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Posts - silva

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Vídeo Game / Re:King of Dragon Pass: renascido !
« Online: Dezembro 23, 2011, 03:17:15 pm »
VA,

Mas eu não quis dizer isso não. Tu tá deturpando meu ponto. Veja o que escrevi abaixo, pro Sid. É esse o ponto. Se quiser, discorde dele, prove que estou errado, beleza. Mas please, não confunda as coisas.

Sid, como o Eltor colocou antes, estamos falando duas coisas diferentes aqui..

1. gosto pessoal

2. valor da obra para a mídia


Sob a perspectiva do primeiro ponto, o que você falou faz todo o sentido. Os fatores "gênero" e "públicos" se tornam totalmente relevantes - se você gosta de um estilo ou gênero X, eu devo levar isso em consideração na hora de recomendar algum jogo/filme/musica/etc pra você, ou na hora de comparar obras entre si. Aqui eu recomendaria tranquilamente o "King of Dragons" como um jogo de qualidade, pra quem gosta do gênero beat-em-up.

Porém, sob a perspectiva do segundo ponto, coisas como gênero e público têm menos importância. O que se busca aqui é a relevância da obra para a mídia. Você pode até dizer que os critérios para se encontrar tal relevância serão sempre subjetivos e questionáveis - e eu concordo - mas o fato de Deus Ex e Shadow of the Colossus serem citados em 9 a cada 10 "TOP 10" da década indica que isso pode ser feito, da mesma forma que acontece com mídias mais antigas ( cinema, televisão, literatura, HQ, etc). E aqui voltamos no que eu falei antes: King of Dragons não quebrou paradigmas, não explorou novas formas de interação eletrônica, não influenciou gerações seguintes, etc. ele é um mero representante de um estilo que já estava mais do que estabelecido por antecessores (esses sim, verdadeiros pioneiros - Kung Fu Master, Double Dragon, Golden Axe, etc).

Ao menos essa é minha opinião.

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Vídeo Game / Re:Se você fizesse uma TATTOO
« Online: Dezembro 23, 2011, 02:56:20 pm »
Bacana essa Fus Ro Da. É o 1º berro do Skyrim né ?

Lembrei de mais algumas, cujos jogos foram importantes pra mim..

Phantasy Star. Talvez botasse só as primeiras letras ("PS"), estilizadas, como aqui embaixo.

(click to show/hide)

Planescape Torment. Não sei se iria com o simbolo original do cenário (Lady of Pain) ou com o símbolo do jogo (a Tormenta)..

(click to show/hide)

King of Dragon Pass. Acho que botaria somente as principais runas, nas costas.

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Nocturne é tão bom assim?
Reforço a pergunta do Torneco. Adoro Persona 3. Se for parecido, vou gostar.

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Vídeo Game / Re:King of Dragon Pass: renascido !
« Online: Dezembro 23, 2011, 01:10:41 pm »
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não se compara. Ninguém fala de Solaris de Tarkovski quando vai fazer uma crítica de Todo Mundo em Pânico.

E porque não ? Afinal, se o crítico em questão quiser exaltar a insigificância de "Todo mundo em Pânico" para a mídia, ele pode muito bem contrastá-lo com Solaris, Cidadão Kane ou Star Wars.

capicce ?


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Vídeo Game / Re:King of Dragon Pass: renascido !
« Online: Dezembro 22, 2011, 01:17:17 pm »
Sim, claro. O que não nos impossibilita de avaliar a obra mais relevante / impactante / importante para a mídia.

King of Dragons é um beat-em-up lançado em 92, depois de o gênero já ter sido bem estabelecido por Kung Fu Master, Double Dragon, Renegade, Golden Axe, Final Fight, etc. Ele não inovou muita coisa, apenas aprimorou ou incrementou o que já existia. Agora compare com Civilization, Legend of Zelda, Super Mário, Ultima, Metal Gear Solid, Snatcher, Dune 2/Command & Conquer, Xcom, DOOM, System Shock, Street Fighter 2, Out of This World, King of Dragon Pass, Deus Ex, Half-Life, Shadow of the Colossus, Dwarf Frotress, etc - todos pioneiros e definidores de novas formas de se jogar/interagir/experienciar o meio eletrônico, sem esquecer a qualidade de gameplay.

Diga lá, se você fosse um crítico de jogos, qual você diria que tem mais valor e relevância para a indústria como um todo: King of Dragons ou Legend of Zelda ?

Ou, analogamente, se você fosse crítico de cinema, qual filme diria que tem mais valor para a mídia cinematográfica: Todo Mundo em Pânico, ou Solaris do Tarkovski ?

