Exibir posts

Esta seção lhe permite ver todos os posts deste membro. Note que você só pode ver os posts de seções às quais você tem acesso.


Posts - silva

Páginas: 1 ... 50 51 [52] 53 54 ... 59
766
Vídeo Game / Re:Sobre MMOs, Dungeons & Dragons, Star Wars e Railroading
« Online: Fevereiro 10, 2012, 09:21:45 pm »
"vocês são runners; cada um tem suas contas pra pagar no fim do mês, e seus contatos pra arrumar trabalho."

só essa pequena parte já faz um tanto de railroading...

railroading não tem a ver com premissa (vocês são vampiros/super-heróis/mercenários/bôbos-da-corte/prostitutas num bordél/etc.) mas sim com a forma como a aventura/história/campanha se desenrola.

O mais aberto que consegui fazer em um aventura foi em Vampiro, cada personagem deveria ter fugido de outra cidade por um problema sério, eles não se conheciam (e ficaram sem saber da existencia um do outro por umas 5 seções) e chegaram em outra cidade, sem vampiros. Dai pra frente foi, cada um faz o que quiser. Foi interessante ver eles brigando pelos recursos e contatos na cidade, sem saber que estavam disputando uns contra os outros.
Legal Smaug. Se os personagens foram a força motriz das aventuras/sessões e tu os acompanhou pra "ver onde vai dar" (ao invés de fazê-los acompanhar sua própria história pré-criada pra "ver onde essa vai dar"), isso é um sandbox.  :victory:

767
Sistemas & Cenários / Re:O que é Planescape pra você ?
« Online: Fevereiro 07, 2012, 10:11:13 pm »
Aqui vai o que Planescape é pra mim (tenham em mente que minha visão do cenário foi influenciada pelo game Torment de PC, citado acima pelo Elton, que foi o primeiro e mais marcante contato que tive com o cenário)..

 

Belief shapes Reality

não importa se você interpreta isso como Mago: a Ascensão em que um indivíduo impõe sua vontade sobre a realidade ao redor, ou se interpreta como “o poder do pensamento coletivo” onde um indivíduo só não faz milagre porém uma multidão move montanhas (e cidades). O que importa é a crença, e o poder de convicção nessa crença, fazem muito mais diferença neste cenário do que em qualquer outro, abrindo todo um leque de possbilidades, aventuras e dilemas baseado nisso. É um cenário com um potencial enorme para provocar os jogadores a todo tempo com questões interessantes para os personagens. (um mercykiller presta assistencia à vítima primeiro ou a ignora para levar vingaça ao transgressor ? um dustman ajuda um amigo enfermo ou o deixa morrer para escapar da grande ilusão da vida ? )

Philosophers with Clubs.

uma conseqüência do primeiro ponto - se crer é poder, e se esse poder cresce na medida que o número de crentes cresce, então nada mais natural do que as “religiões” do cenário lutarem entre si para angariar o maior número de crentes, numa "batalha filosófica" literal que tem como palco a cidade - fodásticamente bem bolada - de Sigil. E uma observação aqui: esse é um dos poucos cenários que tem "religiões" bem feitas, ao invés de mero pano de fundo pra dar spells a clérigos. (entenda "bem feitas" aqui como tendo rituais e paradigmas que afetam os jogadores e o cenário de forma concreta, não é mero fluff )


Exploração do fantástico.

por mais estranho que pareça, o gênero de "fantasia" nunca teve nada de fantástico pra mim. pelo contrário, sempre o considerei sinônimo de mundos infantis e clichês onde “o bem vence o mal e espanta o temporal”. Planescape botou o fantástico de volta na fantasia pra mim, abrindo toda uma nova dimensão original, provocante, ao mesmo tempo que bizarra e atemorizante. Uma imagery que deixaria Dali e Gaiman orgulhosos, e Mieville puto por saber ver que seu new weird já existia muito antes de Perdido Street Station. E esse "fantástico" vem unido de um sentido de "wonder" semelhante à experiências religiosas que provocam ao mesmo tempo fascínio e pavor, quando o indivíduo percebe que é insigificante comparado ao que está lá fora. Acho que isso tem miuto a ver com o modus operandi das aventuras no cenário - pouco combate/confronto físico direto, e muita barganha, subterfúgio, entendimento.


e aqui vem a grande pergunta: partindo do pressuposto que gostariamos de criar um sistema que aborde os pontos principais do cenário, seu ethos.. que mecânicas abordariam esses pontos ? como traduzir isso em sistema ? (sim, é aquela época do ano.. XD)

768
Sistemas & Cenários / O que é Planescape pra você ?
« Online: Fevereiro 06, 2012, 07:21:55 pm »
gostaria de ouvir a opinião da galera.

