811
Vídeo Game / Re:King of Dragon Pass: renascido !
« Online: Dezembro 23, 2011, 03:17:15 pm »
VA,
Mas eu não quis dizer isso não. Tu tá deturpando meu ponto. Veja o que escrevi abaixo, pro Sid. É esse o ponto. Se quiser, discorde dele, prove que estou errado, beleza. Mas please, não confunda as coisas.
Sid, como o Eltor colocou antes, estamos falando duas coisas diferentes aqui..
1. gosto pessoal
2. valor da obra para a mídia
Sob a perspectiva do primeiro ponto, o que você falou faz todo o sentido. Os fatores "gênero" e "públicos" se tornam totalmente relevantes - se você gosta de um estilo ou gênero X, eu devo levar isso em consideração na hora de recomendar algum jogo/filme/musica/etc pra você, ou na hora de comparar obras entre si. Aqui eu recomendaria tranquilamente o "King of Dragons" como um jogo de qualidade, pra quem gosta do gênero beat-em-up.
Porém, sob a perspectiva do segundo ponto, coisas como gênero e público têm menos importância. O que se busca aqui é a relevância da obra para a mídia. Você pode até dizer que os critérios para se encontrar tal relevância serão sempre subjetivos e questionáveis - e eu concordo - mas o fato de Deus Ex e Shadow of the Colossus serem citados em 9 a cada 10 "TOP 10" da década indica que isso pode ser feito, da mesma forma que acontece com mídias mais antigas ( cinema, televisão, literatura, HQ, etc). E aqui voltamos no que eu falei antes: King of Dragons não quebrou paradigmas, não explorou novas formas de interação eletrônica, não influenciou gerações seguintes, etc. ele é um mero representante de um estilo que já estava mais do que estabelecido por antecessores (esses sim, verdadeiros pioneiros - Kung Fu Master, Double Dragon, Golden Axe, etc).
Ao menos essa é minha opinião.
Mas eu não quis dizer isso não. Tu tá deturpando meu ponto. Veja o que escrevi abaixo, pro Sid. É esse o ponto. Se quiser, discorde dele, prove que estou errado, beleza. Mas please, não confunda as coisas.
Sid, como o Eltor colocou antes, estamos falando duas coisas diferentes aqui..
1. gosto pessoal
2. valor da obra para a mídia
Sob a perspectiva do primeiro ponto, o que você falou faz todo o sentido. Os fatores "gênero" e "públicos" se tornam totalmente relevantes - se você gosta de um estilo ou gênero X, eu devo levar isso em consideração na hora de recomendar algum jogo/filme/musica/etc pra você, ou na hora de comparar obras entre si. Aqui eu recomendaria tranquilamente o "King of Dragons" como um jogo de qualidade, pra quem gosta do gênero beat-em-up.
Porém, sob a perspectiva do segundo ponto, coisas como gênero e público têm menos importância. O que se busca aqui é a relevância da obra para a mídia. Você pode até dizer que os critérios para se encontrar tal relevância serão sempre subjetivos e questionáveis - e eu concordo - mas o fato de Deus Ex e Shadow of the Colossus serem citados em 9 a cada 10 "TOP 10" da década indica que isso pode ser feito, da mesma forma que acontece com mídias mais antigas ( cinema, televisão, literatura, HQ, etc). E aqui voltamos no que eu falei antes: King of Dragons não quebrou paradigmas, não explorou novas formas de interação eletrônica, não influenciou gerações seguintes, etc. ele é um mero representante de um estilo que já estava mais do que estabelecido por antecessores (esses sim, verdadeiros pioneiros - Kung Fu Master, Double Dragon, Golden Axe, etc).
Ao menos essa é minha opinião.