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Vídeo Game / Re:King of Dragon Pass: renascido !
« Online: Dezembro 22, 2011, 10:52:29 am »
Sidney e Metal,

Procurar em Shadow of the Colossus o tipo de qualidade que se procura em .. Super Mário.. é um erro. Qualquer obra, ou jogo, deve ser avaliada também por aquilo que se propõe a fazer, e fica bastante claro que a proposta de Shadow of the Colossus é bem diferente do que desafiar sua coordenação motora fina. Ele é, pra mim, um jogo com uma sensibilidade artística ímpar, que usa seus aspectos técnicos - gráficos, som, gameplay - pra evocar sensações, emoções, estímulos, de uma forma até então inédita na indústria.

Mas você não é obrigado a gostar do jogo, nem a ser comovido por esses estímulos que citei. E não há nada errado com isso, really.

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Vídeo Game / Crítica Eletrônica
« Online: Dezembro 21, 2011, 11:27:40 pm »
É possível identificar um conjunto de critérios que nos ajudem a classificar a "qualidade" de jogos eletrônicos o mais objetivamente possível ?

Por exemplo, porque "Zelda: Ocarina of Time" e "Super Mário" são considerados um dos melhores jogos de todos os tempos, enquanto "Rogue Warrior" e "Charlies Angels" estão entre os PIORES já criados* ?

Eu chutaria 3 fatores nessa equação..

1. diversão pura
2. relevância histórica/evolutiva para a mídia
3. qualidade artística/intrínseca à mídia (capacidade de gerar experiências únicas à mídia, e não replicadas de outros tipos de mídia).

O que vocês acham ?

(*fonte: gamerankings e metacritic)

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Vídeo Game / Re:King of Dragon Pass: renascido !
« Online: Dezembro 21, 2011, 11:14:23 pm »
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1o - Comparar Final Fight com Shadow of the Colossus não é absurdo porque um é bom e o outro genial. É absurdo porque são estilos de jogo completamente diferentes
"Todo Mundo em Pânico" é um filme do gênero comédia; "Solaris" do Tarkovski é um filme do gênero ficção-científica. Mesmo sendo de gêneros diferentes, é muito fácil identificar qual é a melhor obra cinematográfica.

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2o - Shadow of the Colossus não foi genial por nada disso que você apontou. Como jogo, era bem comum, até (apesar de extremamente divertido). Ele foi tido como genial, na época, simplesmente pela história envolvente, combinando com o clima que o jogo passava através dos gráficos e da jogabilidade.
Shadow of the Colossus foi aclamado por muitos motivos, que vão desde sua estética minimalista (porém altamente evocativa) até sua proeza técnica (gráfica e sonora), e toda uma gama de qualidades subjetivas no meio, que o assemelham a uma obra de arte ( e que poucos jogos conseguem evocar ). Ele é genial por isso.

Agora compare esse tipo de qualidades com aquelas do (pueril) beat-em-up "King of Dragons".. e vai enteder onde quero chegar.

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3o - Essa pretensiosidade de querer colocar certos jogos num patamar inalcançável, e ignorar a experiência de jogos supostamente mais modestos, é extremamente incômoda. Todo jogo é uma experiência nova, nunca antes vista (por pior que seja)
Sim, mas nem toda experiência nova é uma experiência original.

Vestir Diablo com gráficos de grécia antiga e chamá-lo de "Titan Quest" não vai fazer dele um jogo original - ele continuará sendo um Diablo-clone.

Da mesma forma que vestir Modern Warfare 1 com gráficos mais bonitos e batizá-lo de "Modern Warfare 3" não resultará em uma experiência original.

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4o - Seu estilo de jogo (que eu já vi que tem MUITO a ver com gerência de recursos) NÃO é sinônimo de uma boa qualidade do jogo
E ninguem falou que é. Pelo contrário - eu amo Super Mário 64, Shadow of the Colossus, Okami, Bushido Blade 1 e NBA 2k12... e nenhum deles envolve gerenciamento de recursos.

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...Esse jogo pode ser genial para fãs desse tipo de jogabilidade, sim. Mas não quer dizer que seja uma obra prima, uma coisa única, uma revolução. Na verdade, é um jogo com uma pretensão modesta. É, no máximo, uma pequena revolução para o gênero.
E que gênero é esse ?

Sério, King of Dragon Pass mistura tantos aspectos de gêneros diferentes, e produz um "todo" tão original, que não seria injusto dizer que o "gênero" dele só contém ele próprio como representante. Veja o que diz a wikipedia..

