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Sistemas & Cenários / Re:"Porque Tormenta é mais bem sucedido que D&D no Brasil?"
« Online: Maio 12, 2013, 12:19:46 pm »
Eu não sei o que é isso, mas eu tenho quase certeza que não existe em Tormenta.

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Escravos era considerado neutro em Dark Sun, mas Dark Sun era um cenário pós apocalíptico e em seu contexto, até que fazia sentido.Se você analisar um cenário onde bem-mal são conceitos metafísicos com tangibilidade, qualquer ponto de vista da raça é ignorável. Se privar uma criatura de sua liberdade, as vezes desde o nascimento for maligno, então são atos malignos.
Em Tormenta, escravidão ser neutro faz sentido? Bem, faz. Eles construiram o porque de fazer sentido dentro do seu universo.
O problema recai quando se tenta analisar tal nação de minotauros e as coisas que ficam implicitas pelo livro.
(Do tipo: Minotauros não tem femeas. Minotauros são escravocatas. Minotauros se reproduzem com femeas de outras especies. Minotauros pagam para pessoas raptarem mulheres que acham bonitas para si. LOGO...)
Eu já tive que discutir com uma pessoa nesse forúm que Minotauros seduzem e não forçam suas escravas a se reproduzirem com eles.
Eu realmente não quero abrir essa discussão de novo, eu só quero fazer essa observação: Escravismo como neutro tem precedência, o problema é como isso é executado.
Maldade. Seres Malignos provocam dor, morte e angústia, por satisfação ou ganho pessoal. Podem fazê-lo por crueldade (prazer com a dor alheia) ou simples indiferença ao bem-estar de outros. Magoam, ferem e matam sem restrições, sempre que acham apropriado. Muitos são incapazes de compaixão; acham que os fracos e ineptos simplesmente merecem tudo que lhes aconteça. Nos raros momentos em que decidem praticar algum ato virtuoso, esperam recompensa - e se não a recebem, sentem-se injustiçados e buscam vingança.
Leal e Neutro (LN). Pessoas metódicas e disciplinadas, que obedecem às leis e cumprem suas promessas a qualquer custo -pouço importando quem é beneficiado ou prejudicado. Alguns adotam uma disciplina mais pessoal, enquanto outros tentam impor suas normas a todos ao redor. Sua sinceridade pode ser dura; dizem o que pensam e não mentem, mesmo quando a verdade pode magoar ou prejudicar alguém.Tormenta RPG, Tendência, página 117
Na verdade eu nao tenho o PHB aqui para pegar e ver se é assim mesmo, mas se não me engano a tal descrição puramente mecânica não tem nenhuma linha de fluff. E enquanto todos sabem que isso é ótimo para deixar as regras mais claras, há um porém: essa é a parte do texto que mais importa, e é, portanto, a mais lida. Eu costumo nem ler o fluff. Só que se eu só leio a parte mecânica, vou ficar com a impressão que o livro nem ao menos tem aquele fluff. Se a descrição da mecânica fosse mais floreada, não ficaria essa impressão.Compare a 3e com a 4e.
Fireball
Evocation [Fire]
Level: Sor/Wiz 3
Components: V, S, M
Casting Time: 1 standard action
Range: Long (400 ft. + 40 ft./level)
Area: 20-ft.-radius spread
Duration: Instantaneous
Saving Throw: Reflex half
Spell Resistance: Yes
A fireball spell is an explosion of flame that detonates with a low roar and deals 1d6 points of fire damage per caster level (maximum 10d6) to every creature within the area. Unattended objects also take this damage. The explosion creates almost no pressure.
You point your finger and determine the range (distance and height) at which the fireball is to burst. A glowing, pea-sized bead streaks from the pointing digit and, unless it impacts upon a material body or solid barrier prior to attaining the prescribed range, blossoms into the fireball at that point. (An early impact results in an early detonation.) If you attempt to send the bead through a narrow passage, such as through an arrow slit, you must “hit” the opening with a ranged touch attack, or else the bead strikes the barrier and detonates prematurely.
The fireball sets fire to combustibles and damages objects in the area. It can melt metals with low melting points, such as lead, gold, copper, silver, and bronze. If the damage caused to an interposing barrier shatters or breaks through it, the fireball may continue beyond the barrier if the area permits; otherwise it stops at the barrier just as any other spell effect does.
Material Component: A tiny ball of bat guano and sulfur.
Fireball Wizard Attack 5
A globe of orange flame coalesces in your hand. You hurl it at your enemies, and it explodes on impact.
Daily✦Arcane, Fire, Implement
Standard Action Area burst 3 within 20 squares
Target: Each creature in burst
Attack: Intelligence vs. Reflex
Hit: 3d6 + Intelligence modifier fire damage.
Miss: Half damage
Discordo.Hm, faz sentido isso aí.
O livro básico do jogo - a pedra fundamental dele - também tem a função de trazer mais que regras. Se a ideia era fazer só um manual de referência genérico pra ser usado em qualquer cenário, isso seria um ótimo produto... secundário. Não como o livro principal durante o lançamento.
Imagina se, no lançamento da 3e, ao invés do LdJ a gente tivesse nas livrarias apenas o Livro do Mestre e um SRD com capa dura e ilustrações coloridas.
O problema nem são as mudanças. Foram as formas como elas foram feitas. Sem intervenção dos players (minotauros, Terceiro Deus, Tauron líder do Panteão), ou, quando teve, intervenções estúpidas (Contra Arsenal). Isso quando os dois territórios não se misturam (Guerras Taúricas: o ataque em pinça de 500km na capital do Reinado).Bingo.
Hey, pelo menos não teve uma catastrofe global como em FR quando mudou de edição.Romances mataram a primeira área de tormenta, reinstauraram o Terceiro Deus, minotauros dominaram o mundo civilizado e o líder do Panteão mudou porque o Khalmyr caiu em uma artimanha de trapalhões do Tauron: "se você deixar eu reinar um pouco, eu te mostro como se faz! Me dá a liderança, vai!".