Valeu.

769
Vídeo Game / [sell me on] Warhammer 40k: Dawn of War
« Online: Fevereiro 04, 2012, 10:10:46 pm »
No tópico "Tactics"  o Freesample falou sobre o World in Conflict que apesar de ser real-time, tem uma camada de "tátics" interessante. Então lembrei do Warhammer 40k: Dawn of War, que ouvi falar muito bem, muita gente dizendo que mistura o real-time tático de Company of Heroes  (que também acho maneiro), com uma camada de RPG ainda por cima. 

Então to bastante curioso pra conhecê-lo. Vale a pena, levando em consideração que não gosto do gênero RTS mas gosto do seu sub-gênero "real-time tactics" àla Company of Heroes ?

Valeu!


770
Vídeo Game / Re:"Tactics" games..
« Online: Fevereiro 04, 2012, 11:33:12 am »
tentaculat também era medonho. mas só era uma cópia mais apelona do crhysalid. (como tudo o mais no terror from the deep =P ). aliás, você chegou a finalizar o terror from the deeo, Pichu ?

e saiu uma série de previews e entrvistas sobre o novo game no rockpapershotgun.



771
Sistemas & Cenários / O novo Iron Kingdoms vem aí..
« Online: Fevereiro 04, 2012, 01:48:05 am »
http://privateerpress.com/iron-kingdoms/iron-kingdoms-preview-video

Parece que o sistema vai ser inspirado no wargame. E que arte linda, bicho.

772
Vídeo Game / Re:Sobre MMOs, Dungeons & Dragons, Star Wars e Railroading
« Online: Fevereiro 03, 2012, 09:24:36 pm »
se o que você quer dizer com "campanha aberta" é:

"aqui está a cidade; vocês são runners; cada um tem suas contas pra pagar no fim do mês, e seus contatos pra arrumar trabalho. se virem."

então eu já.

mas isso também não é nenhuma novidade. existem modulos/aventuras publicadas que seguem o modelo aberto/sandbox, em maior ou menor grau. A epítome disso deve ser "Griffin Mountain" pra Runequest e "Wilderlands of High Fantasy" pra D&D (e agora "Apocalypse World", que adere a isso até nas próprias regras) mas na verdade todo "livro de cidade" tende um pouco pra esse lado (apesar de nem sempre explicitar isso). O problema - pra mim, claro - é que esse modo de jogo não é muito popular, sendo ofuscado quase sempre pela fórmula railroading replicada nas centenas de módulos/aventuras aí afora com seu "velho na taverna (com uma história pronta debaixo do braço)".

E essa tendência acaba migrando pro meio eletrônico, como o artigo indica.

773
Vídeo Game / Re:Sobre MMOs, Dungeons & Dragons, Star Wars e Railroading
« Online: Fevereiro 03, 2012, 02:19:47 am »
Citar
Eu acho que reclamar de Railroading em um jogo digital é como reclamar de um filme ter um final pré-definido. Isso é simplesmente uma limitação ontológica da mídia
Discordo Elven. Existe todo um gradiente entre o linear e o ramificado/não-linear no caso de jogos eletrônicos que já foram evidenciados em toda a história da mídia. Basta experimentar os jogos da antiga Black Isle (Fallout 1 e 2, Planescape Torment, Arcanum) e depois experimentar um rpg de console qualquer (como Final Fantasy) pra ver a diferença. 

Citar
Citar
(o primeiro RPG de mesa que conheci que diz ao mestre, de forma clara e até autoritária, que É PROIBIDO CRIAR UMA AVENTURA DE ANTE-MÃO foi Apocalypse World, lançado no *ano passado*)
E isso é uma boa ideia? Não consigo ver como.
Pra quem gosta de player-driven gameplay é o paraíso.

774
Vídeo Game / Re:Sobre MMOs, Dungeons & Dragons, Star Wars e Railroading
« Online: Fevereiro 02, 2012, 10:46:11 pm »
Esse parágrafo diz tudo..

Citar
for a game who touted it’s biggest advantage being story telling, I can’t think of a worse way to tell a story.  Or rather, what they said was precisely what they meant; they’re telling you the story, not allowing you to interact with it, not allowing you to modify or change the outcome, except for the volume of a numerical stat you accumulate.  They are story tellers, not role-playing game makers.