Citar
[King of Dragon Pass] genre is somewhat unclassifiable and anachronistic — it has elements of strategy, construction and management simulation, and role-playing video game, even though it offers no proper alter ego.

Agora, VA, me responda com sinceridade: você JOGOU King of Dragon Pass ?  :sobrancelha:

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Vídeo Game / Re:Mais Dwarf Fortress, menos Modern Warfare..
« Online: Dezembro 21, 2011, 01:21:46 pm »
Se por simplista, você quer dizer "gameplay decente que TEM que ser compensada com uma puta história, senão você não dá chance", eu concordo. Mas é dificil achar um jogo com puta história.

Eu disse imediatista e simplista em termos de gameplay mesmo. Os jogos típicos de console costumam ser de ação, corrida, luta, esportes, etc. - estilos que tendem a ser simples em termos de “código” e interatividade. E fora isso, mesmo aqueles estilos que tendem a oferecer um gameplay um pouco mais complexo e elaborado – rpgs, estratégias, simulações, etc. também tendem a ser bem simplistas nos consoles, em comparação com suas contrapartidas do PC.

Por exemplo: o gênero “Tactics” que estamos discutindo no outro tópico. Se pegarmos dois exemplos desse gênero – um de PC, um de Console – o de PC tende sempre a ter uma interatividade mais elaborada e profunda que os de Console. Basta comparar os X-com, Jagged Alliance, Heroes of Might and Magic, Age of Wonders, etc. com Final Fantasy Tactics, Front Mission, Tactics Ogre, Brigandine, etc. pra ver a diferença.  ( esse é um dos motivos pelo qual meu X360 tá parado há muuuuuito tempo. XD )

Mas isso vem mudando de uns tempos pra cá. Parece que vem rolando uma cross-polination entre as duas plataformas. (eu chutaria que foi a Microsoft que começou essa tendência, ao aproveitar o primeiro XBox pra lançar estilos que até então eram “legado” do PC).

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Vídeo Game / Re:King of Dragon Pass: renascido !
« Online: Dezembro 20, 2011, 09:54:04 pm »
huahuahuhAUhAUHua que escroto  XD

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Vídeo Game / Se você fizesse uma TATTOO
« Online: Dezembro 20, 2011, 09:43:56 pm »
.. baseada em jogos eletrônicos, qual(is) seria(m) ?

Mas tem que ter uma explicação, não pode falar um símbolo só porque achou bonito.

Um amigo meu tatuou o Codex das 8 virtudes e 3 princípios da série Ultima nas costas, algo mais ou menos assim..

(click to show/hide)

Eu sempre fui fã da série Ultima, e fiquei com uma invejinha do filho da puta.  XD Mas quando pensei bem, eu acho que a TATOO que combinaria mais comigo seria algo relacionado com Shadowrun, que foi um dos rpgs que mais me marcaram no super nintendo, e também o responsável por me introduzir de verdade no rpg de mesa. Eu curto muito o logo antigo de shadowrun, mas se eu fosse tatuar, acho que seria esse "S" aqui..

(click to show/hide)

E vocês ?


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Vídeo Game / Re:Mais Dwarf Fortress, menos Modern Warfare..
« Online: Dezembro 20, 2011, 09:34:20 pm »
Eu tenho a impressão que esse conceitos geralmente relacionados à busca de uma forma de interação mais "ampla" / "sofisticada" - como emergent gameplay/narrative, open-ended gameplay, choice-consequence, etc. - são, historicamente, caracteristicas da plataforma PC (personal computer). Os consoles sempre me pareceram focados num tipo de diversão mais imediatista e simplista, do ponto de vista da interação. (apesar de isso vir diminuindo de uns tempos pra cá, creio eu).




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Vídeo Game / Re:"Tactics" games..
« Online: Dezembro 20, 2011, 09:20:20 pm »
Citar
Ouvi falar bem de Metal Gear Acid e Fallout Tactics, mas não joguei nenhum ainda.
Fallout Tactics é legalzinho mas nada além disso.

Em tempo: voltei a jogar X-com. Dessa vez prometi a mim mesmo que não ficarei dando reload toda hora que um soldado bom morrer (  XD ). Com isso o jogo deve ficar 10x mais TENSO.

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Vídeo Game / Re:King of Dragon Pass: renascido !
« Online: Dezembro 20, 2011, 09:11:34 pm »
Eu prefiro o [king of dragons]
Citação de: louc0
E King of Dragons é um puta jogo.

