boa sorte pra ela nisso, porquê fazer o pessoal que é fã de retroclones abandonar seus jogos favoritos, vai ser bem difícil. Tem uma boa parcela que adotou uma atitude Nós X Império do Mal (Wizards) e duvido que esse pessoal volte.

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Inscrições e Guias / Re:D&D Next Playtest - Mesas definidas
« Online: Maio 27, 2012, 03:55:47 am »
Tinha falado com o Nib de madrugada, vou tentar participar a das 14h.

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Inscrições e Guias / Re:Campanha de Marvel RPG
« Online: Maio 27, 2012, 12:21:02 am »
Esperando vcs aparecerem lá na sala :)

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Sistemas & Cenários / Re:Playtest do DnD Next
« Online: Maio 26, 2012, 04:27:26 pm »
Algo que eu tenho notado em vários fóruns é a atitude de responder as reclamações sobre o playtest com 'na próxima rodada de playtest, vai vir o que você quer'. Isso se baseia em afirmações dos designers, prometendo que as próximas rodadas vão trazer elementos para os vários tipos de fãs.

Meu problema é que, com base no histórico da WotC, isso me soa muito como:

Designer (resumo da explicação): E o jogo vai ser focado num estilo mais clássico, tradicional, para trazer de de volta os jogadores antigos que abandonaram as últimas edições.

Jogadores (atuais): Mas e a gente? Nós gostamos do jeito que as coisas são.

Designer: Não se preocupem. Nós vamos enviar para vocês pôneis mágicos que voam, soltam laser pelos olhos e realizam desejos. Cada um vai receber um em casa até o lançamento da próxima edição!

Jogadores (atuais): PÔNEIS! MÁGICOS! YES!

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Ou seja, as pessoas acreditam em qualquer coisa, se parecer boa o suficiente.

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Inscrições e Guias / Re:Campanha de Marvel RPG
« Online: Maio 25, 2012, 11:10:20 am »
Acredito que vou estar inteiro amanhã, por isso estou confirmado o jogo. É uma pena que o Nib não vai poder participar, mas ele participa na próxima.

Horário normal, sábado pra domingo como sempre. Talvez eu tente aquele aplicativo do Google hangout pra rpg, mas vou testar primeiro ainda.

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Sistemas & Cenários / Re:Playtest do DnD Next
« Online: Maio 25, 2012, 10:07:39 am »
Eles provavelmente vão jogar um agrado pro pessoal da 4e logo. A reação dos jogadores da última edição, no geral, está sendo bem negativa.

No Rpg.net, um dos maiores fóruns de RPG e que as empresas acompanham e usam para se comunicar com os jogadores, as opiniões parecem bem divididas entre os jogadores, exceto os da 4e. Os jogadores dessa edição são os únicos que, até agora, pareceram ter uma reação bem negativa ao playtest.

A Wotc deve jogar um brinquedinho qualquer logo, para tentar diminuir essa reação negativa e fazer as pessoas voltarem a ter esperanças. Vamos ver se (de novo) as pessoas vão cair nessa, ou já aprenderam a diferença entre promessa de vendedor e a realidade

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Sistemas & Cenários / Re:Playtest do DnD Next
« Online: Maio 24, 2012, 04:42:52 pm »
O clérigo prepara magias. Mas gasta slots.
O mago prepara magias. E gasta magias.

É confuso, mas foi isso que eu entendi do funcionamento.

Então o clério prepara um X número de magias no começo do dia e gasta um slot de nível igual ou superior sempre que lança uma.

O mago prepara X magias por dia, podendo preparar uma magia mais de uma vez por dia. E gasta magias.

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Sistemas & Cenários / Re:Playtest do DnD Next
« Online: Maio 24, 2012, 03:47:48 pm »
Porque eu gosto do Wyatt Salazar, vindo do twitter dele:

RIP Fighter as an interesting class: 2008-2012
you did it. you maniacs. you blew it up.
damn you all to hell

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Sistemas & Cenários / Re:The 13th Age - O D&D 4e já tem seu "Pathfinder"?
« Online: Maio 24, 2012, 03:37:19 pm »
Que bosta, se a gente acabar gostando do mesmo jogo simultaneamente eu vou me sentir muito hipster. XD

Agora é tarde :)

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Sistemas & Cenários / Re:Playtest do DnD Next
« Online: Maio 24, 2012, 03:12:48 pm »
Mirror Image é exemplo de design ruim. Antes de rolar o ataque no alvo, o agressor precisa determinar se está mirando numa cópia ou no mago. Isso acrescenta um passo na resolução e potencialmente gera uma jogada insatisfatória para o jogador depois, pois se ele sabe que está mirando no alvo errado, a única vantagem que ele tem em acertar é anular uma ilusão.

Mas eu entendo o porquê disso. É simulacionismo puro, em resposta a mecânica de edições anteriores que forçavam re-rolagem ou anulavam acertos, após a resolução inicial. Como a habilidade do halfling na 4e. Gente que não gostava dessas coisas, achava estranho a idéia do personagem anular um efeito que inicialmente havia acertado.

Nessa forma do DnD Next, você sempre mirou na ilusão ao fazer teu ataque, isso não é algo determinado após o acerto.

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Sistemas & Cenários / Re:Playtest do DnD Next
« Online: Maio 24, 2012, 01:57:34 pm »
Nota que o sistema de perícias parece indicar que não existe mais lista fixa pra elas. Você ganha treinamento em algumas 'áreas' de acordo com teu background... e é isso.

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Sistemas & Cenários / Re:Playtest do DnD Next
« Online: Maio 24, 2012, 12:09:57 pm »
Já que não vou almoçar hoje, não custa falar mais do que vi. Vou fazer post duplo, pra deixar separado do link pro playtest.

-XP continua sendo ganho na base de matar monstrinho;
-Int e Cha tem cara de dumpstat, com Int sendo mais dumpstat que Cha;
-A matemática dos testes não funciona direito. DC 10 é tratado como teste fácil que os aventureiros passam na maioria das vezes. O problema é que o sistema não tem muitas formas de ganhar bônus num teste, especialmente após o primeiro nível. Então o aventureiro médio, que não tem treinamento ou atributo relacionado ao teste, falha o teste 'Fácil' do sistema 50% das vezes. O problema se repete para os outros testes;
-Conjuradores divinos usam magia como os feiticeiros da 3e, magos como a classe funcionava na 3e;
-Sem lista de magias;
-Themes parecem ser só uma árvore de feats enfeitada pra parecer mais temática.

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Sistemas & Cenários / Re:Playtest do DnD Next
« Online: Maio 24, 2012, 10:58:04 am »
Aqui.



Lendo as regras... unh... D&Dzinho simplificado e sem nenhuma inovação interessante. E a matemática está quebrada.

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