E eu já falo isso há anos. Os jogos da Bioware são grandes pedaços de merda enfeitados, porque não dão possibilidade de escolha (e consequencias) de fato, que é o cerne de um rpg pra mim. Jogando Baldurs Gate eu me sinto exatamente na mesa daquele mestre safado que já preparou todo o curso da história de antemão e só chama a gente pra completar os papéis, ou seja, ele só quer contar a história da cabela dele, não está interessado em criar uma história em conjunto, através da interação de todos os participantes.

E o pior é que, no meio rpgístico de mesa, esse railroading é  sempre condenado e criticado, mas 90% das aventuras publicadas se resumem a isso, grande parte de mestres e jogadores acabam em maior ou menor grau aderindo a essa mentalidade como padrão (sem admitir, claro), e vários jogos até sugerem esse tipo de aventura em seus textos. Parece corrupção no Brasil: todo mundo condena, mas todo mundo rouba um pouquinho.

(o primeiro RPG de mesa que conheci que diz ao mestre, de forma clara e até autoritária, que É PROIBIDO CRIAR UMA AVENTURA DE ANTE-MÃO foi Apocalypse World, lançado no *ano passado*)


775
Off-Topic / Re:Evangélicos tentam converter pagãos durante festa de Iemanjá
« Online: Fevereiro 02, 2012, 10:21:17 pm »
Disputas entre amigos imaginários são sempre interessantes de assistir.  :b

 :rolando: :rolando: :rolando:

776
Vídeo Game / Re:"Tactics" games..
« Online: Janeiro 31, 2012, 12:56:31 pm »
World in Conflict é legal mesmo. Outro legal que lembrei agora é o Company of Heroes, também nessa linha de "Real Time Tactics".

777
Vídeo Game / Re:"Tactics" games..
« Online: Janeiro 26, 2012, 10:10:30 pm »
Atualizando pra dizer que um remake de X-com está sendo feito pela Firaxis.

[hs width=300]http://media1.gameinformer.com/imagefeed/featured/2kgames/xcom/enemyunknown/reveal/MissionCtrl1280.jpg[/hs]


Mais informações aqui.

778
Dicas & Ideias / Re:Melhores livros de RPG pra ler ?
« Online: Janeiro 23, 2012, 01:38:16 pm »
Ok Elven, fiquei interessado (e já cogitando comprar – de novo – um exemplar de Hunter XD ).

Algumas perguntas:

1.Já existe o tipo  de horror “cósmico” e derivados (àla Cthulhu mythos) em Hunter ? Ou ele se restringe ao horror “clássico”, àla vampiros, lobisomens, fantasmas, etc ? Caso negativo, seria fácil criar antagonistas e elementos dessa natureza ?

2. quão letal e “realista” é o sistema de Hunter/NWoD ? Ele dá cabo de emular um ambiente onde os PCs morrem como moscas e não têm “super-poderes”, a exemplo do que ocorre em CoC/Delta Green ?

3.existe alguma mecânica semelhante à Sanidade no NWoD ? Caso negativo, seria fácil adaptar ? (lembro que existia a Moralidade. Dependendo da forma como esta funcione em Hunter, talvez nem precise de adaptação)

Valeu!

779
Dicas & Ideias / Re:Melhores livros de RPG pra ler ?
« Online: Janeiro 22, 2012, 08:12:13 pm »
Elven, a Valkyrie eu me lembro bem (achei meio clichêzão, aliás) mas esse "Cheiron Group" me pareceu bem interessante. Dá pra jogar com ele a partir do livro, out-of-box, ou é necessário outro suplemento ?  :hum:

780
Dicas & Ideias / Re:Melhores livros de RPG pra ler ?
« Online: Janeiro 19, 2012, 09:21:27 am »
Citar
Não sei, não consigo me simpatizar com Delta Green.
Mentiiiiiira. Qualquer coisa escrita por John Tynes e Greg Stolze é, no mínimo, fodapracaralho. XD

Mas sério agora. Ele é basicamente Gurps Black Ops ( covert operatives hunting unnatural cults & conspiracies ), só que (muito) mais gritty, (muito) mais psicodélico, com o Cthulhu mythos no lugar de ETs invasores, e com um time de escritores que fazem tudo isso soar, por incrível que pareça, crível (ao invés de superheróico ou tong-in-cheek como é o caso de Black Ops).

Seu único defeito, a meu ver, é usar BRP. Acho que ele merecia um sistema próprio, estilizado e mais amarrado com suas premissas. (talvez Cold City/Hot War fosse perfeito pra Delta Green ?)


EDIT: a propósito, qual seria o equivalente no Mundo das Trevas à Delta Green e a "Companhia" de Gurps Black Ops ? No Hunter: the Sigil tem algo sobre isso ?  :sobrancelha:

Páginas: 1 ... 50 51 [52] 53 54 ... 59