Sem dúvida que é. Eu mesmo já joguei muito ele na minha adolescência. Mas bicho, uma coisa é um jogo bom, outra coisa é um jogo genial. É como comparar Final Fight com Shadow of the Colossus. O primeiro aprimora estilos existentes. O segundo inventa estilos e formas de interação que não existiam antes, quebra paradigmas, empurra a mídia em novas direções, te faz rever seus conceitos como jogador e até (mais raramente) como pessoa.

Por isso, enquanto jogo eletrônico, King of Dragons pode ser bom, mas NUNCA vai te oferecer uma experiência tão rica e profunda como King of Dragon Pass te oferecerá.

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Vídeo Game / Re:Mais Dwarf Fortress, menos Modern Warfare..
« Online: Dezembro 18, 2011, 09:35:03 pm »
Achei um artigo interessante, tem tudo a ver com o que estamos falando aqui..

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When talking to a friend recently about Valkyria Chronicles, he asked me, "was the story good enough for you to continue through the scenarios to see what would happen next?" I had to think on this for a moment, as I could not recall the story at all. The memories that stuck out to me were how some battles unfolded, or when a character dear to me died, but the main narrative just did not stick in my head.

I thought more about why it had not, and I realized that although what I remember wasn't typically what people use to describe the word narrative, it was the important story to me.

Every medium has a way to convey narrative. Historically, video games have used similar techniques to books and film. In the days of 16 and 32-bit graphics, it was nearly impossible to convey emotion through the characters on screen. As a result, developers turned to a narrative style that was already established and introduced the cut-scene. Valve later found a way to integrate the narrative into the gameplay itself in Half-Life.

Much of the talk about narrative in video games is between these two styles. To me, neither has  grabbed my attention. I think the important aspect that sets video games apart from other mediums is that it is interactive. Therefore, shouldn’t the narrative in an interactive medium be equally as dynamic?

When I think back on memorable gaming stories, I think to a game of Hearts of Iron III where as the United States I was able to convince the public to invade Canada, and later helped Germany invade Great Britain. This narrative was one of a countless number of possible results that unfolded directly as a consequence of the actions I took in the game.


There is the same sort of narrative, albeit more mechanical, in a competitive game of Quake III or Starcraft. It’s not a story in the classical sense of the eye-robot with legs gaining revenge on the weird alien thing, but of the set of events that happened. While seemingly bland, the drama and emotion can be just as intense as a tightly contested sporting event.orbb

Many have heard of the arching stories in EVE Online. Though there is no real central plot to the game, the account of players spending a year to infiltrate a corporation, assassinate it’s leader, and steal it’s assets is a legend. Giving players a blank slate in which to explore and create allowed the development of a story so rich with deceit and betrayal to rival a Shakespeare tragedy.

The exploding popularity of open world games speaks to the engaging nature of emergent story. In games like Oblivion, Fallout 3, or Farcry 2, there is space to explore both a classical narrative or your own anecdotes. In this aspect, story serves as a way to narrate progression and give some sense of what to do for players who need guidance.

The story that emerges from a player’s actions is a lot more meaningful to me. In a way, I feel as though I'm being invited to help create it. Additionally, the story that I experience is uniquely my own. When 100 people watch The Wire, the same experience is shared. When 100 people play Minecraft, we end up with everything from castles to U.S.S. Enterprise replicas.

This doesn’t seem to be an evolution of video games, as emergent gameplay has long been a staple mechanic. Additionally, I don’t think emergent narrative and classic narrative is a binary choice as plenty of games have shown there is room for both. Where I think it’s important to take into account is that player driven stories seem to be that magic ingredient to make a game truly interactive. In the end, isn’t interactivity the reason why we choose to play games?


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Vídeo Game / Re:King of Dragon Pass: renascido !
« Online: Dezembro 14, 2011, 12:35:42 am »
Ok, eu vou quebrar o protocolo e falar: vocês são uns bundões.

bundões!

Eu posto um jogo simplesmente genial, um dos mais absurdamente inteligentes da história da mídia eletrônica e até humanamente relavante.. e o Cebola me posta um clone de 5ª categoria de golden axe. Sério. Sei que devo estar parecendo ultra-pretensioso, mas King of Dragon Pass é um dos maiores candidatos a elevar a mídia "videogame" ao mesmo patamar de respeito que o cinema e a literatura apreciam hoje.

Joguem este jogo.

Seus bundões.   


P.S: incusive ele é um dos maiores exemplos do que discutimos no tópico "Mais Dwarf Fortress, menos Modern Warfare".

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